Connect with us

Educação

Prefeitura de Campo Grande entrega a revitalização de mais quatro EMEIs

São elas: EMEI Maria de Lourdes Vieira Castoldi, Clotilde Chaia, Micheli Regina Locatelli e Clebe Brazil Ferreira.

Publicado

on

A Prefeitura de Campo Grande continua com as entregas das revitalizações do programa Juntos Pela Escola e nesta quarta-feira (19), mais quatro unidades foram inauguradas junto com à comunidade. São elas: EMEI Maria de Lourdes Vieira Castoldi, Clotilde Chaia, Micheli Regina Locatelli e Clebe Brazil Ferreira.

O Juntos Pela Escola é o programa de revitalização de escolas do município, que prevê as seguintes linhas de intervenção: revisão elétrica, revisão hidráulica, manutenção na cobertura (telhado), acessibilidade e pintura. Ao todo, estão sendo investidos R$ 40 milhões para reforma das 205 escolas da Capital.

Na EMEI Maria de Lourdes Vieira Castoldi, no Jardim Sayonara, que atende 139 alunos do grupo 1 ao 5, foi revitalizada toda a pintura interna e externa, feita acessibilidade e construído um banheiro para PCDs. A unidade também já tem placas solares instaladas e parques novos, para os alunos.

Na Reme desde 2011, a diretora Jaqueline Vascão, afirma que o impacto o Programa impacta da escola à comunidade. “É incrível esse olhar para a educação, o programa trouxe uma transformação completa, não só aos nossos olhos, mas principalmente para as crianças e para a comunidade”.

A presidente da APM (Associação de Pais e Mestres) da unidade, Ana Paula Hartkoff, mãe de gêmeas do grupo 3, diz que foi um privilégio fazer parte do programa junto com a direção. “O programa só veio só para somar, melhorou muito. Tivemos um olhar melhor pela educação, para cá, principalmente, mas também em quase todas as escolas e essa participação ativa da comunidade nessas decisões é muito importante”.

A prefeita Adriane Lopes tem acompanhado a entrega das revitalizações de cada unidade escolar e ressalta que atualmente 25 unidades já estão prontas, 80 com projetos em andamento e as demais sendo feitas. “O projeto Juntos Pela Escolas está avançando e acreditamos que até o final do ano vamos ter escolas acessíveis e totalmente transformadas. A Prefeitura segue realizando essas mudanças no espaço físico e nas condições de trabalho e convívio dentro das unidades”.

Na EMEI Clotilde Chaia, são atendidos 193 alunos do grupo 1 ao 4. No programa, foi construído o muro na lateral, acessibilidade e ampliação de calçadas, além da pintura interna e externa.

Segundo o diretor da EMEI Clotilde Chaia, no Jardim Imá, Ricardo Henrique de Souza, há 20 anos na REME, ele nunca viu um programa como o Juntos Pela Escola. “O que a gente tinha era o nosso esforço da comunidade para poder melhorar a EMEI, mas da prefeitura é a Primeira vez que a nossa escola é revitalizada em 20 anos. A revitalização não interfere só no prédio, ela mexe na autoestima dos pais, dos servidores e das crianças. Toda criança gosta de chegar num ambiente limpo, num ambiente gostoso, num ambiente colorido e apropriado para eles. Quando esse espaço está organizado, a gente consegue construir com as crianças os hábitos de cuidado”.

A vice-presidente da APM, Noeli Freitas, conta que a construção do muro foi o mais esperado pela direção e para os pais. “Nós estávamos ansiosos por essa construção que protege melhor as crianças. Fora a pintura, os parques que recebemos. Então melhorou bastante”.

Na EMEI Micheli Locatelli, são 310 alunos matriculados do grupo 1 ao 5 que após a revitalização, contam com pintura nova de toda a unidade, reforma da caixa d’água e acessibilidade.

A diretora Mariley Braga afirma que desde 2012 a unidade não tinha uma pintura completa. “Ao longo desses anos, fizemos pequenos reparos, mas nada comparado ao o que o programa nos proporcionou e nós tínhamos um problema  com a caixa d’água, que foi resolvido no Juntos Pela Escola”.

A empresária Pamela Felizardo é mãe de um aluno do grupo 3 na unidade que está matriculado desde o berçário e conta que a diferença é enorme. “Meu outro filho estudou aqui antes do Programa, então consigo comparar mesmo e a diferença é gritante. Isso mostra o comprometimento da Prefeitura com as crianças”.

Já na EMEI Clebe Brazil Ferreira, no Jardim Itamaracá, são 294 alunos atendidos do grupo 1 ao 5. Na unidade, foi realizada a troca de telhado de um dos blocos, pintura interna e externa e acessibilidade.

