fbpx
Connect with us

Consumo

Pedal On-line: ALEMS debate a importância de políticas públicas aos ciclistas

O evento foi realizado no Plenário Júlio Maia e transmitido pelos canais oficiais da ALEMS e do deputado Renato Câmara

Publicado

on

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou, nesta sexta-feira (11), um seminário em prol da discussão das políticas públicas que podem beneficiar a prática do ciclismo em Mato Grosso do Sul. Denominada “Pedal On-line”, a noite de debates foi conduzida pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), quem propôs o evento em parceria com o Instituto Emanuelle.

O Pedal On-line faz parte de uma série de ações em alusão ao Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista, instituído pela Lei 5.683/2021, de autoria de Renato Câmara, que visa promover reflexões sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, motivando soluções inovadoras de gestão pública, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte, de esporte e lazer, além de sensibilizar a sociedade para os benefícios da prática, entre outros – saiba mais aqui. A Lei também visa fazer jus à memória de Emanuelle Aleixo, jovem que faleceu após ser atropelada enquanto andava de bicicleta próximo ao Parque dos Poderes, em Campo Grande.

“A Casa de Leis tem como missão ouvir a população e propor projetos que possam beneficiar a população. A Lei e o Instituto trazem a grande missão de transformar a dor de perder uma filha no trânsito em ações que possam melhorar a sociedade, no sentido de ter mais proteção e prevenção. A Assembleia Legislativa abraçou essa causa e faz com que a discussão se consolide como permanente. Essa foi apenas a primeira”, discursou o deputado Renato Câmara.

A mãe de Emanuelle e presidente do Instituto, Andrea Aleixo, disse que a intenção é interligar o poder público com os ciclistas. “Percebi que uma forma de honrar a vida da minha filha e de todas as vítimas do trânsito é fazer esse link entre os governos e municípios, que muitas vezes têm recursos e vontades de ajudar, mas não conseguem essa interlocução com os ciclistas e é nisso que o Instituto vai ajudar, fazer essa intermediação, por exemplo com eventos como este seminário. Queremos promover a conscientização do respeito no trânsito, também quanto ao uso de equipamentos de segurança, que eles conheçam seus direitos e deveres, para a potencialização de tudo que promova a vida”, explicou.

Andrea também contou ao Site Oficial da ALEMS que a ideia é ampliar o debate quanto à implementação de horários e locais específicos para atletas de alta performance. “Em breve teremos uma competição no Rio de Janeiro em que 40 triatletas vão representar Mato Grosso do Sul. Temos muito potencial e temos muito a melhorar, não só aos esportistas, mas também aos trabalhadores que usam a bicicleta para o deslocamento diário”, destacou a médica Andrea Aleixo.

 Proteção ao ciclista

Representando o Detran de Mato Grosso do Sul, a diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho, que também é praticante do ciclismo, usou da palavra para falar do desafio que é mudar a mentalidade de uma sociedade. “A educação é um desafio gigantesco. Existem vários fatores que se interelacionam. Estamos trabalhando, mas os resultados demoram a aparecer, porque dependem do tanto que as pessoas estão abertas a observarem seu comportamento e se transformarem. As especificidades são muitas, mas todas convergem no respeito mútuo, tanto com ciclistas, motoristas e motociclistas. Juntos salvamos vidas”, explicou.

Ela relembrou que muitos conduzem veículos sem habilitação, consequentemente, sem a orientação devida. E com o projeto CNH Social, aprovado pela ALEMS, vai proporcionar a diminuição do número de pessoas não habilitadas que circulam e assim amenizar a violência no trânsito – saiba mais sobre a lei aqui.

Quanto à segurança, o policial militar tenente-coronel Wellington Klimpel, presidente do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito, apresentou dados que relevam que Mato Grosso do Sul registra quase um acidente por dia envolvendo ciclistas. “Em 2021 foram registrados 10.237 boletins de ocorrência de trânsito, sendo 275 envolvendo ciclistas. Duas foram com vítimas fatais, sendo uma a Emanuelle. Em 2022 já registramos 1 vítima fatal em 52 boletins registrados envolvendo trânsitos. Se continuar assim teremos um acidente por dia. O fator preponderante é a falta de atenção ou desobediência à sinalização”, revelou.

