O otimismo é um grande aliado do comerciante que prevê alta nas vendas e economia aquecida. Segundo levantamento da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) 79,61% dos entrevistados esperam vender mais neste final de ano e, deste total, 36,89% acreditam em um crescimento de 11% a 20%. Já para 31,07% dos empreendedores, as vendas podem aumentar em até 10%. Há ainda os mais otimistas, que representam 8,74% dos pesquisados e acreditam em vendas entre 21% a 50% acima do último ano.
O entusiasmo está presente entre os lojistas do Shopping Campo Grande, onde já é notável aumento de clientes antecipando as compras de Natal. De acordo com o presidente da Associação dos Lojistas, Kermson Martins, foi possível perceber crescimento nas vendas logo no início de dezembro. “Começamos a sentir a melhora das vendas, com uma procura maior por parte do consumidor. Nossa expectativa é de saldo positivo, superando os resultados dos dois últimos anos”, avalia.
Boas vendas e geração de emprego – Entre os presentes mais procurados estão os brinquedos e as vendas já estão aquecidas na Ri Happy, que precisou dobrar o número de funcionários para atender as demandas do período. “Iniciamos o processo de recebimento de mercadorias e já aumentamos o quadro de funcionários de 14 para 28. Este Natal está muito bom”, explica o gerente da loja, Fabiano Martins.
Ainda de acordo com o gerente, no comparativo ao mesmo período de 2020, as vendas devem superar 23%. Já quando comparado ao fim do ano de 2019, o percentual fica na casa de 9% acima. Entre bonecas, carrinhos e jogos, os eletrônicos ganham espaço e já figuram na lista de mais procurados. “Passamos a trabalhar com a categoria de games, que tem uma procura muito grande entre meninas e meninos. Mas os clássicos ainda são os campeões, Barbie, Hot Wheels e aos heróis, que se fortaleceram com a volta do cinema, são muito procurados”, finaliza Martins.
Em busca do presente para os sobrinhos, a autônoma Carolina Teixeira pesquisava valores e as variedades de presentes. Neste ano, a tia pretende presentear os sobrinhos com brinquedos. “No ano passado foi uma lembrança mais simples, mas neste Natal quero dar brinquedos, que é o que eles gostam”, relata a consumidora que pretende gastar cerca de R$ 100 em cada presente.
O valor que Carolina pretende investir nos presentes das crianças está dentro da perspectiva projetada pela pesquisa da ACICG. Segundo a entidade, os comerciantes acreditam que o ticket médio dos consumidores ficará nesta faixa de valor. Segundo o estudo, 42,72%, dos empresários prevê vendas entre R$ 101 e R$ 200; já 31,07% acreditam que podem comercializar de R$ 51 e R$100; outros 14,56 % acreditam que os consumidores gastarão acima de R$ 200; e para 11.65% dos entrevistados, a média de valor investido será de R$ 50.
Além da atenção dos lojistas, o Shopping Campo Grande se preparou para receber o cliente, desde a decoração especialmente ambientada para que todos se sintam parte do verdadeiro espírito natalino, quanto nas oportunidades de, ao realizar suas compras, também ser contemplado. “Após um período tão difícil, do qual muitas pessoas ainda estão se recuperando, nossa grande meta é oferecer conforto ao nosso público, desde a decoração acolhedora, a comodidade e o cuidado no atendimento. A promoção de Natal também tem o objetivo de acender a esperança, proporcionando a chance de ganhar um ótimo presente, além de fortalecer o verdadeiro espírito de Natal, que é o da solidariedade”, enfatiza a gerente de Marketing, Ana Paula Faustino.
Natal Solidário – A promoção de Natal é um presente para todos. As compras a partir de R$ 800 reais dão direito a um cupom para concorrer ao sorteio de um veículo Creta zero quilômetros. E quem quiser colaborar para o natal das famílias carentes, ao doar 2 quilos de alimentos não perecíveis, o cupom é duplicado. Para facilitar, o Carrefour montou um ponto de venda no local das trocas.
A arrecadação será destinada ao programa Mesa Brasil, do Sesc, uma rede formada por doadores e entidades sociais, presentes em todos os estados, voltada para a distribuição de alimentos. Em Mato Grosso do Sul, o programa atua desde 2003, beneficiando mais de 50 mil indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Em agosto, por meio da campanha do Dia dos Pais do Shopping, foram arrecadadas mais de 5 toneladas.
Adiantar as compras é sempre uma opção para evitar a correria de última hora e o Shopping Campo Grande oferece o serviço da Assistente de Compras. Para ter acesso ao serviço prático e cômodo, basta entrar em contato via WhatsApp pelo número (67) 99215-8326 e informar quais produtos deseja adquirir. A assistente faz a busca dos itens nas lojas e envia fotos das opções e os valores para a aprovação do cliente.
Após a escolha, envia um link para pagamento e o consumidor escolhe a forma de entrega, se por delivery ou Drive-Thru. O serviço funciona das 10 às 22 horas e para receber os produtos no mesmo dia, basta fazer os pedidos no WhatsApp até 17h, lembrando que a entrega grátis é válida somente para a cidade de Campo Grande.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)