Connect with us

Geral

Prefeitura de Dourados prepara leilão de bens inservíveis

Publicado

on

Grande parte dos equipamentos está há anos jogada nos depósitos da prefeitura. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados prepara leilão de bens inutilizados e que ocupam espaços nos depósitos e pátios da administração municipal. São computadores, televisores, impressoras e equipamentos de informática em geral, mobílias e veículos com peças para utilização. A Secretaria Municipal de Administração está fazendo o levantamento do inventário de bens da administração municipal, inclusive dos inservíveis.

Parte dos equipamentos que estão nos depósitos podem ser reaproveitados, enquanto outros necessitam apenas de conserto. “Estamos fazendo esse levantamento daquilo que demanda apenas de um conserto e daqueles que realmente são sucatas”, explica a secretária de administração, Tays Diniz.

Foi identificado que mobílias colocadas como inservíveis podem ser reaproveitadas e encaminhadas para os órgãos públicos municipais. Na manhã desta quinta-feira (13) o prefeito Marçal Filho esteve nos depósitos com a secretária Tays. Eles vistoriaram os equipamentos e constataram desperdício de bens público em razão dos produtos estarem amontoados e cheios de poeira.

O prefeito encontrou transformadores e solicitou que a equipe técnica verifique as reais condições. “Muitas escolas estão necessitando de transformadores, pois quando ligam os ares-condicionados todos juntos a rede de energia cai. Como são equipamentos caros, podemos fazer reparo naqueles que estão parados nos depósitos”, informou o prefeito.

Foram encontradas ainda centenas de carteiras e cadeiras escolares todas novas. A Secretaria Municipal de Educação já entrou em contato com escolas e Centros de Educação Infantil (Ceims) que necessitam das mobílias e separou lotes para serem encaminhadas para cada uma delas.

Grande parte dos equipamentos está há anos jogada nos depósitos da prefeitura. A secretária Tays Muniz ressalta que está sendo feita uma triagem minuciosa, já que há aparelhamentos caro e aparentemente em boas condições, como autoclave, utilizado para esterilização de materiais médico-hospitalares. Há também muitas cadeiras, mesas e armários que podem ser utilizados, mas que estão todos amontoados.

Durante a triagem foi detectado que parte de dezenas de nobreaks (bateria reserva de eletrônicos) abandonados necessita apenas de pequenos reparos. Se for comprado um novo teria custo superior a R$ 2,6 mil aos cofres do município.

Com assessoria.

Geral

Elias Ishy encaminha questionamentos de servidores da Funsaud à Prefeitura de Dourados

Publicado

on

Vereador Elias Ishy (PT) acompanhou a audiência com os servidores da Funsaud na Câmara de Dourados (Foto: Valdenir Rodrigues/CMD)
Vereador protocolou requerimento durante sessão desta segunda-feira, na Câmara Municipal
O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou requerimento à administração municipal, solicitando informações sobre o funcionalismo da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados). O documento foi protocolado durante a sessão desta segunda-feira (17), com os questionamentos apresentados pelos funcionários e representantes dos trabalhadores, durante reunião na Câmara Municipal, no último dia 11 de fevereiro.

Em ofício encaminhado ao parlamentar, os profissionais solicitam informações com relação à previsão de elaboração e implementação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Os servidores questionam também sobre as medidas que estão sendo planejadas pela gestão municipal para garantir reajuste salarial e equiparação dos vencimentos em relação aos servidores de outras secretarias municipais.

Com relação às recentes retiradas dos adicionais de insalubridade sem recomposição salarial, questionam a gestão sobre a possibilidade de revisão da decisão ou medidas compensatórias para minimizar os impactos financeiros sobre os trabalhadores.

Os funcionários refutam ainda os constantes episódios de agressão verbal e física sofridos pelos profissionais da saúde e pedem mais segurança nas unidades de saúde.

Sobre os rumores de possível fechamento da Fundação, os trabalhadores também questionam se existe algum planejamento oficial da administração municipal em relação ao tema e como serão assegurados os direitos dos servidores e a continuidade dos serviços de saúde prestados à população.

Por fim, cobram que a gestão da Funsaud mantenha um canal de diálogo construtivo com os profissionais, pautado em respeito e soluções que atendam não apenas aos interesses da Fundação e de seus colaboradores, mas, principalmente às necessidades da sociedade douradense.

O requerimento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho (PSDB) com cópias aos secretários municipais de Governo e Saúde.

