fbpx
Connect with us

Detran

Nova Agência do Detran-MS em shopping se consagra por conceito de atendimento ao cidadão

Na última semana, por exemplo, o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade participou de uma imersão digital com foco em e-Government, na Estônia

Publicado

on

Nesta quarta-feira (29) completa um ano que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) entregou a reforma completa da Agência Suzana Lopes Sgobbi no Shopping Campo Grande. Além da arquitetura moderna, com espaços integrados que proporcionam maior conforto aos usuários, a unidade foi classificada como agência conceito e os colaboradores treinados para oferecer atendimento de excelência aos clientes.

Ao que tudo indica, o modelo está funcionando e principalmente, tem agradado os clientes que fazem questão de sempre registrar suas impressões, seja na ouvidoria pela plataforma GOV.BR ou por meio de avaliação escrita a próprio punho. “Quero parabenizar as melhorias no ambiente do Shopping Campo Grande. Fui bem atendida, excelente trabalho”, elogiou a cirurgiã dentista, Simone Veronez.

Outro cliente, afirmou que há muito tempo não comparecia a uma agência do Detran-MS, e afirmou ter ficado surpreso quando decidiu procurar a unidade para fazer a transferência de um veículo. “Ambiente totalmente moderno, limpo, com atendentes educadas e simpáticas, com um ambiente totalmente diferente dos que eu havia visto anteriormente”, escreveu.

Gustavo Nogueira Custódio, descreveu a agilidade no atendimento. “Havia tirado 30 minutos do meu tempo para isso (transferência), como durou apenas 10 minutos o atendimento, fiz questão de fazer um elogio por escrito”, enfatizou, em elogios ao servidor que o atendeu, “supriu minhas expectativas”.

Embora essas avaliações positivas sejam registradas com frequência, a diretoria do Detran-MS, está sempre em busca de melhorias que tragam impactos positivos para quem utiliza os serviços, seja pelo atendimento presencial ou no digital. Esta unidade é rotineiramente chamada de “Agência Modelo” pois o objetivo é replicar o modelo e seguir melhorando o ambiente e os serviços oferecidos ao cidadão de todo estado.

Na última semana, por exemplo, o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade participou de uma imersão digital com foco em e-Government, na Estônia. “Sempre digo que não podemos parar, a busca por melhorias é contínua. Se lançamos um produto hoje, nosso time já está trabalhando no próximo. Nosso lema é facilitar a vida da população e prestar um atendimento de excelência. Espero levar conhecimentos que colaborem com o avanço tecnológico do nosso Detran-MS”, afirma.

Para João César Mattogrosso, que está no comando do Detran-MS na ausência do diretor-presidente, o trabalho em equipe tem o potencial de sempre otimizar os serviços. “Nos meus primeiros dias de Detran, fiz questão de visitar todas as agências, conhecer os servidores, e conversar com as pessoas. Acredito que é esse trabalho integrado, com foco nas entregas, que faz toda a diferença”.

A agência do Shopping Campo Grande realizou 58,3 mil atendimentos no período de 29 de maio do ano passado até agora (28/05). O carro chefe da unidade são os atendimentos referentes a CNH, que vão de emissão até mudança de categoria. De acordo com a gerencia regional de Campo Grande, neste primeiro ano, foram realizadas mais de 24 mil emissões do documento. A unidade também oferece serviços referentes a veículos, para se ter uma ideia, em um ano foram emitidos mais de 8 mil CRV´s (Certificado de Registro de Veículo).

O atendimento na agência é híbrido, pois o cidadão também tem a disposição dois totens de autoatendimento, que permitem a execução de diversos serviços, como consultas de pontuação de CNH, infrações, emissão de guias, comunicar venda de veículo, entre outros.

A Agência Suzana Lopes Sgobbi funciona das 10h às 22h, no Shopping Campo Grande, sem intervalo para almoço. O acesso à agência é pela área externa, ao lado da C&A no sentido da avenida Paulo Coelho Machado (antiga Furnas).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Detran

Curso de formação de instrutores de trânsito em Dourados está com inscrições abertas

Serão 203 horas/aula com disciplinas como Didática, Direção Defensiva e Legislação de Trânsito, entre outras.

Publicado

on

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o curso de formação de Instrutores de Trânsito para Dourados e região. É uma oportunidade para quem quer atuar como instrutor de trânsito em autoescolas.

Interessados podem se inscrever pelo portal Meu Detran, na aba Educação, até 14 de outubro, quando iniciam as aulas. O curso será presencial, na Agência Regional de Trânsito de Dourados, que fica na Rua Coronel Ponciano, 600, no Jardim do Jequitiba, de segunda a sexta-feira, das 17 horas às 21h25, aos sábados pré-programados, das 7h30 às 11h55, e das 13 horas às 17h25, e aos domingos e feriados, se houver necessidade. As aulas de Prática de Ensino Supervisionado (Estágio) poderão ocorrer, de domingo a segunda-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Para participar é necessário ser maior de 21 anos, comprovar escolaridade de Ensino Médio completo, ser habilitado no mínimo há dois anos, pagar a guia de inscrição disponível no portal e ser aprovado em avaliação psicológica para fins pedagógicos. Os documentos solicitados devem ser enviados para o e-mail cursos@detran.ms.gov.br.

