fbpx
Connect with us

MSGÁS

MSGÁS anuncia projetos selecionados em chamada pública do programa de incentivos fiscais

Desde 2020, quando foi lançado, o programa de incentivos já destinou mais de dois milhões de reais a projetos.

Publicado

on

Seis entidades socioassistenciais, culturais e de esportes foram selecionadas pelo Comitê de Patrocínio da MSGÁS e vão receber recursos do programa de incentivos fiscais da companhia. A Chamada Pública, realizada entre 28 de agosto e 21 de setembro, atraiu 76 propostas, 59 delas passaram à fase de avaliação e seis foram recomendadas pelo Comitê para receber os recursos.

Desde 2020, quando foi lançado, o programa de incentivos já destinou mais de dois milhões de reais a projetos.

Foram selecionados:

  • Associação Asilo São João Bosco
  • Sirpha Lar do Idoso
  • Cotolengo Sul-Mato-Grossense
  • Instituto MS Mais Bonito
  • Obras Sociais Francisco Thiesen
  • Centro de Arte, Educação, Cultura, Social e Meio Ambiente Casa de Ensaio

A MSGÁS entrará em contato com os responsáveis pelos projetos selecionados para solicitação documental.

Os recursos a essas entidades são repassados pela companhia por meio do Fundo Nacional, Estadual e Municipal do Idoso (CMI), Fundos do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lei de Incentivo ao Esporte e Lei Rouanet/Incentivos Fiscais/Pronac e o montante a ser destinado ainda será definido.

A seleção de projetos realizada anualmente desde 2020 pela MSGÁS busca afirmar o compromisso da empresa com a responsabilidade social, um dos três pilares da plataforma da gestão, que se aplica tanto no setor público quanto no setor privado, ao lado dos compromissos ambientais e de governança.

Em toda chamada pública são apresentados projetos de alcance social e capazes de promover a inclusão, o acesso a programas e projetos artísticos e culturais, como a música, teatro, dança e cinema; além de garantir acolhimento e assistência aos idosos e crianças e adolescentes com deficiência e em situação de vulnerabilidade.

É uma ação de impacto para a sociedade, além de democratizar o acesso ao esporte e lazer, garante segurança alimentar e nutricional, disseminando a consciência cidadã na família e na comunidade.

Como o dinheiro vai ajudar

Os recursos serão liberados entre 15 e 31 de dezembro e serão importantes para desenvolvimento de atividades e também para manutenção de assistência, como é o caso do Asilo São João Bosco, que busca melhorar o bem-estar de 92 idosos como a compra de novas roupas de cama e banho, aquecedores solares e práticas sustentáveis.

A Sirpha Lar Do Idoso vai investir o dinheiro no projeto Arte e Memória, que prevê a prevê a realização de terapia ocupacional com expressões artísticas para melhorar a autoestima, estimular a cognição e promover a interação social em idosos

O Cotolengo Sul-mato-grossense vai desenvolver o projeto “Cinema como forma de inclusão”, voltado ao entretenimento de 650 pessoas com deficiência, oferecendo diversão, socialização e oportunidades de reflexão.

O Instituto MS Mais Bonito vai aplicar os recursos na promoção da Maratona de Campo Grande, prova que atrai milhares de atletas e corredores comuns. A entidades Obras Sociais Francisco Thiesen concorreu aos incentivos fiscais para manter os projetos de educação musical e inclusão social e cultural para 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Para o Centro De Arte, Educação, Cultura, Social e Meio Ambiente – Casa De Ensaio, os recursos serão fundamentais na manutenção do projeto Brincaturas e Teatrices, que oferece nove oficinas artísticas para mais de 100 crianças e adolescentes vulneráveis, continuamente, promovendo a inclusão e o desenvolvimento humano.

A atenção à parcela da população mais vulnerável, a assistência ao idoso e às crianças e adolescentes, seja por atividades esportivas, lúdicas, seja por atendimento terapêutico ou acesso a equipamentos de esporte e lazer, também são foco do programa de incentivos fiscais da MSGÁS.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

MSGÁS

Circuito Gastronômico é referência para sabores do Cerrado

Evento promovido pela Companhia de Gás de MS (MSGÁS) é um primeiro passo em busca de referências e valorização dos produtos do Cerrado.

Publicado

on

A gastronomia de Mato Grosso do Sul é uma mistura de sabores e temperos desde a ancestralidade indígena até as influências da fronteira, mas sendo um Estado novo ainda busca seu reconhecimento. Para o chef Felipe Caran, embaixador sul-mato-grossense do 2º Circuito Gastronômico “Isto é MS” – Sabores da Terra, o evento promovido pela Companhia de Gás de MS (MSGÁS) é um primeiro passo em busca de referências e valorização dos produtos do Cerrado.

