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Operação Piracema 2024 terá mobilização de fiscais do Imasul e efetivo da PMA

O evento acontece no auditório Shiley Palmeira, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a partir das 8h.

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O Governo de Mato Grosso do Sul, através das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), lançam na próxima terça-feira (5) a Operação Piracema 2024/2025. O evento acontece no auditório Shiley Palmeira, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a partir das 8h.

O Imasul e a PMA (Polícia Militar Ambiental) desenvolverão uma série de ações de fiscalização e controle ao longo do período de defeso, que se inicia em novembro (dia 1º na bacia do Paraná e dia 5 na bacia do Paraguai) e se estende até 28 de fevereiro do próximo ano, conforme prevê o Decreto Estadual 15.166/2019.

Durante o lançamento da operação, os secretários da Semadesc, Jaime Verruck, e da Sejusp, Antonio Carlos Videira, darão detalhes sobre a estrutura que será mobilizada e estratégias utilizadas para garantir a suspensão das atividades pesqueiras pelos próximos quatro meses.

Além de mobilizar as forças de fiscalização e controle, o Governo do Estado conta com o apoio e a conscientização da população. “Precisamos da colaboração de todos – pescadores, comerciantes e sociedade em geral – para respeitar a legislação e proteger os recursos naturais”, disse o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

A Polícia Militar Ambiental e o Comando de Policiamento Rural atuarão em conjunto para coibir a pesca ilegal. A PMA mobilizará todo seu efetivo no monitoramento dos rios, utilizando veículos terrestres, barcos e imagens aéreas captadas por drones. Ao mesmo tempo, os fiscais do Imasul verificarão os estoques pesqueiros existentes nos estabelecimentos comerciais, como as peixarias, os restaurantes, e até pousadas e hotéis.

Os comerciantes devem informar ao Imasul, até o dia 4 de novembro, sobre a quantidade de carne de peixe existente em estoque, através de formulário próprio. O estoque que não estiver declarado será apreendido e o estabelecimento sofrerá as penalidades previstas na lei, que vão de multa de até R$ 100 mil ou até suspensão da licença de atividade.

A PMA poderá apreender barcos, motores e equipamentos de pesca em caso de irregularidades, bem como multar e encaminhar infratores detidos em flagrante para registro de ocorrência junto à Polícia Civil. As patrulhas percorrerão todos os rios, com atenção especial a trechos de maior movimentação dos cardumes, como corredeiras e cabeceiras.

Durante a Operação Piracema 2023/2024 os fiscais do Imasul, acompanhados de policiais militares ambientais, estiveram em 112 estabelecimentos comerciais de várias cidades averiguando os estoques de pescado. Nas barreiras rodoviárias foram abordados 2.016 veículos, tendo resultado em apreensão de pescado irregular.

Serviço

A população pode colaborar com as forças de fiscalização denunciando a pesca ilegal ou qualquer outra infração ambiental pelo telefone, diretamente nas Unidades Regionais do Imasul: em Dourados (67-3422-7839 /3421-9230), Aquidauana (67-3241-3282), Corumbá (67-3232 – 1954), Bonito (67-3255-1844), Três Lagoas (67-3521-2714), Costa Rica (67-3247-2276) e Coxim (67-3291-1998). E na sede do Imasul, em Campo Grande (67) 3318-6056, ou ainda pelo E-mail: atendimento@imasul.ms.gov.br.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Sefaz promove workshop com foco em inteligência artifical e transformação digital

Participam 128 servidores entre coordenadores, assessores, gestores da Superintendência de Administração Tributária (SAT) e equipe interna da Coordenadoria de Tecnologia da Informação

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A constante modernização do fisco estadual vem proporcionando a melhoria dos serviços disponibilizados à população sul-mato-grossense. Essa facilidade vem fazendo com que o volume de dados cresça exponencialmente. Para acompanhar as mudanças, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MS), promove nessa semana o workshop “Transformação Digital na Administração Tributária: Desafios e Oportunidades Para a Inovação”.

A transformação digital é uma diretriz do Governo. Para aperfeiçoar o parque tecnológico dos órgãos estaduais, a Sefaz se depara com mais um grande desafio: assumir a gestão de um Datacenter. Para tanto, buscou em uma consultoria realizada com a Gartner trazer o que há de mais atual e moderno em termos de estrutura de governança de Tecnologia da Informação (TI).

A Gartner é uma empresa de consultoria que trabalha com mais de 10 mil empresas, incluindo CIOs e outros executivos da área de TI nas corporações e órgãos do governo. A companhia está presente em mais de 85 países pelo mundo.

Conforme o Secretário Estadual de Fazenda, Flávio César, a administração tributária do MS é uma das protagonistas da transformação digital no Brasil. Flávio pontua que nosso Estado é destaque na transformação digital e tecnológica, ‘o que tem nos permitido trabalhar com cada vez mais eficiência’.

