Connect with us

Geral

Prefeitura reforça ações para reduzir acidentes e mortes no trânsito

Publicado

on

Como forma de buscar a redução de acidentes e mortes no trânsito em Dourados, equipes da Guarda Municipal e da Agência Municipal de Trânsito (Agetran) vão intensificar fiscalizações. Os trabalhos farão parte da campanha nacional “Trânsito seguro, juntos pela vida”, lançada no sábado e que vai se estender até o final do ano. Uma blitz educativa na avenida Marcelino Pires marcou a abertura dos trabalhos que podem contar com apoio de outros órgãos envolvidas no trânsito, como a Polícia Militar e Detran-MS.

Os condutores foram abordados durante a ação e receberam panfletos do prefeito Marçal Filho e dos agentes da Guarda e da Agetran. “Temos um trânsito problemático e precisamos conscientizar a população a respeitar as regras e usar direção defensiva”, disse o prefeito durante as abordagens. Ele chamou a atenção sobre o respeito ao limite de velocidade e dos perigos do uso de celular por condutores enquanto estão ao volante.

O comandante da Guarda Municipal, Jamil Matos, diz que as fiscalizações serão intensificadas como meta para atingir índices satisfatórios no final do ano, em prol da redução de acidentes e de vítimas no trânsito. Por ser uma cidade polo, Dourados recebe visitantes de toda a região em busca de serviços, o que torna o trânsito ainda mais desafiador.

“Queremos atingir todos os usuários de trânsito. Já iniciamos com os representantes de moto entregadores, para conscientizá-los a reduzir as infrações de trânsito. Mas no geral temos muito em Dourados problemas com excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho, por isso precisamos fortalecer esse serviço educativo junto a população”, reiterou o comandante da Guarda Municipal.

Estatísticas da Agetran revelam que no ano passado foram registrados 2.233 sinistros no trânsito com 32 mortes no perímetro urbano. Os números são maiores em comparação a 2023, com 2.200 sinistros e 28 vítimas fatais. Quanto aos principais envolvidos em acidentes em 2024, 1.780 eram motociclistas, 1.414 condutores de carro, 300 eram ciclistas, 208 motoristas de caminhonetes, 43 pedestres e 38 motoristas de caminhão.

Já entre as 32 vítimas fatais do ano passado, 23 eram motociclistas, 5 ciclistas e 4 pedestres. Os dados ainda mostram que o horário entre 17h e 18h foi o que mais registrou acidentes, com total de 178, seguido entre 18h e 19h, com 170, e das 11h às 12h, com 150, e das 13h às 14h, com 149. Entre 7h e 8h foram 144 acidentes.

A Avenida Marcelino Pires é a que registra maior número de acidentes e também de mortes. Foram 207 sinistros e 5 vítimas fatais. Na sequência vem a Weimar Gonçalves Torres, com 131 sinistros e 3 mortes, e a Rua Monte Alegre com 86 acidentes e uma vítima fatal.  A Rua Coronel Ponciano aparece na quarta posição, com 83 acidentes e 3 mortes e a Rua Joaquim Teixeira Alves ocupa a quinta colocação com 72 sinistros e uma morte.

Com assessoria.

Geral

Inspetor Cabral participa de ação preventiva de supressão e reposição de árvores em Dourados

Publicado

on

Vereador Cabral (PSD), último à direita, foi voluntário na ação da Defesa Civil (Foto: Assessoria/CMD)

O vereador Inspetor Cabral (PSD) participou como voluntário, no último sábado (8), da ação de supressão de árvores em risco de queda e o plantio de mudas de ipês na avenida Hayel Bon Faker. A iniciativa envolveu diversas secretarias e órgãos municipais a fim de minimizar impactos no trânsito e no comércio local.

“Esse é um trabalho essencial para garantir a segurança da população. Ações preventivas como essa evitam acidentes e garantem que a cidade continue arborizada de forma segura e sustentável”, destacou o vereador.

A intervenção faz parte do Plano Diretor de Arborização Urbana de Dourados e atende a um levantamento do Instituto de Meio Ambiente (Imam), que identificou árvores com comprometimento estrutural, como fendas na base, presença de cupins e copas parcialmente secas. Durante o verão, rajadas de vento e chuvas intensas têm causado a queda de árvores na cidade, tornando a prevenção ainda mais necessária.