Ele também ressaltou que houve um reordenamento das viaturas para fazer a segurança dos ciclistas e que os dados apontam que os locais com mais acidentes são as avenidas Afonso Pena, Duque de Caxias, Guri Marques e Júlio de Castilho, nos horários das 6h, 17h e 18h.

Quanto à mobilidade urbana, a representante da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (Agetran), Andrea Figueiredo, destacou que Campo Grande tem 98 quilômetros de ciclovias. “Ao longo das gestões foram feitas ciclovias em avenidas largas e parques lineares, agora estamos buscando nesta gestão a interligação de 70 quilômetros entre essas ciclovias. Temos consciência de que ainda falta muito, mas o seminário colabora com isso, aproximando o anseio da população com o poder público, para estudarmos a melhoria dessa infraestrutura”, explicou.

A mesa de trabalho formada para o evento ainda trouxe fala da médica Isadora Santamarina quanto aos benefícios para a saúde. “Pedalar traz benefícios tanto para a saúde física, quanto a mental. Sair do sedentarismo não é fácil, mas quando conseguimos vira prazeroso. O movimento cresceu muito na pandemia, as pessoas se sentiram sozinhas, academias fecharam e a OMS orientou fazer esportes em lugar abertos como ciclismo e caminhadas e hoje muitos se habituaram e usam como meio de locomoção. Andar de bike traz benefícios cardiorrespiratórios, controle da diabetes, da pressão arterial, melhora a depressão. Inclusive sou um exemplo, me tirou de uma depressão pós-parto”, revelou.

Na mesma toada, o representante do Movimento Bike Viva, coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, Joilson Santos de Paula, quem mediou o debate, falou que também foi salvo pelo ciclismo de uma depressão. “Precisamos de vocês ciclistas, para nos apoiarem para conseguirmos as melhorias que possam e precisam ser feitas e também divulgar a atividade, mostrar como ela melhora a saúde”.  Ele também representa o Conselho Municipal de Turismo e disse que existem projetos futuros para ter postos de apoio nas ciclorotas.

Encaminhamentos

O evento foi híbrido e permitiu que pessoas que acompanhavam online dessem sugestões e fizessem perguntas aos participantes. O deputado Renato Câmara apresentou um vídeo com dados sobre o trânsito – que pode ser visto aqui – e explicou que uma carta será produzida para ser entregue a vários órgãos e entidades, em que serão reunidas todas as propostas sugeridas no seminário, pois o movimento de ciclismo é uma prática que tende a crescer ainda mais. “Veio para ficar, pode ser esportivo, de contemplação, ecoturismo ou um uso para o trabalho, mas todos promovem uma prática limpa ao meio ambiente e mostra que tem coisa simples que se pode fazer, por exemplo, estacionamentos seguros para as bikes, ouvi de um professor que prende a bicicleta em uma lixeira, ou seja, podemos melhorar coisas básicas”, exemplificou o parlamentar. A carta será disponibilizada no site do deputado clicando aqui.

Com o apoio da ALEMS, o Instituto Emanuelle promove entre os dias 10 e 13 de março uma série de ações em prol das causas dos ciclistas, além do seminário Pedal On-line, que pode ser revisto na íntegra aqui. No sábado (12) haverá um pedal do trecho Campo Grande a Rochedinho, com apoio do ônibus do City Tour e guias, com saída às 16h – informações e inscrições aqui. Já no domingo (13), às 7h, um pedal sai e retorna ao Shopping Campo Grande, com outras ações de lançamento do Movimento Bike Viva e sorteio de brindes – saiba mais aqui.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consumo

Gianni Nogueira mente sobre estoque de medicamentos dos postos de saúde de Dourados

Secretaria Municipal de Saúde mantém a Relação Municipal de Medicamentos totalmente disponível para acesso da população

Publicado

on

A candidata a vice-prefeita Gianni Nogueira (PL), da coligação “Experiência faz a mudança certa”, está compartilhando um vídeo com informações mentirosas sobre o estoque de medicamentos dos postos de saúde de Dourados. No vídeo, divulgado nas redes sociais, Gianni afirma que “não tem conseguido entrar e chegar remédio nos postos. O almoxarifado da prefeitura não é digitalizado”.

