Connect with us

Política

Na abertura do Ano Legislativo, Marçal reafirma parceria com Câmara Municipal

Publicado

on

O prefeito ressaltou ainda que o atual governo vai trabalhar muito até Dourados atingir o estágio onde a cultura pulse para todas as camadas sociais, sendo descentralizada para chegar a cada douradense. Onde o esporte e o lazer cumpram sua função não apenas desportiva e de socialização, mas, sobretudo, de formação de cidadãos. Onde o planejamento seja capaz de projetar nossa cidade para se desenvolver pelos próximos 30, 40 anos. Onde a assistência social chegue aos que mais precisam do poder público e tenha o poder de devolver a cidadania às pessoas.

A questão social também ganhou destaque no discurso de Marçal Filho, que garantiu trabalhar para que o douradense tenha uma cidade onde nenhuma família em situação de vulnerabilidade precise erguer um barraco em área de risco para improvisar um lar, porque iremos perseguir um programa habitacional capaz de garantir moradia digna à nossa gente e onde a gestão pública seja cada vez mais moderna, eficiente, célere, transparente e capaz de levar aos cidadãos e cidadãs serviços públicos de qualidade, com atendimento de excelência e respeito às pessoas. “Não descansarei um único dia até que eu possa olhar para traz e ter a certeza que todo meu esforço valeu a pena e que eu possa enxergar na face de cada douradense o orgulho de viver nesta terra de oportunidades, de trabalho e de prosperidade”, enfatizou.

CIDADE DO TEM

Lembrando que o município perdeu muitos serviços que funcionavam, o prefeito destacou que vai trabalhar para reverter esse quadro. “Chegará o dia em que as Dourados deixará de ser a cidade do tinha,  para virar referência estadual como a cidade do tem e que terá muito mais se trabalharmos unidos, olhando para o futuro, escrevendo juntos uma história diferente, porque é  isso que a sociedade espera dos Poderes Executivo e Legislativo”, afirmou Marçal Filho ao convidar os vereadores para enfrentarem juntos com eles os desafios que surgirão.

O prefeito deixou claro quais são esses desafios. “Fomos eleitos para promover uma transformação em 48 meses, o primeiro mês já passou e aqueles que acompanharam esses 30 dias iniciais constataram que poderá nos faltar recursos em abundância, mas jamais nos faltará força de vontade, força de trabalho, dedicação e compromisso de fazer o melhor pelas pessoas”, argumentou. “Em apenas um mês, nosso governo desatou nós que impediam a homologação da pista do Aeroporto Regional de Dourados pela Anac e hoje a Cabeceira 6 já está liberada para receber jatos particulares de grande porte”, completou.

Outros dados foram apresentados no discurso. “Mantivemos reuniões com empresas da aviação comercial interessadas em operar em Dourados; audiências com ministro dos Porto e Aeroportos e presidente da Infraero; estamos solucionando o problema que herdamos na cabeceira 24 e em pouco tempo a pista estará totalmente homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil”, enumerou Marçal Filho.

As realizações na Educação neste primeiro mês também foram lembradas pelo prefeito. “Criamos uma força tarefa para prepararmos os kits de material escolar que, pela primeira vez na história do município, serão entregues no primeiro dia de aula para os mais de 34 mil alunos da Educação Infantil, que são os Ceims e da Pré-Escola, e, também, do Ensino Fundamental do 1º ao 9º anos”, ressaltou. “Todos os estudantes das 46 Escolas Municipais e dos 39 Centros de Educação Infantil serão beneficiados”, completou.

O envolvimento de todos os agentes públicos foi destacado pelo prefeito. “Organizamos mutirões com secretários municipais e servidores voluntários, para, em pleno sábado limparmos, pintarmos e revitalizarmos postos de saúde que estavam em situação deplorável”, argumentou. “O primeiro escalão saiu do ar condicionado de forma voluntária, trocando gravatas por pincéis e espátulas para proporcionar uma estrutura mais acolhedora aos usuários dos postos de saúde”, prosseguiu. “Quero, neste ato, agradecer o desprendimento de cada um deles, sobretudo pela empatia com as pessoas que por anos foram abandonadas pelo poder público municipal”, concluiu Marçal Filho.