Serão 203 horas/aula com disciplinas como Didática, Direção Defensiva e Legislação de Trânsito, entre outras.

O edital pode ser conferido aqui.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Detran

Semana Nacional do Trânsito: Detran-MS realiza ações educativas e debate impacto dos sinistros

O evento será realizado no auditório da Sede do Detran-MS, em Campo Grande, e transmitido pelo canal do órgão no Youtube

Publicado

on

De 18 a 24 de setembro, o Detran-MS realizará uma série de eventos para debater os sinistros de trânsito e o impacto em diversos setores da sociedade. Além do debate, o órgão irá desenvolver uma ação educativa voltada para moto entregadores, que são o principal público afetado por esses sinistros.

A abertura da Semana Nacional de Trânsito será com um simpósio com o tema “Segurança Viária e seus Impactos no Setor da Saúde”, que terá a participação do oficial técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – Opas/OMS, Victor Pavarino e da coordenadora geral de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Naíza Nayla Bandeira de Sá.

O evento será realizado no auditório da Sede do Detran-MS, em Campo Grande, e transmitido pelo canal do órgão no Youtube. “Esse é um evento muito importante para aos gestores, técnicos que trabalham com trânsito em todo o Estado, por isso abrimos para a transmissão pelo Youtube, já que muitos não conseguem vir participar em Campo Grande”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

O debate se expande com profissionais e estudantes da área de comunicação e de saúde, em dois encontros realizados em universidades. O primeiro vai debater a importância dos meios de comunicação em ações de redução de sinistros de trânsito. O segundo debate será a crise da saúde pública impactada pelos sinistros de trânsito.

Ação para motociclistas

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a mensagem educativa proposta pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para este ano visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar toda a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro, porém o Detran-MS, escolheu como público-alvo os motociclistas, que são a maioria das vítimas de sinistros de trânsito no Estado.

Nos dias 21, 27 e 28 de setembro, uma ação educativa para moto entregadores será realizada nos shoppings e no centro da cidade, com objetivo de sensibilizar os motociclistas para um comportamento seguro no trânsito. Além da ação de rua, o Detran-MS fará uma campanha nas redes sociais, internet e televisão.

Confira o vídeo da campanha:

Ações permanentes

Além das ações pontuais, o Detran-MS continua com ações permanentes que terão programação especial durante a Semana Nacional do Trânsito. O atendimento às pessoas da 3ª idade, com o Programa Educação, Mobilidade, Acessibilidade para Idosos terá cursos de primeiros socorros em Campo Grande e cidades próximas à Capital.

Com crianças, o Detran-MS terá uma programação especial na Cidade Escola de Trânsito, com apresentação cultural e gincana com alunos de escolas cadastradas para visitar do Detranzinho. Ainda voltada para estudantes, uma equipe de técnicos de Educação está percorrendo escolas de Campo Grande, para uma ação educativa em parceria com o Icas (Instituto de Conservação de Animais Silvestres).

O Icas também fará parceria com o Detran-MS em uma ação voltada para crianças, com oficinas e apresentações, no Shopping Bosque dos Ipês, no dia 21 de setembro.

 

PROGRAMAÇÃO SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

 

Dia 18/09/2024

ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

I Simpósio sobre Segurança Viária e seus Impactos no Setor da Saúde.

Painel 1.  O papel da OMS e da OPAS em iniciativas de segurança viária – Roberto Victor Pavarino Filho – Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS

Painel 2.  Panorama dos impactos de sinistros de trânsito no setor da saúde – Naíza Nayla Bandeira de Sá – Coordenadora Geral de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde (transmissão)

Painel 3.  Educação para o Trânsito no MS: importância e perspectivas – Andrea Moringo Silva – Diretora de Educação de Trânsito do DETRAN-MS

Local: Auditório do DETRAN-MS

Horário: 14h

Transmissão ao vivo pelo YouTube do DETRAN-MS

Inscrição pelo link: https://box.detran.ms.gov.br/apps/forms/YQgDFdKbsRQ5AWH2

 

Dia 19/09/2024

ENCONTRO DE COMUNICADORES

Segurança de Trânsito: uma pauta urgente para os comunicadores

Mesa Redonda 1 – Comunicação como base de uma mudança de cultura no trânsito

  • Roberto Victor Pavarino Filho – Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS
  • Frederico Fukagawa Hozano de Souza – Secretário-executivo de Comunicação do Estado de Mato Grosso do Sul
  • Dra. Rose Mara Pinheiro – Diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS e Coordenadora Geral do Programa de Rádio e TV de Educação e Conscientização do Trânsito