“Os avanços que vem posicionando Mato Grosso do Sul como um dos protagonistas da transformação digital no Brasil são resultados do esforço conjunto entre o gestão estadual e equipes. Parabenizo cada um pela dedicação e empenho. Também aproveito para cumprimentar o diretor nacional da Gartner, Paulo Ricardo Farias, empresa sólida de expertise, a qual apresenta o trabalho de consultoria para que possamos avançar ainda mais fazendo com que o cidadão possa resolver qualquer assunto relacionado ao fisco no conforto de casa, com agilidade e atendendo ainda aos apelos ecológicos, com a redução do uso de papel.”

De acordo com o Secretário Executivo de Transformação Digital, analista de tecnologia da informação Robson Roberto Duarte de Alencar, o legado das experiências acumuladas pelos 20 anos da antiga Superintendência de Gestão da Informação, até 2022 vinculada a SEFAZ, fez com que ‘a Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação (COTIN-Sefaz), criada em 2019, pudesse dar os primeiros passos se firmando na gestão e condução dos trabalhos voltados a tecnologia da informação no âmbito da Superintendência de Administração Tributária (SAT)’.

O Superintendente da SAT, auditor fiscal da Receita Estadual Bruno Bastos, disse que uma das prioridades será intensificar a área de TI devido ao enorme campo de oportunidades.

“A tecnologia melhora nossa performance, aprimora a auditoria e a fiscalização de trânsito, nos permite trabalhar com Big Data devido ao volume de informações; machine learn e blockchain que são ferramentas que fazem parte do presente e do futuro da administração tributária. Nos proporciona o free flow, as malhas fiscais, passa pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e vai ser imprescindível para a reforma tributária. Mas, mais que isso, vem para desburocratizar ainda mais a vida do contribuinte”, destacou.

Conforme o coordenador da Cotin, auditor fiscal da Receita Estadual Márcio Valério Verbisck, o workshop é a conclusão de um ciclo de dois anos de consultoria realizada pela Gartner.

“O resultado desse trabalho nos dá um direcionamento para elevar o nível de maturidade da Coordenadoria de Tecnologia da Informação dentro do cenário da transformação digital, inovação e do governo digital, que é um dos pilares do Governo do Estado. Então o evento apresenta os resultados e também mostra nossa carteira de projetos, dando a exata noção da atuação da Cotin no âmbito da Sefaz”, explica.

Entre os temas do workshop estão “Consultoria Gartner: mapa de Capacidades e Carteira de Projetos estratégicos da Cotin”, “Inteligência Artificial: perspectivas para os próximos 3, 5 e 10 anos”, “LGPD na Administração Tributária: Conformidade e Segurança de Dados na COTIN”, entre outros.

Participam 128 servidores entre coordenadores, assessores, gestores da Superintendência de Administração Tributária (SAT) e equipe interna da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Cotin). Pela Gartner participam diretor nacional, Paulo Ricardo Farias; consultor e palestrante, Alexandre Nunes; representante comercial, Ricardo Silveira.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Endomarketing: O Investimento que Transforma sua Empresa

Endomarketing é a aplicação de técnicas de marketing dentro da própria empresa, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com os colaboradores.

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Por que ele é tão importante?

Em um mundo cada vez mais competitivo, a retenção de talentos e a construção de uma cultura organizacional forte são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. É nesse contexto que o endomarketing se destaca como uma estratégia poderosa para engajar seus colaboradores, aumentar a produtividade e fortalecer a sua marca. Mas afinal, o que é endomarketing?

Endomarketing é a aplicação de técnicas de marketing dentro da própria empresa, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com os colaboradores. É como se você estivesse vendendo a sua empresa para os seus próprios funcionários, criando um ambiente de trabalho mais positivo e motivador.

5 Dicas para Implementar um Endomarketing de Sucesso

Invista em Benefícios que Importam: Além do salário, os colaboradores buscam por benefícios que vão além do básico. Ofereça planos de saúde e odontológico, vale-alimentação ou refeição, auxílio creche, programas de bem-estar e flexibilidade de horário. Ao investir em benefícios, você demonstra que se importa com o bem-estar dos seus colaboradores e aumenta a satisfação no trabalho.

Treinamento e Desenvolvimento: Um time bem treinado é um time mais engajado e produtivo. Ofereça treinamentos regulares para que seus colaboradores estejam sempre atualizados e alinhados com os objetivos da empresa. Além disso, promova workshops e palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento profissional, como liderança, comunicação e inovação.

