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Turismo

Pela terceira vez Mato Grosso do Sul marca presença e apoia o LGBT+ Turismo Expo

Esta será a terceira vez que o Estado será apoiador master de um dos maiores eventos de promoção de destinos turísticos para este importante segmento.

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Dia 25 de julho o turismo de Mato Grosso do Sul marca presença no evento LGBT+ Turismo Expo, em São Paulo. Esta será a terceira vez que o Estado será apoiador master de um dos maiores eventos de promoção de destinos turísticos para este importante segmento.

Diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, fala sobre o Estado ser o principal apoiador do Expo LGBT pelo terceiro ano.

“Este é um importante segmento do turismo e que a gente vem trabalhando com muito afinco desde 2018. Já nos tornamos referência por conta do trabalho da Fundtur e do trade sul-mato-grossense, que abraçou a estratégia. Estamos felizes por poder estar novamente neste evento, debater tendências, contribuir com a qualidade de conteúdo, apresentar nossas campanhas, novas histórias, inclusive vamos mediar um painel pela primeira vez. O Estado está pronto para, mais uma vez, apoiar a promoção desse importante segmento, além de debater várias questões importantes e o turismo é um vetor para isso”.

Além da mediação no painel ‘Turismo Queer: como lidar com as novas gerações de turistas LGBT+’, MS fará uma apresentação sobre os principais destinos do Estado (como Pantanal e Bonito/Serra da Bodoquena) para agentes de viagens de todo o Brasil. O objetivo é fomentar a venda de pacotes turísticos e o aumento do fluxo de turistas do segmento LGBT+ para Mato Grosso do Sul.

E, com o objetivo de estreitar os laços com o mercado turístico LGBT+, a Fundação de Turismo também contará com um estande personalizado no evento e divulgará a marca ‘Isto é Mato Grosso do Sul’ durante todo o evento.

O evento

O LGBT+ Turismo Expo 2024 é um evento de geração de negócios turísticos que conecta as principais operadoras de turismo e agências de viagens aos destinos e fornecedores do trade, com o objetivo capacitar profissionais no desenvolvimento de produtos e serviços que contemplem os turistas LGBT+. O evento reúne os melhores profissionais do mercado em um dia de networking, gerando reflexão na busca de soluções e alternativas para o crescimento do segmento.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Turismo

Ações de neutralização de carbono destacam responsabilidade ambiental do turismo no FIB 2024

O diretor-presidente destaca também uma novidade nas ações durante o FIB 2024.

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Principal destino de ecoturismo do Brasil e referência internacional, Bonito é palco de mais um Festival de Inverno cheio de atrações musicais, muita arte e responsabilidade ambiental. Além da agenda cultural, o Festival de Inverno de Bonito (FIB) 2024 contará com ações e práticas com foco na neutralização de carbono, contribuindo com os objetivos do Programa Estadual de Mudanças Climáticas. Uma delas é compensação de carbono, realizada pela Compensei, com o apoio da Setesc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura).

“A FundturMS é parceira do FIB mais uma vez, especialmente nas ações relacionadas ao clima e à conservação, mais uma vez contribuindo para que seja um evento carbono neutro. Teremos um espaço, juntamente com a Compensei, medindo e depois compensando as emissões de carbono geradas pelos visitantes e o público que vai passar pelo festival”, destaca o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling.

O diretor-presidente destaca também uma novidade nas ações durante o FIB 2024.

“Este ano, em especial, iremos lançar o “Bonito Cidade Ecocriativa – Smart City”, um movimento que já vem acontecendo há quase dois anos e que vai trabalhar uma série de eixos estratégicos. E estaremos com espaço lá no Festival para apresentar esse movimento durante os dias do evento e para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a atuação da FundturMS, que não é só a parte de promoção e de apoio à comercialização e governança, mas também de apoio a ações estruturantes, para o fortalecimento do território. Queremos levar Bonito para um próximo nível, mantendo o destino na vanguarda de destinos responsáveis e como o principal destino de ecoturismo do país”, explica Wendling.