Mesa Redonda 2 – Segurança no Trânsito – Uma oportunidade de comunicação

  • Priscilla Trauer – Diretora de programação do Programa “Tá na Rua”
  • Sami Naief – Diretor de arte da Rádio Blink e criador do programa Horário de Pico

Local: Complexo EaD e Escola de Extensão – Setor 2 – Bloco 6 na Cidade Universitária da UFMS –Av. Costa e Silva, s/nº, Bairro Universitário

Horário: 19h

Inscrição pelo link: https://box.detran.ms.gov.br/apps/forms/YWZgbFr3DqfEnQr2

 

Dia 20/09/2024

 Seminário: A crise de saúde advinda de sinistros de trânsito

Mesa Redonda 1 – O importante papel das ligas de trauma frente à violência no trânsito

  • Dra Laura Beatriz Debesa Torres e Prof. Me. André Luiz Hoffmann – Uniderp
  • Dra. Elaine Cristina Fernandes Baez Sarti – UFMS
  • Me. Ursulla Vilella Andrade – UCDB

Mesa Redonda 2 – Atenção emergencial e pós-atendimento das vítimas de sinistros de trânsito

  • Rodrigo Quadros – Médico Emergencista da Santa Casa
  • Hamilton Marciano dos Santos Júnior – ST BM Enfermeiro do Corpo de Bombeiros
  • Daniela Ávila de Souza – Enfermeira especialista em Urgência, Emergência e UTI – SAMU

Local: UNIDERP – Av. Ceará, 333 – Auditório 05

Horário: 08h30

Inscrição pelo link: https://box.detran.ms.gov.br/apps/forms/2TF5CCYfnrGrwGq3

 

Dia 21/09/2024

Abordagem educativa e oficinas – Trânsito e meio ambiente

Parceria com ICAS

Público Alvo: Crianças

Local: Bosque dos Ipês

Horário: 14h às 17h

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Detran

Detran-MS lista situações que impedem licenciamento; setembro é mês de placas final 9

Neste mês de setembro, a Secretaria de Estado de Fazenda por meio da Resolução Nº 3.401 estabeleceu o valor unitário da Uferms em R$ 49,49

Publicado

on

Começou o penúltimo mês do calendário anual de licenciamento em Mato Grosso do Sul. Setembro é o mês de regularizar a documentação de veículos registrados no Detran-MS com placas terminadas em 9. Ao todo são 182 mil em todo Estado, sendo que mais de 33 mil já se regularizaram.

O cálculo do valor do licenciamento é feito com base na Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), sendo 4.53 Uferms para o cidadão que regularizar dentro do prazo, e de 5.88 após o último dia útil do mês.

Neste mês de setembro, a Secretaria de Estado de Fazenda por meio da Resolução Nº 3.401 estabeleceu o valor unitário da Uferms em R$ 49,49. Ou seja, para quem vai pagar agora em setembro e se o veículo não tiver outros débitos, o valor será de R$ 224,18.

A taxa anual de licenciamento pode ser paga pelo autoatendimento, no portal de serviços Meu Detran ou pelo aplicativo Detran MS. Basta emitir a guia ou copiar o código de barras para pagamento. Outra opção é buscar atendimento presencial em uma agência do Detran-MS.

Após a quitação do débito, é importante que o proprietário emita o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). O CRLV-e pode ser visualizado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito do governo federal. O documento também pode ser acessado em dispositivos móveis, mesmo sem internet. Porém, é recomendado que o condutor também tenha a versão impressa, que pode ser emitida sem custos.

O Detran-MS reforça que é importante que o cidadão não apenas pague a taxa anual de licenciamento, mas também acompanhe no APP a liberação do documento e faça a emissão do mesmo. Existem situações que até emitem a guia de licenciamento mas impedem a emissão do CRLV, como por exemplo, existir um bloqueio de recall, alegação de venda e nao efetivação da transferência, recolhimento de CRLV Eletrônico, multas ou IPVA não pagos.

O porte do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é obrigatório e deverá ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado, seja o documento físico impresso ou digital por meio da CDT (Carteira Digital de Trânsito).

O motorista flagrado circulando em vias urbanas ou rodovias com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima. O art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira, além da medida administrativa de remoção do veículo ao pátio.

Vale lembrar que neste ano de 2024, o Detran-MS iniciou o processo de cobrança dos débitos de licenciamento pendentes. Os débitos não regularizados foram enviados à PGE (Procuradoria Geral do Estado) para inclusão em dívida ativa. A medida atende uma orientação da Controladoria Geral do Estado (CGE) que identificou um alto índice de inadimplência no pagamento das taxas anuais nos últimos 5 anos.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67