fbpx
Connect with us

Emprego

MS tem a quarta menor taxa de desemprego do País, mostra pesquisa do IBGE

O levantamento foi feito em relação ao primeiro trimestre de 2023.

Publicado

on

Com a política de atração de empresas para gerar empregos e renda à população, Mato Grosso do Sul tem a quarta menor taxa de desemprego do País. Esta avaliação foi feita pela PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento foi feito em relação ao primeiro trimestre de 2023.

Na pesquisa Mato Grosso do Sul apresenta a taxa de 4,8% de desemprego, sendo superado apenas por Rondônia (3,2%), Santa Catarina (3,8%) e Mato Grosso (4,5%). A média do Brasil inclusive é de 8,8%. Já as maiores taxas ficaram com Bahia (14,4%) e Pernambuco (14,1%).

O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Bruno Gouvêa, avaliou os números como positivos, já que mostram o Estado entre os melhores da federação neste quesito.

“Entendemos que os números do emprego no Mato Grosso do Sul continuam positivos. Hoje ainda somos o quarto estado com a menor desocupação do País. Seria muito difícil manter os 3,3% de desocupação do trimestre anterior, que foi um recorde da série histórica, mas continuamos como o melhor resultado desde 2014”, afirmou.

Gouvêa ainda citou os bons números do Estado em relação a taxa de formalidade, que é a 6° melhor do Brasil, assim como outros dados de destaque. “Também teve a influência positiva de pessoas que não estavam procurando emprego e passaram a procurar, entrando na lista de desocupação, assim como 25% a mais em relação ao primeiro trimestre de 2022 em relação a ocupação de empregadores”.

Na sua avaliação estes números aliados a boa perspectiva de crescimento econômico do Estado, com a vinda de novas indústrias e o lançamento do plano estadual “MS Qualifica” pelo Governo do Estado, trazem boas perspectivas na situação do “emprego” em Mato Grosso do Sul.

Oportunidades e qualificação

O governador Eduardo Riedel afirmou que o Estado dispõe de uma “carteira de investimentos privados” no valor de R$ 60 bilhões, em diferentes áreas, com industrias, fábricas e empresas que escolheram investir aqui pelo “bom ambiente de negócios” do Estado, gerando empregos, novas oportunidades e melhor renda para toda população.

“O Estado tem feito sua parte, com obras de infraestrutura para melhorar os acessos e logística em diferentes regiões, assim como política de incentivos fiscais e desenvolvendo um ambiente positivo e atrativo para vinda de novas empresas. O resultado é mais empregos para as pessoas”, disse o governador.

Outro foco é a qualificação profissional, para preencher as vagas que estão disponíveis no mercado, mas que falta mão de obra preparada para assumir as funções. Para isto o Governo lançou o plano estadual “MS Qualifica”, onde vai fazer a capacitação de trabalhadores, para que tenham um emprego melhor.

O plano é uma iniciativa que promove a inclusão social e cumpre um compromisso firmado com a população sul-mato-grossense. Para desenvolver o “MS Qualifica” o Governo do Estado vai realizar um trabalho “transversal” com várias secretarias, em uma ação conjunta. Também serão feitas parcerias com instituições, entidades e iniciativa privada.

A primeira ação foi o “Voucher Transportador”, que vai qualificar mil motoristas de cargas e ônibus, por meio de um convênio com o Sest/Senat. Depois da capacitação, eles ainda vão ter “custo zero” para incluírem em suas carteiras de habilitação as letras “D” e “E”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

Copeiro e padeiro estão entre as 3 mil vagas de trabalho desta quarta-feira

Funsat e Funtrab abrem balcões de emprego a partir das 7h; veja a lista

Publicado

on

O mercado de trabalho de Campo Grande disponibiliza um total de 3.107 vagas de emprego, com oportunidades em diversas áreas e para diferentes níveis de escolaridade nesta quarta-feira (4). As vagas estão sendo oferecidas pelas principais agências de emprego da Cidade Morena.

