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O uso de ferramentas de IA nos negócios foi tema de oficina do Senac para empresários

A oficina foi ministrada pelo coordenador pedagógico do Instituto de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial de MS, Gustavo Amorim.

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Empresários de Campo Grande participaram de uma oficina pratica de inteligência artificial aplicada aos negócios nesta terça-feira, 11. O grupo é formado por empreendedores que participaram de missões técnicas nacionais e internacionais, como Latam Retail’s Big Show e a NRF, a maior feira do varejo do mundo.

A oficina foi ministrada pelo coordenador pedagógico do Instituto de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial de MS, Gustavo Amorim.

Para o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, as missões técnicas têm a função de “jornadas do conhecimento” trazendo vários aprendizados e a iniciativa pretende dar continuidade e direcionamento a todos esses saberes. A inteligência artificial foi o tema escolhido por ainda ser um desafio para muitos empreendedores. “Queremos trabalhar o desenvolvimento profissional dessas pessoas. O Sistema Fecomércio oferece palestras, GPS de mercado e momentos mais exclusivos como este para fomentar os negócios”.

A Diretora de Educação Profissional do Senac MS, Jordana Duenha, afirma que outro objetivo da ação é estimular o networking e a prática. “O empresário precisa entender onde aplicar todo o conhecimento, de acordo com as peculiaridades do seu negócio. Sair do conceitual e colocar a mão na massa. Boa parte entende que a IA está no mercado, mas queremos que ele entenda a aplicabilidade das ferramentas e como a automação pode fazer parte do dia a dia para agilizar e potencializar seu negócio.”

O empresário e presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de MS, Juliano Wertheimer destacou que a oficina foi um modelo exemplar da extensão do aprendizado obtido na missão empresarial da NRF de Nova Iorque, com o uso de ferramentas públicas. “Fiz a experimentação de como ela pode ser aplicada no nosso sindicato para atrair associados e levar informações para aqueles que não conhecem a atuação, para gerar pesquisas. Tudo muito rápido, muito intuitivo, gratuito. Nós vamos conseguir replicar e levar esse conhecimento para nossos empresários”.

A agilidade e eficiência das ferramentas chamou a atenção do empresário Adriano Carneiro. Ele destacou a importância de estar atualizado com as novas tecnologias. “A iniciativa é necessária e estamos animados com os resultados que esses conhecimentos vão nos trazer, melhorando ainda mais o atendimento dos clientes e produtividade das companhias que atendemos”, afirma.

Missão Técnica 2024 – Para os empresários que desejam participar das próximas Missões Técnicas com o Senac MS e conhecer as maiores tendências e inovações aplicadas ao varejo, acesse: ms.senac.br/empresas/missões-técnicas para saber mais e se inscrever. A próxima, é a Missão Técnica para 2024 é a Latam Retail’s Big Show – o evento mais relevante sobre varejo da América Latina, que vai acontecer de 16 a 21 de setembro em São Paulo.

Já a NRF, que acontece em Nova Iorque, está programada para janeiro de 2025, mas já é possível registrar o interesse por meio de um formulário no site do Senac MS, basta clicar aqui. A iniciativa das ‘Missões’ é da Fecomércio, por meio do Senac e conta com o apoio do Sebrae.

 

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CadÚnico é reativado e Semas destaca aperfeiçoamento do sistema

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Após duas semanas desativada para adequações, página do Cadastro Único já pode ser acessada. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que o Cadastro Único (CadÚnico) foi reativado nesta segunda-feira (17). Já é possível realizar novos cadastros e atualizações no sistema, no entanto, diante do grande número de acessos, o site apresenta instabilidade, o que deve ser regularizado no decorrer dos dias.

O principal diferencial é que a plataforma passa a ser integrada com outros órgãos como o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), o que vai facilitar o trabalho dos estados, municípios e programas sociais.

A secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, destaca que a inovação representa um avanço significativo na gestão de políticas públicas no Brasil, proporcionando mais segurança no direcionamento dos serviços a auxiliando no combate às fraudes.

“Essa integração vai possibilitar uma coleta de dados mais eficiente e completa, o que traz uma fidedignidade aos processos e auxilia a direcionar os serviços para os cidadãos de que de fato se encaixem nos perfis exigidos”, cita.

