A realização da 6ª edição do Festival Gastronômico do Greifo, no último sábado (9), levou para a Praça de Eventos de Porto Murtinho as delícias e os temperos que podem ser preparados com o aproveitamento do greifo, uma fruta cítrica comum na região de fronteira com o Paraguai. O festival promovido com o apoio da prefeitura local também promoveu entretimento à população, com muita música, e teve lançamento do retorno do Festival Desafio dos Touros, do folclore da região.
O greifo tem até quatro vezes o tamanho de uma grande laranja e pode pesar mais de um quilo. De cor mais amarela ou esverdeada, seu sabor é mais amargo e menos adocicado e ácido que o limão. A polpa suculenta tem constituição semelhante à da tangerina, mas de cor mais escura com nuances de amarelo escuro até roxo. A fruta foi importada da Europa, no início do século XX, e hoje faz parte da culinária murtinhense, porém ainda pouco aproveitada.
Na abertura do festival, o idealizador do festival, produtor de eventos Hudson Marcelo, lançou um projeto de cadastramento das chácaras e casas na cidade que produzem o greifo. Com o apoio do prefeito Nelson Cintra, a iniciativa visa ter um mapeamento do número de pés de árvores e sua produção para melhor aproveitamento comercial e aumento da área plantada, inclusive com introdução de novas sementes e tecnologias.
“É uma excelente oportunidade para gerar renda e emprego na nossa região, o greifo é uma fruta que está sendo usada em vários processamentos industriais de alimentos, como refrigerantes, e até de higiene pessoal”, disse o prefeito murtinhense, adiantando que o município será parceiro na elaboração de um projeto de fomento à produção e capacitação dos produtores. “O greifo incentiva o pequeno comércio e nos proporciona uma grande festa.”
Fruta amplia negócios
Durante o evento, uma praça de alimentação apresentou o múltiplo aproveitamento da fruta, que hoje se perde nos quintais da cidade. Moradores comercializaram vários produtos, como salgados, empanados, churrasco, queijo, bolos, chipa, pastéis e o famoso lambreado (bife à milanesa passado em uma mistura de ovo e leite e empanado em farinha de trigo), com a presença da fruta na massa ou como tempero, creme e molho, além de sucos.
“A gente usa a fruta para enriquecer a nossa comida caseira”, diz a dona de casa Danielle Chaves, 37, que vendeu toda sua produção em menos de duas horas. Outra novidade apresentada foi o molho e a casca crocante do greifo acompanhando a batata chips caseira criada pela veterinária Taiany Diaz, 27. Ela levou o produto no Festival de Inverno de Bonito e foi um sucesso, com perspectivas de fechar negócio com grandes fornecedores.
“A presença do greifo deu um toque especial, algumas pessoas acham um pouco azedo, mas a maioria aprovou a combinação de sabores”, afirma a comerciante, que ainda tem seu produto como um complemento de renda, mas com grandes possibilidades de ampliação dos negócios e bons lucros. Um dos parceiros de Taiany em Bonito será a Casa do João, um dos principais restaurantes do destino. “Estamos apostando no sabor diferenciado do greifo”, disse.
Desafio dos Touros
O prefeito Nelson Cintra aproveitou o evento para fazer o pré-lançamento do Festival do Touro Candil, manifestação cultural da fronteira que retorna em 9 de dezembro com uma extensa programação. A festa foi introduzida na primeira gestão do prefeito, com grande sucesso e participação popular, porém seus sucessores não deram continuidade e o festival deixou de ser promovido. “Vamos resgatar o Festival dos Touros, um projeto sociocultural com o envolvimento dos nossos jovens”, anunciou.
A grande atração do 6º Festival Gastronômico do Greifo foi a dupla Tostão e Guarany, que recebeu o prefeito Nelson Cintra no palco e prestou-lhe uma homenagem ressaltando sua profícua administração na condução de Porto Murtinho para o futuro com a Rota Bioceânica. Com apoio da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local na organização, o festival ainda contou com outros ritmos musicais, como axé e eletrônica. O show de Tostão e Guarany teve o apoio cultural do Governo do Estado.
