O programa Desenvolve Dourados, com previsão de investimento de mais de R$ 500 milhões em diversas áreas do município nos próximos anos, não está centralizado apenas nas melhorias e adequação da infraestrutura. A Prefeitura de Dourados estabeleceu, entre as prioridades, a modernização da Gestão e Tecnologia, com objetivo de otimizar o trabalho e melhorar o atendimento ao público. Os projetos nesta área devem receber investimento de aproximadamente R$ 40 milhões.
A necessidade de melhorias na área de tecnologia no sistema municipal é percebida com uma simples consulta à intranet, que é a rede interna de computadores utilizada pelos servidores municipais. Ainda predominam, nas diversas pastas, uma quantidade considerável de controles e procedimentos executados manualmente com reflexos diretos na qualidade dos serviços prestados ao cidadão.
“Renovar o sistema de tecnologia de informação faz parte do nosso eixo de prioridade”, afirma o prefeito Alan Guedes. “A prefeitura precisa ter muito bem organizado seu conjunto de informações para melhor controle e tomada de decisão. Mais que isso, com esse sistema moderno, a prefeitura dá um salto em tecnologia, agilizando processos, economizando recurso público e prestando um serviço de qualidade aos douradenses”, completa.
Esse direcionamento foi passado à equipe de Gestão, que fez o planejamento para as medidas que agora estão sendo implantadas. “Desde a transição de governo e início da atual gestão, ficou claro a necessidade de avanços tecnológicos para melhor atender a população douradense. Não existia uma política específica de informatização para área administrativa e processual, tampouco investimentos sistemáticos e planejados no desenvolvimento de sistemas informatizados para execução dos serviços”, explica Vander Matoso, secretário municipal de Administração.
Hardware e Software
Central de Atendimento ao Cidadão teve todos os computadores substituídos (Foto: Assecom)
No primeiro ano, o prefeito Alan Guedes autorizou a aquisição de 1.500 novos e mais modernos computadores, a maior parte entregue à Educação para melhorar o sistema administrativo e nas escolas da rede municipal, mas outros distribuídos em diversos setores, como a Central de Atendimento ao Cidadão, secretarias de Saúde, Fazenda e outras áreas. Foram feitos também licenciamentos para utilização de programas específicos, operacionais e antivírus.
De acordo com Vander, essas ações minimizaram os problemas, mas ainda não foi suficiente. O próximo passo seria a implantação de um sistema de informação que sirva de suporte às áreas de finanças, tributária, patrimonial, recursos humanos, folha de pagamento, compras e licitações e que dê maior controle e precisão à tomada de decisão e que traga um melhor fluxo e qualidade da informação dentro da organização, eliminando o retrabalho e reduzindo o tempo de resposta aos contribuintes, fornecedores, demais entes municipais e esferas governamentais.
Essa fase está na reta final, com a implantação de novos servidores, mais modernos, seguros e rápidos, com bancos de nobreaks de maior autonomia. “O processo de modernização do Sistema de Informações Integradas, com sistema único para gerenciamento dos dados e informações, nos dá mais celeridade e economia aos processos internos e, consequentemente, melhorias nas mais diversas frentes de atendimentos realizados pelo município, tanto de forma direta, quanto indireta”, afirma Vander.
Menos Burocracia, Mais Agilidade
Essas melhorias internas, terão reflexos diretos nos serviços oferecidos à população. Além dos já disponíveis, haverá novos serviços online que serão disponibilizados em um menu próprio. Ou seja, o cidadão não vai precisar se dirigir à Central de Atendimento ao Cidadão ou à Prefeitura para ter em mãos alguns documentos, como habite-se, alvará de construção, ITBI, todos tratados e disponibilizados totalmente online, de forma rápida e segura.
“Todo serviço que requer utilização de protocolo poderá ser feito a distância, via web ou por aplicativo, inclusive com envio de documentos. Haverá possibilidade de pagamentos via PIX e cartão de crédito como facilitadores nas transações financeiras entre contribuintes e o município. Tudo pautado no conceito de ‘menos burocracia e mais agilidade’, aumentando a produtividade e reduzindo custos”, completa Vander Matoso.
Disposição dos gabinetes de distribuição de rede e fibra óptica antes da instalação dos novos equipamentos e depois (Fotos: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)
A Prefeitura de Dourados está realizando um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade, com ênfase nas escolas municipais, diante da proximidade da volta às aulas, e também em unidades de saúde e equipamentos públicos. Nesta primeira quinzena de janeiro, atendendo determinação do prefeito Marçal Filho, as equipes da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) atuaram de forma intensa com roçada, poda e/ou supressão de árvores, pintura e outros serviços que têm impactado em asseio e beleza no município. As ações prosseguem nos próximos dias.
Nesta quinta-feira (16), equipes da Semsur concentram os trabalhos na Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, Ceim (Centro de Educação Municipal Infantil) Ivo Benedito, no distrito de Itahum, Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, Parque Rego D’Água, Praça do Transbordo, Ceper do 3º Plano, e nas avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres.
Já foram atendidas as escolas municipais Frei Eucário Schmitt, Armando Campos Belo, Aurora Pedroso de Camargo, Professora Maria da Conceição Angélica e Sócrates Câmara. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o estádio Frédis Saldivar (Douradão), o Centro de Convivência do Idoso “Andre´s Chamorro” , o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura também receberam os serviços. Além desses locais, o quadrilátero central entre as ruas Monte Alegre e Cuiabá e Toshinobu Katayama e Albino Torraca contou com as intervenções.
