Maria Francisca Gomes Cárcamo Martins ainda lembra do período em que registrava as queixas de consumidores a mão e com folhas de carbono no Procon Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. A servidora, com 19 anos de experiência, acompanhou as mudanças tecnológicas que, nesta quarta-feira (9), possibilitaram a marca de 500 mil atendimentos computados em sistemas informatizados, implantados a partir de 2007.
De início o Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) teve a missão de sistematizar e integrar a ação dos Procons, possibilitando que seus dados norteassem as políticas públicas de defesa do consumidor. Já em 2022, o software E-Procon qualificou os processos, assegurando uma gestão integrada dos mesmos.
Maria Francisca acompanhou a implantação de sistemas informatizados no Procon – Foto: Kleber Clajus
“Ao avaliar esse processo evolutivo temos não apenas números, que são expressivos, mas também uma melhora na eficiência do serviço prestado pela instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos)”, pontua o secretário-executivo do Procon, Angelo Motti. “Estamos focados em garantir que os sul-mato-grossenses tenham seus direitos consumeristas respeitados e as empresas a informação adequada para nos ajudar nessa missão”.
A marca de 500 mil atendimentos considera o período de maio de 2007 a outubro de 2024, contabilizando orientações, denúncias e reclamações, registradas nos sistemas Sindec e E-Procon. Ela foi alçada depois que uma consumidora, de 47 anos, enviou sua queixa pelo site sobre a não entrega de um colchão. A demanda foi atendida pela UAD (Unidade de Atendimento Digital).
Equipe da UAD (Unidade de Atendimento Digital) registrou o atendimento 500 mil – Foto: Kleber Clajus
Presencial x Digital
Dentre os 18.280 consumidores que buscaram atendimento no Procon, no período de 1º de janeiro a 9 de outubro, 8.485 (46,42%) optaram pelo atendimento presencial nas unidades Padre João Crippa, Fácil Aero Rancho e Fácil Bosque do Ipês.
Otacílio faz parte dos 46,42% que optaram pelo atendimento presencial – Foto: Kleber Clajus
São pessoas como o radialista Otacilio Pereira, de 52 anos, que recorreu a instituição para resolver uma demanda de plano de internet que contratou com uma empresa de telefonia. “Me disseram que iam cancelar com a outra empresa [na portabilidade], mas agora tenho duas contas para pagar”, relata.
A diferença em relação ao atendimento digital, no entanto, é de 2,23%. Isso porque 8.078 consumidores (44,19%) recorreram aos serviços digitais que, desde dezembro do ano passado, foram reestruturados. É o caso da Reclamação On-line, Denúncia On-line, Fale Conosco e um canal para recebimento de elogios e sugestões.
“Seguimos avançando com o uso das tecnologias disponíveis, tendo incorporado as nossas rotinas de análise e julgamento das demandas os processos híbridos e planos de retomar em breve as conciliações on-line”, ressalta Motti.
Procon dá dicas de economia para os consumidores no Dia dos Namorados – Crédito: Procon/ Divulgação
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou pesquisa de preços de produtos mais consumidos no Dia dos Namorados. O levantamento foi feito entre os dias 3 e 6 de junho em estabelecimentos como floriculturas e restaurantes.
Sete estabelecimentos que comercializam flores foram avaliados e foi constatada a variação de 100% no valor da rosa unitária, 124% no valor da rosa unitária decorada e 83% no valor do buquê de rosas com seis unidades, no comparativo entre o menor e o maior preço. No que se refere às flores pesquisadas, em seis itens foi verificada uma variação superior a 50% entre o menor e maior preço.
Já em relação à pesquisa de preços do rodízio de sushi foi verificada uma variação de preços de 85%, entre o menor (R$ 135) e maior preço (R$ 250) constatados.
O chefe da Procuradoria Especializada de Administração do Procon de Dourados, Lenilson Almeida da Silva, destaca a importância do consumidor realizar seu próprio levantamento antes de comprar os itens, para poder economizar.