Delegações de diversos municípios de Mato Grosso do Sul estarão em Dourados para disputa do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras. Divulgação/Assecom
A Prefeitura de Dourados lança nesta sexta-feira (1), às 19h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, no Parque dos Ipês, o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, que acontecerá no dia 30 agosto de 2025, recolocando a cidade na rota da competição que por muitos anos foi realizada no município, sempre reunindo um grande público.
O campeonato reunirá grupos de diversas cidades do Estado e será marcado por apresentações técnicas, criatividade e muita emoção. “Quem mora há algum tempo na cidade recorda o quanto sempre foi um evento que movimentava famílias e agora estamos tendo a oportunidade de ser sede novamente”, comemorou o prefeito Marçal Filho.
A realização da competição é resultado da parceria entre a Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul (Febafams) e a Prefeitura de Dourados. A cerimônia de lançamento do calendário de disputas ocorreu no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande, e o destaque ficou para o campeonato sul-mato-grossense que será realizado em Dourados.
A secretária municipal de Cultura, Gisella Silva Melo, celebra a inclusão do município no calendário oficial da Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul. “Essa é uma conquista importante para Dourados em tão pouco tempo do governo Marçal Filho e comprova que os agentes culturais estaduais estão voltando a confiar no potencial da nossa cidade para sediar grandes eventos”, ressaltou a secretária.
O campeonato faz parte de um calendário repleto de atividades, que no decorrer deste ano proporcionará a 13 municípios sediar eventos de bandas e fanfarras, totalizando cerca de 180 apresentações gratuitas. O governo estadual é parceiro e garantiu R$ 350 mil para apoiar a iniciativa que leva cultura para o interior de Mato Grosso do Sul em parceria com as prefeituras.
Além do impacto cultural, o campeonato tem um papel fundamental na formação de jovens músicos, incentivando a disciplina, o trabalho em equipe e o desenvolvimento artístico. O presidente da Federação de Bandas e Fanfarras de MS, Fábio Costa, estará em Dourados nesta sexta-feira para o lançamento oficial do Campeonato Estadual em Dourados.
Ele ressalta que a parceria com a Prefeitura de Dourados é fundamental já que o campeonato estadual movimenta vários ônibus para transportar cerca 1.800 integrantes que participam das atividades. “Sozinha a federação não consegue realizar evento de grande porte como esse e agradeço a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado por esse apoio. É uma honra poder trazer novamente o campeonato estadual para Dourados”, afirmou Fábio Costa. O prefeito Marçal Filho classifica como um prazer acolher todas as delegações de fanfarras e afirmou que o município dará o suporte necessário para a realização do evento. Ele ainda destacou que a cultura é uma das prioridades do mandato e que planeja junto elaborar um calendário para que o município sempre tenha eventos voltados para a população.
A dupla Vilela e Marco Aurélio anima a festa julina da feira de Dourados nesta sexta-feira; no sábado, DJs Fabricio e Leandro e, no domingo, Giovana Cohene. Foto: Divulgação
Começa nesta sexta-feira (18) e vai até domingo (20) animada festa julina da Feira Central de Dourados. Localizada na Rua Cafelândia, no Jardim São Pedro. Organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, a festa vai oferecer comidas típicas, diversão para toda a família e música ao vivo. A iniciativa tem o objetivo de valorizar os feirantes e fortalecer a movimentação da maior feira da cidade, que comercializa hortifrutigranjeiros, roupas, artesanatos e uma ampla praça de alimentação.
A programação da festa inclui apresentações musicais. Nesta sexta, dia 18, a animação estará por conta da dupla Vilela e Marco Aurélio, a partir das 19h. Já no sábado,dia 19, também a partir das 19h, será a vez dos DJs Fabrício e Leandro, encarregados de tocar as músicas mais animadas das últimas décadas. Para encerrar a festa, no domingo (20), a apresentação será da cantora Giovana Cohene, a partir das 7 horas.
