fbpx
Connect with us

Gestão

PGE fecha 2024 com saldo positivo, foco na inovação, capacitação e entregas ao Estado

A PGE (Procuradoria-Geral do Estado) fecha 2024 com saldo positivo, com foco na inovação, conciliação, capacitação de seu corpo técnico e entregas sólidas para Mato Grosso do Sul.

Publicado

on

Durante entrevista ao programa Tribuna Livre (FM Capital), a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, fez um balanço da atuação do órgão e abordou assuntos estratégicos tratados durante o ano, como a reforma tributária, o marco temporal para demarcação de terras indígenas, a conciliação e a mitigação da judicialização da saúde, entre outras questões.

Ela participou ativamente da mesa de conciliação do STF (Supremo Tribunal Federal) que resultou no pacto que pôs fim ao conflito fundiário entre indígenas Guarani Kaiowá e produtores rurais no município de Antônio João.

“Foi um ano de consensualidade nesta área tão importante que é a cidadania. No caso específico de Antônio João, foi um acordo histórico, trazendo a indenização, a entrega pacífica da terra, e também participamos de uma comissão especial no STF, que discute essa questão de forma macro, para encontrar caminhos a respeito do marco temporal. Precisamos resolver a questão com segurança jurídica, construindo um texto, um anteprojeto, que reúna consenso”, avaliou.

Ainda no campo da consensualidade, Ana Carolina falou sobre o trabalho da PGE para reduzir o volume de casos judicializados no setor da saúde, a partir da CASC (Câmara Administrativa de Solução de Conflitos).

“A gente entendeu que aquele caminho, que é a porta do Judiciário, só ele não é suficiente. Esses meios adequados têm sido aplicados para evitar excesso no número de processos, a demora na entrega daquele bem da vida. Estamos atuando em parceria com o Tribunal de Justiça na fase pré-processual, onde podemos dialogar pela via administrativa. Tudo é via sistema e pode ser feito pelo celular. Isso além da CASC, que fica na secretaria de saúde e que foi restruturada, ampliando o acesso pela população”, explicou.

A procuradora também destacou o sucesso do Refis em 2024. Levantamento parcial aponta mais de R$ 37 milhões recolhidos por meio da negociação, que envolve a PGE quando os débitos estão inscritos em dívida ativa.

Ana Carolina também atuou ativamente nas discussões a respeito da reforma tributária, participando, inclusive, do grupo de análise jurídica responsável pela elaboração dos projetos de lei complementares sobre o tema em âmbito nacional e defendendo os interesses de Mato Grosso do Sul e da advocacia pública durante sessões na Câmara e no Senado.

“Fechamos esse ano com a aprovação do primeiro projeto que regulamenta a reforma e que traz o desenho desse novo imposto, o IBS, pelo qual passamos a atuar junto aos municípios, o que é algo diferente para nós. Em razão das premissas da simplificação, da cidadania, da busca por uma justiça tributária, acreditamos que há mecanismos para mitigar essa perda. Sabemos que Mato Grosso do Sul é um dos estados perdedores, mas há a previsão dos fundos, como o de desenvolvimento regional e o de compensação dos benefícios fiscais. Estamos buscando dar voz ao nosso estado para que esse impacto seja minimizado”, detalhou.

Capacitação e Simplificação

Ana Carolina avaliou 2024 como um ano positivo para a PGE no que diz respeito à educação e preparação técnica. Em parceria com a UFMS e Mackenzie, a instituição vai disponibilizar vagas de mestrado a servidores e procuradores. Isso sem contar com dois programas já implementados com sucesso: estágio e residência jurídica.

A procuradora destacou ainda a importância da implementação do projeto Simplifique, que conquistou o primeiro lugar no XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. Ele visa implementar o uso da linguagem simples e de elementos visuais nas comunicações escritas e orais, assim como nas peças processuais, pareceres e manifestações jurídicas do órgão, melhorando o entendimento da população e a interação com a PGE.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão

Selo Diamante: Governo de MS conquista nível máximo em transparência pela 3ª vez consecutiva

O ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro Neto, responsável pela área da CGE-MS que coordena a temática transparência, também comentou sobre o impacto da premiação

Publicado

on

O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu pela terceira vez consecutiva o selo diamante de transparência pública, concedido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). A premiação se refere ao trabalho desenvolvido na CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), que possui papel central na implementação de práticas de transparência e na disponibilização de informações públicas à população.

