Connect with us

Turismo

Plataforma Alumia completa um mês e inova no turismo de Mato Grosso do Sul

A plataforma surgiu para desmitificar o entendimento de que os dados são complicados.

Publicado

on

A Plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul, Alumia, completa hoje (26) um mês de lançamento e já demonstra grandes resultados para o turismo. A plataforma se diferencia no mercado por unir dados de fontes oficiais, fontes primárias e Big Data. Completa, a plataforma permite entender o turismo como um todo, pelo viés da aviação, transporte terrestre, visitação em atrativos, perfil dos visitantes, alojamentos e muito mais.

Desenvolvido pela Sprint Dados e idealizado pela Fundtur/MS (Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul), o projeto foi realizado em parceria com o IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio). A plataforma surgiu para desmitificar o entendimento de que os dados são complicados.

A intenção é abastecer com dados, os empresários e gestores do setor para ajudá-los a fazer as escolhas certas para o seu negócio. Além de permitir  leitura assertiva dos dados de Mato Grosso do Sul e trazer respostas às dúvidas dos empresários na hora de traçar a melhor estratégia, para aproveitar as oportunidades de mercado. A Ceo da Sprint Dados, Rayane Ruas, explica que para Alumia existir foi necessário um intenso trabalho de curadoria e seleção de dados.

“As informações têm os diferentes níveis de recortes geográficos, nacional, estadual, regional, municipal. São diversos os geradores e fornecedores dos dados. Mesmo o Big Data, apresenta desafios na disponibilidade de dados que nos permitam analisar e compreender. Então, o trabalho da Sprint foi no sentido de selecionar qual dado traria maior confiabilidade e segurança, que permitisse que os gestores se entendessem e compreendessem na individualidade, mas também que pudessem se comparar com outros municípios ou com os dados do Estado”.

Neste primeiro mês que a Alumia está disponível para uso e acesso do público em geral. “Estou muito feliz que a Alumia, essa ferramenta tão inovadora, já completa um mês. Estamos agora numa fase importante que é a disseminação da plataforma e suas funcionalidades para os gestores e trade sul-mato-grossenses. Vamos também começar a fazer capacitações para que eles possam usar bem a ferramenta, que é o mais importante agora, como ela vai ser usada pelo nosso público e também pelos investidores. A Fundação de Turismo vai usá-la muito para mostrar informações relevantes para investidores e empreendedores de fora do Estado, para aquele que quer instalar novos negócios em MS. A partir do momento que a Alumia começar a gerar cada vez mais informações, tenho certeza que vão melhorar as minhas tomadas de decisão”, disse o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling.

Diversos painéis da Alumia foram atualizados com os dados mais recentes disponibilizados pelas diversas fontes e novos dados foram inseridos, tais como: empresas abertas e fechadas e, ainda, o perfil do turista de 2023 de Bonito em complementação à série histórica disponibilizada no lançamento. A gerente do Observatório do Turismo estadual e coordenadora da Alumia, Danielle Cardoso de Moura, destaca os próximos passos da plataforma.

“Estamos numa fase de difusão da ferramenta, apresentando num primeiro momento nas universidades para os cursos de graduação e pós-graduação de Turismo. Entretanto, entre os meses de outubro e novembro de 2023, estão programados workshops presenciais e híbridos junto a diversos segmentos, entre eles de gestão pública, alojamento, agenciamento e transportes, dentre outros atores, de modo a demonstrar a aplicabilidade da plataforma no melhor direcionamento dos negócios turísticos. A ideia é nos aproximar daqueles que estão na linha de frente da atividade turística sul-mato-grossense, identificar as lacunas a serem preenchidas rumo a decisões mais assertivas e posicionamento de mercado”, explica.

O Governo do Estado investiu R$ 1 milhão para tornar a Alumia uma realidade. A plataforma é direcionada à gestão pública e privada, onde os dados ajudam gestores, empresários e proprietários de empreendimentos turísticos a melhorarem a gestão e a atratividade do turismo.

Navegue na Alumia

A Alumia está dividida em 5 módulos que são: Informações Gerais, Aéreo, Motores de Busca, Redes Sociais e Alojamento. O módulo “Informações Gerais” está na área pública do portal e para acessar os demais módulos é necessário fazer um cadastro gratuito no www.alumia.tur.br.

No módulo “Informações Gerais” há dados de pesquisas primárias de fontes oficiais, do observatório da Fundtur/MS e indicadores turísticos relacionados à demanda geral do Estado. Já o módulo “Aéreo” apresenta dados e informações sobre a malha aérea do Estado do Mato Grosso do Sul, como voos ativos, ticket médio, origem e comportamento de compra.

O módulo “Motores de busca” mostra uma evolução de busca no Google por viagens realizadas, apresentando informações a partir de destinos, atrações e principais palavras-chaves. No módulo “Redes Sociais” é possível compreender o comportamento online a partir da extração e processamento dos posts e interações em linguagem natural de redes sociais, sites e blogs. Por fim, o módulo “Alojamento” permite a compreensão de como se dá o alojamento no Estado e seus destinos, com métricas de avaliação, preço médio, ocupação, evolução de preços, dentre outras.

