fbpx
Connect with us

Educação

MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição no Prouni é gratuita

Site falso retirado do ar cobrava taxa ilegal de inscritos

Publicado

on

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota nesta quarta-feira (24) enfatizando que as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) são gratuitas e que o canal oficial e exclusivo para inscrição online  para o segundo semestre de 2024 é o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Desde 2004, o programa do governo federal oferta bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.

As afirmações do MEC foram feitas após um site falso para inscrições no processo seletivo ser retirado do ar, na manhã desta quarta-feira. A página falsa tinha a mesma identidade visual da página oficial para induzir o internauta a erro. Porém, o endereço da rede mundial de computadores, conhecido como URL, era diferente.

Golpe

Antes de ser derrubado, o site falso solicitava a inserção de dados do candidato para então direcioná-lo a uma mensagem falsa que dizia ser necessário o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100 para finalizar o cadastro no programa.

A mensagem do golpe ainda ameaçava o inscrito de ser desclassificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e de todas as futuras edições, caso não pagasse o valor.

No entanto, a cobrança de qualquer valor para inscrição no Prouni é indevida e ilegal.

Brasília (DF), 24.07.2024 - Reprodução de tela de falso site do Prouni. Foto: Reprodução de internet
Reprodução de tela de falso site do Prouni. Foto: Reprodução de internet – Reprodução de internet

Inscrições oficiais

As inscrições foram abertas pelo MEC nesta terça-feira (23) e os candidatos podem se inscrever até sexta-feira (26), somente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Nessa segunda edição de 2024, o Ministério da Educação (MEC) oferece 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%), distribuídas em 367 cursos de 901 instituições participantes do programa.

Para se inscrever, o candidato precisa ter acesso ao portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, com login de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados.

No momento da inscrição, é preciso informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato.

Os interessados em fazer as inscrições podem fazer a consulta detalhada das bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta também no mesmo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Entre os critérios para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Enem nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.

Outra condição é ter renda familiar per capita que não exceda um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais.

O público-alvo do programa federal é o estudante sem diploma de nível superior.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Baixa umidade e altas temperaturas exigem recomendações especiais para as escolas de MS

Além das altas temperaturas, o Estado ainda vai enfrentar baixos valores de umidade relativa do ar, que ficarão entre 10% e 20%.

Publicado

on

Diante da onda de calor que vai atingir os municípios de Mato Grosso do Sul nos próximos dias, onde as temperaturas podem chegar até a 40°C, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) emitiu um alerta com recomendações necessárias às escolas estaduais sul-mato-grossenses. Além das altas temperaturas, o Estado ainda vai enfrentar baixos valores de umidade relativa do ar, que ficarão entre 10% e 20%.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o valor ideal de umidade relativa do ar é entre 50% e 60%. Diante disto, entre as orientações repassadas para as unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino), estão estas:

1. Suspender exercícios físicos e exposição solar nos momentos mais quentes do dia (entre 10h e 16h), até o final do período de calor extremo, nos demais horários, os professores deverão priorizar a realização de atividades em locais com sombra e ventilação ou arborizados;

2. Adequar as atividades físicas para que não exijam muito movimento e desidratação, com pausas para hidratação e descanso;

3. Solicitar aos estudantes e servidores que levem garrafas com água, para beber com frequência, liberando-os sempre que houver a necessidade de reposição;

4. Oferecer alimentação mais leve aos estudantes, dando preferência aos alimentos “in natura”, tais como verduras, legumes, frutas e outros que possuam bastante água em sua composição;

5. Caso algum estudante ou servidor passe mal em razão das altas temperaturas, a escola deve seguir o protocolo já utilizado, qual seja, encaminhar esse aluno ou servidor para um local com boa ventilação, ligar, no caso do estudante, para os pais/responsáveis e, se necessário, acompanhar até a Unidade Hospitalar mais próxima.

Diante das condições meteorológicas serem extremamente favoráveis para ocorrência dos incêndios florestais, também orienta-se um trabalho de conscientização com os estudantes e famílias a não colocarem fogo em nenhuma situação. De acordo com o secretário de Educação, Hélio Daher, é extremamente importante seguir as recomendações do Cemtec a fim de preservar os estudantes e também os servidores das escolas estaduais.

“É muito importante que não só os estudantes, mas os nossos servidores também se cuidem, vamos orientar também que as famílias sigam com essa hidratação em casa”, finaliza o secretário.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Educação

Inscrições para processo seletivo de agentes de limpeza e merenda de MS abrem em 9 de setembro

São 225 vagas para agente de merenda e 174 vagas para agente de limpeza em 61 municípios

Publicado

on

A SED (Secretaria de Estado de Educação) e a SAD (Secretaria de Estado de Administração) divulgaram no Diário Oficial Eletrônico n º 11.604, desta quinta-feira (5), o Edital nº 1/2024 – SAD/SED/ADM-II de abertura de inscrições para Processo Seletivo Simplificado, destinado à seleção de pessoal a ser contratado por tempo determinado para as funções de Agente de Limpeza e Agente de Merenda, do cargo Agente de Atividades Educacionais.

O processo seletivo exige formação escolar de nível fundamental, visando atender necessidade temporária de excepcional interesse público existente nas unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino), com jornada de trabalho semanal de 40 horas, bem como à constituição de banco reserva.

