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Economia

Prefeito de Corumbá anuncia reformas de Cras, escolas e quadras esportivas

 Investimentos são de quase R$ 10 milhões

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O prefeito Marcelo Iunes anunciou nesta sexta-feira, 09 de setembro, a realização de diversas obras nas áreas da Assistência Social e Cidadania, Educação e no Esporte e Lazer. São quase R$ 10 milhões de recursos próprios do Município em ações que vão beneficiar toda a população corumbaense.

“São obras que vão chegar em praticamente todas as regiões da cidade. Eram projetos que estamos, há bastante tempo, buscando alternativas para tirar do papel. Na semana passada conseguimos aderir a uma ata de registro de preço de R$ 30 milhões e que vai nos permitir executar todos esses serviços ao longo do ano”, explicou o prefeito.

“São questões burocráticas, que a maioria da população não entende, mas que a gente precisa seguir à risca. E graças a essa gestão transparente, ao planejamento e ao cuidado com o dinheiro público, é que vamos conseguir fazer mais esse investimento para comemorar os 244 anos da nossa cidade”, completou o chefe do Executivo municipal.

Na Assistência Social e Cidadania, a Prefeitura de Corumbá vai reformar os CRAS I, no bairro Centro América; o CRAS II, no Guatós; o CRAS itinerante, no bairro Cervejaria; e o Centro de Qualificação Profissional, localizado na Nova Corumbá, e o antigo abrigo instalado na rua Dom Pedro II com a Luiz Feitosa Rodrigues, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

“O Centro Profissionalizante e o antigo abrigo estão fechados há muito tempo, desde bem antes da nossa primeira gestão. No primeiro vamos oferecer qualificação profissional em diversas áreas, tudo de graça. No segundo, vamos concentrar a Casa do Imigrante e o Centro Pop, melhorando o serviço ofertado a essa parcela da população”, descreveu Marcelo Iunes.

O anúncio das obras da Assistência foi feito no prédio onde vai funcionar o Centro de Qualificação, que fica bem ao lado da Unidade Básica de Saúde Doutor Paulo Maissato, onde o Executivo municipal também está realizando a reforma e ampliação da UBS. Da Nova Corumbá, o prefeito seguiu para o Guató, onde vistoriou a obra de conclusão da UBS Simone Flores.

“Essa foi mais uma obra herdada de gestões anteriores às nossas e que tivemos que vencer muito problemas burocráticos para, finalmente, conseguirmos finalizá-la, arrumar o que acabou sendo danificado por vândalos e, se Deus quiser muito em breve, entregar para esta comunidade que tanto precisa”, prosseguiu o prefeito.

Do Guató, Marcelo Iunes foi para o bairro cristo Redentor, onde foi recepcionado na escola José de Souza de Damy e anunciou investimentos próprios do Município em 5 unidades de ensino. Serão reformadas as escolas Damy, Almirante Tamandaré, Monte Azul no assentamento Taquaral, da Luiz de Albuquerque, no distrito de Albuquerque, e a Ercy Cardoso, no Guató.

“Além disso, vamos reformar a CEMEI Maria Benvinda, no Jardim dos Estados, e retomar os processos de reforma e manutenção da Escola Carlos Cárcano, no assentamento Urucum, do Pedro Paulo e da escola municipal que está sendo construída na Barra do São Lourenço, no Aterro do Binéga”, detalhou o prefeito.

Do Cristo, Marcelo Iunes foi para o bairro Generoso, onde anunciou a reforma da praça de esportes e do playground da local, do bairro Arthur Marinho, da Alameda Vulcano e do Jardim da Independência. “No Jardim, vamos recuperar os brinquedos, os lagos e depois fazer o paisagismo, que deveria ter sido feito na época que o local foi reformado com recursos do PAC das Cidades Históricas”, afirmou.

“Esse primeira reforma, executada por gestões passadas, ainda está sendo investigada pelo Ministério Público Federal, mas conseguimos a autorização para fazermos essas intervenções e melhorar o local, muito importante para todos nós que vivemos aqui”, completou o prefeito de Corumbá.

Os vereadores Roberto Façanha, presidente da Câmara, e Alex Dellas, líder do governo, acompanharam todos os anúncios e destacaram a harmonia entre o Executivo e o Legislativo para o desenvolvimento da região. Secretários e diretores-presidentes das Fundações e Autarquias do Município também acompanharam os atos de governo.

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Economia

Servidores de MS receberão salário dia 3 e o 13º cai na conta dia 10 de dezembro

Pagamento será em parcela única para funcionalismo estadual; trabalhadores do município seguem sem data

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A diretoria executiva do Sindifiscal/MS (Sindicato dos Fiscais Tributários do Mato Grosso do Sul) anunciou que o salário referente ao mês de novembro dos servidores públicos estaduais será depositado na segunda-feira, dia 2 de dezembro. O valor estará disponível para saque nas contas dos servidores já na terça-feira, 3 de dezembro.

Em relação ao 13º salário, o pagamento será feito em parcela única, com depósito marcado para a segunda-feira, dia 9 de dezembro. O recurso estará disponível para saque na terça-feira, 10 de dezembro.

Assim como aconteceu em 2023, não houve antecipação do benefício no meio do ano, e o 13º será pago integralmente no mês de dezembro.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com aproximadamente 86,5 mil servidores públicos, sendo 54 mil ativos e 32,5 mil inativos. A folha de pagamento mensal do estado gira em torno de R$ 400 milhões, conforme dados fornecidos pela SAD (Secretaria Estadual de Administração), anteriormente.

