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Turismo

Mato Grosso do Sul marca forte presença durante os quatro dias do 8º Salão Nacional do Turismo

As cinco regiões do Brasil estarão no evento promovendo suas belezas naturais, culturais e históricas. Mato Grosso do Sul leva turismo, gastronomia, agricultura familiar, conhecimento e até dança.

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De 08 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro, a 8ª edição do ‘Salão do Turismo: Conheça o Brasil’ apresentará um pouco das atrações turísticas de cada canto do país. Divididos por macrorregião, cada Estado contará com quatro experiências do que há de melhor no turismo regional.

“O Salão de Turismo é um evento bem importante, principalmente pelo ponto de vista da política nacional de regionalização. Como é um evento para público final, vamos ter a oportunidade de mostrar nossos produtos para quem estiver no Rio de janeiro e for visitar o evento nesses quatro dias”, ressalta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Na sexta-feira (09), o diretor-presidente da FundturMS participa do painel “A qualificação de destinos: preservação de identidade regional, viajar com propósito e receber com novos produtos turísticos”.

“Será também um momento de muita troca de experiência, de painéis com discussões importantes, reuniões. Então estamos felizes em poder levar um pouco de nossas belezas naturais, na nossa cultura, eventos, gastronomia e produção associada. Teremos diversas ativações durante o Salão para mostrar tudo isso ao público e, claro, esperamos fortalecer ainda mais a identidade e a marca Isto é Mato Grosso do Sul”, destaca o diretor-presidente da Fundtur/MS.

As ativações acontecem, em sua maioria, no espaço denominado “Vitrine Brasil”, área dedicada para artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas e outros vários produtos nacionais que o público poderá apreciar. Haverá ainda shows de cantores nacionais, que embalarão o evento e movimentarão o público com muita música.

O público poderá “viajar” por Mato Grosso do Sul, que é um dos quatro representantes do Centro-Oeste. Um dos destaques de MS será uma apresentação de dança sobre o Pantanal e suas lendas indígenas, além de cortejo muito animado dentro da exposição sobre o “Arraial do Banho de São João em Corumbá”. Esta é a principal festa junina do Centro-Oeste brasileiro e única festa sul-mato-grossense reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Agenda de MS no Salão Nacional do Turismo

Para não perder nenhum momento confira as datas, horários e locais das ativações do turismo de Mato Grosso do Sul:

 

  • 8 de agosto

Arena Experiências Brasil

Aqui o empresário poderá destacar os aspectos mais relevantes do seu produto, com uma apresentação de duração de 10 minutos.

15h40 às 15h50 – Cruzeiro Pantanal MS (Joicetur)

16h às 16h10 – Pantanal Friendly Cruise MS (Travel /Experience)

 

  • 8 a 11 de agosto

Estande Mato Grosso do Sul – Espaço Centro-Oeste       

12h às 20h

– Mato Grosso do Sul terá um estande para expor seus destinos turísticos, decorado com imagens do Pantanal, Bonito/Serra da Bodoquena e Cerrado Pantanal e contará com a presença do trade sul-mato-grossense para atendimento. E até o dia 10 (sábado), haverá ainda um cooking show com o chef Marcílio Galeano que irá fazer degustação de caldo de piranha, paçoca de sol com banana da terra e espuma de queijo Nicola, ceviche de pintado e um delicioso doce de leite do Rio da Prata.

 

  • 8 a 10 de agosto

Vitrine Brasil – Espaço Brasil em Festa  

12h às 20h

– Mato Grosso do Sul: Arraial do Banho de São João em Corumbá

(Maior festa junina do Centro-Oeste, o Arraial do Banho de São João de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. O sincretismo religioso do São João presente nas terras pantaneiras é uma característica marcante da cultura local, que mescla tradições africanas, indígenas e católicas. A origem de um dos festejos sacroprofanos mais diferenciados do Brasil remonta ao final do século XIX.)

 

Vitrine Brasil – Espaço Armazém da Agricultura Familiar

Espaço para apresentação de produção da agricultura familiar brasileira, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Produtos de Mato Grosso do Sul em exposição e para comercialização:

12h às 20h

– Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Assentamento Três Corações: doces de leite, doce de mamão, doce de abóbora, doce de limão, geléia de abacaxi, rapadura e outros típicos da região.

