Connect with us

Turismo

Porto Murtinho fortalece o Comtur e prioriza reestruturação do turismo

Município investirá em capacitação e na formatação de novos produtos turísticos

Publicado

on

A estruturação do turismo em Porto Murtinho, cidade portal da Rota Bioceânica situada na fronteira com o Paraguai e a apenas 200 km de Bonito e Jardim, começa pela reativação e fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que elegeu recentemente a sua nova diretoria. Com o apoio do prefeito Nelson Cintra, a secretaria municipal e Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local atuará no fomento do setor e capacitação de mão-de-obra.

A criação da rota rodoviária internacional ligando Mato Grosso do Sul ao Pacífico (Chile), passando pelo Paraguai e Argentina, é um novo nicho de mercado para o turismo fronteiriço, onde Porto Murtinho fica no centro migratório e se potencializa como corredor desse fluxo de visitantes atraído pelo fácil acesso e atratividade dos roteiros liderados por Bonito e Pantanal. Mas, a cidade precisa se preparar e se organizar, criar produtos e qualificar os serviços.

Porto Murtinho fortalece o Comtur e prioriza reestruturação do turismo
Rio Paraguai é um dos principais atrativos do município: pesca esportiva, passeios de barco e contemplação da natureza

Hoje, o turismo de Porto Murtinho é, basicamente, a pesca esportiva, que pouco agrega à economia local por não haver um ordenamento e poucas empresas regulamentadas. Banhada pelo Rio Paraguai, é o segundo maior município do Pantanal, concentrando uma rica biodiversidade influenciada pelo Chaco paraguaio e com forte vocação para o ecoturismo. Sem falar da expressiva cultura fronteiriça e o centro histórico com seus casarões e monumentos.

Política de fomento

Com larga experiência no turismo adquirida na região de Bonito, onde contribuiu para o desenvolvimento da atividade local como gestor público e empresário, o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local, Clayton Castilho, está empenhado em mudar o perfil da cidade como destino e agora encontrou no Comtur um grande parceiro para cumprir as metas e ações. Ele está entusiasmado com o envolvimento e comprometimento do trade murtinhense.

Porto Murtinho fortalece o Comtur e prioriza reestruturação do turismo
Centro histórico, com seus casarões e monumentos, propicia uma viagem no tempo sobre a ocupação da fronteira sudoeste

“Depois da formação da nova diretoria tivemos uma reunião muito produtiva do Comtur, com a presença maciça dos empresários, e isso nos motiva e cria a expectativa de que consigamos implementar uma nova política de fomento ao turismo”, disse Castilho. “Com certeza, com esse grupo coeso e o apoio do prefeito Nelson Cintra atingiremos nossos objetivos, que é buscar o ordenamento da atividade e a capacitação dos serviços, nossas prioridades”, acrescenta.

Por ocasião da eleição da diretoria do conselho, na última semana de julho, o prefeito murtinhense destacou o papel e a importância do órgão na condução do processo de legitimar o turismo como mais uma atividade econômica e de geração de renda. Ele falou que a prefeitura está investindo na revitalização do porto-geral, um point da cidade que precisa ser estruturado. “Temos que estar preparados também no turismo para a Rota Bioceânica”, disse.

Porto Murtinho fortalece o Comtur e prioriza reestruturação do turismo
Prefeito Nelson Cintra e o secretário municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local, Clayton Castilho

Capacitação: calendário

A reestruturação do turismo conta com a parceria do Sebrae. O consultor Volmir Meneguzzo participou das reuniões do Comtur e apresentou a proposta do programa Agentes de Roteiros Turísticos, que trabalha o fortalecimento da governança local e a implementação de novos produtos turísticos. O objetivo é consolidar o turismo de Porto Murtinho, com produtos diversificados na prateleira das grandes feiras e que atendam as demandas atuais do mercado.

Em reunião no dia 7 de agosto, outros segmentos da cadeia, como a Colônia de Pescadores, participaram com compromisso de somar na implementação das ações. Na oportunidade, o conselho discutiu e aprovou as alterações no regimento interno e definiu um plano de trabalho centrado na qualificação profissional, conforte as demandas. Foi elaborado um calendário com cursos, de outubro a janeiro de 2024, começando com primeiros socorros para piloteiros.

Porto Murtinho fortalece o Comtur e prioriza reestruturação do turismo
Observação de aves na cidade ou no Pantanal é um dos roteiros que será criado pelo município para atrair o turista

Pesque e solte

“O turismo que queremos começa pela profissionalização”, comenta o novo presidente do Comtur, empresário Alexandre Genes. “Faremos um levantamento do que dispomos de mão-de-obra ativa, em todos os segmentos, e vamos investir na capacitação desse pessoal, aproveitando o período da piracema”, acrescenta, reforçando que outra medida crucial é captar recursos para o Fundo Municipal de Turismo, hoje sem um centavo em caixa.