“No que se refere à compra das flores, é importante que se visite mais de um estabelecimento e, caso o consumidor siga a pesquisa, poderá pagar muito menos”, cita, ao recordar ainda que o consumidor avalie os materiais usados nas cestas, levando em conta qualidade e valores.
Outro ponto destacado pelo Procon, é que o consumidor avalie o valor cobrado para entrega, se essa for a opção escolhida para presentear. “Antes de finalizar a compra é preciso verificar informações que acrescentem ao valor, como o frete, por exemplo. Além disso, é preciso solicitar a confirmação da entrega e exigir a nota fiscal ou recibo”, destaca o chefe de administração do Procon, Lenilson Almeida da Silva.
Para esclarecer dúvidas ou para reclamações, o consumidor pode ligar no Procon. Os contatos são 2222-1536 ou 2222-1539. É possível ainda entrar em contato via e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou pelo link https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm .
Pesquisa de preços de produtos da cesta básica foi realizada na semana passada em 12 supermercados de Dourados. Divulgação/Procon
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), realizou nova pesquisa de preços dos produtos que compõem a cesta básica de alimentos. O levantamento foi feito em 12 supermercados da cidade, entre os dias 2 e 6 de junho, e foram coletados preços de 29 itens, sendo considerados para levantamento produtos pré-definidos.
Os produtos apresentaram variação significativa de um estabelecimento para outro, como, por exemplo, alho 200 gramas apresentou diferença de 182,96%; erva-mate de tereré 500 g, diferença de 389,39%; extrato de tomate 300 g, diferença de 234,64%; goiabada 300 g, diferença de 192,89%; sal 1 kg, diferença de 292,93%; esponja de aço pacote com 8 unidades, diferença de 168,28%; sabão em pó 800 g, diferença de 226,58%; papel higiênico pacote com 4 unidades (30 m), diferença de 282,71%.
Entre os estabelecimentos pesquisados, foram encontrados 18 produtos com diferença superior a 100% entre o produto com menor e maior preço, como, por exemplo, biscoito água e sal, cebola, farinha de mandioca torrada 1 kg, leite em pó integral 400 g, margarina 500 g, água sanitária 1 litro, sabão em barra pacote com 5 unidades e creme dental 90 g.
A diferença do estabelecimento com menor preço e o de maior preço nesta pesquisa é de 53,20%. Em relação à pesquisa do mês de maio/2025, houve uma redução do preço médio da cesta básica de 0,79%.
O Procon orienta o consumidor para estar sempre atento às especificações contidas nas embalagens, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto. Em caso de dúvida ou reclamação, o telefone para contato é o 2222-1536 (ou 2222-1539). Também pode enviar mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou registrar através do link:
Com o propósito de garantir o acesso à informação e à justiça para todos, o Procon Municipal de Rio Brilhante levou na última quarta-feira, dia 16 de abril, o projeto Procon Itinerante, a população do distrito de Prudêncio Thomaz.
Com uma equipe preparada e disposta a ouvir, o Procon Itinerante ofereceu atendimento gratuito para tirar dúvidas, registrar reclamações e garantir que o consumidor esteja sempre bem informado. Um dos propósitos principais da iniciativa, foi levar informações voltadas à educação para o consumo, ou seja, ações que apresentem aos consumidores os seus direitos, quais os canais para solução dos conflitos e ações que garantam um consumo consciente, inclusive do ponto de vista financeiro. Afinal, saber dos seus direitos é o primeiro passo para garantir que eles sejam respeitados.
De acordo com a diretora do Procon em Rio Brilhante, o projeto Itinerante terá atendimento presencial quinzenal, todas as quintas-feiras de cada mês. Os serviços ficarão disponíveis à população das 07:30hs às 12h30, do próximo dia 30 de abril, na subprefeitura do Distrito.
Os consumidores devem levar documentos pessoais, comprovantes de compra ou qualquer outro material relacionado à reclamação.