Conforme as listas encaminhadas pela Funsat (Fundação Social do Trabalho) e a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), as oportunidades são rotativas e podem ser preenchidas a qualquer momento, sem aviso prévio.

Na agência municipal, são 2.099 vagas distintas para 212 funções. Açougueiro, barbeiro, confeiteiro, eletricista, fiscal de loja, gerente de mercado, gesseiro, instrutor de informática, magarefe, montador, moto frentista, oficial de manutenção, padeiro, pedreiro, pintor, recepcionista, recreador, repositor de mercado, técnico de laboratório, vendedor e vigia estão entre as oportunidades.

Já na fundação estadual, são 1.008 novos trabalhos. Armazenista, arte-finalista, assistente de cafeteria, balconista de farmácia, chapeiro, cozinheiro geral, cuidador de idosos, decorador de interiores, faturista, gerente de transportes, operador de caixa, panfleteiro, salgadeiro, sepultador, técnico mecânico e vendedor pracista são vagas de trabalho abertas.

As vagas da Funtrab podem ser acessadas diretamente na sede da fundação, localizada na Rua 13 de Maio, nº 2.773, das 7h30 às 17h30. Para se candidatar, os interessados devem levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Já a Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, na Vila Glória, com atendimento das 7h às 17h. É necessário levar documentos pessoais.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Emprego

Dourados registra saldo positivo em contratações no mês de outubro

O comércio registrou 908 admitidos e 892 desligados. 

Publicado

on

Balanço divulgado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) nesta quinta-feira (28) mostra que o saldo de contratações formais em outubro, em Dourados, foi positivo. As admissões chegaram a 3.159, enquanto as demissões totalizaram 3.041.

O setor que mais se destacou foi o de serviços, com 1.429 admitidos e 1.337 desligados. No setor da indústria foram 554 admitidos e 513 desligados. O comércio registrou 908 admitidos e 892 desligados.

Registraram saldo negativo a agropecuária, com 72 desligamentos e 70 admissões e a construção, com 198 admissões e 227 desligamentos.

Em todo o Mato Grosso do Sul, o cenário também foi positivo com o registro foi de 33.396 admissões e 32.561 desligamentos.

Obtiveram saldo positivo no mês os setores da Indústria, Serviços e Comércio, enquanto o setor da agropecuária e da construção registraram saldo negativo.

O País teve um saldo positivo de 132.714 postos de trabalho no período com, resultante de 2.222.962 admissões e 2.090.248 desligamentos no mês.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Emprego

Semana termina com vagas de trabalho para 200 funções distintas

Funsat e Funtrab abrem balcões de emprego a partir das 7h; veja os destaques

Publicado

on

O mercado de trabalho de Campo Grande disponibiliza um total de 2.830 vagas de emprego, com oportunidades em diversas áreas e para diferentes níveis de escolaridade nesta sexta-feira (29). As vagas estão sendo oferecidas pelas principais agências de emprego da cidade, a Funsat (Fundação Social do Trabalho) e a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

Conforme as listas encaminhadas à imprensa, as oportunidades são rotativas e podem ser preenchidas a qualquer momento, sem aviso prévio.

A Funsat oferece 1.912 vagas para 200 funções, com destaque para áreas como atendente de lojas, auxiliar de linha de produção e operador de caixa. Entre as ofertas, 1.080 não exigem experiência prévia, e há 30 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência. Para se candidatar, os interessados devem comparecer à sede da fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, na Vila Glória, das 7h às 17h, com documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho. Também é possível se inscrever pelo aplicativo Sine Fácil.

Por outro lado, a Funtrab oferece 918 vagas, com uma grande variedade de ocupações, como açougueiro, mecânico e auxiliar administrativo. A fundação também disponibiliza 88 vagas para pessoas com deficiência e uma oportunidade de estágio para estudantes de ensino superior. Os interessados podem se dirigir à sede da fundação, na Rua 13 de Maio, nº 2.773, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, com os documentos exigidos.

Além das vagas presenciais, ambas as instituições oferecem serviços de orientação e cadastro para quem deseja buscar uma nova colocação no mercado de trabalho.

 

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67