As postagens de candidata que é vice de Marçal Filho, porém, estão muito longe da verdade. A relação do estoque municipal possui uma lista com 178 medicamentos e de acordo com a Sems (Secretaria Municipal de Saúde), apenas nove remédios estão em falta por causa de processo licitatório. Ressaltando que medicamentos que possuem indicação alternativa não são computados como falta no estoque.

Toda a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) das Unidades Básicas de Saúde, que está totalmente disponível para consulta da população douradense. Basta acessar o link https://farmacia.dourados.ms.gov.br/

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) determinou que a candidata a vice-prefeita Gianni Nogueira exclua das redes sociais o vídeo postado com críticas à gestão do atual prefeito e candidato à reeleição, Alan Guedes (PP). De acordo com o processo, trata-se de uma Representação de Propaganda Eleitoral Negativa Impulsionada, caracterizada com impulsionamento de conteúdo, o que pela lei eleitoral é proibido.

 

Dados Atualizados

 

A divulgação da lista do REMUNE atende à Lei Federal nº 14654/2023 e à Lei Municipal nº 3973/2016, sobre a disponibilidade da consulta do estoque de medicamentos nas farmácias públicas sob gestão do município de Dourados. Os dados são atualizados quinzenalmente, de acordo com o determinado pela legislação federal.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Pratos variados e valores acessíveis celebram o melhor do sabor na Temporada Gourmet

Entre os dias 16 e 30 de setembro, público pode saborear pratos e sobremesas com valores especiais e ainda ganhar brinde inspirado na fauna pantaneira

Publicado

on

Com pratos saborosos e valores acessíveis, dia 16 de setembro começa mais uma edição da Temporada Gourmet do Shopping Campo Grande. Restaurantes, lojas da Praça de Alimentação e cafeterias prepararam cardápios para agradar diferentes paladares. A segunda edição acontece até o dia 30 deste mês, com valores fixos de R$69,90 para restaurantes, R$39,90 para Praça de Alimentação e R$19,90 para docerias e cafeterias.

As lojas selecionaram cardápios que prometem uma verdadeira experiência gastronômica. Entre os restaurantes, o Coco Bambu traz um cardápio selecionado, com entrada de Camarão Jangadeiro, seguido pelo prato principal Camarão Praia de Olinda e finalizado com um mini pudim de sobremesa. Já na Estação Sul, a opção é a Tostada do Chefe como entrada, acompanhada pelo Fettuccine à Caçadora e com o pudim de leite condensado de sobremesa. Em ambos os locais, o valor da refeição é de R$ 69,90.

Por R$ 34,90 é possível saborear um Filé de Frango à Parmegiana e uma Coca-Cola mini, no Mistura Grill ou ainda uma Isca de Carne Acebolada acompanhada por arroz, purê de batata e salada, com Coca-Cola mini do Brasil Caipira. Há ainda a opção de uma refeição leve no Boali, com um Crepe Francês, acompanhado por um suco natural.

Mas se a vontade é de um doce ou sobremesa, as opções são variadas por apenas R$19,90, como o combo da Doces Momentos, com uma fatia de torta Quatro Leites (100 gr.), acompanhada por seis mini pães de queijo e uma xícara de capuccino. Na Asmar’s, o café Istambul (serve duas pessoas) vem acompanhado de um doce Baklava Murabaat.

Pelo mesmo valor, na Casa Bauducco é possível saborear uma fatia de Panettone ou Chocotone, junto a uma xícara de café pequena e na Havanna, a promoção contempla o Vennaccino de Doce de Leite com café.  Essa é a segunda edição de 2024 da Temporada Gourmet, iniciativa focada na democratização dos pratos e na possibilidade de promover uma verdadeira experiência gastronômica ao público, “A Temporada Gourmet tem em sua essência a proposta da experiência, de incentivar o público a provar novos sabores e vivenciar cada refeição como algo positivo e acolhedor. Desta vez, como parte das comemorações dos 35 anos do Shopping, a ideia é que durante os dias da campanha, ele tenha a oportunidade de saborear o que há de melhor na gastronomia do Centro de Compras, com valores especiais”, avalia a gerente de Marketing, Gabriella Alves.