O ‘Bonito Cidade Ecocriativa’ possui 4 eixos estratégicos principais: a educação, que pretende gerar novas oportunidades para os jovens acessarem novos conhecimentos, além de apoiar a qualificação permanente do trade e colaboradores;  a sustentabilidade, para promover novas práticas que contribuam para a redução das emissões de carbono no setor do turismo (água, energia, resíduos); a economia criativa, que vai apoiar a comunidade em estratégias que incentivem uma governança comunitária efetiva, que permita acesso à cultura e ao lazer e que incentive a economia criativa associada ao turismo; e a inovação, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para os desafios do destino turístico de Bonito.

Estratégias

Com a certificação de Bonito como 1º Destino de Ecoturismo Carbono Neutro do mundo em 2022, a FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e o município de Bonito internalizaram as necessidades relacionadas à emergência climática e vêm construindo estratégias que promovam a descarbonização do turismo local.

Um desdobramento do trabalho foi a elaboração do plano de ação climática, com o estabelecimento das metas de redução, em conformidade com as tendências globais no desenvolvimento de soluções de mitigação de emissões de carbono.

Dentre os compromissos assumidos no âmbito da Declaração de Glasgow, a Fundtur-MS está apoiando os trabalhos para o 2º ciclo de inventário de emissões de gases de efeito estufa do turismo em Bonito, com vistas à certificação pela Green Initiative, umas das certificadoras reconhecidas pela ONU Turismo, numa jornada que envolve a coleta de dados de forma contínua e sistemática, em conformidade com o GHG Protocol e o mercado regulado de carbono.

Segundo dados do Observatório do Turismo de Bonito, o destino recebeu 30.491 turistas em julho de 2024, número recorde em comparação ao mesmo período nos últimos nove anos.

Assim, ao mesmo tempo que o crescimento do número de turistas em Bonito indica o potencial de impacto econômico da atividade, o aumento expressivo aliado à crise climática faz necessária uma preparação para administrar os desafios que se impõe como: conservação dos recursos naturais, mitigação das emissões de gases de efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas, trabalho decente, redução de impactos sociais, dentre outros.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Turismo

Com apoio do Governo de MS, Bonito bate recorde de julho com 30 mil turistas

O número de visitantes em julho deste ano foi 4,85% superior ao mesmo período de 2023.

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Um dos principais destinos de ecoturismo do mundo, a cidade de Bonito recebeu 30.491 turistas em julho. O número é recorde em comparação ao mesmo período nos últimos nove anos. Este cenário positivo é resultado de uma série de ações conjuntas do Governo do Estado, por meio da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), com a prefeitura e iniciativa privada.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Observatório de Turismo e Eventos, que é coordenado pelo BCVB (Bonito Convention & Visitors Bureau), tendo apoio da Fundtur-MS para realização da pesquisa. O número de visitantes em julho deste ano foi 4,85% superior ao mesmo período de 2023.

Município de Bonito teve mais de 30 mil turistas em julho (Foto: Bruno Rezende)

Um dos fatores para este desempenho recorde são os voos diretos do aeroporto de Congonhas (São Paulo) para Bonito, assim como de Viracopos (Campinas). Eles são promovidos respectivamente pelas companhias Gol e Azul. De acordo com o trade turístico, esta oferta diária (voos diretos) fez a diferença para este cenário.

De acordo com o aeroporto regional de Bonito, foram feitos 4.007 desembarques neste mês, o que representa 12,95% dos turistas que estiveram na cidade neste período. O levantamento ainda mostra que a cidade recebeu 163.920 turistas de janeiro a julho de 2024.

Voos diretos de SP para Bonito impulsionaram números positivos (Foto: Silvio de Andrade/Arquivo)

Esforço conjunto

Para chegar aos números positivos em julho, houve um esforço conjunto em um trabalho de anos desenvolvido pela Fundtur-MS, para viabilizar junto à iniciativa privada voos diários e diretos de São Paulo para Bonito. Esta oferta foi disponibilizada em julho, mês de férias escolares.

Esta possibilidade impulsionou o fluxo turístico da região, tendo como consequência o aumento de turistas em julho de 29.519 (2023) para 30.941 (2024). Esta ampliação dos voos faz a diferença para trazer os turistas de fora do Estado e até estrangeiros, que desejam conhecer as belezas naturais da cidade.

