A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), entregou na tarde desta quarta-feira (15), no auditório do Paço Municipal, mais uma remessa do Auxílio Atleta, destinado a 27 atletas, de 10 a 38 anos, de diversas modalidades.
Conforme a Funesp, o recurso de 76.572,87 mil reais, será destinado para os atletas que irão representar a cidade em competições nacionais e internacionais. O valor concedido para cada atleta pode chegar até cinco mil reais e serve para auxiliar em custos com viagem, hospedagem, alimentação, inscrição, entre outras despesas.
Entre as modalidades contempladas estão: jiu-jitsu, Wrestling (luta olímpica), natação, karatê, atletismo, ciclismo e judô. Os atletas irão viajar para lugares como: Rio de Janeiro, Salvador (Bahia), Barueri (SP), João Pessoa (Paraíba), Manaus (Amazonas), Recife (Pernambuco), Niterói (RJ), Palmas (Tocantis), Bolívia, São Paulo (SP).
A atleta de judô, Natalia Arruda, de 19 anos, vai participar de um campeonato na Bahia, na cidade de Lauro de Freitas. A atleta já possui títulos como da Seletiva Nacional, vice-campeã do Meeting Nacional no ano passado, campeã do brasileiro regional e sub-21.
“É de grande felicidade para mim, muito gratificante porque a gente nunca teve uma ajuda assim e esses benefícios vão ajudar bastante nessas viagens. A competição vai ser muito difícil, porque tem atletas de ponta lá e que sempre estão na briga comigo pelo primeiro lugar. Eu atualmente estou em segundo lugar no ranking nacional, mas estou treinando para isso e esperando que eu consiga dar o meu melhor lá”.
É a primeira vez que a atleta de natação, Mariana Salgado Nantes, de 14 anos, que recebe o auxílio. Emocionada, ela conta que irá disputar o brasileiro infantil de natação. “É um incentivo maravilhoso. Ter esse apoio é muito legal, é a primeira vez que recebo e vai ajudar bastante na parte financeira, ajuda a chegar lá com mais facilidade, e fazer uma boa competição, buscar os melhores resultados. Minha expectativa é buscar a medalha, é uma competição bem disputada. No momento é a minha competição mais importante, então é buscar os melhores resultados”.
Asíria da Silva, 23, atleta de Wrestling, vai disputar a segunda etapa da sub-regional do Brasil, circuito nacional, a região norte-nordeste, em João Pessoa (PB). A atleta possui título do Jogos Uni-Americanos da Colômbia, em quinto lugar, foi da seleção brasileira Júnior e top 5 do estado.
“Vai ser de grande ajuda esse auxílio com relação ao transporte, alimentação, até custos como a inscrição mesmo. Ajuda bastante a continuar competindo e trazer bons resultados para o município. Esse ano essa vai ser a minha primeira competição com auxílio, minha expectativa é alta, pretendo alcançar o primeiro lugar. Pretendo dar o melhor de mim em todas essas lutas”, conclui.
O diretor-presidente da Fundação, ressaltou a caminhada dos atletas desde a inscrição, até a realização das provas. “O que torna esse benefício ainda mais especial é a jornada que cada atleta percorreu para alcançar esse momento. Desde a seleção até a entrega do auxílio, cada passo foi marcado pelo esforço, dedicação e paixão pelo esporte. Cada documento protocolizado, cada treino realizado, é uma prova do comprometimento desses atletas com a sua arte, com o seu sonho”.
Juliana Ramos , diretora de esporte comunitário, comenta que o apoio inspire não apenas os atletas, mas toda a cidade a continuar cultivando o espírito de união e solidariedade. “Parabéns aos atletas e a todos que tornaram este momento possível. Que essa seja apenas mais uma etapa na brilhante trajetória desses verdadeiros heróis do esporte”.
Auxílio Atleta
Para se habilitar ao recebimento do Auxílio Atleta, o interessado deverá protocolizar o Requerimento junto à Fundação Municipal de Esportes (Funesp), acompanhado dos seguintes documentos: Requerimento do Auxílio Atleta; Documento oficial de identificação com foto, para os atletas e do responsável legal, no caso de atleta menor de 18 (dezoito) anos, e cartão atualizado do CNPJ para equipes e Comprovante de credenciamento no Cadastro Municipal de Esporte e Lazer, realizado através do link: https://forms.gle/ibrE2JcM1WyeeVUp8.
Outros documentos serão exigidos, como: Comprovante de residência; Declaração da entidade desportiva, atestando que o atleta (Anexo III): a) está vinculado à entidade; b) encontra-se em plena atividade esportiva e participa regularmente de treinamento para competições nacionais ou internacionais e Comprovação documental da filiação à entidade desportiva regulamentadora da modalidade em qualquer nível federativo.
Serão exigidos também: Calendário oficial da competição em que será representado o Município de Campo Grande, acompanhado da descrição da modalidade esportiva a ser disputada, ou documento equivalente que comprove a realização do evento e Relação dos gastos de forma discriminada e detalhada para cada uma das despesas previstas (para as despesas de hospedagem e transporte apresentar orçamento).
O atleta terá que fornecer dados de conta bancária para depósito do auxílio financeiro em nome do atleta; Passaporte válido, com visto de entrada, quando tratar-se de competição internacional fora do âmbito dos países integrantes do Mercosul, Autorização, representação ou assistência dos pais ou responsáveis, nos termos da lei civil, no caso de atleta menor de 18 (dezoito) anos.
É importante também comprovar matrícula em instituição de ensino, pública ou privada, no caso de atleta menor de 18 (dezoito) anos de idade e declaração de responsabilidade pelas informações prestadas e autenticidade das cópias dos documentos entregues.
Serviço
Maiores informações através do telefone 3314-3971, ramal 3229.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)