fbpx
Connect with us

Tempo

Nova onda de calor em MS pode atingir 43ºC e causar riscos à saúde; veja como se prevenir

Aliado à previsão de altas temperaturas, esperam-se ainda baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 10% e 20%, com destaque nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Norte do Estado.

Publicado

on

Mato Grosso do Sul deve enfrentar altas temperaturas nos próximos dias, com máximas que podem chegar a 43°C. A informação é do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Essas temperaturas elevadas são causadas por conta de um bloqueio atmosférico aliado ao El Niño – fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial, que favorece uma intensa onda de calor.

Com esse bloqueio, o Estado pode enfrentar a maior temperatura do ano. Até o momento, a temperatura mais elevada foi registrada na região Norte de Mato Grosso do Sul, em Pedro Gomes, com 40,7°C, no dia 17 de setembro de 2023. Na mesma data, Água Clara e Porto Murtinho registraram, respectivamente, 40,6°C e 40,3°C.

Aliado à previsão de altas temperaturas, esperam-se ainda baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 10% e 20%, com destaque nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Norte do Estado.

Segundo o médico e responsável clínico pelo Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), Alexandre Moretti de Lima, a baixa umidade relativa do ar acarreta riscos à saúde e pode resultar, principalmente, em doenças respiratórias e virais.

“Isso impacta nas doenças respiratórias, como rinite, sinusite e, às vezes, até pneumonia. É um grande risco para a saúde, principalmente para a saúde respiratória. Além disso, também aumenta a chance de doenças virais. Os vírus predominam nessa situação”.

Além dos impactos causados pelos baixos índices de umidade do ar, as altas temperaturas ainda somam perigos para a saúde como um todo. “Ela vai gerar um risco de maior insolação, queimadura aguda e desidratação, principalmente na pele. Quando a gente perde líquido, perde também eletrólitos e corre o risco de sofrer arritmia cardíaca, alteração da condição cardíaca e morte”.

Tempo seco e quente exige cuidados especiais da população (Foto: Bruno Rezende)

Cuidados a serem tomados

Entre as recomendações para lidar com a onda de calor em Mato Grosso do Sul, o Cemtec orienta beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia. Além disso, o médico Alexandre Moretti destaca que todo excesso deve ser evitado, seja ele de calor ou de frio.

“Como a gente não consegue mudar a natureza, devemos evitar sair durante esses períodos, evitar os picos de altas temperaturas e exercícios extenuantes, assim como buscar sombras, tomar bastante líquido, usar roupas leves e ficar sempre em lugares frescos e ventilados”.

Para driblar os baixos índices de umidade do ar e as doenças respiratórias em meio às ondas de calor, o médico indica manter os ambientes úmidos com umidificadores de ar ou baldes de água. Banhos demorados e muito quentes também devem ser evitados, visto que a pele também tende a ficar mais seca e desidratada.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Tempo

Céu nublado indica possibilidade de mais chuva para Campo Grande

Céu nublado indica possibilidade de mais chuva para Campo Grande

Publicado

on

O céu nublado em Campo Grande nesta manhã indica para a possibilidade de pancadas de mais chuva ao longo do dia e também durante a sexta-feira.

A Capital registra 24ºC nesta manhã. A temperatura não deve passar hoje dos 29ºC. Para sexta o índice prevista é de 28ºC. No fim de semana a temperatura deve subir, com máximas 31ºC no sábado e 32ºC no domingo.

As máximas desta quinta-feira para a região pantaneira são de 32ºC em Porto Murtinho, Coxim, Aquidauana e Corumbá. No sul do Estado, Ponta Porã tem máxima de 28ºC e Dourados de 30ºC.