Segundo o prefeito “e impossível falar em saúde sem lembrar que, em tempo recorde, finalizamos as obras, entregamos e ativamos o atendimento no Posto de Saúde do Jardim Ouro Verde, que estava sem funcionar há 3 anos”. Para Marçal Filho, “esta obra é emblemática para o nosso governo, não apenas por ser a primeira que entregamos e que vai atender mais de 10 mil moradores daquela região, mas, sobretudo, porque as pessoas estavam descrentes que o Posto de Saúde do Ouro Verde voltasse a funcionar tão cedo”.

Marçal Filho afirmou que “em menos de 2 semanas iniciamos e finalizamos, uma obra que era esperada há mais de 20 anos pelas famílias que residem no início da Avenida Guaicurus e sofriam com alagamentos a cada chuva e que, além disso, ampliamos as equipes de tapa-buracos, de limpeza das ruas e de podas de árvores”. O prefeito também destacou o rigor nos gastos. “Enxugamos a máquina administrativa com centenas de exonerações, cortes de gastos e revisão de contratos que só oneravam as finanças do município e iniciamos a modernização da gestão pública com capacitação dos servidores e treinamento para o acolhimento das pessoas que precisam dos serviços públicos municipais”, afirmou. “Por fim, com rigor nos gastos, conseguimos pagar dentro do mês de janeiro os salários dos servidores municipais, ainda que tenhamos herdado uma prefeitura com dívidas de R$ 169 milhões no curto prazo, inclusive com encargos e consignados da folha de dezembro, precatórios e dívidas previdenciárias”, concluiu.

O prefeito destacou os desafios que irá encontrar. “Temos muito o que fazer nesses 47 meses que restam de mandato, mas tenho certeza que a manutenção do espírito que norteou esse primeiro mês conseguiremos entregar à nossa população muito mais do que pretendemos”, argumentou. “Para isso, precisamos caminhar unidos, Executivo e Legislativo, porque no fundo nossos objetivos são os mesmos: construir uma cidade cada vez melhor para nossa gente”, enfatizou. “No início da minha fala destaquei que nossa coligação elegeu 15 dos 21 vereadores, e quero ressaltar que tratarei todos com o mesmo espírito republicano e com o mesmo respeito”, completou Marçal Filho.

Ele afirmou que a relação com a Câmara Municipal será republicana. “Eu não tenho uma base de 15 vereadores”, enfatizou. “Tenho uma base de 21 parlamentares, que, tenho certeza, caminharão ao nosso lado na missão de recolocar Dourados como protagonista e referência não apenas regional, mas para todo o Mato Grosso do Sul”, continuou. “Da mesma forma, não farei distinção entre os deputados e senadores que formam a bancada federal do Estado e, tampouco, recusarei apoio de qualquer um dos 24 deputados que queira contribuir com Dourados”, garantiu o prefeito.

Marçal Filho finalizou firmando o compromisso de reconhecer toda atuação parlamentar. “Darei a César o que for de César”, avisou. “Todo aquele que enviar recursos de emendas ao orçamento ou viabilizar recursos extraorçamentários para Dourados terá nosso reconhecimento e receberá todos os créditos, independente de partido ou ideologia”, enfatizou. “Tenho o prazer de contar com um grande aliado nessa missão, que é o governador Eduardo Riedel, que já colocou toda estrutura do Estado à disposição da nossa cidade. Temos muito o que fazer e faremos, sempre cuidando com amor e construindo com trabalho”, finalizou.

Com assessoria.

