fbpx
Connect with us

Segurança

Polícia Penal de MS realiza 5ª fase da operação nacional de combate à comunicação ilícita nos presídios

O objetivo principal é identificar e remover celulares encontrados em unidades prisionais para combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional.

Publicado

on

A Polícia Penal de Mato Grosso do Sul iniciou nesta quarta-feira (24) a quinta fase da Operação Mute, sob coordenação da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública), que está ocorrendo simultaneamente em todo o país. O objetivo principal é identificar e remover celulares encontrados em unidades prisionais para combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional.

No estado, a operação é supervisionada pela Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário) e pela Diretoria de Operações da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e continuará até sexta-feira (26), com vistorias em diferentes unidades prisionais, sendo a Penitenciária Estadual de Dourados a primeira a ser revistada, além do Estabelecimento Penal de Corumbá.

Durante a Operação Mute, os policiais penais realizam revistas em pavilhões e celas, com o suporte operacional do Cope (Comando de Operações Penitenciárias) para retirada de presos e garantia da segurança dos serviços. No EPC, os trabalhos foram executados pela equipe local. Os resultados das vistorias serão divulgados ao fim da operação pela Senappen.

Dados Nacionais

Em nível nacional, esta fase da Operação Mute abrangerá 107 unidades prisionais em todo o país.

Com as fases anteriores, espera-se que ao final desta quinta fase sejam apreendidos mais de 4 mil celulares em todos os estados participantes, enfatizando a relevância desta operação como uma das maiores realizadas pela Senappen no combate ao crime organizado. Estima-se também a retirada de mais de 1.700 objetos perfurocortantes das celas.

Mais de 16.700 policiais penais estarão envolvidos na operação, atuando em mais de 350 unidades prisionais onde estão custodiadas cerca de 300 mil pessoas privadas de liberdade. A Operação Mute destaca-se pelo envolvimento de múltiplos estados, pela quantidade significativa de policiais penais federais e estaduais e pela abrangência das unidades prisionais revistadas.

As comunicações ilegais representam um problema nacional com sérios impactos sociais, psicológicos e econômicos, e a Dipen (Diretoria de Inteligência Penitenciária) propõe medidas para implementação de rotinas e procedimentos nos estabelecimentos penais em colaboração com outras forças no enfrentamento deste desafio no sistema prisional nacional.

A operação Mute está sendo realizada em todas as unidades federativas através de mutirões de revistas, focando na remoção prioritária de celulares dos principais estabelecimentos penais do Brasil, coordenados pela Coordenação de Projetos e Inovação – Copiin/Dipen/Senappen e pelas agências de inteligência das polícias penais estaduais participantes da operação.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Valorização do efetivo e serviço de inteligência são destacados no aniversário da Polícia Militar de MS

Riedel destacou a importância da segurança pública para o desenvolvimento do Estado

Publicado

on

Na comemoração do aniversário da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel destacou que a prioridade é valorizar e dar boas condições de trabalhos ao efetivo, com investimentos em estrutura, equipamentos e no serviço de inteligência. Este cenário torna o Estado um dos mais seguros do Brasil.

“Dia de celebração. São 189 anos da Polícia Militar. Nos dá muito orgulho participar de parte desta história. A valorização de cada policial militar do nosso Estado é uma missão permanente e vamos avançar cada vez mais. Aprendi que segurança pública se faz com inteligência, investimento e integração”, afirmou o governador.

Riedel destacou a importância da segurança pública para o desenvolvimento do Estado. “Estamos em uma trajetória de crescimento e desenvolvimento, isto ocorre porque o empresariado tem confiança na segurança pública, em um ambiente tranquilo para se investir. Nosso melhor investimento na está no efetivo, nas pessoas que fazem parte desta instituição”, completou.

PMMS Medalha Foto Saul Schramm
Solenidade ocorreu no Quartel do Comando Geral da PM

A solenidade alusiva aos 189 anos da Polícia Militar ocorreu no Quartel do Comando Geral da PMMS, em Campo Grande. Durante o evento teve a entrega das medalhas do Mérito e Insígnia do Mérito Policial-Militar, com homenagem a 113 personalidades.

PMMS Medalha Foto Saul Schramm
Solenidade teve apresentações da PM

O comandante-geral da Polícia Militar, Renato dos Anjos Garnes, citou que a PM está preparada para enfrentar os desafios da modernidade, com investimentos e capacitação dos policiais.

“Com olhos no futuro, a instituição profissionaliza sua gestão a cada dia, através de parcerias com os órgãos de ensino e de pesquisa, para contribuir na formação de oficiais e praças. Nos deparamos com desafios complexos, entre eles o combate ao narcotráfico, crimes contra vulneráveis e a violência doméstica, mas seguimos empenhados em preservar a segurança e manter a ordem pública”.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, enalteceu os bons resultados (forças de segurança) mostram o compromisso do Estado com a população.  “A segurança pública do Estado se tornou modelo nacional. Que traz frutos e resultados muito além das nossas divisas e fronteiras. Temos que agradecer aos nossos efetivos e todos que têm nos ajudado nesta missão. Do Governo do Estado tivemos nos últimos nove anos quase R$ 3 bilhões de investimento na segurança pública”.