“Esse incremento de novos voos pelas duas companhias é muito significativo e reflete no trabalho que a fundação tem realizado nos últimos anos, com o objetivo de melhorar a logística e oferta de assentos ao nosso principal destino”, afirmou o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

Festival de Inverno de Bonito transforma agosto em ‘alta temporada’ e fomenta o turismo de MS

Organização espera público de 120 mil pessoas nos cinco dias de evento

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Sucesso de público e já tradicional em Mato Grosso do Sul, o Festival de Inverno de Bonito cumpre um papel essencial para a economia e para o setor de turismo porque consegue manter grande fluxo nos balneários e na rede hoteleira em uma época considerada de baixa temporada. Shows, atrações culturais e espetáculos diversos atraem pessoas de toda região para um dos destinos mais prestigiados do Brasil, além de entrar na programação dos turistas de diferentes estados.

Profissionais e empresários do setor esperam ansiosos o início do evento, que neste ano será realizado de 21 a 25 de agosto. A cidade estará com grande movimento, hotéis cheios e atrações turísticas preparadas para receber um público estimado de 120 mil pessoas em cinco dias.

Silvia Schmidt, empresária e presidente da Associação Bonitense de Hotéis, destaca que a realização do festival ajuda muito a cidade neste período do ano, que é considerado de baixa temporada, sendo um grande diferencial no final de agosto. “Este ano coincide com o feriado de aniversário de Campo Grande (26 de agosto) e tudo agrega para o setor de turismo. Ainda tem a qualidade dos shows, a divulgação antecipada do evento, que também contribui”.

Ela lembra que o festival é muito prestigiado pelo público regional, que aproveita a proximidade para participar do evento. “O turista sul-mato-grossense tem a característica de organizar sua viagem na última hora. Mesmo assim, os hotéis do centro da cidade já estão com as reservas lotadas. Faltam vagas apenas nos mais distantes, mas na última semana deve ter 100% de lotação”.

Coordenadora do Observatório do Turismo de Bonito e secretária-executiva do Bonito Convention, Janaina Mainchein tem a mesma avaliação. “O Festival é essencial, deixando a cidade movimentada e as estadias cheias nesta época do ano. Sempre alertamos inclusive para todos já se programarem e reservarem suas estadias, para não ficarem sem hospedagem no evento”.

Janaina cita que a edição deste ano vai contar com grandes apresentações e shows diversificados que agradam diferentes públicos. A programação divulgada com antecedência também ajuda na vinda dos turistas. “Com essa divulgação antecipada, o turista de fora consegue se programar para viagem ou até aumentar sua estadia na cidade para ficar no evento. Os festivais e eventos esportivos são essenciais nos meses mais fracos de movimento. Eles garantem empregos”.

Expectativa e preparo

Diretor de Turismo de Bonito, Elias Oliveira Francisco garante que a expectativa é muito positiva para edição deste ano e que a cidade está preparada para receber este público cativo. “O evento se tornou tradicional e faz parte da cultura bonitense, com muita música, cinema, teatro e apresentações de qualidade. Aqui são 55 empresas de hospedagem, com mais de 7 mil leitos disponíveis, sem contar as casas que são alugadas no período”.

Ele lembra que agosto é sempre um mês mais difícil para o turismo da cidade porque fica fora da época das férias escolares e coletivas, conta com tempo muitas vezes frio e seco e não possui feriados prolongados. “Por essa razão, o Festival será muito importante. Tem os campo-grandenses que poderão estender a estadia em Bonito devido ao feriado de 26 de agosto na Capital”.

No lançamento do evento, o diretor de Cultura de Bonito, Lelo Marchi, declarou que a cidade não tem mais “baixa temporada” graças aos eventos realizados no município, sendo o Festival de Bonito o mais esperado.

Com o tema “Da terra viva, nossa arte vibra” e 15 horas diárias de programação, o Festival de Inverno de Bonito, realizado pelo Governo do Estado e em sua 23ª edição, terá 150 atrações gratuitas e ações transversais para entreter a família com arte e cultura.

A festa vai contar com o Festival Bonitinho, além de teatro, arte circense, literatura, economia criativa e muita música com a atração internacional Norberto Cruz (Concerto Gaya), de Portugal (dia 22), e os shows nacionais de Alexandre Pires (21), Zé Ramalho (23), Olodum e Sandra Sá (24) e Teodoro e Sampaio (25).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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