fbpx
Connect with us

Cidades

Porto seco que vai transformar Ponta Porã em hub logístico será licitado em junho

Obra é uma parceria entre o Governo do Estado, a Receita Federal do Brasil e a Prefeitura Municipal de Ponta Porã

Publicado

on

As obras do Porto Seco de Ponta Porã, com investimentos previstos de R$ 20 milhões, deverão sair do papel ainda neste primeiro semestre e transformar a cidade de fronteira em mais um grande hub logístico em Mato Grosso do Sul. A obra é uma parceria entre o Governo do Estado, a Receita Federal do Brasil e a Prefeitura Municipal de Ponta Porã. O empreendimento está sendo viabilizado por meio de Parceria Público-Privada, uma vez que a concessão do Porto Seco de Ponta Porã acontecerá por meio de licitação para empresas privadas do setor logístico que tenham interesse em administrar o Porto.

O principal objetivo do empreendimento é facilitar o comércio internacional, bem como propiciar o desenvolvimento econômico, industrial e comercial nas regiões próximas, promovendo a alavancagem de indústrias densamente utilizadoras de matérias primas ou componentes importados, de empresas exportadoras ou de atacadistas de produtos importados. Neste contexto, preferencialmente, os Portos Secos devem ser instalados em localidades adjacentes aos portos/aeroportos, em fronteiras e em regiões produtoras e consumidoras.

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã informou que os prazos para o lançamento do Edital de Licitação do Porto Seco já foram acertados e tem previsão de sair em junho. O estudo técnico de viabilidade, que abordou a demanda estimada e trouxe informações socioeconômicas do município e região, dimensionando o espaço físico e calculando o orçamento do empreendimento, foi realizado pela Receita Federal do Brasil. A administração municipal considera que a instalação do Porto Seco está em sua fase final de implementação e colocará Ponta Porã como um dos mais importantes hubs logísticos da região, transformando a dinâmica econômica e social do município.

De acordo com as informações extraídas do sítio da Receita Federal, hoje existem na 1ª Região Fiscal (Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso ) quatro portos secos sendo: um em Brasília-DF, 01 em Corumbá-MS, 01 em Anápolis-GO e 01 em Cuiabá-MT. Ou seja, o único Porto Seco no Centro-Oeste, na extensão de fronteira Brasil-Paraguai, será o de Ponta Porã. Deste modo, é acentuada a sua importância no contexto regional e nacional no comércio entre os dois países.

Com a instalação do Porto Seco, o fluxo de desembaraço aduaneiro, que atualmente é de uma média de 1000 atendimentos ao mês, ou seja, 33 atendimentos ao dia (caminhões) segundo dados da RFB, poderá aumentar em até 10 vezes a capacidade de atendimento, podendo chegar a  400 atendimentos ao dia, ou algo entre 10 a 12 mil atendimentos ao mês. A movimentação colocará Ponta Porã em um patamar de um dos maiores Portos Secos do país.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), destacou que o Porto Seco já foi autorizado. “Já temos uma área da receita, então existe uma alfândega. O Paraguai opera já há muito tempo sua alfândega com grande fluxo de caminhões.  Por isso o Governo está construindo um anel viário, ligando o município até a saída para Antônio João. Além disso o Governo está comprando uma área onde chega o trilho, tendo de um lado Antônio João e do outro o Paraguai. Então nós estamos adquirindo essa área para a construção do Porto Seco. Isso vai fazer com que a Receita que já está aqui, venha para o Porto Seco. Então nós resolvemos o problema da realocação da Receita Federal e da Polícia Federal” explicou.

