Mato Grosso do Sul marca forte presença na ABAV Expo 2023, que acontece de 27 a 29 de setembro no Riocentro (RJ). No ano em que a maior feira de turismo das Américas completa 50 edições, o turismo de MS será destaque com várias ativações de promoção e divulgação dos melhores destinos de ecoturismo e turismo de aventura do País.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, fala da participação de Mato Grosso do Sul no evento que, depois de muitos anos, volta a ser realizado no Rio de Janeiro. “Teremos muito destaque este ano na ABAV Expo, que completa 50 anos, e a oportunidade de expor para centenas de expositores, profissionais do turismo e de comunicação de todas as partes do País e da América do Sul. Nosso estande será inovador e bem criativo, tenho certeza que irá surpreender pois estará repleto de experiências. Teremos também a presença de empresários e representantes do turismo de Mato Grosso do Sul, faremos uma ativação bem legal entre os dois pavilhões do evento para chamar bastante a atenção para as nossas belezas naturais e para a cultura de Mato Grosso do Sul, além da gastronomia pantaneira que já temos levado para as feiras e eventos”, exalta.
Wendling fala ainda sobre as ações de sustentabilidade durante o evento. “O estande de Mato Grosso do Sul fará novamente a compensação de carbono. O visitante poderá compensar as emissões de carbono emitidas durante seu deslocamento até o evento e teremos também a preocupação em usar materiais recicláveis e biodegradáveis. No dia 28, às 14h30, junto com a Embratur faremos o lançamento do Guia de Ações Climáticas para Destinos Turísticos e, logo após, farei a palestra ‘Gestão inovadora e responsável de destinos turístico’ na Arena Vivências e Lazer”.
Ações no estande de MS
Haverá ativações gastronômicas no estande de Mato Grosso do Sul, com a presença dos chefs Marcilio Galeano e Lucas Caslu que, sempre a partir das 16h, farão um Cooking Show apresentando alguns dos pratos desenvolvidos para a Rota Gastronômica Pantaneira, como o Caldo de Piranha, Macarrão de Comitiva com Molho de Pequi e Chipa Paraguaia.
Outra ativação do turismo de Mato Grosso do Sul será um túnel de 40 metros que ficará entre os pavilhões da ABAV no Riocentro. O túnel vai oferecer uma incrível experiência audiovisual aos visitantes do evento, com vídeos e imagens projetadas nas paredes e cenografia com características da região do Pantanal.
Mato Grosso do Sul fará ainda capacitação para os agentes de viagens, com muitas informações de como o turismo se desenvolve no Estado e com argumentos de vendas para facilitar a comercialização de pacotes de viagens para o MS. As capacitações “Bonito e Pantanal, dois destinos em uma só viagem” acontece no dia 29, às 15h, na Arena Inovabilidade. Confira a agenda de MS:
27/9
13h às 20h Túnel de experiência audiovisual ‘Rota Pantanal Bonito: Dois destinos únicos um uma só viagem / Viva essa experiência em Mato Grosso do Sul’ (entre os pavilhões do evento)
16h Cooking Show ‘Rota Gastronômica Pantaneira’ (Estande Mato Grosso do Sul)
28/9
13h às 20h Túnel de experiência audiovisual ‘Rota Pantanal Bonito: Dois destinos únicos um uma só viagem / Viva essa experiência em Mato Grosso do Sul’ (entre os pavilhões do evento)
14h30 Lançamento Guia de Ações Climáticas (Audit. Ipanema Pav. 4 / próx. à ABAV Talks)
15h Palestra Desbrave o Mato Grosso do Sul – ‘Gestão inovadora e responsável de destinos turístico’, com Bruno Wendling (ABAV Talks/Arena Vivências e Lazer)
16h Cooking Show ‘Rota Gastronômica Pantaneira’ (Estande Mato Grosso do Sul)
29/9
13h às 20h Túnel de experiência audiovisual ‘Rota Pantanal Bonito: Dois destinos únicos um uma só viagem / Viva essa experiência em Mato Grosso do Sul’ (entre os pavilhões do evento)
15h Capacitação ‘Venha desbravar o melhor da natureza em Mato Grosso do Sul’, com Rogério Chelotti (Arena Inovabilidade)
16h Cooking Show ‘Rota Gastronômica Pantaneira’ (Estande Mato Grosso do Sul)
Abav Expo 50 anos
Focado em profissionais do Turismo com entrada gratuita para quem é do setor, a ABAV Expo terá apresentações culturais, gastronômicas, artesanato, treinamentos, palestras e painéis sobre diversas temáticas, show do Diogo Nogueira em parceria com a Setur RJ no fechamento do primeiro dia, palestra oferecida pelo Sesc RJ do cofundador da Apple Steve Wozniak na cerimônia de abertura, e mais de duas mil marcas expositoras. O evento será no Riocentro de 27 a 29 de setembro com público estimado de 36 mil visitantes em 37 mil metros, ocupando os pavilhões 3 e 4 do Riocentro.
