Connect with us

Saúde

Prefeitura já vacinou mais de 11 mil pessoas contra a gripe Influenza

Publicado

on

Vacinação contra a Influenza está sendo realizada mesmo durante os finais de semana e feriados em Dourados. Foto: A. Frota

Mesmo durante o feriadão prolongado, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza seguiu firme em Dourados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manteve abertas as unidades do PAM (Pronto Atendimento Médico) e a Unidade Básica de Saúde (Seleta) para garantir o acesso da população à imunização. No total, 567 doses foram aplicadas durante o recesso, sendo 226 no PAM e 341 na Seleta.

Desde o início da campanha, nos primeiros 22 dias, já foram vacinadas 11.090 pessoas pertencentes aos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A vacinação está sendo realizada em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município e continua aberta ao público dos grupos definidos.

Segundo a gerente do Núcleo de Imunização, Jéssica Andrade, a vacina deste ano protege contra as cepas H1N1, H3N2 e Influenza B. “A vacina pode ser administrada juntamente com outras do Calendário Nacional de Vacinação e é de grande importância na prevenção da gripe, já que reduz o risco de complicações, internações e óbitos, além de proteger a população durante o período de maior circulação do vírus”, explicou.

Entre os grupos prioritários estão: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas e idosos com 60 anos ou mais.

AUMENTO DE MORTES

Apesar dos esforços de vacinação, a gripe continua fazendo vítimas no Mato Grosso do Sul. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, três novas mortes por Influenza foram registradas durante o feriado. As vítimas são homens com comorbidades, dois deles residentes em Campo Grande e um em Chapadão do Sul. Todos foram infectados pelo vírus H1N1.

Com essas ocorrências, o número de mortes por Influenza em 2025 no Estado sobe para 13. Atualmente, há 182 pessoas internadas por complicações da doença, sendo 173 casos confirmados de Influenza A e nove de Influenza B – três delas em Dourados.

 

Com assessoria.

Saúde

Residentes em Medicina de Família e Multiprofissional têm aula magna nesta sexta

Publicado

on

O palestrante da aula magna será o Dr. Marcos Vinícius Soares Pedrosa- Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), promove nesta sexta-feira (25) a aula magna dos programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família SeMS/ Fiocruz. A ação será às 09h30, na Unigran.

O palestrante da aula magna será o Dr. Marcos Vinícius Soares Pedrosa e o encontro reunirá residentes, preceptores, docentes, gestores e profissionais de saúde em um momento estratégico de acolhimento, alinhamento e integração.

A Sems destaca que a atividade tem como objetivo reafirmar os princípios e valores do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a articulação entre ensino, serviço e comunidade.

Com foco na Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado e coordenadora das redes de atenção, a Aula Magna aprofunda temas centrais da prática em saúde da família, como integralidade do cuidado, interprofissionalidade, vínculo com os usuários e responsabilidade sanitária sobre o território.

A Prefeitura promove tais ações para proporcionar um espaço formativo que agrega conhecimento aos profissionais sempre com ênfase de uma abordagem completa a realidade dos territórios nos quais atuam.

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Saúde

Dourados registra terceira captação de órgãos do ano no Hospital da Vida

Publicado

on

Equipe responsável pela captação dos órgãos no Hospital da Vida em Dourados – Foto: Assecom

Na tarde desta quarta-feira (23), foi realizada a terceira captação de órgãos do ano em Dourados, no Hospital da Vida. A doação partiu de um paciente de 48 anos, morador da região sul do estado, e resultou na retirada de rins, fígado e córneas. A logística da operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que disponibilizou um helicóptero para o transporte imediato dos órgãos doados.

O fígado e as córneas seguiram para Campo Grande, onde o fígado foi transplantado ainda nesta quarta-feira no Hospital Adventista do Pênfigo. Já os rins foram encaminhados em voo direto para Porto Alegre (RS), onde irão beneficiar pacientes em lista de espera.