O prefeito Marçal Filho ressalta que os serviços são uma necessidade eminente no município e além de levarem mais asseio e beleza aos locais, geram impacto positivo em outros pontos, como saúde pública, por exemplo. “Encontramos o centro da cidade com o mato muito alto, condições críticas de limpeza, o que também era notório em espaços públicos”, ressalta Marçal Filho. “Logo no dia 2 começamos os serviços que estão mudando o aspecto da nossa cidade e ainda ajudam a prevenir infestação de insetos, mosquito da dengue e animais peçonhentos”, destaca o prefeito.
As ações continuarão de forma intensificada na área urbana e na área rural do município levando os serviços de limpeza, poda de árvores, pintura, conforme as necessidades de cada local.
Em tempo recorde, com apenas 9 dias úteis de trabalho à frente da Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal Filho e sua equipe jurídica conseguiram reverter no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a perda de 3 mil vagas na educação infantil em razão de erros grosseiros cometidos pela gestão anterior na contratação de escolas conveniadas. A irresponsabilidade do governo passado foi atestada pela Divisão de Fiscalização de Educação do TCE, que apontou erros graves, como a omissão em relação ao formato de distribuição de merenda escolar, uniformes, material didático e pedagógico para as crianças.
O Tribunal de Contas do Estado apontou ainda que o contrato da governo passado não previa a avaliação da aptidão das escolas para a prestação de serviços de educação infantil e ainda criava notas para classificá-las com o objetivo de excluir as escolas que estiverem acima do número de vagas solicitadas. Ainda segundo o TCE, o contrato barrado pela Divisão de Contas do Estado eliminava a possibilidade de entrada de novas escolas interessadas em firmar convênio com o município, comprometendo a isonomia na contratação das instituições.
Após tomar posse, em 1 de janeiro, o prefeito Marçal Filho foi informado que o Tribunal de Contas do Estado havia concedido liminar ao Ministério Público de Contas no dia 27 de dezembro de 2024 suspendendo a contração das 3 mil vagas juntos às escolas e creches particulares de Dourados. “Essa notícia caiu como uma bomba para nosso governo e, também, para os pais das crianças já que é público e notório que a Rede Municipal de Ensino encerrou 2024 com um déficit de mais de 1.000 vagas na educação infantil e caso se confirmasse a perda dessas 3.000 vagas conveniadas a situação ficaria insustentável”, enfatiza Marçal Filho.
Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito na primeira semana de governo foi bater às portas do Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande, acompanhado pela equipe jurídica do município para revogar a liminar que suspendeu o processo de contratação das 3.000 vagas. “Demonstramos no processo do TCE que os problemas criados no contrato pelo governo passado seriam corrigidos pelo nosso governo e que a manutenção da liminar iria causar um prejuízo gigantesco para a Educação em Dourados, já que o município não teria como criar milhares de vagas no espaço de 30 dias”, explica Marçal.
Para corrigir os problemas no contrato do governo anterior, o prefeito determinou a adoção de critérios transparentes para o envio de merenda escolar às entidades filantrópicas que forem contratadas, enquanto as escolas não filantrópicas ficariam responsáveis pelo fornecimento da merenda por conta própria. O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a responsabilidade pelo fornecimento dos kits de material escolar e que as escolas contratadas pelo município ficariam responsáveis pelo fornecimento dos uniformes escolares.
Ao receber a manifestação da Prefeitura de Dourados no processo que havia barrado liminarmente a contratação das 3.000 vagas, o conselheiro Flávio Kayatt decidiu pela revogação da liminar e determinou a exclusão do edital da previsão de classificação com o objetivo de excluir instituições da contratação, bem como pela manutenção do credenciamento de novas escolas e creches particulares durante todo o ano letivo de 2025.
O prefeito Marçal Filho recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal de Contas do Estado ao mesmo tempo em que lamenta a falta de planejamento das gestões anteriores que não investiram na construção de novas escolas municipais e, muito menos, em creches. “Estamos mobilizando esforços para receber o maior número possível de crianças neste ano letivo, mas infelizmente não teremos como garantir vagas para todas elas”, alerta. “No Censo de 2010 Dourados tinha 173.647 habitantes, chegou a 243.367 habitantes no Censo 2022 e no final do ano passado o IBGE apontou uma população de mais de 261 mil pessoas, ou seja, a cidade ganhou 17.273 habitantes em apenas 2 anos e quantas escolas foram construídas nesse período?”, questiona o prefeito.
Prefeitura de Dourados convoca empresas do transporte escolar para vistoria dos veículos
Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), publicou portaria convocando as empresas proprietárias de Vans utilizadas no transporte de estudantes para a vistoria nos veículos. A fiscalização inicia na segunda-feira, dia 20, e se estende até o dia 31 de janeiro, sempre das 7h30 às 12h30.
A Agetran informa que a vistoria é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e suas autorizadas. Após essa etapa, o documento emitido deve ser apresentado na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada à Rua Vivaldi de Oliveira, número 5795, Jardim Márcia.
Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
Na vistoria, deve ser entregue apresentado o documento do veículo, cópia da vistoria do Detran, documentos do proprietário, motorista e monitor, certificado do curso de transporte escolar dos motoristas e monitores, certidões negativas civil e criminal do proprietário, motorista e monitor e seguro de passageiros.
O não comparecimento no prazo determinado poderá acarretar sanções administrativas na Lei Municipal n° 2174, de 31 de março de 1998 e Decreto Municipal n° 434, de 17 de agosto de 2001. A não realização da vistoria será considerada serviço clandestino, que é ilegal. Em caso de dúvidas e outras informações, os interessados podem entrar em contato no telefone 2222-1204.