Chef Felipe Caran

“O Circuito Gastronômico está levantando a bandeira da nossa cozinha regional e sobretudo do Cerrado, que é muito rico em leguminosas, temperos e frutas, como o urucum, pequi, o jenipapo e a guavira”, diz. E ainda complementa: “Mostra as nossas essências e sofisticação com essa visão e foco nos ingredientes, o que é muito válido, em uma explosão de sabores e pratos criativos, e também que existe uma cultura gastronômica do arroz carreteiro e da carne de sol que traduzem a nossa identidade.”

Esta edição do Circuito Gastronômico, que será realizada de 6 a 21 de maio nas cidades de Campo Grande, Bonito, Corumbá e Três Lagoas, contempla 23 ingredientes locais: baru, pequi, guavira, nicola, carne de sol, mel de abelha nativo do Pantanal, linguiça de Maracaju, erva-mate, polvilho azedo e doce, farinha de milho saboró, galinha caipira, pintado, mocotó, miúdos, derivados de búfalo, coentro, pacu, farinha de mandioca de Furnas, palmito/guariroba, mandioca, traíra e sobá.

Chef Paulo Machado

Rede de sustentabilidade

“Esse ano ampliamos a lista dos ingredientes, incluindo a traíra, muito pescado em nossos rios, e os derivados (carne e leite) de búfalo, mais frutas e o mocotó, usado tanto para o cozido e o ensopado e também na geleia como sobremesa, com a ideia de que as pessoas que trabalham com gastronomia no Estado apontem o que temos de melhorar na nossa produção artesanal de alimentos”, realça o chef Paulo Machado, embaixador internacional do Circuito Gastronômico.

Machado destaque que o evento, além de agitar a gastronomia do Estado e fomentar o turismo, vem para celebrar e apoiar os restaurantes e similares, os quais, por sua vez, utilizam ingredientes de agricultores de alimentos locais. “Então, entendo que o circuito trabalha toda uma rede de sustentabilidade e hospitalidade, ligando as pessoas que nos visitam a negócios ou a turismo, os participantes, a excelência dos restaurantes e os produtores de alimentos”, comentou.

Com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), o 2º Circuito Gastronômico “Isto é MS” – Sabores da Terra conta com a realização de Márcia Marinho, que atua no segmento como hunter de novos nomes de chefs, produtos e estabelecimentos e criadora de um dos maiores portais de gastronomia do Estado (Saborise) e do Festival de Carnes de MS; José Marques, apresentador de Festas e Eventos TV, veiculado no site Campo Grande News, TVMS Record e CBN Campo Grande, e realizador do Noiva Fashion e do KidsfashionMs; e do Sindha/MS (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul).

Receite com peixe está entre as opções do Circuito Gastronômico

Mais informações: www.circuitogastronomicoms.com.br

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

MSGÁS

MSGÁS amplia Circuito Gastronômico de MS para mais três cidades

Os estabelecimentos (restaurantes, bares, hamburguerias e cafés) podem se inscrever de 10 a 30 de março e a meta é atingir 120 participantes.

Publicado

on

Com a participação neste ano das cidades de Corumbá, Três Lagoas, Bonito e Campo Grande, a segunda edição do Circuito Gastronômico “Isto é Mato Grosso do Sul – Sabores da Terra” será realizada de 18 a 30 de abril, com o patrocínio da MSGÁS (Companhia de Gás de MS). Os estabelecimentos (restaurantes, bares, hamburguerias e cafés) podem se inscrever de 10 a 30 de março e a meta é atingir 120 participantes.

Sucesso em 2023, quando envolveu apenas a Capital, o evento fortalece a identidade cultural do Estado colocando em destaque a sua rica culinária regional e suas influências fronteiriças. “O Circuito Gastronômico é uma porta aberta para novas descobertas, emoções e, claro, deliciosos momentos. Venham saborear a criatividade dos nossos chefs e a autenticidade dos ingredientes regionais”, destacou o presidente da MSGÁS, Rui Pires dos Santos.

Segundo ele, a jornada gastronômica é uma oportunidade para que a população descubra os sabores que definem a cultura local, agora com maior abrangência ao incluir mais três cidades polos, contribuindo também para valorizar os sabores da terra. “O circuito é uma forma de unir a comunidade através da comida, celebrando a diversidade e a riqueza de nossa gastronomia e mais o reforço de nossa marca”, disse.