– BeeCo Ltda: produção sustentável de mel e produtos apícolas (mel cipó-uva 300g, mel cipó-uva 560g, mel silvestre 300g, mel silvestre 560g, mel eucalipto 300g, mel eucalipto 560g, mel aroeira 300g, BeeCo+ castanha de baru com mel, BeeCo+ nibs de cacau com mel, pólen apícola desidratado 100g, própolis verde 30ml, própolis aquoso 30ml.

– Centro de Produção Pesquisa e Capacitação do Cerrado (CEPPEC): castanha de Baru, farinha de Bocaiúva, farinha de jatobá, biscoito de baru, biscoito de Bocaiúva, biscoito de jatobá.

 

  • 09 de agosto (sexta-feira)

Espaço Núcleo do Conhecimento

10h20 às 10h40 – 1º Seminário Nacional da Regionalização do Turismo / Auditório

– Explanação sobre o Programa de Classificação Turística do Estado de Mato Grosso do Sul. (Sra. Cristiane Ferrari – Gerente de Desenvolvimento e Governança Turística da Fundtur/MS e Interlocutora Estadual PRT/MS).

 

Espaço Núcleo do Conhecimento

14h50 às 11h – Painel 17 / Sala II

– Painel “A qualificação de destinos: preservação de identidade regional, viajar com propósito e receber com novos produtos turísticos” (Bruno Wendling – diretor-presidente da Fundtur/MS)

 

  • 10 de agosto (sábado)

Vitrine Brasil – Espaço Gastronomia (Cozinha Show)

12h30 às 13h15

– Caldo de Piranha: apresentação do prato regional de MS, em parceria com o Senac.

 

Palco Manifestações Culturais

13h00 às 13h30

– Espetáculo de dança “Guadakan”, com os bailarinos da Cia. de Dança do Pantanal. Este espetáculo foi concebido a partir de um mito indígena Guató, uma etnia estabelecida na fronteira do Brasil com a Bolívia e narra, através da dança, a necessidade de preservação do Pantanal e toda a sua biodiversidade, principalmente agora, com a emergência climática que põe suas diversas espécies em risco de ameaça.

A montagem de dança contemporânea faz uma viagem às origens dos povos do Pantanal, buscando a sabedoria dessa ancestralidade, que atravessa gerações, para revelar alertas. “Guadakan” foi criado pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e a ação tem parceria da Fecomércio – SESC.

 

Vitrine Brasil – Espaço Brasil em Festa   

16h

– Mato Grosso do Sul: Arraial do Banho de São João em Corumbá. Os bailarinos da Cia. de dança do Pantanal farão uma grande festa: farão um cortejo com os andores que levam o Santo para tomar banho no Rio Paraguai durante a noite de São João e vão dançar o caruru e o siriri para mostrar um pouquinho da maior festa junina do Centro-Oeste. A ação tem parceria da Fecomércio, do SESC e Fundação de Turismo do Pantanal e Prefeitura de Corumbá.

O que é o Salão Nacional do Turismo

Realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, SESC, SENAC, Secretaria de Turismo do Estado do Rio e Prefeitura Municipal, o evento é uma das maiores vitrines do turismo nacional e este ano vem com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”.

São esperados cerca de 120 mil participantes entre empresários, gestores públicos, profissionais do setor de turismo, formadores de opinião, imprensa, representantes da sociedade civil organizada, instituições de ensino superior de turismo e hotelaria, estudantes e público em geral.

Para mais informações sobre o evento, acesse: https://www.gov.br/turismo/pt-br/salaodoturismo

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Turismo

Pantanal de MS é destaque em evento promovido pela Embratur no coração de Nova York

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Turismo, cultura, música e gastronomia da maior área alagável do mundo fazem parte da programação do Visit Brasil Gallery

O Pantanal é um palco vivo onde o ciclo das águas transforma a paisagem a cada estação, revelando a beleza selvagem e a poesia atemporal da natureza em movimento. De 29 de outubro a 2 de novembro, Nova York receberá mais uma edição da Visit Brasil Gallery — uma experiência imersiva que convida o público internacional a descobrir o Brasil com todos os sentidos. O tema deste ano é o Pantanal, o maior ecossistema de áreas alagáveis do mundo e Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela UNESCO.