O Cadastro Único é a principal ferramenta do governo para identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social, servindo como base para seleção dos usuários de programas como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Com as intervenções no sistema é possível destacar ainda melhorias como atualizações contínuas e modulares, relatórios analíticos, cujo os municípios terão acesso a uma plataforma avançada para análise de dados, otimizando a gestão e o planejamento das políticas públicas e a integração com bases do governo federal, evitando que o cidadão precise fornecer informações já disponíveis ao poder público.

As famílias cadastradas podem ter acesso às informações do Cadastro Único diretamente pelo site cadunico.dataprev.gov.br ou pelo aplicativo do Cadastro Único.

Com assessoria.

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Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento vence dia 28

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Contribuinte que preferir, pode retirar a guia na Central de Atendimento ao Cidadão, no Centro, no horário das 7h30 às 13h30. Foto: Arquivo/Assecom

A Prefeitura de Dourados lançou esta semana, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), a Taxa de Fiscalização de Localização, Instalação e Funcionamento de Estabelecimento ou Atividade Econômica, relativa ao exercício de 2025.

A taxa de fiscalização de localização e funcionamento é cobrada pela Prefeitura em razão da fiscalização ocorrida no uso e ocupação do solo urbano exercido pelas empresas dentro do perímetro do seu município.

Todos os contribuintes que mantêm inscrição regular ativa no Cadastro de Atividades Econômicas do Município de Dourados – CAE, exceto os reconhecidamente isentos por processo administrativo, podem emitir a guia de pagamento através do  Cidadão Web, acessível no endereço eletrônico: https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-470/contribuinte/main.faces; ou retirá-las, presencialmente, na Central de Atendimento ao Cidadão, sito à Avenida Presidente Vargas, 309 – Centro, no horário das 7h30 às 13h30.

O valor anual da taxa será dividido em três parcelas com vencimento da primeira em 28 de março. A segunda parcela vence em 22 de abril e a terceira em 20 de maio.

Nos pagamentos efetuados à vista, de forma integral, até 28 de março de 2025, o valor da taxa terá um desconto de vinte por cento (20%).

A Secretaria de Fazenda lembra que a falta de emissão da guia de recolhimento pelo sujeito passivo não o desobriga do pagamento da taxa no respectivo vencimento.

A data limite para pedir impugnação ou revisão do valor da taxa é 27 de março. O contribuinte que não concordar com o lançamento poderá impugná-lo através de reclamação ou impugnação até este prazo na Central de Atendimento ao Cidadão.

O cidadão tem ainda outros canais de atendimento, tanto para emissão da Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento de 2025 ou para a solução de dúvidas. São eles:

– Núcleo de Cobrança (emissão de guias)

Fone: (67) 9 8163-0490 WhatsApp

Email: cobrancasemfaz@dourados.ms.gov.br

– Atendimento

– Núcleo de Cadastro Econômico (dúvidas)

Fones: (67) 9 8163-0233 WhatsApp

Email: cadastroeconomico@dourados.ms.gov.br

– CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – CAC (presencial)

Rua Presidente Vargas, nº 309 – Centro

– Poupatempo Dourados (presencial)

Rua Salviano Pedroso, nº 1.050 – Jardim Água Boa

Com assessoria.

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Preço da cesta básica varia em até 309%, segundo pesquisa do Procon

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O levantamento foi feito em 12 supermercados de Dourados, onde foram coletados preços de 29 itens. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), fez pesquisa nova de preços dos produtos que compõem a cesta básica. O levantamento foi feito em 12 supermercados da cidade, onde foram coletados preços de 29 itens.

Os pesquisadores apuraram que produtos apresentam variação significativa de um estabelecimento para outro, como, por exemplo, o sabonete de 85 gramas, com diferença de 309,47%; a erva-mate de tereré, pacote de 500 gramas, diferença de 248,98%; café, pacote de 500 gramas,  diferença de 145,50% e o quilo da batata inglesa, com diferença de 155,90%.

Entre os estabelecimentos pesquisados, foram encontrados 15 itens com diferença superior a 100 % entre o produto com menor e maior preço, entre eles cebola, farinha de mandioca torrada, fubá e sabão em pó. A diferença do estabelecimento com menor preço e o de maior preço, nesta pesquisa, é de 45,03%.

O Procon recomenda que o consumidor esteja sempre atento às especificações contidas na embalagem, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto, por exemplo.

Para esclarecimento de dúvida ou reclamação, o órgão de defesa do consumidor disponibiliza o telefone 9 8163-0595. Também há a opção de e-mail: procon@dourados.ms.gov.br . O registro ainda pode ser efetuado no site, por meio do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=Welcome

Com assessoria.

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