Os recursos utilizados para a aquisição da área são do Pró-Desenvolve visando a melhoria do fluxo de comercial entre Brasil e Paraguai e incremento da logística. “Dentro da reunião o que nós estamos discutindo é que o Paraguai tem um compromisso no âmbito do acordo. Ou seja, para termos um centro alfandegado integrado, um CAI. Nossa proposta primeiro é fazer a alfândega brasileira e vai ter um espaço para as indústrias. A Jotabasso já acertou na semana passada com a Prefeitura de Ponta Porã que vai para o Porto Seco. Então ele tem o centro e nós vamos criar uma espécie de local onde as empresas podem estar aqui dentro”, frisou. Ele ressaltou também que o Porto ainda vai resolver a o problema urbano de Ponta Porã. “Hoje você tem os caminhões que passam praticamente dentro da cidade. Com a obra, o fluxo será feito fora da cidade. Além disso vai ter mais espaço para o estacionamento de caminhões. Hoje não tem nada lá, os motoristas ficam na rua”, acrescentou o secretário.

Verruck falou sobre o grande fluxo de mercadorias que passa por Ponta Porã. “Temos couro, boi, tem um monte de produtos que passam nessa alfandega de Ponta Porã. Então o Porto Seco com um Centro Integrado trará um desembaraço nestas mercadorias. Hoje já temos volume significativo de importação e exportação. Só por isso já seria necessária uma nova área. Mas a ideia é tenha uma área com agilidade, infraestrutura adequada. E que agregue mais receita”, frisou.

O Governo do Estado está garantindo toda a infraestrutura. “Vamos construir o Porto Seco. Com a aquisição de área , mas quem fará o edital de licitação será a Receita Federal. Ela quem vai estabelecer qual será a capacidade do estacionamento, por exemplo”, afirmou.

Outro ponto salientado por Verruck será a proximidade do Porto com outros modais como a Ferroeste que deverá passar por Dourados a 90 quilômetros. “Isso vai viabilizar ainda mais logística e escoamento dos produtos na região”, concluiu.

Desenvolvimento

Durante evento na semana passada, o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, elogiou o empenho do Governo do Estado em melhorar as condições das estradas na região e salientou a importância da parceria no Porto Seco. “A implementação do Porto Seco, reforça o compromisso que a Prefeitura e o Governo do Estado tem com o desenvolvimento socioeconômico do município. A partir de sua instalação, Ponta Porã passará a ser referência no setor logístico nacional, gerando empregos diretos e indiretos, além do aumento da renda per capita no município”, frisou Peluffo.

Além disso, Peluffo destacou que o Porto seco, que será construído em uma área de 15 hectares, facilitará a destinação de mercadorias, principalmente grãos, à cidade de Porto Murtinho. “É a nossa oportunidade de inserção no Corredor Bioceânico”, finalizou.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Cidades

Sest Senat realiza passeio ciclístico “Ciclo Saúde” em Dourados

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de novembro, mas é necessário doar um brinquedo novo no momento da retirada do kit, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro.

Publicado

on

No dia 30 de novembro, o Sest Senat Dourados promoverá o Passeio Ciclístico Ciclo Saúde, uma iniciativa voltada para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar. O evento, que acontecerá das 16h às 20h, terá como ponto de partida a unidade local do Sest Senat, com um percurso de 5 km.

O passeio é aberto ao público, abrangendo tanto atletas quanto pessoas que desejam participar de uma atividade saudável e interativa. Além de incentivar hábitos saudáveis, o evento busca fortalecer os laços de convivência entre os participantes.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de novembro, mas é necessário doar um brinquedo novo no momento da retirada do kit, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro. As vagas são limitadas.

Como parte da programação, os participantes que estiverem presentes no evento concorrerão ao sorteio de bicicletas.

Serviço:

Inscrições gratuitas: Até 29/11/2024, neste link.

Retirada do kit:

29/11/2024, das 13h às 20h.

30/11/2024, das 9h às 13h.