O selo diamante é a mais alta classificação do Radar da Transparência, uma ferramenta de monitoramento da Atricon que avalia a atuação dos entes públicos na divulgação de informações essenciais ao controle social. A avaliação é baseada em uma série de indicadores, como a transparência nos dados orçamentários, informações sobre licitações, contratos, execução de obras e a adesão à Lei de Acesso à Informação (LAI). O objetivo, portanto, é promover boas práticas na gestão e fortalecer a governança dos órgãos públicos.

Em declaração, o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, ressaltou a importância do selo. “Algo a se destacar nessa conquista em 2024 é a manutenção do selo, sendo o nosso Estado o único a receber o selo diamante em todas as três avaliações da Atricon. Isso demonstra compromisso inequívoco e inegociável com a transparência pública do Executivo Estadual”, compartilhou.

O ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro Neto, responsável pela área da CGE-MS que coordena a temática transparência, também comentou sobre o impacto da premiação. “É o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria-Geral do Estado em promover a transparência pública através da divulgação de informações necessárias para que o cidadão possa acompanhar e monitorar os gastos públicos. Ficamos muito felizes. Parabenizo aos servidores lotados na CGE e, também, aos dos demais órgãos e entidades que disponibilizam informações para que possamos alimentar o Portal da Transparência”, pontuou.

A transparência pública é essencial para garantir a participação da sociedade no processo democrático, permitindo que os cidadãos acompanhem como os recursos públicos são utilizados. Além disso, é um mecanismo importante para o fortalecimento da confiança da população para com os entes públicos. Isso porque quando as informações sobre a administração pública são divulgadas de maneira acessível, a sociedade tende a confiar nas decisões do Governo e a participar de forma ativa no processo democrático.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Gestão

Com participação de MS, Fórum reúne especialistas internacionais para debater gestão pública

O encontro marcou o lançamento da revista Planejamento e Futuro com referências de boas práticas de gestão dos estados brasileiros.

Publicado

on

Nesta semana, gestores públicos de todo o Brasil se reuniram em Brasília para o XCI Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, organizado pelo Conseplan (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento). O evento, que começou na quarta-feira (4) e encerra nesta sexta-feira (6), reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater as melhores práticas em gestão pública e políticas públicas.

Um dos marcos do encontro foi o lançamento da revista “Planejamento e Futuro”, que destaca referências de boas práticas de gestão dos estados brasileiros. A publicação recebeu contribuições das secretarias de Planejamento de todos os estados e do Distrito Federal e foi distribuída aos participantes do evento. Mato Grosso Sul se destacou com a prática do Contrato de Gestão em seis páginas da edição. Para acessar a versão digital da revista, clique aqui.

Representando Mato Grosso do Sul, participaram do fórum o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, o superintendente de Inteligência de Dados, Leandro Sauer, e a coordenadora de Planejamento e Estratégia, Katyuscia Campos, todos da Segov/MS (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica).

Ao longo dos três dias, a programação incluiu reuniões dos Grupos de Trabalho, painéis com representantes do Governo Federal e dos Estados, além de convidados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

No primeiro dia, as atividades ocorreram na Escola de Governo do Distrito Federal, com destaque para a reunião do Grupo de Trabalho recém-criado para Planejamento de Longo Prazo, que se apresentou aos demais grupos: Investimentos Públicos, Planejamento e Orçamento, e Monitoramento e Avaliação.

Na quinta (5) e sexta-feira (6), o evento seguiu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com painéis sobre Sustentabilidade Fiscal, Orçamento Sensível ao Gênero e Agendas Transversais. A participação inédita da OCDE, representada por Elsa Pilichowski e Scherie Nicol, enriqueceu os debates com práticas internacionais no segundo dia do encontro.

