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Turismo

Porto Murtinho tem movimento intenso de pescadores e investe em serviços

A menos de dois meses para o fechamento da pesca, o fluxo de turistas é intenso na cidade fronteiriça ao Paraguai.

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A procura pelo lazer e emoção na busca dos grandes troféus do Rio Paraguai, os pescadores esportivos estão literalmente invadindo Porto Murtinho, um dos principais destinos para a prática desse esporte no Estado.

A menos de dois meses para o fechamento da pesca – o período da piracema começa em 5 de novembro e segue até 28 de fevereiro -, o fluxo de turistas é intenso na cidade fronteiriça ao Paraguai.

No feriado prolongado de 7 de Setembro, a lotação da rede hoteleira – 800 leitos entre hotéis, pousadas, barcos-hotéis e pesqueiros – foi superior a 90%, segundo estimativa do trade turístico, com a presença de pescadores de várias regiões do país. A Pousada do Pescador foi um dos meios de hospedagem que teve ocupação de 100% e não há mais vagas até novembro, informa seu proprietário, Marco Aurélio Nunes, o Marcão.

“Estamos em alta temporada e os turistas estão chegando em grande número, superando o movimento que tivemos em anos anteriores. Não podemos reclamar, foi um dos melhores anos da pesca esportiva em nossa região”, afirma o empresário, que ampliou sua pousada e investe em um novo empreendimento turístico na beira do Rio Paraguai, porém do lado paraguaio. “A cheia deste ano foi abençoada, o rio está cheio e o peixe está saindo.”

Agenciando pesca para turistas mais exigentes, o empresário Márcio Netto Gomes, da Pousada da Marlene, informa que a rede hoteleira da cidade ainda tem leitos disponíveis para o período, porém orienta fazer reservas antecipadas. “Está chegando turista de tudo que é lugar”, diz, animado. Márcio exibiu nas redes sociais uma pesca inusitada: fisgou uma sardinha adulta. “Está saindo muito dourado, pacu e piau na isca artificial, tuvira e caranguejo”.

Melhorar o serviço

A prefeitura de Porto Murtinho lançou um programa de qualificação da mão-de-obra no turismo para melhor atender não apenas o pescador esportivo, mas o turista que chega à região para observação de pássaros, visitar o centro histórico da cidade e conhecer o Pantanal. A iniciativa inclui treinamento para os membros do Conselho Municipal de Turismo sobre legislação, gestão e trabalhar a importância do órgão no fomento ao turismo.

O secretário municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local, Clayton Castilho, anunciou um calendário de cursos até o final deste ano e para o próximo, com o apoio do Sebrae, e também a realização de eventos esportivos e culturais visando atrair o turista. Uma preocupação da gestão é capacitar os piloteiros de barcos como condutores de turista. Haverá também cursos de primeiros socorros, garçons e camareiras, entre outros.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Turismo

Turismo de MS promove workshop com operadores durante Festival do Japão em Campo Grande

A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

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No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.

No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.

O Festival do Japão

De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.

A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.

O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais

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Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.

No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.

O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.

“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.

Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.

O WTM London

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.

O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Turismo

Filme sobre Bioparque Pantanal é finalista em festival internacional de cinema e turismo em Portugal

O resultado da premiação ocorre na próxima sexta-feira (25).

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O filme institucional que celebra os dois anos do Bioparque Pantanal é um dos finalistas do Festival ART&TUR, que trata-se de um evento internacional de cinema e turismo, realizado em Portugal. Ele concorre na categoria “Turismo de Natureza”. O resultado da premiação ocorre na próxima sexta-feira (25).

A 17° edição do Festival acontece de 22 a 25 de outubro na cidade de Lousã (Portugal). Considerado um dos mais reconhecidos festivais de cinema de turismo do mundo, ele conta com premiações em várias categorias na área de meio ambiente e ecologia, turismo de natureza, cultura e patrimônio, serviços turísticos, música e dança, esporte e lazer, aventuras e expedições, entre outros.

O filme sobre o Bioparque Pantanal com o tema “Além da Superfície” mostra toda estrutura disponível com mais de 230 tanques e 40 mil animais, mas com foco no encantamento que o lugar traz para quem o conhece, pois além da beleza, tem educação por meio da conscientização ambiental, para que todos conheçam a fauna e flora da região.

Também destaca que o local foi pensado para todos, com acessibilidade, tecnologia, inovação e moderno para saúde e bem-estar dos animais, além de dispor de espaço para pesquisa e o melhor ambiente aos visitantes. Uma junção que desperta o “brilho no olhar” de quem conhece o maior circuito de aquários de água doce do mundo.

Representando o Governo do Mato Grosso do Sul, o secretário-executivo de Comunicação do Estado, Frederico Fukagawa Hozano de Souza, participa do evento em Portugal. Ele ressaltou a importância de divulgar o Bioparque Pantanal para o mundo, para valorizar as belezas naturais deste bioma.

“Quem visita e conhece o Bioparque Pantanal tem uma oportunidade única de aprender sobre este bioma tão importante para o Mato Grosso do Sul e ao mundo. Uma estrutura adequada e preparada para receber o público, com tecnologia, modernidade e inclusão. Participar deste festival e ser um dos finalistas é mais uma chance de divulgar este local para todos”.

A participação no Festival é mais um destaque para o Bioparque Pantanal, já que o evento é uma referência sobre as novas tendências na área do turismo, cinema e audiovisual, assim como uma oportunidade de conhecer profissionais relevantes do setor e aumentar a visibilidade de destinos e novos produtos.

A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, afirmou que é uma grande honra ver o vídeo institucional ser reconhecido internacionalmente e chegar à final de um prêmio tão prestigiado em Portugal. “Este trabalho reflete o compromisso do Bioparque Pantanal com a preservação ambiental, com a ciência, com a inclusão e com a educação sobre a biodiversidade, e é gratificante saber que nossa mensagem está alcançando e tocando pessoas além das nossas fronteiras. Esse reconhecimento é resultado de um esforço coletivo e reforça ainda mais nossa missão de sermos um espaço de experiência e conhecimento para todos”.

Confira o filme:

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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