Genes está apostando na transformação do turismo murtinhense. “Estão todos unidos e contamos com o apoio do prefeito Nelson Cintra e da Câmara de Vereadores”, observa. Ele tem planos de mudar também o perfil da pesca esportiva, com adesão ao pesque e solte, hoje uma tendência mundial em favor da sustentabilidade. “Vamos organizar um grande evento para encerrar a pesca, em novembro, e propor uma discussão ampla sobre o pesque e solte”, anunciou.

A composição da nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo ficou assim: presidente, Alexandre Genes; vice-presidente, Omar Heredia; e tesoureiro, o ex-presidente Marco Aurélio Nunes dos Santos.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Turismo

Dourados capacita servidores para o fortalecimento do turismo

Publicado

on

Formação envolveu gestores da área de turismo de todo Mato Grosso do Sul. Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  participou do curso de capacitação de gestores públicos municipais de turismo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril, em Campo Grande. Promovida no Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a capacitação teve como objetivo propiciar aos gestores públicos municipais das pastas turísticas, conhecimentos técnicos para uma gestão de qualidade em políticas públicas do setor, além de qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos dos municípios pertencentes ao estado de Mato Grosso do Sul.

Para Rejane Sinaila, responsável pelo Departamento de Turismo da Semdes, a oportunidade é de agregar conhecimento para as atividades em Dourados e, ainda um momento para criar networking. “A capacitação agrega para nós para um trabalho de forma a  universalizar conceitos e rotinas da gestão pública do turismo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e, claro, troca de conhecimento entre os participantes e aperfeiçoamento das ações”, pontua.

A Semdes tem estruturado diversas ações para Dourados avançar para o fortalecimento do turismo no município, visando principalmente impulsionar a economia e fortalecer os aspectos culturais locais. A formação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo – Fundtur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com apoio do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Com assessoria.

 

Continue Lendo

Turismo

Prefeitura faz mapeamento das potencialidades para o turismo rural

Publicado

on

Técnicos da Semdes aproveitam visitas a propriedades rurais e orientam para o cadastramento no Cadastur. Foto: Semdes/Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes) está realizando visitas a empreendimentos turísticos localizados no entorno rural do município e diagnosticando a potencialidade da atividade na cidade.

Desde o início da gestão do prefeito Marçal Filho, o trabalho de fortalecimento do setor turístico no município tem sido intensificado. O objetivo é fomentar a economia, a partir de ações integradas entre o poder público, os atrativos turísticos que englobam os diversos segmentos, como turismo de negócios, eventos, saúde, turismo de pesca, turismo rural e todo trade turístico que suprem as demandas do setor.

A visitação técnica acontece em propriedades rurais e tem como objetivo mapear, catalogar e incentivar a formalização, através de mecanismos oferecidos pelo sistema S (Senar, Sebrae) e oferecer orientações para o cadastramento no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) para aqueles que ainda não fazem parte.

Cadastur, do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Além de permitir ao empresário do setor atuar legalmente, conforme a Lei do Turismo vigente, também garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é, também, uma importante fonte de consulta para o turista.

 

Continue Lendo

Turismo

Brasil recebeu mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros em 2024

Com aumento de 12,6%, resultado é o melhor da história no setor

Publicado

on

O Ministério do Turismo informou que o ano de 2024 foi o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. O país alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros no ano, aumento de 12,6% em comparação ao ano anterior. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo ministério, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Polícia Federal. Somente em dezembro, 690.236 estrangeiros visitaram o Brasil, número 11,1% maior que o registrado no mesmo mês de 2023 e o terceiro melhor dezembro da série histórica.

Os estados de São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) foram as principais portas de entrada dos visitantes estrangeiros em 2024. Proporcionalmente, estados como Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP30 no final do ano, registraram aumentos expressivos no número de estrangeiros em seus territórios.

Os argentinos continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado ao país 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651.776 visitas a destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.

“É uma alegria poder divulgar números tão positivos para o nosso país. Esse aumento reflete o nosso trabalho de promover a imagem do Brasil no exterior. Campanhas publicitárias estratégicas, estruturação dos destinos, participação em feiras internacionais, nosso escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro e o fortalecimento de parcerias dentro e fora do país impulsionaram nossa visibilidade, evidenciando a diversidade de experiências que o Brasil tem a oferecer, como paisagens naturais e nossa herança cultural”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Dois em cada três turistas internacionais que chegam ao país vêm de avião, meio de transporte que permanece como principal acesso para esses visitantes. O transporte terrestre corresponde a 28,7% do total.

“O crescimento no número de visitantes internacionais é uma das principais metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que tem como objetivo consolidar o Brasil como o principal destino turístico da América do Sul. Nossa expectativa é superar a marca de 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano, gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas e fortalecendo ainda mais a economia nacional”, completou Sabino.

Até novembro de 2024, o valor gasto pelos turistas estrangeiros no país somou US$ 6,62 bilhões, a maior cifra registrada para meses de novembro desde 1995. O número é 5,3% superior ao do mesmo período de 2023 (US$ 6,29 bilhões) e ultrapassa o valor de igual período em 2014 (US$ 6,30 bilhões), quando o país sediou a Copa do Mundo de Futebol.

Para 2025, o governo federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é que sejam ofertadas pelo menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67