Poderá participar do Processo Seletivo Simplificado todo profissional que possua os requisitos básicos e demais condições exigidas para o exercício da função, conforme especificado no item 2 do Edital, bem como nos dispositivos normativos atinentes à matéria.

Inscrições

O período de inscrição para entrega de documentos e avaliação curricular será das 8h (MS) do dia 9 de setembro, até às 17h (MS) do dia 20 de setembro de 2024.

A inscrição é de inteira responsabilidade do candidato e, para tanto, o mesmo deverá conhecer e aceitar as normas estabelecidas neste edital, e em outros que vierem a ser publicados como complementação das informações, certificando-se de que preenche todos os requisitos e condições exigidos para exercer a função a que concorre.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no período descrito no cronograma, item 1.6, observando-se o horário de MS, devendo o interessado acessar o site www.concursos.ms.gov.br e observar os seguintes procedimentos:

  • Ao acessar o endereço acima, o candidato deverá clicar no botão “CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS” e, depois, no link “Processo Seletivo Simplificado – SAD/SED/ADM-II”, onde estará disponível este Edital.
  • Após tomar conhecimento das normas e procedimentos, o candidato deverá clicar no botão “INSCRIÇÕES ONLINE”, inserir o número de seu CPF e efetuar o preenchimento de todos os campos e informações requeridas no Formulário de Inscrição.
  • Após efetuar o preenchimento do Formulário de Inscrição, o candidato deverá PROTOCOLAR FISICAMENTE no endereço especificado no Anexo Único, de acordo com seu município, bem como para a respectiva CRE que deseja concorrer, exclusivamente no período descrito no cronograma, além dos locais para entrega de documentos para os candidatos com exlusividade de vagas em aldeias indígenas, conforme anexo.

Vagas

O Processo Seletivo Simplificado – SAD/SED/ADM-II/2024 é destinado à seleção de pessoal, a ser contratado por tempo determinado, conforme Lei n.4.135 de 15 de dezembro de 2011, sendo 225 (duzentos e vinte e cinco) vagas para Agente de Merenda e 174 (cento e setenta e quatro) vagas para Agente de Limpeza, distribuídas em 61 municípios de Mato Grosso do Sul, conforme descrito no edital.

Vagas Reservadas

É assegurado à pessoa com deficiência – PCD, ao negro e ao indígena, o direito de se inscrever no Processo Seletivo Simplificado, bem como a respectiva reserva de vagas, conforme estabelecido no Decreto nº 16.358, de 3 de janeiro de 2024, publicado no Diário Oficial Eletrônico n. 11.374, de 4 de janeiro de 2024.

Aos candidatos que desejarem participar na condição de Pessoa com Deficiência – PCD, negro e indígena, de acordo com as condições e procedimentos especificados neste edital, será reservada, dentre as vagas oferecidas, para os candidatos aprovados e habilitados como cotistas o percentual de 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência, 20% (vinte por cento) para negros, e 3% (três por cento) para indígenas, observando as legislações pertinentes, além do disposto neste edital.

Edital nº 1/2024 – SAD/SED/ADM-II de abertura de inscrições para Processo Seletivo Simplificado

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Educação

Pé-de-Meia: entenda como a frequência do aluno influencia o pagamento

Histórico do comparecimento pode ser conferido nas escolas

Publicado

on

Em vigor desde março deste ano, o programa Pé-de-Meia é um incentivo financeiro-educacional pago pelo governo federal para promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público. No total, cada estudante pode receber até R$ 9.200, desde que atenda aos critérios como os de frequência em, no mínimo, 80% das aulas. As informações são do Ministério da Educação.

A parcela paga em um mês é sempre referente à frequência em meses anteriores e leva em conta um cálculo contínuo. O programa mede tanto a presença dos estudantes em cada mês de aula como a soma de todas as presenças durante o ano letivo.

Caso o aluno tenha uma frequência menor do que 80% em algum mês, a parcela referente a esse período não será paga, mas, se nos meses seguintes ele continuar comparecendo às aulas até acumular os 80% de média de assiduidade, poderá receber o incentivo daquele mês, que havia sido bloqueado.

O estudante pode realizar a conferência do seu histórico de comparecimento diretamente nas escolas. Justificativas de faltas são válidas, no entanto é fundamental procurar a secretaria da escola ou o responsável pela frequência dos alunos para justificar as faltas o quanto antes, para que a instituição de ensino tenha tempo de atualizar o registro de frequência e enviar a informação para a rede de ensino. E o mais importante: o estudante deve sempre lembrar de registrar sua presença nas aulas na hora da chamada.

Conta para recebimento

Os depósitos são feitos pela Caixa Econômica Federal, em uma conta aberta automaticamente em nome dos estudantes que cumprem os critérios do programa.

Caso o aluno contemplado seja menor de idade, para movimentar a conta, sacar o dinheiro ou utilizar o aplicativo Caixa Tem, é necessário que o responsável legal realize o consentimento e autorize seu uso pelo adolescente. Esse consentimento pode ser feito pelo aplicativo Caixa Tem ou em uma agência bancária da Caixa. Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido.

Consulte a resposta de outras dúvidas sobre o programa na sessão de Perguntas Frequentes do Pé-de-Meia, no site do Ministério da Educação.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67