fbpx
Connect with us

Cidades

MS apresenta terceira menor taxa de desemprego do Brasil no 3° trimestre de 2021

Estado reduziu o percentual em relação ao segundo trimestre (abril, maio e junho), quando tinha registrado 9,8%

Publicado

on

Com investimentos e incentivos do Governo do Estado para retomada da economia, Mato Grosso do Sul apresentou a terceira menor taxa de desemprego do Brasil, em relação ao 3° trimestre de 2021. Os dados fazem parte da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada nesta terça-feira (30), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O levantamento mostra que MS tem uma taxa de desemprego de 7,6%, que é maior apenas que Mato Grosso (6,6%) e Santa Catarina. Os estados com maiores taxas de desemprego são Pernambuco (19,3%), Bahia (18,7%), Amapá (17,5%), Alagoas (17,1%) e Sergipe (17,0%).

Mato Grosso do Sul reduziu o percentual (taxa de desemprego) em relação ao segundo trimestre (abril, maio e junho), quando tinha registrado 9,8%. No primeiro trimestre do ano (janeiro, fevereiro e março) a taxa estava em 10,6%.

Em nível nacional houve uma queda da taxa de desemprego para 12,6% neste terceiro trimestre, que significa uma redução de 1,6 ponto percentual em relação ao segundo semestre do ano. Neste contexto, 13,5 milhões de pessoas estão em busca de emprego no Brasil.

O titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) , secretário Jaime Verruck, avaliou que o resultado da PNAD é uma excelente notícia ao Estado. “Houve uma redução da taxa de desemprego. O Estado apresenta vagas de empregos em todos os setores. Existe uma política de retomada da economia aos pequenos negócios, com apoio direto às pessoas que mais precisam, que gera consumo e mais empregos. Assim como investimentos do setor público e privado no Estado. Isto mostra que nossa economia está crescendo”.

O governador Reinaldo Azambuja defende a política de estímulo da retomada da economia, com pacote de investimentos em diferentes setores, assim como a “troca de incentivos por empregos”, que permite a vinda de grandes empresas e industrias para Mato Grosso do Sul, para ampliar a geração de empregos.

A PNAD Contínua é um levantamento nacional feito para monitorar a força de trabalho no País. Segundo o IBGE, a amostra da pesquisa feita por trimestre tem 211 mil domicílios avaliados. Para realizar o levantamento são utilizados dois mil entrevistadores nos 26 estados e Distrito Federal. Em função da pandemia a coleta de informações é feita por telefone.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67