No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.
Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.
No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.
O Festival do Japão
De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.
A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.
O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.
Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.
No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.
O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.
“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.
Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.
O WTM London
A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.
O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.
O filme institucional que celebra os dois anos do Bioparque Pantanal é um dos finalistas do Festival ART&TUR, que trata-se de um evento internacional de cinema e turismo, realizado em Portugal. Ele concorre na categoria “Turismo de Natureza”. O resultado da premiação ocorre na próxima sexta-feira (25).
A 17° edição do Festival acontece de 22 a 25 de outubro na cidade de Lousã (Portugal). Considerado um dos mais reconhecidos festivais de cinema de turismo do mundo, ele conta com premiações em várias categorias na área de meio ambiente e ecologia, turismo de natureza, cultura e patrimônio, serviços turísticos, música e dança, esporte e lazer, aventuras e expedições, entre outros.
O filme sobre o Bioparque Pantanal com o tema “Além da Superfície” mostra toda estrutura disponível com mais de 230 tanques e 40 mil animais, mas com foco no encantamento que o lugar traz para quem o conhece, pois além da beleza, tem educação por meio da conscientização ambiental, para que todos conheçam a fauna e flora da região.
Também destaca que o local foi pensado para todos, com acessibilidade, tecnologia, inovação e moderno para saúde e bem-estar dos animais, além de dispor de espaço para pesquisa e o melhor ambiente aos visitantes. Uma junção que desperta o “brilho no olhar” de quem conhece o maior circuito de aquários de água doce do mundo.
Representando o Governo do Mato Grosso do Sul, o secretário-executivo de Comunicação do Estado, Frederico Fukagawa Hozano de Souza, participa do evento em Portugal. Ele ressaltou a importância de divulgar o Bioparque Pantanal para o mundo, para valorizar as belezas naturais deste bioma.
“Quem visita e conhece o Bioparque Pantanal tem uma oportunidade única de aprender sobre este bioma tão importante para o Mato Grosso do Sul e ao mundo. Uma estrutura adequada e preparada para receber o público, com tecnologia, modernidade e inclusão. Participar deste festival e ser um dos finalistas é mais uma chance de divulgar este local para todos”.
A participação no Festival é mais um destaque para o Bioparque Pantanal, já que o evento é uma referência sobre as novas tendências na área do turismo, cinema e audiovisual, assim como uma oportunidade de conhecer profissionais relevantes do setor e aumentar a visibilidade de destinos e novos produtos.
A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, afirmou que é uma grande honra ver o vídeo institucional ser reconhecido internacionalmente e chegar à final de um prêmio tão prestigiado em Portugal. “Este trabalho reflete o compromisso do Bioparque Pantanal com a preservação ambiental, com a ciência, com a inclusão e com a educação sobre a biodiversidade, e é gratificante saber que nossa mensagem está alcançando e tocando pessoas além das nossas fronteiras. Esse reconhecimento é resultado de um esforço coletivo e reforça ainda mais nossa missão de sermos um espaço de experiência e conhecimento para todos”.