Município – Enquanto os servidores estaduais têm as datas de pagamento definidas, a Prefeitura de Campo Grande, responsável pelos servidores municipais, ainda não divulgou a data exata para o depósito do 13º salário. No entanto, a administração municipal afirmou que cumprirá a legislação e pagará o benefício dentro do prazo, que é até o dia 20 de dezembro. O pagamento será feito em parcela única.

No ano passado, a folha de pagamento líquida de dezembro para os servidores estaduais de MS totalizou R$ 416.262.108,38, abrangendo 86.621 servidores, sendo 54.078 ativos e 32.543 inativos. Já o valor pago em 13º salário em 2023 foi de R$ 517.533.944,46.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

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Economia

Cesta de Natal pode ficar até 9% mais cara em 2024

Fipe analisou e comparou 15 itens tradicionais para as festas de fim de ano; azeite lidera alta

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Os itens da tradicional cesta de Natal deste ano deve sofrer um aumento médio de 9,16%, conforme aponta a prévia do IPC (Índice de Preços ao Consumidor), divulgado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O preço médio da cesta em novembro foi de R$ 439,30, comparado a R$ 402,45 no mesmo mês de 2023. Entre os produtos unitários, o azeite de oliva lidera os aumentos, com uma alta de 21,30% em comparação ao ano passado.

O lombo de porco com osso também registrou um aumento expressivo de 19,72%, devido à menor oferta de carne suína, provocada pelo clima seco e pela maior demanda para exportação. Já o suco de laranja teve uma alta de 16,19%, consequência da seca que impactou a safra da fruta, resultando em menor produção e aumento das exportações.

A alta nos preços é impulsionada, principalmente, pelo aumento dos valores de produtos que enfrentaram influências de fatores climáticos e de comércio internacional.

Além desses itens, a pesquisa da Fipe revelou aumentos também em outros produtos típicos da cesta natalina, como a azeitona verde com caroço (9,06%), o palmito inteiro (8,48%) e o vinho tinto (8,28%). O peru, outro item comum nas festas de fim de ano, também teve alta de 7,50%. Por outro lado, o panetone de frutas cristalizadas foi um dos poucos produtos a registrar queda, com redução de 1,60% em seu preço.

O aumento dos preços das carnes, como o pernil com osso (17,80%) e o filé mignon (16,87%), também se destaca na pesquisa. Segundo Guilherme Moreira, coordenador da pesquisa, a variação nos preços de carne pode ser atribuída tanto à sazonalidade do mercado quanto aos efeitos climáticos que prejudicaram a produção. A combinação de fatores climáticos, como a seca prolongada, e a alta demanda externa, especialmente para a exportação de laranja, explicam boa parte da alta nos preços dos alimentos.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

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Economia

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Evento comercial deste ano ocorre em 29 de novembro

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A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para orientar os brasileiros a aproveitarem as promoções da Black Friday de forma mais segura e consciente. O evento comercial deste ano ocorre em 29 de novembro.

Acesse aqui o Guia de Defesa do Consumidor para a Black Friday.

“[O guia] surge em um contexto de crescimento das compras online no Brasil e do aumento das reclamações durante grandes eventos de promoção, como ofertas falsas, preços inflacionados antes dos descontos e problemas na entrega de produtos”, explicou a Senacon.

Na edição de 2023, as plataformas de proteção ao consumidor receberam mais de 7 mil queixas de cidadãos frustrados com falsas promessas de descontos e de vantagens. O objetivo agora é oferecer as ferramentas necessárias para identificar promoções reais e evitar práticas abusivas.

A Senacon informou ainda que vai monitorar o mercado e atuar em parceria com órgãos de defesa do consumidor para coibir irregularidades e aplicar sanções a empresas que desrespeitarem os direitos dos consumidores.

A secretaria também incentiva o uso da plataforma Consumidor.gov.br para a resolução direta de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas. “Mais de 80% das reclamações registradas no portal têm desfecho positivo”, diz o texto.

Principais dicas

O guia destaca pontos que os consumidores devem observar antes, durante e depois da compra:

– Pesquisa prévia de preços: para evitar armadilhas, a Senacon recomenda monitorar os preços com antecedência. Ferramentas de comparação online podem ser grandes aliadas.

– Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado: produtos com preços extremamente reduzidos podem esconder armadilhas, como golpes em sites fraudulentos.

– Verifique a reputação do vendedor: antes de comprar, o consumidor deve consultar a reputação da loja em sites de reclamações e verificar se o CNPJ do fornecedor está ativo. Pela plataforma RedeSim é possível consultar o CNPJ das empresas.

– Leia a descrição completa do produto: a ausência de informações claras pode configurar uma violação ao Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito à informação adequada sobre características, riscos e restrições do produto.

– Direito de arrependimento: para compras feitas fora do estabelecimento físico, como pela internet ou por telefone, o consumidor tem até sete dias úteis para desistir, sem precisar de justificativa.

– Garantia contra práticas abusivas: o Código de Defesa do Consumidor protege de publicidade enganosa e cláusulas abusivas em contratos, como cobranças indevidas ou falta de suporte técnico após a venda.

– Cuidado com fretes e prazos de entrega: o guia alerta que o fornecedor é obrigado a informar, com clareza, os custos de frete e os prazos de entrega antes da finalização da compra.

 

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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