PMMS Medalha Foto Saul Schramm
Governador durante discurso no aniversário da PM

Medalhas

Na solenidade de aniversário da instituição, 113 pessoas foram homenageadas com as medalhas do Mérito e Insígnia do Mérito Policial-Militar, entre elas a primeira-dama Mônica Riedel e delegado-geral da Polícia Civil do MS, Lupércio Degerone Lúcio e o general de Exército, Luiz Fernando Estorilho Baganha. Eles foram escolhidos por terem contribuído com a Polícia Militar do Estado.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Segurança

Obras de contenção e telamento avançam na Penitenciária de Segurança Máxima da Capital

Atualmente, a fase central das obras está focada na construção de um muro de contenção

Publicado

on

A Agepen/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) segue com as obras para reforçar a segurança no EPJFC (Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho”), conhecido como Máxima de Campo Grande, maior unidade prisional da capital.

Atualmente, a fase central das obras está focada na construção de um muro de contenção, fundamental para a instalação das telas sobre os pavilhões, que visam enfrentar um dos maiores desafios do sistema penitenciário: o arremesso externo de ilícitos, inclusive com a utilização de drones.

A obra teve início pelo pavilhão 1, o mais próximo da rua, e inclui a edificação de um muro de concreto usinado de 8 metros de altura, sendo parte dele feito em chapa de aço, oferecendo uma camada extra de proteção, de forma a impedir que os detentos possam escalar ou cortar as telas, que serão instaladas de forma a eliminar qualquer brecha por onde ilícitos possam passar. Ao todo, serão quatro muros, contemplando também o pavilhão 2, todos no mesmo formato.

O muro de concreto já foi erguido, com 2,20 metros de altura. Em cima dele, está sendo instalada uma estrutura de aço, totalizando os 8 metros planejados. A colocação das telas está prevista para ocorrer logo após a conclusão dessa estrutura.

Um guindaste adaptado para levantar chapas de aço e estruturas foi fabricado na serralheria do próprio presídio, com mão de obra prisional. CA próxima etapa será a colocação das telas de segurança.

De acordo com o diretor do presídio, Milson Caetano, a obra enfrentou vários contratempos, incluindo a descoberta de encanamentos e muito concreto sob o chão, remanescente do fechamento te túneis utilizados em tentativas de fuga no passado. “Estes imprevistos atrasaram o cronograma inicial, mas a equipe de construção está avançando com as soluções necessária”, explica.

Além da Máxima, está em fase de telamento o Instituto Penal de Campo Grande, segundo maior presídio do capital em número de presos, medida que, posteriormente, deverá ser estendida ao Presídio de Trânsito, também no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste. As penitenciárias da Gameleira já contam com telamento.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Segurança

Saiba como agir em caso de incêndio e fumaça nas estradas

Especialista em segurança viária detalha medidas de segurança para evitar acidentes nessa época do ano

Publicado

on

O Brasil vive uma das maiores secas de sua história e fechou o mês de agosto com maior ocorrência de queimadas dos últimos 14 anos: 68.635 focos de incêndios. A combinação da seca extrema com a ação criminosa do homem não é perigosa apenas para o meio ambiente, mas também para a segurança viária. O aumento da ocorrência de incêndios em todo o Brasil tem o potencial de causar graves acidentes. Dirigir pelas estradas brasileiras nesta época do ano requer atenção redobrada e adoção de cuidados simples que salvam vidas.
Alysson Coimbra, diretor da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (AMMETRA), alerta que a fumaça e as partículas suspensas no ar decorrentes das queimadas reduzem drasticamente a visibilidade, diminuindo o tempo de reação a obstáculos na pista, o que pode provocar acidentes graves. “Ocorrências em situações como estas são potencialmente graves por causa do risco das colisões em série, os chamados engavetamentos”, explica Coimbra.
Para tornar a direção mais segura ao passar por áreas com incêndio e fumaça, o especialista elenca algumas medidas. “Ao se deparar com fumaça na estrada, é fundamental reduzir a velocidade para garantir maior controle do veículo. Mantenha os faróis de neblina acesos se o seu veículo os possuir, evitando o uso do farol alto, que pode refletir na fumaça e piorar a visibilidade”, enumera.
Feche todas as janelas do carro para evitar a entrada de fumaça e proteger a saúde dos ocupantes. “Se possível, pare o carro em um local seguro antes de entrar na área de fumaça, como no acostamento ou em uma marginal. Utilize qualquer meio de sinalização para alertar os veículos que vêm atrás sobre a presença de fumaça na estrada”, detalha Coimbra.
O diretor da Ammetra orienta que o motorista não entre em áreas onde a visibilidade é muito baixa pois o fogo é imprevisível e pode causar acidentes graves. “Após passar pela área de fumaça, pare em um local seguro e acione os serviços de urgência e emergência para relatar a situação”, acrescenta.
Manutenção Preventiva
Além das medidas imediatas, é importante manter a manutenção preventiva dos veículos em dia, especialmente nas lanternas dianteiras e traseiras. “A sinalização é fundamental para evitar acidentes em série. Caminhões devem ter faixas de sinalização lateral para facilitar a visualização. E, claro, nunca jogue objetos pela janela do veículo, como bitucas de cigarro e latas, que podem iniciar novos incêndios”, completa o especialista.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67