Outras máximas para hoje são de 32ºC em Maracaju, 31ºC em Três Lagoas, Água Clara e Paranaíba, Nova Alvorada do Sul e Ivinhema, 30ºC em Nova Andradina, 29ºC em Bonito e Naviraí, e 28ºC em Chapadão do Sul.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica tempo instável para hoje. São esperadas pancadas de chuva fraca a moderada e até mais intensas em áreas isoladas. Esta instabilidade ocorre devido ao calor e alta umidade relativa do ar.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Tempo

Véspera de feriado tem céu parcialmente claro e máxima de 37ºC

Há possibilidade de pancadas de chuva de fraca a moderada durante o período da tarde

Publicado

on

A terça-feira, véspera de feriado de Dia Nacional da Consciência Negra, começou com céu parcialmente claro. A temperatura pode chegar aos 37ºC no decorrer do dia.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há possibilidade de pancadas de chuva de fraca a moderada durante o período da tarde.

Campo Grande registra 24ºC nesta manhã. A temperatura não passa hoje dos 31ºC. Para quarta e quinta a máxima não deve passar dos 29ºC. Na sexta o índice previsto é de 28ºC.

Para a região sul do Estado as máximas previstas desta terça-feira são de 31ºC em Ponta Porã e 34ºC em Dourados. Para a região pantaneira as máximas do dia são de 33ºC em Porto Murtinho e Aquidauana, e 32ºC em Corumbá e Coxim.

Outras máximas para hoje são de 37ºC em Ivinhema e Nova Andradina, 36ºC em Três Lagoas, Água Clara e Naviraí, 34ºC em Nova Alvorada do Sul, 33ºC em Maracaju e Paranaíba, 31ºC em Bonito, e 29ºC em Chapadão do Sul.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Tempo

Funsat anuncia 2.062 vagas de emprego em 195 profissões diferentes nesta terça-feira (19)

A Fundação reforça que apenas trabalhadores com o cadastro em dia no órgão podem receber os encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Publicado

on

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) oferece 2.062 oportunidades de emprego para 195 áreas profissionais diferentes nesta terça-feira (19), em 260 empresas de Campo Grande. Entre as vagas oferecidas, há oportunidades para analista de logística (1); atendente de lanchonete (10); auxiliar de limpeza (84); auxiliar de linha de produção (160); cozinheiro (13); emendador de cabos elétricos e telefônicos (20); gerente de mercado (1); gesseiro (6); magarefe (100); motorista carreteiro (33); operador de empilhadeira (4); padeiro (1); serralheiro (2); técnico de laboratório médico (2); tratorista agrícola (2); vendedor interno (39), entre outros.

Quanto às vagas para as quais não há exigência de experiência prévia, estão disponíveis postos de trabalho para 1.303 postos de emprego. Entre eles, vagas para auxiliar administrativo (1); ajudante de reflorestamento (20); atendente de padaria (65); auxiliar técnico de montagem (6); copeiro (5); operador de caixa (150); repositor em supermercados (130); social media (1); vigilante (6), por exemplo.

Já o público PCD (Pessoa com Deficiência) têm à disposição 38 vagas exclusivas em 12 profissões: almoxarife (1); atendente de berçário (1); atendente de farmácia (3); auxiliar administrativo (5); auxiliar de estoque (1); auxiliar de limpeza (1); auxiliar de linha de produção (10); copeiro (5); escriturário (1); recepcionista (3); técnico em Segurança do Trabalho (1) e vigilante (6).

A Fundação reforça que apenas trabalhadores com o cadastro em dia no órgão podem receber os encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Confira todas as vagas disponíveis clicando aqui: https://www.campogrande.ms.gov.br/funsat/artigos/vagas-ofertadas/.

Tenha o cadastro em dia com a Funsat

O cadastro é feito presencialmente na Fundação, tendo em mãos o documento de identidade ou carteira de motorista, comprovante de residência, número do CPF e dados do histórico profissional.

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, com horário de funcionamento das 7h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, inclusive no horário de almoço, realizando também outros serviços como solicitações para a emissão da carteira digital de trabalho, ativação do seguro-desemprego, ou, por exemplo, inscrição de cursos profissionalizantes promovidos pela Fundação. O telefone para contato é o (67) 4042-0585 / Ramal 5800.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67