Além da celebração, a Festa Julina marca o início de uma nova fase da Feira Central, que a partir do dia 22 de julho passará a funcionar de terça a domingo. Durante a semana, o funcionamento será das 15h às 23h; aos sábados, das 6h à meia-noite; e aos domingos, das 7h às 23h. Para possibilitar essa mudança, que vai significar mais comodidade aos consumidores e melhores oportunidades aos feirantes, a Prefeitura de Dourados ampliou a segurança por meio da Guarda Municipal e investiu em infraestrutura no espaço.
Titular da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontin diz que a festa julina, a ideia é tornar a feira um ponto ainda mais acolhedor para frequentadores e moradores daquela região da cidade, além de ser um atrativo a mais para impulsionar o comércio local. O primeiro passo da ampliação será o funcionamento da praça de alimentação.
A Festa Julina e a expansão da feira fazem parte da estratégia da Prefeitura de Dourados para revitalizar o espaço e criar novas oportunidades para comerciantes e moradores não só da região do Grande Água Boa, como também para toda a cidade.
Com recursos da PNAB, Secretaria de Cultura continuará investindo na produção artística de Dourados. Foto: Arquivo/Cultura
O município de Dourados foi habilitado a receber aproximadamente R$ 7 milhões por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O Ministério da Cultura (MinC) divulgou recentemente os resultados da aferição do percentual de execução dos recursos da PNAB por estados e municípios de todo o país. Com base na análise dos saldos das contas dos entes federativos, o MinC identificou que 5.113 municípios brasileiros estão aptos a receber os recursos do segundo ciclo da política cultural. No Mato Grosso do Sul, 69 cidades, incluindo Dourados, integram essa lista.
O anúncio da habilitação da Prefeitura de Dourados para receber e investir os recursos é mais uma vitória da gestão Marçal Filho, que tem tirado do papel importantes projetos culturais voltados para o enriquecimento da identidade cultural do município e para o fomento dos agentes que trabalham com a cultura em Dourados.
A habilitação representa um passo importante para o fortalecimento e a ampliação das ações culturais no município, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor artístico local e o acesso democrático à cultura por toda a população. Em cumprimento aos princípios da PNAB, Dourados já realizou sua primeira escuta pública de forma online, garantindo o envolvimento da sociedade civil no processo de construção das políticas culturais.
Até o final de agosto, será promovido um evento presencial de participação social, reafirmando o compromisso com a transparência e a publicidade na execução dos recursos públicos destinados à cultura no município. “a gestão está comprometida em ampliar oportunidades, valorizar os artistas e garantir que a arte chegue a todos os cantos do município”, destaca a secretária municipal de Cultura, Gisella Melo.
A secretária entende que com mais projetos e eventos, Dourados vive um novo momento cultural – mais inclusivo, mais participativo e mais pulsante. “Que venham mais ações, mais oportunidades e mais vida cultural para todos nós!”, celebra a secretária Gisella Melo.
Ao divulgar os resultados da aferição do percentual de execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura pelos estados e municípios brasileiros até o momento, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, avaliou que os números mostram que a Aldir Blanc está chegando em todos os cantos do Brasil. “É uma importante confirmação de que a cultura executa bem seus recursos. Os resultados mostram uma gestão qualificada, com estados e municípios comprometidos com a boa aplicação do recurso público. É um fato histórico”, pontuou.
A PNAB
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura foi instituída pela Lei nº 14.399/2022, como um mecanismo estruturante para o fortalecimento do setor cultural no Brasil. Mais do que um modelo de financiamento, a PNAB é uma política federativa que busca a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico por meio da cultura, respeitando a diversidade, a democratização e a universalização do acesso aos bens e serviços culturais.
Com execução descentralizada pelos entes subnacionais, a Aldir Blanc garante autonomia a estados e municípios na formulação e implementação de suas políticas culturais, permitindo que as iniciativas se adaptem às realidades locais. A União exerce um papel de coordenação, repassando os recursos e regulamentando os mecanismos de fomento, enquanto os entes federativos são responsáveis pela gestão e aplicação dos recursos, assegurando a participação social no processo de tomada de decisões.