A diarista Natália Faria de Oliveira é mãe de dois alunos matriculados na unidade e comemora a entrega. “Eu amei essa revitalização feita na escola, os brinquedos novos, cadeiras novas, é de aquecer o coração e deixa a gente como mãe mais tranquila e feliz”.

A diretora, Valéria Ortiz, também comemorou, ressaltando que a pintura traz alegria e cor para os dias. “Eu estou há 25 anos na educação e nunca eu tinha presenciado um feito como esse. Então, o Juntos pela Escola, para a gente vem trazer alegria, ânimo, esperança de dias melhores, estávamos na escola triste, sem cor e hoje a gente tem uma revitalização que vem trazer um conforto para as crianças, que vem trazer alegria de estar num lugar bem cuidado”.
O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, finalizou dizendo que a revitalização visa promover o bem estar na comunidade escolar. “Essa revitalização entrega condições para os educadores trabalharem e entregar o seu melhor, além de melhorar e promover um ambiente agradável aos alunos, esse é o objetivo”.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Educação

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de professores temporários

Publicado

on

Prefeitura já recebe inscrições para o processo seletivo a contratação temporária de professores. Divulgação/Assecom

Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de Dourados abriu nesta segunda-feira (11) as inscrições ao processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores afim de compor o cadastro reserva para atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino que ofertam jornada em tempo integral. As inscrições seguem até quarta-feira (13).

O Processo Seletivo Simplificado será realizado em duas etapas e não haverá taxa de inscrição. A jornada será de 20 horas semanais, com entrada às 11h25 e saída às 15h25 e hora-atividade às sextas-feiras. A oferta é de duas vagas e serão convocados para a Etapa 2 (entrevista) os candidatos classificados até 20 vezes o número de vagas ofertadas. E a remuneração mensal será equivalente ao correspondente ao fixado para o nível I, Classe “A” do Quadro dos Professores.

São requisitos para a inscrição, Licenciatura Plena em Pedagogia; disponibilidade de horário para cumprimento da jornada estabelecida; não possuir acúmulo de cargos públicos ou outras atividades incompatíveis com a carga horária prevista; cursar a formação “Educação em Tempo Integral: práticas inovadoras e formação docente”, na Plataforma EaD Semed para todos os interessados, endereço eletrônico ead.semed.dourados.ms.gov.br . Não poderá participar deste processo seletivo o servidor que atua em função administrativa, sendo vedada sua inscrição e participação.

A inscrição será realizada exclusivamente por meio eletrônico, disponível em www.selecao.semed.dourados.ms.gov.br nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2025, sem possibilidade de prorrogação. O início das inscrições se dará às 00h01 do dia 11 de agosto e serão encerradas às 23h59 do dia 13 de agosto de 2025. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição eletrônica e enviar em plataforma devida conforme identificado neste edital. Será reservado percentual de 5% (cinco por cento) das vagas surgidas às pessoas com deficiência, ficando a contratação vinculada à ordem de classificação destes, à capacidade de exercício das atribuições do cargo e da função pretendida.

O prazo de validade deste processo seletivo será de dois anos, prorrogável por igual período, a critério do município, contados da data de publicação deste Edital.

O Edital completo estará disponível para consulta no endereço eletrônico www.dourados.ms.gov.br , no Diário Oficial edição nº 6.436, de quinta-feira, 7 de agosto de 2025.

Continue Lendo

Educação

Fetems e Simted destacam criação de 210 cargos de professor de Educação Especial em Dourados

Publicado

on

Termo de Ajustamento e Conduta vai garantir professor de apoio para a educação especial em escolas municipais de Dourados – Foto: A. Frota

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted) destacam o acordo firmado entre a Prefeitura de Dourados e o Ministério Público Estadual (MPE) que garante a criação de 210 novos cargos de professor de apoio na Rede Municipal de Ensino. O compromisso será incorporado ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação, com foco na valorização da Educação Especial.

Para a presidente da Fetems, Deumeires de Morais, a medida representa uma conquista histórica do movimento sindical e posiciona Dourados como referência em Mato Grosso do Sul na efetivação de professores de apoio por meio de concurso público. “Em muitos municípios vemos a terceirização desses profissionais. Dourados sai na frente com essa iniciativa, e agora esperamos avanços nas demais etapas do processo que são as condições de trabalho e o fortalecimento do atendimento às crianças ”, afirmou.

O presidente do Simted, Thiago Coelho, reforçou que a convocação via concurso fortalece a educação pública e é fruto direto da mobilização da categoria. “Esse é o primeiro passo. A luta agora é por melhores condições de trabalho e pela implantação da hora-atividade para esses profissionais, que precisa ser debatida e garantida”, pontuou.