Curadoria

O circuito contará com a curadoria de dois chefs renomados em uma parceria excepcional: Paulo Machado, embaixador internacional do evento e um dos expoentes da riqueza gastronômica brasileira, e o bonitense Felipe Caran, que atuará como embaixador sul-mato-grossense. Juntos, ambos compõem um toque de excelência e expertise a esta segunda edição, elevando a experiência dos sabores regionais a um patamar de destaque e sofisticação.

A organização está a cargo de Márcia Monteiro, atuando no segmento como hunter de novos nomes de chefs, produtos e estabelecimentos e criadora de um dos maiores portais de gastronomia do Estado (Saborise) e do Festival de Carnes de MS, e José Marques, apresentador de Festas e Eventos TV, veiculado no site Campo Grande News, TVMS Record e CBN Campo Grande, e realizador do Noiva Fashion e do KidsfashionMs.

Inscrição

A inscrição dos estabelecimentos deve ser feita pelo site do evento (www.circuitogastronomicoms.com.br), com o pagamento das taxas nos valores de R$ 600,00 (não associados da Abrasel/MS e Sindha/MS) e R$ 480,00 (sócios). Os participantes terão direito a um kit composto de uma foto do prato, um vídeo de até 1 minuto, inserção no site do evento, com foto e descrição, e no passaporte do evento; e posts impulsionados nas redes sociais (Festas e Eventos, Saborise e Circuitogastronomicocg).

Conforme o regulamento, os estabelecimentos inscritos terão que desenvolver um prato com pelo menos um ingrediente regional e pantaneiro listado: baru, pequi, guavira, nicola, carne de sol, mel de abelha nativo do Pantanal, linguiça de Maracaju, erva-mate, polvilho azedo e doce, farinha de milho saboró, galinha caipira, pintado, mocotó, miúdos, derivados de búfalo, coentro, pacu, farinha de mandioca de Furnas, palmito/guariroba, mandioca, traíra, sobá e rapadura de Furnas.

Os pratos serão comercializados a preços fixos durante o circuito. O 2º Circuito Gastronômico “Isto é Mato Grosso do Sul – Sabores da Terra” tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, Sebrae e Fecomércio/MS

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

MSGÁS

MSGÁS anuncia o plano de investimentos de R$ 29 milhões para 2024

A Diretoria Executiva da MSGÁS considera a proposta como um dos projetos mais arrojados para o exercício de 2024

Publicado

on

Com aporte de R$ 29 milhões, a companhia MSGÁS se prepara para dar mais um importante passo na expansão do gás natural, em 2024, visando fortalecer e diversificar sua atuação no Estado. O projeto prevê a construção de 37 km de novas redes de gás natural, estendendo-se por áreas estratégicas em Campo Grande e Três Lagoas. Com esse avanço, a MSGÁS espera alcançar marco importante para prospecção de quatro mil novos clientes para totalizar 22 mil unidades consumidoras até dezembro.

“Estes números refletem não apenas um crescimento quantitativo, mas também a qualidade e o alcance dos serviços executados pela nossa companhia. Os novos investimentos têm foco direcionado aos setores residencial, comercial e industrial, além de incluir postos de GNV (Gás Natural Veicular). A iniciativa promete impulsionar não apenas o mercado de gás natural, mas também contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e sustentável de nosso Estado.”, explica o presidente da companhia, Rui Pires dos Santos.

A Diretoria Executiva da MSGÁS considera a proposta como um dos projetos mais arrojados para o exercício de 2024. Trata-se de uma lógica de crescimento baseada nos indicadores econômicos e sociais positivos anunciados pela administração do governador Eduardo Riedel. Este plano de expansão integra visão global de crescimento e inovação, reforçando o compromisso com a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental. “A MSGÁS está comprometida em levar energia limpa e eficiente para mais lares, empresas e indústrias de Mato Grosso do Sul”, afirma Rui Pires dos Santos.

Na avaliação do presidente da companhia, os investimentos significam um passo decisivo para garantir que a infraestrutura de gás natural de Mato Grosso do Sul atenda demandas futuras, sendo um dos insumos importantes para impulsionar o crescimento econômico e contribuir para um meio ambiente mais limpo. “Com a implementação deste projeto, a MSGÁS reafirma seu papel de agente transformador no setor energético de Mato Grosso do Sul, demonstrando seu compromisso contínuo com a inovação, a qualidade de serviço e o desenvolvimento sustentável.

Sobre a MSGÁS

Fundada em 21 de maio de 1998, a MSGÁS é responsável pela distribuição e comercialização de gás natural em Mato Grosso do Sul e integra a estrutura da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Atualmente, tem em seu portfólio 18 mil clientes nas áreas comercial, residencial e industrial, oito postos de abastecimento de GNV (Gás Natural Veicular) e 466 quilômetros de redes instaladas nos municípios de Campo Grande e Três Lagoas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67