fbpx
Connect with us

Gestão

Municipalismo: Governo e prefeituras dão início a novas estratégias para o progresso de MS

Vice-governador destaca demandas, programas e cooperação como pilares do crescimento do Estado

Publicado

on

O 2º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, promovido pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), iniciou na tarde desta segunda-feira (4) com um forte compromisso entre Governo do Estado e prefeituras, enfatizando a continuidade dessa parceria para o desenvolvimento de todas as cidades sul-mato-grossenses. O evento acontece no Bosque Expo e encerra na próxima quarta-feira (6).

Representando o Governo do Estado, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, ressaltou o valor do municipalismo como vocação do governo e a necessidade de uma gestão municipal voltada para os resultados que beneficiam diretamente a população.

“O municipalismo é a base da nossa gestão. Governar com foco no desenvolvimento dos municípios é governar para as pessoas. Nosso lema, ‘fazer bem feito para fazer dar certo’, é mais que uma frase; é um compromisso com cada cidadão de Mato Grosso do Sul”, declara Barbosinha, ao reforçar o apoio contínuo do Estado para atender às demandas das cidades.

O evento contou também com a participação de lideranças empresariais e de entidades que promovem o desenvolvimento municipal, como o diretor-presidente do Sebrae/MS, Cláudio Georges Mendonça, que reiterou a importância do empreendedorismo local como alavancar para o crescimento sustentável.

“Nossa missão é fortalecer o empreendedorismo em cada município, criando oportunidades que gerem emprego e desenvolvimento econômico”, afirma Mendonça.

O presidente da Assomasul, Valdir Júnior, destacou o papel do congresso na união dos prefeitos para troca de experiências e alinhamento de estratégias em prol de cada cidade do Estado. “Este congresso simboliza a união dos prefeitos e do governo de MS para enfrentar desafios comuns e alcançar resultados que impactem positivamente a vida da população”, pontua Valdir.

Homenagens

Outro momento de destaque, neste primeiro dia de Congresso, foi a entrega da Medalha do Mérito de Honra Municipalista, que reconhece líderes comprometidos com o fortalecimento das cidades. O vice-governador Barbosinha, homenageado pela gestão municipalista, reforçou que essa honraria é reflexo do compromisso de todo o time de governo com o progresso das cidades.

Também receberam a outorga: o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MS e correalizador do congresso, Maurício Saito; diretor-superintendente do Sebrae MS e correalizador, Claudio Georges Mendonça; presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro; representante do TJMS; ex-governador Reinaldo Azambuja; procurador-geral de Justiça, Romão Ávila Jr; o diretor da Caixa Econômica Federal, Cristiano Boaventura de Medeiros, dentre outras personalidades.

Para fortalecer ainda mais essa parceria, o evento também destacou o programa ‘MS Ativo Municipalismo’, que será detalhado ao longo da programação com a presença do governador Eduardo Riedel. O projeto visa alinhar as ações do Estado às necessidades específicas de cada município, criando políticas públicas direcionadas às áreas da saúde, assistência social, infraestrutura e educação, e de forma ainda mais eficiente.

“Não comemoramos apenas os municípios, mas também a liderança inspirada pelo governador Eduardo Riedel, que, à frente desse time de governo dedicado, transformou Mato Grosso do Sul em um modelo de gestão integrada e eficaz. Esse esforço conjunto, fortalecido pelo diálogo constante com os municípios e pelo respeito às particularidades de cada município, é o que nos permite avançar, trazendo desenvolvimento e oportunidades para todos”, destaca o vice-governador Barbosinha.

Programação

O evento segue nesta terça-feira (5) com diversas palestras. Às 14, o governador de MS Eduardo Riedel e secretários de Estado farão uma apresentação sobre programas e projetos em andamento, entre eles o “MS Ativo Municipalismo”, que apresenta um novo conceito de cooperação entre Estado e municípios, e visa instituir um novo modelo de gestão pública orientada a resultados, baseada em dados e metas a serem atingidas de modo a garantir entregas melhores para a população.

Com essa ação, o Governo e as prefeituras participam ativamente da construção de políticas personalizadas, que atendam as demandas locais e específicas de cada município.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão

Servidoras da CGE-MS participam de treinamento promovido pelo Bird

O evento acontece em João Pessoa (PB) e tem foco no controle dos contratos firmados com o Banco.

Publicado

on

Nesta semana, servidoras da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), lotadas na Auditoria-Geral do Estado (AGE), participam de treinamento ministrado por consultores do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). A iniciativa visa qualificar servidores de diversos Estados para elaboração e análise das contratações feitas com recursos da entidade.

No cenário sul-mato-grossense, recentemente foi aprovado junto ao BIRD empréstimo no valor de US$ 200 milhões. O montante será destinado ao programa Rodar MS, que tem o objetivo de promover a melhoria das rodovias estaduais a partir de mecanismos relacionados à resiliência climática e segurança viária.

Com o intuito de aperfeiçoar o controle que será exercido sobre os contratos do programa, as auditoras de Estado, Simone Maiolino e Jussara Spíndola, participam do evento desde a última segunda-feira (4).

“É muito importante estarmos participando deste treinamento para acessar as características das contratações feitas com a utilização de recursos do BIRD, principalmente porque elas seguem o regulamento e os editais do próprio Banco. Com base nos conhecimentos aqui aprendidos, a CGE-MS poderá realizar auditorias mais assertivas, que apoiem o uso adequado dos recursos disponibilizados para o Rodar MS”, explicou Maiolino, que é chefe da Unidade de Auditoria Especializada em Políticas de Infraestrutura e Logística (UALOG).

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Gestão

Fórum Nacional de Comunicação discute estratégias e informação pública eficiente

Com inúmeros desafios presentes na área da comunicação pública, o Fórum reuniu secretários de comunicação de diversos estados para discutir a transformação do setor.

