Qualificação e acesso ao emprego. Com este lema o governador Eduardo Riedel deu início ao plano estadual “MS Qualifica para um novo futuro”, que tem como primeira ação o programa o “Voucher Transportador”. A iniciativa vai beneficiar mil motoristas com qualificação e custeio da habilitação “D” e “E”. A meta é que estes profissionais estejam preparados para assumir novos empregos e assim atender a demanda do setor.
Este foi um compromisso firmado pelo governador com a população, que está sendo colocado em prática. A qualificação é uma meta prevista no Ano 1 da atual gestão estadual. “O Governo é um agente que liga os pontos, para alcançar as pessoas. Para ter um Estado próspero, ele precisa ser inclusivo, chegar lá na ponta. Este é um programa para quem busca um emprego, uma nova oportunidade. Este é só o primeiro passo”, afirmou o governador.
Serão abertas mil vagas nas regiões de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste. Promovido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Sest/Senat, o “Voucher Transportador” vai funcionar como uma escola de motoristas profissionais.
Riedel destacou que se trata de um compromisso firmado com a sociedade. “Início de uma caminhada, que só vai crescer, uma jornada que irá se ampliar. Vai aumentar a renda das pessoas e dar mais qualidade ao serviço realizado. Se as mil pessoas forem empregadas no programa, vamos fazer a qualificação para cinco mil”, garantiu.
Realização
Caberá a Semadesc arcar com todos os custos dos cursos realizados pelo Senat com os motoristas. Já o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) vai isentar estes beneficiados das taxas referentes a habilitação (D e E) e o Senat promover esta qualificação com dois cursos, que totalizam 107 horas, na chamada “Escola de Motoristas Profissionais”.
O Governo do Estado vai publicar um decreto com os critérios para seleção dos motoristas. “Primeiro vai se abrir o prazo para os interessados buscarem esta qualificação, depois será feito uma triagem daqueles que estão aptos mais rapidamente para conseguirem se tornar motoristas com carteira D e E”, afirmou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
O diretor adjunto do Sest/Senat, Vinicius Ladeira, destacou que a falta de contratação no setor de transporte, é pelos trabalhadores não terem a mão de obra qualificada. “Por isto é uma alegria fazer parte deste programa e assim oferecer profissionais capacitados ao mercado. O Governo está de parabéns pela iniciativa”.
Este primeiro segmento profissional (motoristas de cargas e ônibus) foi justamente escolhido por haver uma demanda crescente no escoamento da produção do Estado, principalmente em função do setor da celulose.
O diretor-presidente da Setlog-MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado de MS), Cláudio Cavol, citou que 70% das transportadoras estão com deficiência de motoristas. “Devido a falta de oferta, muitas vezes se contrata pessoas não tão qualificadas, por isso este programa é benéfico tanto para economia, como para levar mais segurança às estradas”.
MS Qualifica
O Plano Estadual de Qualificação Profissional lançado nesta terça-feira (02), vai contribuir com os trabalhadores para obtenção de melhores empregos, para criar novas oportunidades e aumentar a renda de profissionais, promovendo assim a inclusão social e redução da pobreza.
“Haverá um alinhamento da oferta e a demanda por qualificação profissional, assim como ações de requalificação e reciclagem aos trabalhadores, programa para o primeiro emprego, captação direta com o setor produtivo e busca por convênios e parcerias no setor”, explicou o secretário Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Bruno Bastos.
Além do Voucher Transportador, estão entre os projetos iniciais o “Voucher de Desenvolvedor de Sistemas” para programadores de software, qualificação para mulheres na fronteira, programa para pessoas com deficiência, busca ativa de trabalhadores que estão desempregados, qualificação rápida em massa, e qualificação para setor hoteleiro, entre outros. (Confira a apresentação do programa)
Além do governador, participaram da solenidade o vice-governador Barbosinha, o deputado federal Beto Pereira, presidente da Assembleia, o deputado Gerson Claro, o deputado estadual João César Mattogrosso, os secretários Pedro Caravina (Segov), Patrícia Cozzolino (Sead), Hélio Daher (Educação), Marcelo Miranda (Setescc), Jaime Verruck (Sedesc) e o diretor-presidente do Detran, Rudel Tridade.