Criada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur/Visit Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Gallery é um projeto itinerante inovador que transforma destinos brasileiros em experiências sensoriais únicas por meio da arte, moda, gastronomia e sustentabilidade. Mais do que uma exposição, é um convite para sentir o Brasil de dentro para fora — através de seus sabores, ritmos, tradições e paisagens. Esta edição é apresentada em parceria com os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso que abrangem todo o bioma pantaneiro com cerca de 67% e 33% do território, respectivamente.

“Esta é a ação do ano para o turismo de Mato Grosso do Sul. A Galeria Visit Brasil vai culminar com o lançamento de uma campanha disruptiva, inovadora e fora da curva do nosso destino, que reúne elementos da natureza, sons do Pantanal, gastronomia pantaneira, conservação e, claro, a promoção do bioma para o mercado internacional com a presença de empresário sul-mato-grossenses nas rodadas de negócios”, explica Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS.

Ao longo de cinco dias, a iniciativa reunirá mídia, autoridades, influenciadores, profissionais do turismo e o público americano em torno de uma narrativa que celebra o Pantanal como uma obra-prima viva. A cada estação, suas águas redesenham os contornos da terra, conduzindo ciclos de vida em uma coreografia natural de cores, sons e emoções refletida em cada espaço da Gallery.

A programação será tão diversa quanto o próprio bioma. Além de exposições fotográficas e audiovisuais que revelam a vibrante fauna, flora e as águas do Pantanal, a Gallery contará com rodadas de negócios entre parceiros estratégicos e empreendedores interessados em expandir conexões com o Brasil, palestras culturais com artistas e especialistas regionais e debates sobre sustentabilidade e inovação no turismo. O público também poderá vivenciar apresentações culinárias ao vivo com chefs convidados, que irão destacar a rica herança gastronômica pantaneira preparando pratos tradicionais no local.

Viagem sensorial em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul levará à Nova York um pouco da vivência local com gastronomia, artesanato e muita música numa verdadeira viagem sensorial. A começar pela playlist dos cinco dias de evento feita exclusivamente com músicas de Mato Grosso do Sul. Acesse no Spotify a playlist ‘Visit MS’: https://abrir.link/OSsuZ.

E a música de MS também será destaque no sábado (01/11) quando acontece o lançamento do projeto musical que traz os sons do Pantanal de Mato Grosso do Sul como protagonista.

Na gastronomia, o chef Paulo Machado vai apresentar a cozinha pantaneira em duas aulas show. A primeira tem inspiração na Rota Gastronômica Pantaneira com a ‘chipa pantaneira’, um clássico de Mato Grosso do Sul que une a tradição guarani em uma massa leve de polvilho e queijo, símbolo das fronteiras do estado. O Macarrão de Comitiva com aioli de pequi e brotos, prato da transumância no Pantanal feito com carne seca, alho e macarrão quebrado. O toque do aioli de pequi traz o sabor marcante do fruto nativo e a leveza dos brotos frescos. A aula finaliza com um drink de tereré, bebida gelada de erva-mate típica de Mato Grosso do Sul servida com limão e açúcar, além de um toque de cachaça para celebrar o espírito pantaneiro.

A segunda aula show é baseada na Rota das Águas e o chef vai fazer um ceviche de tilápia e mandioca, versão sul-mato-grossense encontrada nas embarcações turísticas do Pantanal. O prato combina o frescor do pescado com a textura da mandioca e o equilíbrio dos cítricos. Em seguida, ele serve doce de leite artesanal com queijo fresco, puro aconchego pantaneiro. Tudo acompanhado de ‘mate cocido’, uma infusão tostada de erva-mate com melado e gelo. Bebida refrescante e aromática que traduz a hospitalidade e a simplicidade do Pantanal.