Durante a ação, Cabral reforçou seu compromisso com a segurança urbana e destacou a importância do trabalho conjunto entre os órgãos públicos para atender a população com eficiência, reforçando a importância da prevenção e do planejamento para garantir uma cidade mais segura e sustentável para todos.

A ação contou com a participação das secretarias de Serviços Urbanos (Semsur) e de Planejamento (Seplan), além da Defesa Civil, Agência de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.
Com assessoria.

Continue Lendo

Geral

Trabalho foi interrompido em novembro do ano passado pela empresa contratada

Publicado

on

Vereador Elias Ishy (PT) visita as ruas do bairro com obras paralisadas (Foto: Assessoria/CMD)

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou requerimento à administração municipal, solicitando informações sobre as obras de pavimentação asfáltica no Residencial Altos do Indaiá, paralisadas desde novembro de 2024. O documento foi protocolado na última segunda-feira (3), na primeira Sessão Ordinária do ano legislativo.

No documento, o vereador questiona os motivos da paralisação das obras e requer o cronograma para retomada e conclusão dos serviços, além do relatório financeiro dos repasses e pagamentos realizados à empreiteira. Ishy solicita ainda ao Executivo, se existem estudos para ampliação para que as demais ruas do bairro sejam beneficiadas com a pavimentação asfáltica.

Segundo consta, na época a Prefeitura de Dourados contratou a LF Assessoria e Construções LTDA para realizar 2.618,05 metros de drenagem e 15.677,22 metros quadrados de pavimentação.

O requerimento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho, com cópias às secretarias municipais de Governo e de Obras Públicas.

Com assessoria.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura faz reparos em bocas de dragão que incomodavam moradores

Publicado

on

Boca de dragão no final da Rua Ponta Porã causava muito barulho por conta de vigas de aço soltas. Foto: A. Frota

Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), a Prefeitura de Dourados entrou com uma ação na manhã desta terça-feira (04) que vai solucionar um problema antigo que vinha importunando moradores do Jardim Guanabara, já quase no final da Rua Ponta Porã. Ali, uma boca de dragão com as vigas de aço soltas emitia barulho a cada veículo que passava, não importando o porte, causando poluição sonora e perturbando o sossego das pessoas.

Os reparos consistem em fixação das vigas com parabolt, também conhecido como chumbador mecânico; e aumento das vigas para que elas alcancem a guia e recebam nova concretagem. “Essa medida garante durabilidade do serviço e põe fim ao problema”, garante o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Araújo.

O prefeito Marçal Filho acompanhou o início dos  reparos e reafirmou que a prefeitura vai estar presente em todos os bairros da cidade, levando os serviços reclamados pela população. “Nossa gestão prima pela qualidade dos serviços prestados ao contribuinte”, enfatizou Marçal. “Por isso faço questão de acompanhar de perto, para ver o que está sendo feito e cobrar dos responsáveis se entender que é necessário”, ressaltou o prefeito.

Marçal foi saudado por muitos motoristas que passavam pelo local momento antes de ter início o serviço de reparo na boca de dragão. “Até que enfim, agora vai!”, disse um deles, buzinando e acenando para o prefeito. Foram várias as manifestações de satisfação, que se estenderam também com pedidos à gestão municipal.

A aposentada Ana Aparecida Viegas, que não mora nas imediações, mas faz caminhada diariamente naquela rua, disse que há anos percebe o defeito na boca de dragão e imagina o quanto os moradores são incomodados. “Até de bicicleta incomoda”, brincou.

Já a dona Leontina Santos, moradora há 22 anos no local, afirmou que o problema existe há uns 4 ou 5 anos e nunca foi resolvido definitivamente. “Às vezes vinham uns aí, ajeitavam mais ou menos e logo o barulho estava de volta”, lamentou, se dizendo muito feliz com a presença do prefeito e equipe da Semsur.

Os mesmo serviço executado na Rua Ponta Porã também será realizado na Rua Francisco Luiz Viegas, bem próximo, onde outra boca de dragão apresenta o mesmo problema.

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67