Reconheça e Valorize os Colaboradores: Um simples “obrigado” ou um elogio público podem fazer toda a diferença no dia a dia de um colaborador. Crie programas de reconhecimento para celebrar as conquistas e destacar as boas práticas. Ao reconhecer o trabalho de seus colaboradores, você os motiva a continuar dando o seu melhor.

Ouça seus Colaboradores: Crie canais de comunicação abertos para que seus colaboradores possam expressar suas ideias, sugestões e críticas. Realize pesquisas de clima organizacional regularmente e promova reuniões de feedback. Ao ouvir seus colaboradores, você demonstra que valoriza a opinião deles e cria um ambiente de trabalho mais colaborativo.

Invista na Capacitação Contínua: A capacitação contínua é fundamental para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e para a evolução da empresa. Ofereça cursos, workshops e programas de mentoria para que seus colaboradores possam adquirir novas habilidades e conhecimentos.

Conclusão

O endomarketing é um investimento que traz inúmeros benefícios para a sua empresa, como aumento da produtividade, redução do turnover, fortalecimento da cultura organizacional e melhoria da imagem da empresa. Ao implementar essas 5 dicas, você estará dando um passo importante para construir um ambiente de trabalho mais positivo e motivador, onde seus colaboradores se sintam valorizados e engajados.

Lembre-se: o endomarketing é um processo contínuo que exige dedicação e adaptação. Ao investir em seus colaboradores, você estará investindo no futuro da sua empresa.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Operação Piracema 2024 terá mobilização de fiscais do Imasul e efetivo da PMA

O evento acontece no auditório Shiley Palmeira, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a partir das 8h.

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O Governo de Mato Grosso do Sul, através das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), lançam na próxima terça-feira (5) a Operação Piracema 2024/2025. O evento acontece no auditório Shiley Palmeira, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a partir das 8h.

O Imasul e a PMA (Polícia Militar Ambiental) desenvolverão uma série de ações de fiscalização e controle ao longo do período de defeso, que se inicia em novembro (dia 1º na bacia do Paraná e dia 5 na bacia do Paraguai) e se estende até 28 de fevereiro do próximo ano, conforme prevê o Decreto Estadual 15.166/2019.

Durante o lançamento da operação, os secretários da Semadesc, Jaime Verruck, e da Sejusp, Antonio Carlos Videira, darão detalhes sobre a estrutura que será mobilizada e estratégias utilizadas para garantir a suspensão das atividades pesqueiras pelos próximos quatro meses.

Além de mobilizar as forças de fiscalização e controle, o Governo do Estado conta com o apoio e a conscientização da população. “Precisamos da colaboração de todos – pescadores, comerciantes e sociedade em geral – para respeitar a legislação e proteger os recursos naturais”, disse o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

A Polícia Militar Ambiental e o Comando de Policiamento Rural atuarão em conjunto para coibir a pesca ilegal. A PMA mobilizará todo seu efetivo no monitoramento dos rios, utilizando veículos terrestres, barcos e imagens aéreas captadas por drones. Ao mesmo tempo, os fiscais do Imasul verificarão os estoques pesqueiros existentes nos estabelecimentos comerciais, como as peixarias, os restaurantes, e até pousadas e hotéis.

Os comerciantes devem informar ao Imasul, até o dia 4 de novembro, sobre a quantidade de carne de peixe existente em estoque, através de formulário próprio. O estoque que não estiver declarado será apreendido e o estabelecimento sofrerá as penalidades previstas na lei, que vão de multa de até R$ 100 mil ou até suspensão da licença de atividade.

A PMA poderá apreender barcos, motores e equipamentos de pesca em caso de irregularidades, bem como multar e encaminhar infratores detidos em flagrante para registro de ocorrência junto à Polícia Civil. As patrulhas percorrerão todos os rios, com atenção especial a trechos de maior movimentação dos cardumes, como corredeiras e cabeceiras.

Durante a Operação Piracema 2023/2024 os fiscais do Imasul, acompanhados de policiais militares ambientais, estiveram em 112 estabelecimentos comerciais de várias cidades averiguando os estoques de pescado. Nas barreiras rodoviárias foram abordados 2.016 veículos, tendo resultado em apreensão de pescado irregular.

Serviço

A população pode colaborar com as forças de fiscalização denunciando a pesca ilegal ou qualquer outra infração ambiental pelo telefone, diretamente nas Unidades Regionais do Imasul: em Dourados (67-3422-7839 /3421-9230), Aquidauana (67-3241-3282), Corumbá (67-3232 – 1954), Bonito (67-3255-1844), Três Lagoas (67-3521-2714), Costa Rica (67-3247-2276) e Coxim (67-3291-1998). E na sede do Imasul, em Campo Grande (67) 3318-6056, ou ainda pelo E-mail: atendimento@imasul.ms.gov.br.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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