O mercado de trabalho de Campo Grande disponibiliza um total de 3.107 vagas de emprego, com oportunidades em diversas áreas e para diferentes níveis de escolaridade nesta quarta-feira (4). As vagas estão sendo oferecidas pelas principais agências de emprego da Cidade Morena.
Conforme as listas encaminhadas pela Funsat (Fundação Social do Trabalho) e a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), as oportunidades são rotativas e podem ser preenchidas a qualquer momento, sem aviso prévio.
Na agência municipal, são 2.099 vagas distintas para 212 funções. Açougueiro, barbeiro, confeiteiro, eletricista, fiscal de loja, gerente de mercado, gesseiro, instrutor de informática, magarefe, montador, moto frentista, oficial de manutenção, padeiro, pedreiro, pintor, recepcionista, recreador, repositor de mercado, técnico de laboratório, vendedor e vigia estão entre as oportunidades.
Já na fundação estadual, são 1.008 novos trabalhos. Armazenista, arte-finalista, assistente de cafeteria, balconista de farmácia, chapeiro, cozinheiro geral, cuidador de idosos, decorador de interiores, faturista, gerente de transportes, operador de caixa, panfleteiro, salgadeiro, sepultador, técnico mecânico e vendedor pracista são vagas de trabalho abertas.
As vagas da Funtrab podem ser acessadas diretamente na sede da fundação, localizada na Rua 13 de Maio, nº 2.773, das 7h30 às 17h30. Para se candidatar, os interessados devem levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Já a Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, na Vila Glória, com atendimento das 7h às 17h. É necessário levar documentos pessoais.
Balanço divulgado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) nesta quinta-feira (28) mostra que o saldo de contratações formais em outubro, em Dourados, foi positivo. As admissões chegaram a 3.159, enquanto as demissões totalizaram 3.041.
O setor que mais se destacou foi o de serviços, com 1.429 admitidos e 1.337 desligados. No setor da indústria foram 554 admitidos e 513 desligados. O comércio registrou 908 admitidos e 892 desligados.
Registraram saldo negativo a agropecuária, com 72 desligamentos e 70 admissões e a construção, com 198 admissões e 227 desligamentos.
Em todo o Mato Grosso do Sul, o cenário também foi positivo com o registro foi de 33.396 admissões e 32.561 desligamentos.
Obtiveram saldo positivo no mês os setores da Indústria, Serviços e Comércio, enquanto o setor da agropecuária e da construção registraram saldo negativo.
O País teve um saldo positivo de 132.714 postos de trabalho no período com, resultante de 2.222.962 admissões e 2.090.248 desligamentos no mês.
O mercado de trabalho de Campo Grande disponibiliza um total de 2.830 vagas de emprego, com oportunidades em diversas áreas e para diferentes níveis de escolaridade nesta sexta-feira (29). As vagas estão sendo oferecidas pelas principais agências de emprego da cidade, a Funsat (Fundação Social do Trabalho) e a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).
Conforme as listas encaminhadas à imprensa, as oportunidades são rotativas e podem ser preenchidas a qualquer momento, sem aviso prévio.
A Funsat oferece 1.912 vagas para 200 funções, com destaque para áreas como atendente de lojas, auxiliar de linha de produção e operador de caixa. Entre as ofertas, 1.080 não exigem experiência prévia, e há 30 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência. Para se candidatar, os interessados devem comparecer à sede da fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, na Vila Glória, das 7h às 17h, com documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho. Também é possível se inscrever pelo aplicativo Sine Fácil.
Por outro lado, a Funtrab oferece 918 vagas, com uma grande variedade de ocupações, como açougueiro, mecânico e auxiliar administrativo. A fundação também disponibiliza 88 vagas para pessoas com deficiência e uma oportunidade de estágio para estudantes de ensino superior. Os interessados podem se dirigir à sede da fundação, na Rua 13 de Maio, nº 2.773, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, com os documentos exigidos.
Além das vagas presenciais, ambas as instituições oferecem serviços de orientação e cadastro para quem deseja buscar uma nova colocação no mercado de trabalho.