Em seu primeiro mês de publicação, a Alumia já recebeu mais de 3,4 mil acessos, e mais de 410 cadastros já foram realizados para navegar nos módulos internos que contém o Big Data. O acesso aos módulos é totalmente gratuito, condicionado apenas ao cadastro para maior segurança da informação.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

 

Turismo

Dourados capacita servidores para o fortalecimento do turismo

Publicado

on

Formação envolveu gestores da área de turismo de todo Mato Grosso do Sul. Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  participou do curso de capacitação de gestores públicos municipais de turismo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril, em Campo Grande. Promovida no Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a capacitação teve como objetivo propiciar aos gestores públicos municipais das pastas turísticas, conhecimentos técnicos para uma gestão de qualidade em políticas públicas do setor, além de qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos dos municípios pertencentes ao estado de Mato Grosso do Sul.

Para Rejane Sinaila, responsável pelo Departamento de Turismo da Semdes, a oportunidade é de agregar conhecimento para as atividades em Dourados e, ainda um momento para criar networking. “A capacitação agrega para nós para um trabalho de forma a  universalizar conceitos e rotinas da gestão pública do turismo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e, claro, troca de conhecimento entre os participantes e aperfeiçoamento das ações”, pontua.

A Semdes tem estruturado diversas ações para Dourados avançar para o fortalecimento do turismo no município, visando principalmente impulsionar a economia e fortalecer os aspectos culturais locais. A formação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo – Fundtur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com apoio do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Com assessoria.

 

Continue Lendo

Turismo

Prefeitura faz mapeamento das potencialidades para o turismo rural

Publicado

on

Técnicos da Semdes aproveitam visitas a propriedades rurais e orientam para o cadastramento no Cadastur. Foto: Semdes/Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes) está realizando visitas a empreendimentos turísticos localizados no entorno rural do município e diagnosticando a potencialidade da atividade na cidade.

Desde o início da gestão do prefeito Marçal Filho, o trabalho de fortalecimento do setor turístico no município tem sido intensificado. O objetivo é fomentar a economia, a partir de ações integradas entre o poder público, os atrativos turísticos que englobam os diversos segmentos, como turismo de negócios, eventos, saúde, turismo de pesca, turismo rural e todo trade turístico que suprem as demandas do setor.

A visitação técnica acontece em propriedades rurais e tem como objetivo mapear, catalogar e incentivar a formalização, através de mecanismos oferecidos pelo sistema S (Senar, Sebrae) e oferecer orientações para o cadastramento no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) para aqueles que ainda não fazem parte.

Cadastur, do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Além de permitir ao empresário do setor atuar legalmente, conforme a Lei do Turismo vigente, também garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é, também, uma importante fonte de consulta para o turista.

 

Continue Lendo

Turismo

Brasil recebeu mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros em 2024

Com aumento de 12,6%, resultado é o melhor da história no setor

Publicado

on

O Ministério do Turismo informou que o ano de 2024 foi o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. O país alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros no ano, aumento de 12,6% em comparação ao ano anterior. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo ministério, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Polícia Federal. Somente em dezembro, 690.236 estrangeiros visitaram o Brasil, número 11,1% maior que o registrado no mesmo mês de 2023 e o terceiro melhor dezembro da série histórica.

Os estados de São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) foram as principais portas de entrada dos visitantes estrangeiros em 2024. Proporcionalmente, estados como Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP30 no final do ano, registraram aumentos expressivos no número de estrangeiros em seus territórios.

Os argentinos continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado ao país 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651.776 visitas a destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.

“É uma alegria poder divulgar números tão positivos para o nosso país. Esse aumento reflete o nosso trabalho de promover a imagem do Brasil no exterior. Campanhas publicitárias estratégicas, estruturação dos destinos, participação em feiras internacionais, nosso escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro e o fortalecimento de parcerias dentro e fora do país impulsionaram nossa visibilidade, evidenciando a diversidade de experiências que o Brasil tem a oferecer, como paisagens naturais e nossa herança cultural”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Dois em cada três turistas internacionais que chegam ao país vêm de avião, meio de transporte que permanece como principal acesso para esses visitantes. O transporte terrestre corresponde a 28,7% do total.

“O crescimento no número de visitantes internacionais é uma das principais metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que tem como objetivo consolidar o Brasil como o principal destino turístico da América do Sul. Nossa expectativa é superar a marca de 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano, gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas e fortalecendo ainda mais a economia nacional”, completou Sabino.

Até novembro de 2024, o valor gasto pelos turistas estrangeiros no país somou US$ 6,62 bilhões, a maior cifra registrada para meses de novembro desde 1995. O número é 5,3% superior ao do mesmo período de 2023 (US$ 6,29 bilhões) e ultrapassa o valor de igual período em 2014 (US$ 6,30 bilhões), quando o país sediou a Copa do Mundo de Futebol.

Para 2025, o governo federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é que sejam ofertadas pelo menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67