Política

Dourados sedia a 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres

Publicado

on

A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em Dourados, Ana Caroline Prates diz que a conferência proporcionará ações inclusivas e eficazes – Foto: Arquivo/Assecom

Nesta quinta e na sexta-feira (24 e 25 de julho), Dourados será sede da 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, que neste ano traz o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquista para todas”. O evento, promovido pela Prefeitura de Dourados, será realizado na Câmara Municipal e reunirá representantes de 11 municípios da região para discutir as condições de vida das mulheres e propor estratégias de fortalecimento das políticas públicas de gênero.

A conferência é desenvolvida pela Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania e pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, com apoio da Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Câmara Municipal de Dourados e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

A programação se estende por dois dias. Na quinta-feira (24), os trabalhos começam às 7h com credenciamento e coffee break, seguidos por uma apresentação cultural da cantora Ana Paula Lopes. Na sequência, haverá a abertura oficial com autoridades e a palestra aula magna “Quebrando silêncio e lendas”, ministrada por Bárbara Nicodemos. Após a aula magna, será realizado um painel de debates, com a leitura e aprovação do regimento interno. No período da tarde, as participantes farão discussões temáticas e elaboração de propostas.

Já na sexta-feira (25), a programação inicia às 7h30 com apresentação cultural de Rosana Daza, seguida pelo momento de aprovação das propostas, eleição das representantes para a etapa estadual da 6ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e a leitura e aprovação das moções. O encerramento está previsto para as 11h30.

Participam da conferência representantes dos municípios de Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina. A proposta é construir um panorama regional sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e apontar caminhos concretos para avanços sociais e institucionais.

A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em Dourados, Ana Caroline Prates, explica que, mais que um evento, a conferência se apresenta como um espaço democrático de escuta, articulação e construção coletiva entre poder público e sociedade civil, com o objetivo de fortalecer a participação das mulheres na formulação de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.

Entre os objetivos centrais estão: ampliar a participação feminina considerando diversidade e interseccionalidade; elaborar um diagnóstico participativo sobre as condições de vida e a efetividade das ações públicas; definir prioridades para as políticas de gênero no território regional; aproximar governo e sociedade civil na implementação de políticas públicas; e eleger as delegadas que representarão a região na etapa estadual da 6ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio do link https://forms.gle/S3FSNkWu9h6sTZaY8. Todas as participantes inscritas receberão certificado de participação.

Continue Lendo

Política

Com trabalho forte, Alemão da Semente consolida nome no cenário político da região sul do Estado

Publicado

on

Nova Andradina (MS) – Com uma trajetória marcada por atuação firme e presença constante nas demandas da comunidade, o vereador Alemão da Semente (PSDB) consolida-se como uma das principais lideranças políticas da região do Vale do Ivinhema. Reconhecido por seu estilo direto e comprometido com o desenvolvimento local, Alemão tem ganhado destaque além dos limites de Nova Andradina, sendo apontado como um dos nomes mais fortes do PSDB para disputar novos desafios dentro da legenda.

Com forte ligação com o setor produtivo e popular entre lideranças comunitárias, o vereador tem construído pontes entre diferentes segmentos da sociedade. Em seus mandatos, se destacou por pautas voltadas à agricultura familiar, infraestrutura urbana e valorização da saúde pública, conquistando espaço junto à população e ao meio político. Sua atuação tem sido considerada estratégica por correligionários e observadores da política regional, especialmente por sua capacidade de diálogo com diversos setores.

Alemão da Semente também tem ampliado seu alcance político ao participar ativamente de encontros regionais, reuniões partidárias e eventos voltados ao desenvolvimento socioeconômico. Seu nome vem sendo citado com frequência em articulações que envolvem lideranças estaduais e prefeitos da região, o que fortalece ainda mais sua projeção dentro do PSDB.

Nos bastidores, cresce o movimento de lideranças políticas e comunitárias em apoio à possível candidatura de Alemão. O vereador tem sinalizado que está ouvindo as bases e analisando o cenário com responsabilidade, mas já demonstra disposição em representar a região na Assembleia Legislativa. A avaliação é de que a região precisa de uma voz ativa e combativa na capital, com raízes no interior e capacidade de articulação no Parlamento.