Durante todos os dias de evento uma sala de projeção vai exibir o clipe da história da música ‘Trem do Pantanal’, dos compositores Geraldo Roca e Paulo, e um documentário sobre a concepção do projeto musical com os sons Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Haverá também exposição do rico e variado artesanato de Mato Grosso do Sul, uma verdadeira viagem pela cultura miscigenada. Cada peça conta histórias: os grafismos dos povos, a fauna e flora sul-mato-grossense esculpidas em madeira, traz peças em pedra, argila, ossos e até couro de peixe.

Confira a programação

Quarta-feira (29/10)

  •         Abertura da Exposição Visit Brasil Gallery – Pantanal, um espetáculo da natureza orquestrado pelo vaivém das águas.

Quinta-feira (30/10)

  •         Roda de Conversa / Pantanal: um safári brasileiro no coração da biodiversidade
  •         Apresentação de Destinos
  •         Encontro de Negócios
  •         Cooking Show – Chef Paulo Machado (MS)

Sexta-feira (31/10)

  •         Cooking Show
  •         Roda de Conversa / Turismo Regenerativo e Pesquisa Científica
  •         Encontro de negócios
  •         Degustação de caipirinha
  •         Ativação Halloween

Sábado (01/11)

  •         Roda de Conversa / Pantanal em foco: entre paisagens e legado da cultura pantaneira, a fotografia se transforma em experiência turística
  •         Cooking Show – Chef Paulo Machado (MS)
  •         Lançamento: projeto musical com os sons Pantanal de Mato Grosso do Sul
  •         Coquetel

Domingo (02/11)

  •         Ativação Wellness / Yoga aos sons do Pantanal
  •         Degustação de Caipirinha
  •         Cooking Show

Um dos destaques será uma colaboração inédita entre a Embratur e a National Geographic CreativeWorks, que apresentará o projeto “Safari for the Senses” (Safári dos Sentidos). Pelas lentes do premiado fotógrafo de vida selvagem Filipe De Andrade, as paisagens intocadas, os encontros com a fauna e a riqueza cultural da região serão capturados em imagens e histórias poderosas, exibidas nas plataformas globais da National Geographic. O estilo de vida e a cultura tradicionais do Pantanal, retratados pelo fotógrafo mato-grossense José Medeiros, também farão parte das exposições. É a força do Pantanal revelada ao mundo com toda a emoção e profundidade que só a natureza é capaz de transmitir.

Mais do que um destino de viagem, o Pantanal é o espetáculo da natureza em sua forma mais pura. A vastidão de suas planícies alagadas, o voo da arara-azul, a majestade da onça-pintada e a harmonia entre água, terra e céu revelam um bioma sem igual. Sua beleza está na autenticidade: na simplicidade de suas comunidades, no delicado equilíbrio que sustenta a vida através dos ciclos das cheias e na sensação de que o tempo segue outro ritmo — guiado pela natureza. Essa singularidade faz do Pantanal não apenas um tesouro brasileiro, mas também uma inspiração universal.

“Estamos muito felizes com essa oportunidade de poder fortalecer ainda mais a nossa marca com uma campanha robusta como essa. Temos certeza que terá um grande impacto no mercado internacional”, finaliza Wendling.

A Visit Brasil Gallery será uma janela aberta para esse Brasil profundo e diverso — um país comprometido com um futuro do turismo cada vez mais responsável e sustentável.

Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
*em colaboração com a Embratur

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Turismo

6ª Mostra de Turismo de Campo Grande destaca tendências e oportunidades de negócios

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A Prefeitura de Campo Grande, em parceria com o Sebrae/MS, realizará nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, no Armazém Cultural Helena Meireles, a 6ª Mostra de Turismo de Campo Grande. O evento acontecerá simultaneamente à Feira RURALTur.

Neste ano, a Mostra terá como tema central: “Campo Grande, capital das oportunidades – Empreendedorismo com Sustentabilidade”.

Criada em 2018 e organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), a Mostra nasceu com o objetivo de apresentar as ações da gestão municipal na área do turismo ao trade e à sociedade civil. Com excelente participação do público em todas as edições, consolidou-se como um dos principais eventos do setor em Campo Grande, promovendo, divulgando e valorizando as atividades turísticas da Capital e da região por meio de palestras, painéis e apresentações culturais.

