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Capital

Prefeitura da Capital segue com renovação de frota e entrega 13 novos veículos para 10 secretarias municipais

Os mesmos foram adquiridos com investimento de R$ 3,6 milhões, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento

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A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta quinta-feira (5), 13 novos veículos que irão atender as demandas de 10 secretarias da administração municipal. Os veículos foram concedidos pela prefeita Adriane Lopes, durante solenidade na Praça do Rádio. Os mesmos foram adquiridos com investimento de R$ 3,6 milhões, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal.

“Estamos trabalhando por grandes entregas para nossa cidade, principalmente tratando-se dos equipamentos públicos que precisam ser atualizados e renovados constantemente, a fim de que estejam aptos a prestar sempre o melhor serviço à nossa população nas sete regiões da nossa Capital”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

A Secretaria de Assistência Social (SAS) recebeu 2 veículos, sendo um caminhão da marca Agrale, modelo A8700 I, equipado com carroceria para carga seca e uma cabine climatizada para oito pessoas, que será direcionado para a Superintendência de Gestão Administrativa e disponibilizado para a pasta, além de uma Chevrolet Spin com capacidade para 7 pessoas.

“A Spin atenderá a Unidade de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes, UAICA I, que atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses que possui uma demanda muito grande, então, ela será utilizada exclusivamente para o transporte dos acolhidos. Já o caminhão será empregado nas atividades de manutenção das nossas 51 unidades, somando unidades de acolhimento e CRAS, revitalizações e reparos em geral. Antes, fazíamos isso em dois veículos, utilizando um caminhão de cabine simples para levar os materiais e equipamentos e a equipe seguia numa Kombi, agora, além de capacidade de carga maior, otimizamos a logística com a cabine extra possibilitando que todos sigam em um único veículo”, explicou o titular da SAS, José Mário Antunes.

 

Desde novembro de 2022 até outubro deste ano, oito veículos já foram entregues à SAS pela Prefeitura de Campo Grande para atender os Conselhos Tutelares, Centro Dia, unidades da Proteção Social Básica e da Especial, além do setor de transporte.

A Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) será equipada com uma Mercedes-Benz modelo Sprinter 416 de cabine simples e elevador hidráulico, veículo que será empregado na manutenção das redes de internet, dispositivos de responsabilidade da pasta, oferecendo agilidade ao trabalho e segurança aos servidores.

“Esse caminhão vai ajudar muito, principalmente as equipes de campo, onde a gente tem que fazer manutenções em rádio, em redes de fibra óptica, facilitando o acesso a esses pontos e reforçando a segurança dos servidores. Durante o trabalho, ficamos expostos e muito próximos a redes de alta tensão, então, o equipamento de cesto duplo possibilitará que trabalhemos com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. O elevador tem capacidade de elevação de 10 metros, tem proteção emborrachada para evitar acidentes, além de controle no cesto, permitindo que o trabalhador consiga operar o equipamento, algo que em alguns modelos, só é possível com o auxílio de uma outra pessoa no caminhão, em terra”, salientou o diretor de Infraestrutura e Segurança da Agetec, Jeferson Bússula Pinheiro.

Também foram entregues 10 camionetes Ford Ranger, distribuídas do seguinte modo:  2 Agetec, 1 Sefin, 1 Funesp, 1 Funsat, 1 Gapre, 1 Segov, 1 Seges, 1 Sidagro e 1 Sectur.

A secretária de Finanças e Planejamento, Márcia Helena Hokama, ressaltou a importância da chegada dos novos veículos na geração de economia ao município.

“Essa ação faz parte do processo de renovação gradual da frota de veículos do município, processo que ainda está acontecendo. Ele se faz necessário porque os veículos antigos exigem muita manutenção, geram um alto custo e nós temos o dever de diminuir as despesas. Através dessa troca de veículos antigos por outros modernos, com zero quilômetro, aparelhamos melhor nossos servidores e prestar melhores serviços à nossa população”, ressaltou a secretária.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Capital

Região metropolitana de Campo Grande registra 16.215 admissões em julho

Dados do Caged apontam comércio como o setor que mais contratou no período

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A região metropolitana de Campo Grande contabilizou 16.215 admissões em julho de 2024, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Com 16.400 desligamentos registrados, a região obteve um saldo negativo de -185 empregos formais no período.

Os homens representaram a maior parte das contratações, com 9.489 admissões (58,52%), enquanto as mulheres somaram 6.726 contratações (41,48%). Do total de admitidos, 62,10% possuíam ensino médio completo, e a faixa etária de 18 a 24 anos foi a mais contratada, correspondendo a 28,49% das novas vagas.