De acordo com o médico Gustavo Rapassi, responsável técnico pela captação e pelos transplantes renais, houve incerteza inicial sobre a viabilidade do fígado, exigindo resposta rápida da equipe. Durante o procedimento, foi observado que o órgão era utilizável, com isso foi solicitado o apoio da PRF para garantir que o órgão chegasse a tempo na capital sul-mato-grossense.

A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) em Dourados, Ludelça Dorneles, destacou que esta é a terceira captação realizada em 2025. Segundo ela, o número de doações sofreu queda após a pandemia do Coronavírus: foram três em 2021, cinco em 2022, sete em 2023 e quatro em 2024.

O Hospital da Vida é referência para cerca de 1 milhão de habitantes da região sul de Mato Grosso do Sul e funciona como unidade de portas abertas. Apesar da estrutura e da abrangência, o número de captações poderia ser maior, mas esbarra na negativa de muitas famílias. A captação de órgãos é um processo complexo que ocorre somente após a constatação de morte encefálica por meio de exames rigorosos e com autorização da família. A retirada dos órgãos é feita por equipe especializada, como a que atua em Dourados.

PRF disponibilizou um helicóptero para o transporte imediato dos órgãos doados

Continue Lendo

Saúde

Doenças respiratórias sobrecarregam Hospital da Vida e UPA, alerta Prefeitura

Publicado

on

Secretário Márcio Grei alerta para que a população busque se vacinar contra a Influenza- Crédito: A. Frota

O período sazonal das síndromes gripais, entre abril e julho, com temperaturas mais amenas, gera aumento de notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, em Dourados, entre 07 e 22 de abril, 85 pessoas foram atendidas com este diagnóstico ou outras patologias respiratórias. A Secretaria Municipal de Saúde (Sems) alerta quanto a sobrecarga na rede assistencial e reforça o pedido para que as pessoas inclusas nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde da vacinação contra a gripe Influenza busquem a imunização.

O secretário de Saúde, Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo, destaca que o crescente número destes atendimentos impacta diretamente na ocupação dos leitos hospitalares, tanto de enfermaria quanto de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “É um período delicado, sazonal das síndromes gripais e estamos com todos os leitos de UTI do Hospital da Vida lotados”, afirma. “Vale lembrar que essa unidade atende toda a região”, enfatiza. “Também tivemos um aumento considerável de atendimentos diários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e estamos em situação de alerta também no Hospital Universitário (HU)”, ressalta o secretário.

Do total de atendimentos (85), 29 foram crianças, o que reforça a necessidade de atenção aos cuidados com essa faixa etária, neste período de maior circulação de vírus respiratórios. Diante deste cenário, a Secretaria reforça a importância da vacinação, principal medida de prevenção a SRAG e outras patologias respiratórias, na intenção de conter o número de casos e também evitar casos graves. “As vacinas estão disponíveis e são fundamentais para frear a circulação viral, evitar um possível surto, reduzir a gravidade dos quadros clínicos e evitar internações”, destaca o secretário de Saúde, Márcio Grei.

Desde o o início da campanha de imunização da gripe influenza, em abril, a prefeitura, por meio do Núcleo de Imunização, vacinou 11.090 pessoas pertencentes aos grupos prioritários, sendo que a meta populacional é atingir 100 mil pessoas. A dose está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM). A Sems tem ampliado o horário de atendimento em diversas unidades e ofertado atendimento à população inclusive em dias de feriados, no intuito de ampliar a cobertura vacinal.

Vale destacar que estão inclusos nos grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas e idosos com 60 anos ou mais.

Além da vacinação, a Sems destaca que a população, principalmente as pessoas incluídas nos grupos prioritários, deve manter as medidas preventivas, como:

– Higienização frequente das mãos;

– Uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomeração;

– Evitar contato com pessoas sintomáticas;

– Procurar atendimento médico logo que apareçam os primeiros sintomas.

“A colaboração de todos é essencial para proteger os grupos mais vulneráveis e preservar o funcionamento adequado da rede de saúde” frisa Márcio Grei.

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67