O prefeito Marcelo Iunes acompanhou nesta terça-feira, 06 de dezembro, o anúncio oficial de retomada da operação da mina de minério de manganês, no Morro do Urucum, pela Mineração Corumbaense Reunida (MCR), empresa do Grupo J&F Mineração. O anúncio trouxe a Corumbá o governador Reinaldo Azambuja e o presidente da J&F Investimentos – controladora da MCR –, Aguinaldo Gomes Ramos Filho, e o diretor de Planejamento, Desenvolvimento e Operações da J&F Mineração, Lúcio Cavalli.
Integrando a comitiva do governador na visita às minas do Morro do Urucum (de manganês) e do Morro Santa Cruz (minério de ferro), o prefeito Marcelo Iunes classificou como extremamente positiva a retomada da produção das minas pela J&F Mineração. “É fundamental essa retomada para Corumbá, principalmente porque é um importante polo de geração de emprego e renda para nossa população. Já começam com 300 empregos diretos e para o ano que vem há perspectiva de ampliação desse total, para mais 300 empregos. É muito importante para Corumbá essa geração de empregos. Quanto maior geração de emprego mais dinheiro circula na nossa economia e aquece nosso comércio”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal. O prefeito pontuou que o aproveitamento da mão de obra local vai ao encontro da sua política para crescimento e desenvolvimento de Corumbá. “Sempre nós cobramos isso”, observou Iunes. A J&F deverá manter um escritório na cidade para contratação de profissionais da cidade.
Marcelo Iunes também destacou a importância econômica do investimento para o município. “Corumbá utiliza bem os recursos da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), aplicando em ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura. A expansão da produção de minério, consequentemente amplia o repasse para o município. Tenho certeza que com esse aumento do repasse da CFEM vamos continuar e fazer muito mais pelo município de Corumbá, investindo em mais reformas de escola, reformas de postos de saúde, construção de postos de saúde de escolas”, disse.
O prefeito agradeceu o apoio do governador Reinaldo Azambuja para a instalação da J&F em Corumbá. “Temos que agradecer ao governador Reinaldo Azambuja, esse grande parceiro de Corumbá, que foi dos principais responsáveis por trazer o investimento na mineração, que foi muito firme na postura para a chegada da J&F. Agradeço ainda à direção da J&F por acreditar em Corumbá, acreditar no Estado. Eles chegam com o intuito de expandir a produção, de dobrar a produção de minério, que era de aproximadamente 2,5 milhões de toneladas por ano. Agradeço a confiança em Corumbá e estamos à disposição para apoiar nos projetos que tragam o desenvolvimento sustentável de Corumbá”, completou Marcelo Iunes.
“Para nós é um dia especial. Acreditamos na operação minério de ferro e manganés. Adquirimos essa operação recentemente, tem menos de seis meses. Estamos animados e otimistas com o futuro da mineração em Corumbá. Temos pretensão de continuar investindo e expandindo nossas operações. Estamos reativando a mina Urucum as operações na mina Santa Cruz. Essa ação tem importância grande na geração de emprego e renda. Já contratamos mais de 300 pessoas em 60 dias e nossa intenção é contratar pelo menos mais 300 pessoas até o início do ano que vem”, disse Aguinaldo Gomes Ramos Filho, presidente da J&F Investimentos – controladora da MCR.
“Agradeço por acreditarem em Mato Grosso do Sul, por investirem em mineração, que é nova para o grupo, mas muito importante para o crescimento econômico do nosso Estado e fortalecer o setor mineral do Mato Grosso do Sul. A J&F comprou as operações da Vale para expandir a mineração, proporcionando geração de emprego e renda com segurança e sustentabilidade”, finalizou o governador Reinaldo Azambuja. Também acompanharam a comitiva o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Jaime Verruck, e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques.
A J&F Mineração
As operações da MCR incluem duas minas em Corumbá: Santa Cruz, de minério de ferro, e Urucum, a única mina subterrânea de manganês em operação na região.
Além disso, a J&F Mineração conta com uma cadeia logística completa: dois pátios de estocagem de produtos, um porto próprio de embarque em Corumbá (Porto de Gregório Curvo) e um porto de descarga de barcaças e embarque de navios no Uruguai.
A logística hidroviária ocorre por meio da Hidrovia Paraguai-Paraná até Argentina e Uruguai. A frota de barcaças também está preparada para transportar cargas secas a granel e atracar com barcaças tanque.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.