O setor do comércio se destacou como o maior empregador, com 5.439 novas contratações. Entre os municípios, Campo Grande liderou com 13.041 admissões, seguido por Ribas do Rio Pardo (1.016) e Sidrolândia (624). Os municípios que mais registraram desligamentos foram: Campo Grande com 12.204, Ribas do Rio Pardo com 2.133 e Sidrolândia com 578 demissões.

A região metropolitana de Campo Grande inclui as cidades de Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Terenos.

Trabalho Temporário registra 84.482 contratações no Brasil

Em julho de 2024, o Brasil registrou 84.482 admissões de trabalhadores temporários, segundo os dados Caged

Waldomiro Rodrigues, gerente da Employer Recursos Humanos em Sidrolândia, destaca a segurança do trabalho temporário tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. “O trabalho temporário é uma opção segura, oferecendo aos trabalhadores a oportunidade de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho formal, enquanto as empresas conseguem atender a demandas sazonais e específicas de forma ágil e sem comprometer a qualidade do serviço”.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) prevê um aumento de 6% nas contratações temporárias durante os meses de julho, agosto e setembro, em comparação com o mesmo período de 2023. Isso deve resultar em cerca de 645 mil vagas temporárias, impulsionadas principalmente pelo setor da Indústria (45%), seguido por Serviços (35%), Comércio (15%) e outros setores (5%).

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Sobre a Employer Recursos Humanos   

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Capital

Prefeitura de Campo Grande fará mutirão para reduzir fila de espera do Habite-se

De acordo com a Semadur, mil edificações deverão ser regularizadas na próxima semana

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A Prefeitura de Campo Grande inicia, na próxima segunda-feira (2), uma força-tarefa para emitir cerca de mil cartas de Habite-se. O documento, que ateste a conclusão da construção de imóveis, tornou-se um dos serviços mais procurados na administração pública devido às novas leis de anistia, que “descomplicaram” as regras de ocupação do solo e as tornou mais permissivas.

Conforme a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), a fila de espera do documento supera 90 dias úteis. No último levantamento divulgado à imprensa, em dezembro de 2023, 3 mil pedidos aguardavam pela regularização.

Com a força-tarefa, os auditores fiscais da Semadur entrarão em contato com os responsáveis pelos imóveis para o agendamento das vistorias a serem executadas na próxima semana.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, explica que com a prorrogação da Lei da Anistia, a demanda pela regularização dos imóveis praticamente quadruplicou. A titular da Semadur informa que a secretaria tem buscado, diante do quadro reduzido de auditores, alternativas para reduzir o tempo de atendimento desta, que hoje é a maior demanda dentro da Semadur.

Uma das tratativas aprovadas foi a de reduzir o tempo de espera com a vistoria por videochamada. Neste caso, o proprietário do imóvel deverá apresentar todas as informações audiovisuais necessárias, como imagens, vídeos e plantas do imóvel, para garantir a verificação adequada das exigências legais e técnicas durante a ligação.

Para auxiliar os proprietários de imóveis e profissionais que desejam regularizar as edificações cuja execução esteja em desacordo com o código de obras e a lei de ordenamento do uso e ocupação do solo, a Semadur elaborou um manual. O documento, que pode ser acessado aqui, agrupa orientações técnicas e uma série de documentos necessários para a abertura do processo para a regularização do imóvel já construído.

(Fonte:CampoGrandeNews. Fotos: Reprodução)

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Estado reabre agendamentos para emitir nova carteira de identidade

Interessados devem preencher cadastro prévio na página da Sejusp

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A Sejusp (Secretaria de Justiça de Segurança Pública) abre, nesta sexta-feira (30), novas vagas para a emissão da nova carteira de identidade. Ao todo, serão liberadas 60 mil vagas para o Estado, sendo 22,5 mil para a Capital e as demais para o interior.

As vagas são disponibilizadas todo dia 30 de cada mês pelo Instituto de Identificação da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul. Os interessados em emitir o novo RG devem preencher cadastro prévio através da página oficial da secretaria.

A emissão da 1º via é gratuita e os atendimentos presenciais são realizados no posto direcionado pelo próprio site. Veja o passo a passo a seguir: Segundo a Sejusp, já foram expedidos 146 mil documentos desde o dia 11 de janeiro, data do início da emissão do novo RG em Mato Grosso do Sul.

Mudanças – A nova carteira de registro civil tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Com ela a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A identidade conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

Outra alteração é para tornar o registro mais inclusivo e representativo. O novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. O nome usado será o declarado no ato da emissão. A carteira de identidade também será impressa sem o campo referente ao sexo.

(Fonte:CampoGrandeNews. Fotos: Reprodução)

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