Fonte:Assessoria/CMD

Continue Lendo

Geral

Prefeitura faz mutirão de limpeza e recolhe 15 toneladas de resíduos

Publicado

on

Em pouco mais de 45 dias de governo, a gestão Marçal Filho está promovendo uma revolução no cuidado com Dourados. Na manhã desta segunda-feira (17) foi dada a largada para mutirão de limpeza nos bairros, programa que começou pelo Jardim Canaã I e o morador que tiver mobílias em desuso para descarte poderá colocar até sexta-feira em caçambas espalhadas pelo bairro ou em frente das residências, que caminhões da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos farão a coleta. Após a limpeza haverá serviço de tapa-buraco e pintura de meio-fio.

Em quatro horas de serviço as equipes da prefeitura recolheram cerca de 15 toneladas de materiais de descarte que estavam no terreno de residências. Foi necessário várias viagens de caminhões para recolher tantos resíduos. Trabalho graças a força-tarefa de equipe que chegou bem cedo no Canaã I.

O secretário de serviços urbanos, José Roberto Martins, o Beto, explica que será possível até fazer a troca de lâmpada nas imediações de prédios públicos. “Estamos sem licitação de serviço para realizar a troca de lâmpada em geral pela cidade, mas conseguimos algumas lâmpadas e vamos fazer trocas pontuais, com prioridade nas imediações de escolas e postos de saúde”, enfatizou o secretário”. “A gestão passada da prefeitura encerrou contrato que havia com empresa terceirada de iluminação pública e uma nova licitação está em andamento”, completou.

O prefeito Marçal Filho acompanhou os trabalhos na manhã desta segunda-feira. Foi ele quem adotou a ideia de colocar as Secretarias Municipais em conjunto nos mutirões para recolher materiais em desuso das residências. Há duas semanas Marçal viu um sofá jogado na calçada na principal avenida do bairro Novo Horizonte e resolveu implementar o mutirão pela cidade, começando pelo Canaã I.

Na rua Álvaro Brandão moradores colocaram inúmeros materiais nas calçadas. Todos foram recolhidos pela manhã encheram vários caminhões da prefeitura que fizeram a coleta. Para dar celeridade nos serviços, pás carregadeiras recolhiam os produtos e erguiam nas caçambas. “Olha aqui, tem de tudo, guarda-roupa velho, colchão, cama, máquina de lavar. É isso que queremos, fazer um verdadeiro limpa dos quintais”, mostrou Marçal Filho ao apontar para o caminhão abarrotado de inservíveis.  Além de garantir limpeza, o trabalho é um grande auxílio no combate a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o zika.

O mutirão no Canaã I seguirá até sexta-feira, dia 21, e em seguida o bairro receberá os serviços de tapa-buraco e pintura de meio-fio. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos também estão realizando roçada e poda de árvores nas imediações de prédios públicos. A praça do Canaã I foi uma delas.  O próximo bairro a ser beneficiado ainda está sendo definido e a prefeitura lembra que o morador não poderá colocar entulho, como restos de materiais de construção, nas caçambas e nem na frente das residências.

Com assessoria.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura alerta para nova chamada para o Programa de Aquisição de Alimentos

Publicado

on

Produtores da agricultura familiar devem ficar atentos para nova chamada do PAA no Estado. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, alerta para o lançamento da nova chamada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), que será apresentado nesta terça-feira (18) em Mato Grosso do Sul. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube a partir das 14h30 e também pelo Instagram da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Criado em 2003, o PAA pode ser executado por estados e municípios com recursos do Governo Federal. As compras de alimentos são realizadas por chamadas públicas, sem necessidade de licitação. A principal modalidade, a Compra com Doação Simultânea, prioriza grupos mais vulneráveis, fornecendo produtos para presídios, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, entre outros.

Um levantamento realizado em janeiro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a participação de agricultores familiares em programas de compras públicas pode aumentar sua renda média em até 106%, sendo o impacto ainda maior para aqueles de menor renda.

O evento contará com a participação da Conab, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Para acessar o mercado de compras públicas de alimentos, é necessário que os agricultores estejam registrados no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).

O secretário municipal de Agricultura Familiar de Dourados, Bruno Cesar Pontim, considera relevante este programa do governo federal, “pois incentiva os agricultores familiares e as associações de produtores a investirem na produção, melhorando a qualidade dos alimentos que vão à mesa das famílias”.

Com assessoria

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67