Sabor e beleza – Nesta edição, a Temporada Gourmet traz uma promoção para quem gosta de levar boas recordações para casa. Durante a promoção, nas compras a partir de R$550 nas lojas do Shopping, mais a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha um prato decorado temático com a fauna pantaneira. Onças, capivaras, jacarés, tuiuius e araras fazem parte da decoração das peças que remetem o amor e respeito do centro de compras que celebra 35 anos em 2024.

A promoção é válida enquanto durarem os estoques e cada CPF cadastrado pode adquirir um brinde.

Serviço – Temporada Gourmet

Data: 16 a 30 de setembro de 2024

Valores: Restaurantes: R$ 69,90

Praça de Alimentação: R$ 34,90

Cafés e Sobremesas: R$ 19,90

Outras informações sobre lojas participantes e itens em promoção no site: www.shoppingcampogrande.com.br e pelo Instagram @shoppingcampogrande.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Aliado da saúde, consumo de peixes está em alta no Brasil

Supermercados Comper e Fort Atacadista promovem o Festival do Pescado até o dia 15 de setembro com grandes ofertas de peixes

Publicado

on

Seja assado, cozido, grelhado ou frito, um bom peixe combina com todas as ocasiões. Além de ser um prato delicioso, o crescente interesse da população em comidas saudáveis tem aumentado a procura pelos pescados.

De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura, o consumo de peixe dos últimos dez anos teve aumento geral de 53%, um incremento de 5,3% ao ano. Ou seja, o brasileiro está consumindo mais peixe de cultivo quando comparado com aves, suínos, bovinos, ovos e leite.

Além dos preços mais baixos e da diversificação das ofertas, os benefícios para a saúde também têm chamado atenção dos consumidores. Os pescados são uma excelente fonte de proteínas magras. Ricos em ácidos graxos ômega-3, eles auxiliam na saúde do coração, do cérebro e no sistema imunológico. Estudos mostram que o consumo regular de peixes pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorar a função cerebral e combater inflamações no corpo.

Entre os preferidos do brasileiro está a tilápia, um peixe de água doce muito apreciado por ser leve e de fácil digestão. Uma receita simples e saudável que pode ser preparada nas refeições é o filé de tilápia assado com acompanhamentos de sua preferência. Confira a seguir e aproveite para testar no final de semana.

Ingredientes

1 kg de filé de tilápia
Suco de 1/2 limão
4 tomates em rodelas
4 cebolas em rodelas
1/2 xícara de chá de azeitonas pretas picadas
1/2 kg de batatas cozidas
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de creme de leite
300 g de muçarela ralada
Azeite

Modo de preparo

Tempere os filés com limão e sal. Em um refratário coloque uma camada de cebola e uma de tomate, coloque os filés em cima das camadas.

Cubra com outra camada de cebola e de tomate e na sequência as azeitonas. Regue com o azeite.  Coloque para assar por 15 minutos em forno alto e reserve.

Em uma panela derreta a manteiga, coloque batatas espremidas e creme de leite. Em seguida adicione esse purê em cima dos filés e finalize com muçarela.

Leve ao forno por mais 5 minutos e sirva.

Festival do Pescado

Nos Supermercados Comper e no Fort Atacadista, o consumidor encontra diariamente peixes frescos e de alta qualidade, prontos para preparar receitas deliciosas para toda a família. Neste mês de setembro, até o dia 15, as lojas estão promovendo o Festival de Pescados com uma maior variedade de peixes frescos e congelados com preço especial.

Com o Voun Card, cartão exclusivo para compras nas unidades de negócio das bandeiras do Grupo Pereira, os consumidores garantem mais desconto e podem parcelar suas compras em até 10 vezes sem juros.

Em Mato Grosso do Sul, são 22 lojas. A lista de endereços das lojas Fort Atacadista você encontra em: www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas. A lista com os endereços dos Supermercados Comper está disponível em: https://www.comper.com.br/institucional/nossas-lojas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67