Caso confirme a candidatura lá na frente, Alemão da Semente deverá entrar na disputa com um capital político sólido, construído com base no trabalho prestado e na confiança popular. Sua eventual eleição seria vista como um avanço na representatividade do Vale do Ivinhema na Assembleia Legislativa, fortalecendo a presença da região nas decisões que impactam diretamente o interior de Mato Grosso do Sul.

Continue Lendo

Política

130 anos de relações diplomáticas: governador e princesa do Japão estreitam laços em visita a MS

Publicado

on

A princesa do Japão, Kako de Akishino, foi recepcionada no final desta manhã desta terça-feira (10) pelo governador Eduardo Riedel e a primeira-dama, Mônica Riedel. Em encontro reservado no Gabinete da Governadoria, o chefe do executivo estadual detalhou para a princesa os avanços do Mato Grosso do Sul e as parcerias que existem atualmente com o Japão e os projetos, como o desenvolvimento biosustentável, assunto muito elogiado pela princesa. Ele ainda citou o potencial da Rota Bioceânica, que possivelmente deve incrementar as relações comerciais com o Japão.

A visita a Campo Grande e demais cidades brasileiras faz parte das comemorações dos 130 anos do estabelecimento das relações diplomáticas Japão-Brasil e do “Ano da Amizade Japão-Brasil”.

Riedel ainda confirmou à princesa KaKo que em agosto deste ano fará uma visita ao Japão junto com uma missão empresarial sul-mato-grossense à Ásia, com o objetivo de estreitar ainda mais as relações comerciais e culturais.

A missão internacional reunirá empresários e representantes do governo na intenção de articular e fechar negócios para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul no exterior.

Relação Comercial

O Brasil é o maior parceiro comercial do Japão na América Latina, com um fluxo de comércio bilateral que alcançou US$ 11 bilhões em 2024. O país asiático figurou como o 11º destino das exportações brasileiras, totalizando US$ 5,5 bilhões, e como a 10ª origem das importações, com US$ 5,4 bilhões em produtos japoneses adquiridos pelo Brasil.

Este ano, o Brasil também está presente na Exposição Universal, que acontece na cidade japonesa de Osaka, até outubro de 2025, e cujo tema central será “Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas”.

Segundo a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o País possui potencial para exportar para o Japão combustíveis, minerais, minérios, soja e celulose, milho, trigo, centeio, carne suína e bovina, entre outros produtos.

Mais cedo, a integrante da família imperial japonesa esteve na Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira, onde se encontrou com descendentes e prestou homenagem aos imigrantes que ajudaram a construir a história da comunidade em Mato Grosso do Sul.

Hoje à tarde, a princesa Kako visita a Escola Visconde de Cairu, fundada na Capital por imigrantes japoneses há mais de 107 anos.

A princesa já visitou a capital paulista, as cidades de Maringá, Rolândia e Londrina, no Paraná, onde se encontrou com a comunidade nipo-brasileira. De Campo Grande, ela segue para Brasília, Rio de Janeiro e Foz de Iguaçu.

A Princesa Kako é a segunda filha do príncipe Fumihito e da princesa Kiko, e sobrinha do atual imperador Naruhito.

A família imperial do Japão é a monarquia mais antiga do mundo, com mais de 2,6 mil anos de história. De acordo com a Constituição do Japão, o Imperador é o símbolo do Estado e da unidade do povo, por isso, membros da Família Imperial recebem convidados de Estado de outros países e realizam visitas ao exterior. A visita de 11 dias ao Brasil é a quarta viagem oficial da princesa, e a mais recente de uma longa tradição de compromissos de membros da família imperial no Brasil, quase sempre como marcos comemorativos da relação entre os dois países.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom

 

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67