Data e horário do evento: 30/11/2024, às 16h.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Corumbá: Com premiação em dinheiro, inscrições para Concurso de Presépios termina nesta quinta

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas até o dia 28 de novembro

Publicado

on

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, abriu as inscrições para o Concurso de Presépios 2024. Podem participar qualquer pessoa com idade superior a 18 anos, residente em Corumbá, exceto aquelas que sejam servidoras da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico ou parentes das mesmas em até segundo grau. São duas categorias:

Tradicional: enquadram-se os presépios que contenham imagens sacras, com apresentação dos elementos tradicionalmente utilizados, tendo como composição mínima as figuras de Maria, José e Menino Jesus e como composição máxima os três elementos obrigatórios acrescendo-se da representação opcional dos três Reis Magos, dois Pastores, o Anjo da Anunciação, a Estrela-Guia e alguns animais;

Temático: enquadram-se os presépios cujas propostas estejam relacionadas a temas diversos e/ou a ressignificação imagética da Sagrada Família e/ou a composição dos elementos tradicionais dos presépios (personagens e ambientação).

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas até o dia 28 de novembro no Museu Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória (Rua Cuiabá, 1181, esquina com a rua 15 de Novembro, Bairro Centro), das 08h às 15h, exceto aos finais de semana e feriados. No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:

Ficha de inscrição assinada; documento de identidade oficial com foto; CPF; comprovante de residência atual (máximo 60 dias), legível, preferencialmente em nome da pessoa inscrita; comprovante de conta bancária em nome do responsável pela inscrição – dados bancários: nome do banco, agência, número da conta corrente ou poupança (não serão aceitas conta salário, conta de recebimento de benefícios ou conta conjunta em que o titular não seja o inscrito/proponente);

Declaração de autorização do uso de imagem, som, voz em qualquer rede social, site, devidamente preenchida e assinada; Certidão Negativa de Débito de Tributos Municipais ou Certidão Positiva com efeitos de Negativa (fotocópia – pode ser emitida, gratuitamente, através do Portal do Contribuinte do Município de Corumbá).

Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, somando o valor total de R$ 7.800,00 (sete mil e oitocentos reais) de premiação, sendo reservados R$ 3.900,00 (três mil e novecentos reais) por categoria, distribuídos da seguinte maneira: o concorrente que conseguir o maior número de votos válidos atingirá a primeira colocação e receberá R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) de premiação; o segundo R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais); e o terceiro R$ 1.000,00 (um mil reais).

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

Prefeito destacou a importância estratégica da Rota Bioceânica, consolidando Porto Murtinho como um ponto-chave nesse projeto de integração continental.

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, sob a liderança do Prefeito Nelson Cintra, participou nesta quarta-feira, 13 de novembro, de uma visita técnica às obras da Ponte Internacional em Carmelo Peralta, reafirmando o compromisso do município com o desenvolvimento regional e a integração sul-americana. Acompanhado pelos vereadores Elbio dos Santos Balta (presidente da Câmara), Regina Heyn e Sônia Ferreira, o Prefeito destacou a importância estratégica da Rota Bioceânica, consolidando Porto Murtinho como um ponto-chave nesse projeto de integração continental.Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

O evento contou com a presença de autoridades de destaque, como o Prefeito de Carmelo Peralta, Silverio Adorno, além da Ministra de Obras Públicas do Paraguai, Engenheira Civil Cláudia Centurión, e da Ministra de Obras Públicas do Chile, Jessica López Saffie. As ministras enfatizaram a importância da nova ponte para o fortalecimento econômico e logístico da região, beneficiando o comércio e o transporte entre os países.Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

Atualmente, a obra da Ponte Internacional está com 60% de seu cronograma concluído. O Engenheiro Civil René Gómez, chefe da obra e representante do Consórcio PYBRA, apresentou detalhes técnicos sobre a execução do projeto, ressaltando a complexidade e a magnitude desta construção internacional. A conclusão da ponte está prevista para o primeiro semestre de 2026, proporcionando uma nova conexão entre os países, além de economias significativas de tempo e custo no transporte de mercadorias.

Com esta importante obra, Porto Murtinho se destaca como um polo de desenvolvimento da América do Sul, fortalecendo laços econômicos, culturais e sociais com os países vizinhos e reafirmando a relevância da Rota Bioceânica no cenário internacional.Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67