Hoje, último dia do evento, foram apresentados painéis sobre Gestão Projetizada, Transversalidade e Financiamento de Riscos e Desastres Climáticos. Os Resultados dos Grupos de Trabalho também foram apresentados, com destaque para as evoluções em Investimentos Estratégicos, Planejamento e Orçamento, e Monitoramento e Avaliação.

O fórum foi encerrado com a despedida do atual presidente do Conseplan, Fabrício Marques, e o anúncio das atividades para 2025, incluindo o primeiro Congresso do Conseplan, previsto para maio do próximo ano.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Gestão

Governo de MS apresenta balanço do ano e perspectivas para 2025 à Assembleia Legislativa

Acompanharam o governador na reunião os secretários Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Doriane Gomes Chamorro (Consultora legislativa do Estado).

Publicado

on

O governador Eduardo Riedel se reuniu nesta terça-feira (03) com os deputados estaduais, na sala da presidência da Alems (Assembleia Legislativa de MS). O foco foi apresentar um balanço do ano sobre os investimentos, projetos e ações do Estado, além de adiantar as perspectivas para 2025. Foi uma oportunidade de prestar contas aos parlamentares em relação a economia e o momento de crescimento do Mato Grosso do Sul.

“Estamos entregando à sociedade um volume de ações e o resultado é o crescimento do Estado, que é hoje o que mais investe no Brasil, tendo um dos menores índices de pobreza. O Estado tem quatro eixos definidos (verde, digital, próspero e inclusivo), mas que tem como prioridade fazer entregas diretas à população”, afirmou o governador.

Riedel citou que uma das prioridades é “perseguir” o fim da pobreza extrema no Estado, com uma série de ações transversais, desde os programas sociais até o momento de qualificação profissional e acesso ao emprego. “Esta é uma missão, as pessoas precisam ter comida na mesa, dignidade e depois seguir em frente”.

Sobre o momento de crescimento do Estado, o governador destacou os investimentos bilionários na área de celulose, que colocou Mato Grosso do Sul como destaque nacional e mundial do setor. Ainda citou a ampliação do turismo em diferentes regiões e a chegada da nova fronteira agrícola, que é a citricultura, com grandes investimentos para produção da laranja.

Outra política estadual em pleno vigor é a “gestão municipalista”, com investimentos em diferentes setores nos 79 municípios. O governador garantiu aos parlamentares que todos os projetos e obras firmadas com os gestores (municipais) terão sequência e serão concluídas na sua gestão. Por meio do programa “MS Ativo” também seguem as políticas públicas na saúde, educação e assistência social nas cidades, em parceria com os municípios.

O governador também deixou as “portas abertas” do Estado aos novos prefeitos eleitos que assumirem seus mandatos a partir de 2025. “Estaremos abertos ao diálogo e conversa para projetos futuros, assim como discutirmos as obras e projetos que já estão em andamento nas cidades”.

Na reunião os deputados tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas em relação as ações e programas do Estado que estão em vigor, entre eles os projetos de concessão, investimentos em infraestrutura, saúde pública, segurança e educação, assim como as políticas públicas voltadas às comunidades indígenas e agricultura familiar.

O presidente da Assembleia, o deputado Gerson Claro, avaliou como positivo o encontro. “Recebemos o governador para discutir alguns projetos que estão na Casa, outros que serão protocolados ainda neste ano, assim como prioridades do para o ano que vem. Projetos que estão em andamento, investimentos e possibilidade de ampliar parcerias públicas. Vários assuntos tratados em uma reunião muito produtiva”.

O governador também fez questão de agradecer a parceria e o trabalho conjunto com os deputados. “Temos aqui um espaço do bom de debate para se discutir o Estado, com diálogo aberto, de harmonia entre os poderes. Este nível de trabalho conjunto nos permite fazer entregas às pessoas”.

Acompanharam o governador na reunião os secretários Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Doriane Gomes Chamorro (Consultora legislativa do Estado).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67