O secretário da Semades, Ademar Silva Junior, reforça a importância do evento para o desenvolvimento local. “Com a Mostra, queremos criar um ambiente de diálogo e de troca de experiências que estimule novos negócios, fortaleça os empreendedores locais e valorize o potencial turístico da nossa Capital. É uma oportunidade de mostrar que Campo Grande está preparada para inovar e se consolidar como destino competitivo, alinhado às tendências de sustentabilidade e inclusão”.

A programação contará com a entrega do Troféu Edson Contar, além de palestras, painéis temáticos e mesas-redondas que reunirão representantes do trade turístico, empreendedores, estudantes e especialistas para discutir tendências, desafios e soluções voltadas a um turismo mais sustentável e inclusivo.

O evento é gratuito e oferecerá certificados aos participantes.

A programação completa e o link para inscrições está disponível aqui.

Serviço: o Armazém Cultural Helena Meireles está situado na Avenida Calógeras, nº 3065.

 

 

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Turismo

Pioneiro em mergulho técnico, MS marca presença na maior feira da América Latina no segmento

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Mato Grosso do Sul será um dos grandes destaques da 7ª edição do Scuba Diving Show Brasil, o mais relevante evento de mergulho da América Latina, que acontece nos dias 1 e 2 de agosto, no Centro Universitário SENAC Santo Amaro, em São Paulo. Aberto ao público mediante inscrição gratuita, o evento reúne os principais nomes do mergulho recreativo, técnico, livre e de segurança pública do continente, além de mais de 30 expositores do trade turístico e da cadeia de mergulho nacional e internacional.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, este é o primeiro evento que MS participa no segmento. “Vamos nos posicionar mais em eventos segmentados como esse. Além das atividades de flutuação já bem conhecidas, a região de Bonito / Serra da Bodoquena também é um destino fantástico para mergulho em águas cristalinas e também muito forte no mergulho em cavernas. Isso é de fato um diferencial e é importante estarmos presentes num evento como o Scuba Diving Show para nos comunicarmos melhor com o público especializado”.

Único destino brasileiro presente no evento, MS terá estande promocional, ações de relacionamento e um treinamento especial sobre a diversidade dos seus atrativos voltados ao turismo de natureza, aventura e, especialmente, ao mergulho em águas doces e cristalinas. Cidades da região turística Bonito / Serra da Bodoquena estarão em evidência como destinos de experiências únicas em rios transparentes, cavernas, nascentes e aquários naturais.

Representantes da Fundação de Turismo e do trade especializado em mergulho de Mato Grosso do Sul estarão presentes na programação técnica e nas atividades de networking, reforçando o posicionamento do Estado como um dos principais destinos para mergulho em água doce do mundo, onde todos os atrativos para a prática da atividade possuem SGS (Sistema de Gestão de Segurança).

“A participação do MS no Scuba Diving Show reforça nosso compromisso em promover os destinos de forma estratégica, diretamente para um público apaixonado por natureza, conservação ambiental e aventura. É uma vitrine essencial para Mato Grosso do Sul”, relata Breno Amorim, diretor de Promoção e Mercado da Fundtur MS.

O evento contará com uma agenda intensa de palestras, workshops e demonstrações práticas nos auditórios do SENAC, abordando temas que vão da medicina do mergulho ao turismo especializado.

Referência nacional em mergulho técnico

Reconhecido internacionalmente por suas águas cristalinas e práticas sustentáveis, Mato Grosso do Sul também se destaca como pioneiro em mergulho técnico no Brasil. Em 2021, foi realizado em Bonito o primeiro curso nacional de Mergulho em Caverna, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS) em parceria com a prefeitura de Bonito. A formação especializada foi conduzida pelo major Ronaldo Possato, instrutor da agência americana IANTD, e capacitou seis bombeiros militares – quatro sul-mato-grossenses e dois do Espírito Santo – para atuar em ambientes de mergulho de alto risco.

Débora Bordin, comunicação Fundtur MS
Foto: Ronaldo Cezar Possato Venâncio

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