O acordo foi oficializado na última segunda-feira (4) em reunião entre o prefeito Marçal Filho, o promotor de Justiça Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, o secretário municipal de Educação e o procurador-geral do município, Alessandro Lemes Fagundes. O termo firmado prevê que a Prefeitura apresente, em até 60 dias, um projeto de lei à Câmara Municipal criando os cargos, que serão preenchidos com candidatos aprovados no concurso público vigente.

Marçal Filho destacou que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) havia sido firmado pela gestão anterior e descumprido, o que gerou impasse com o MPE. “Poderíamos ter judicializado a questão, mas preferimos encontrar uma solução negociada, por acreditar na importância da inclusão e na valorização da Educação Especial”, afirmou o prefeito.

Com o acordo, Dourados reforça seu compromisso com a educação inclusiva e amplia o reconhecimento profissional aos educadores que atuam no suporte direto aos estudantes com deficiência, promovendo avanços estruturais e pedagógicos na rede municipal.

Continue Lendo

Educação

Prefeitura firma acordo com MP e garante criação de 210 cargos de professor de apoio

Publicado

on

Reunião entre o prefeito Marçal Filho e o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, definiu a criação de 210 cargos para a Educação Especial – Foto: Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Procuradoria-Geral do Município (PGM), firmou um importante acordo com o Ministério Público Estadual (MPE) para a criação de 210 novos cargos de professor de apoio no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação Municipal. “A medida representa mais um passo no compromisso da atual gestão com a inclusão e o fortalecimento da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino”, enfatiza o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.

O prefeito Marçal Filho acompanhou o secretário de Educação e o procurador-geral do Município, Alessandro Lemes Fagundes, na reunião com o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro e destacou a importância do acordo com o Ministério Público Estadual. “Esse Termo de Ajustamento de Conduta foi firmado pela gestão anterior e não foi cumprido”, enfatizou Marçal Filho. “O prefeito que me antecedeu tinha até o dia 31 de dezembro para honrar o compromisso firmado com a Promotoria de Justiça e simplesmente ignorou a obrigação”, prosseguiu o prefeito.

O compromisso da atual gestão com a Educação Especial levou o prefeito Marçal Filho a buscar uma solução para o impasse. “A nossa gestão poderia ter judicializado essa questão, mesmo porque o compromisso firmado pelo prefeito anterior criava despesas sem previsão orçamentária para pagamento, mas como sou um defensor da Educação Especial e sempre trabalhei pela inclusão das crianças, optamos pelo acordo e vamos enviar à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que cria os 210 novos cargos de professor de apoio à Educação Especial no âmbito do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do município”, enfatizou Marçal Filho.

O TAC firmado com a 16ª Promotoria de Justiça de Dourados estabelece que o município deverá apresentar, em até 60 dias, um cronograma para propor lei que crie as 210 novas vagas efetivas para professores de apoio. As vagas serão preenchidas por meio de concurso público vigente, com convocação de candidatos já aprovados, respeitando os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.

Também está previsto no Termo de Ajuste de Conduta a elaboração de um plano de ação para a extinção gradual dos contratos temporários atualmente vigentes. No documento, o município também se compromete a não realizar novas contratações sem justificativa legal e a revisar, a cada dois anos, a estrutura de cargos na Educação Especial. “Com a criação dos novos cargos, será possível atender com mais qualidade os estudantes que necessitam de acompanhamento individualizado, ampliando o alcance das políticas de inclusão”, ressaltou o secretário de Educação.

O acordo firmado na reunião que envolveu o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, o procurador-geral do Município, Alessandro Lemes Fagundes, o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, o assessor jurídico da Secretaria Municipal de Educação, José Carlos Ortega Júnior, e João Alberto Costacurta, assistente administrativo da PGM, coloca fim ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela gestão passada, assumindo obrigações que a Prefeitura de Dourados não teria como honrar.

O detalhe é que o Procedimento Administrativo número 09.2024.00006073-4, relacionado à contratação temporária de professores de apoio pedagógico para Educação Especial, foi instaurado pelo Ministério Público Estadual em razão do Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela gestão passada em dezembro de 2024, ou seja, o governo anterior não poderia ter firmado o compromisso sem a anuência da futura gestão, já que havia uma transição em curso.

O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco, destacou que o entendimento com o Ministério Público reforça o diálogo institucional e a responsabilidade com a melhoria da rede de ensino. “Esse é um passo importante para assegurar os direitos dos nossos alunos da Educação Especial”, enfatizou. “Com a criação desses cargos, avançamos ainda mais na valorização profissional e garantimos mais qualidade no atendimento, conforme determina o prefeito Marçal Filho”, completou.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67