Publicado

on

Para definir estratégias que aproximem a sociedade da gestão pública e estabelecer maneiras eficientes de informar a população sobre os diversos serviços públicos oferecidos, o 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação é realizado hoje (7) e amanhã (8) em Campo Grande.

Com inúmeros desafios presentes na área da comunicação pública, o Fórum reuniu secretários de comunicação de diversos estados para discutir a transformação do setor.

Na abertura do evento, o secretário sul-mato-grossense de Governo, Rodrigo Perez, apontou para os desafios a serem enfrentados na área, além da importância de compartilhar experiências e conhecimento.

“O Governo do Estado tem a comunicação como área estratégica da gestão. E sempre tivemos o apoio do governador Eduardo Riedel, que é muito importante pois a gente consegue dar passos maiores e mais rápidos nos objetivos estabelecidos. O dia de trabalho hoje é para enfrentarmos as grandes temáticas de comunicação, para que continue assertiva, com segurança jurídica e poder de informar”, afirmou Perez.

O Mato Grosso do Sul, anfitrião do Fórum, é o estado com maior taxa de investimento do Brasil e o crescimento econômico e social também foi apontado na abertura do evento. Com solidez fiscal e gestão eficiente, o dado que consta no Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, divulgado pela CLP (Centro de Liderança Pública) em 2024, foi divulgado ontem (6) e reflete em mais entregas e melhores condições de vida à população.

Este indicador do ranking de competitividade está dentro do pilar ‘solidez fiscal’ e avalia se os estados possuem uma gestão fiscal responsável, como por exemplo no controle nos gastos com pessoal. Este cenário positivo permite o investimento público em áreas estratégicas, como saúde, segurança, assistência social, infraestrutura e educação, que levam ao crescimento econômico do Estado, com geração de empregos e mais renda ao cidadão.

“A gente tem crescimento de 6,5% ao ano, com a terceira menor taxa de desemprego do país, com praticamente pleno emprego. Os problemas são poucos e isso também ajuda no aspecto da comunicação”, afirmou o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez.

O secretário-executivo de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Fukagawa, explicou que o Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação é o ambiente para discussão de normas e da legislação.

“É um espaço muito importante para troca de ideias e troca de experiências. Espero que esse Fórum, assim como os outros, traga muito mais recursos para os secretários. E principalmente, o fortalecimento da comunicação pública no Brasil”, disse Fukagawa.

“Este conselho, que representa todos os secretários de Comunicação do país, é muito significativo em relação a nossa força. Pois mostra o entendimento e o desejo que cada um de nós traz para uma ação nacional, como uma mudança e um pensamento que precisa ser colocado, olhando todo o país, todo o Brasil. E isso a partir da colaboração, da experiência de cada um, a partir do que já aconteceu e com o olhar para frente, nas perspectivas de grandes desafios”, afirmou Igor Marques, secretário de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro e presidente do CNSecom (Conselho Nacional de Secretárias Estaduais de Comunicação).

Os secretários de comunicação dos estados participaram das palestras ‘Brasil pós-eleições: o cenário e os impactos políticos’, conduzida por Márcio de Freitas, diretor de Política da FSB Holding, e ‘A Auditoria do TCU no Governo Federal: critérios de gastos em contratos de propaganda’, ministrada por Álvaro Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) em Mato Grosso.

“O Fórum é um evento consolidado nacionalmente, onde os secretários conseguem ter essa troca de experiências, e principalmente buscar melhores resultados na comunicação pública. A nossa área passa por muitas mudanças, constante evolução, então é importante estamos sempre atualizados nessas novas regras, leis, e esse é o momento que também vai trazer novidades”, finalizou o secretário-executivo de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Fukagawa.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Gestão

Programa de Estágio de Mato Grosso do Sul avalia empregabilidade dos egressos

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades

Publicado

on

Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul realiza pesquisa para avaliar a empregabilidade dos egressos após a conclusão do estágio. A iniciativa visa fornecer dados valiosos que demonstram os benefícios e resultados do programa, ajudando a aprimorar os processos internos e garantindo oportunidades significativas para os jovens acadêmicos do Estado. A participação dos egressos tem sido crucial para o sucesso da avaliação.

A pesquisa, realizada com as turmas 1 e 2 que concluíram o ciclo do programa em fevereiro de 2024, revelou a situação profissional de 98 egressos. Os dados mostram que 60% estão empregados, sendo 34% no setor público e 26% no setor privado.

Pedro Ortale, coordenador do programa pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), comentou que esse resultado superou as expectativas previstas nos objetivos estratégicos do programa, que era fazer com que 40% dos participantes saíssem empregados. Ele destacou ainda que esses jovens profissionais saem preparados para atuar no mercado de trabalho.

Equipe do Programa de Estágio do Governo se reúne e avalia atuação dos estagiários da Funtrab

“Desde o início das atividades, já foram capacitados 250 estagiários. Acredito que alcançamos a meta, considerando que um dos objetivos do programa também é proporcionar experiência prática aos jovens acadêmicos, com ênfase nas áreas de gestão e administração pública”, reforçou Ortale.

O Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul atende 36 órgãos, incluindo Secretarias de Estado, Agências Reguladoras, Fundações, Instituições de Ensino e outras organizações governamentais, abrangendo 8 municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas.

O resultado oficial da pesquisa está previsto para ser publicado até dezembro de 2024 e será divulgado no site do Programa de Estágio.

 Programa de Estágio do Governo de MS

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec. É coordenado pela Segem (Secretaria-executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo). Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.

Atualmente está em processo de transição administrativa e parceria conveniada. A partir de janeiro de 2025, a iniciativa será gerida pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), sob a coordenação da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67