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Turismo

Mato Grosso do Sul marca forte presença durante os quatro dias do 8º Salão Nacional do Turismo

As cinco regiões do Brasil estarão no evento promovendo suas belezas naturais, culturais e históricas. Mato Grosso do Sul leva turismo, gastronomia, agricultura familiar, conhecimento e até dança.

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De 08 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro, a 8ª edição do ‘Salão do Turismo: Conheça o Brasil’ apresentará um pouco das atrações turísticas de cada canto do país. Divididos por macrorregião, cada Estado contará com quatro experiências do que há de melhor no turismo regional.

“O Salão de Turismo é um evento bem importante, principalmente pelo ponto de vista da política nacional de regionalização. Como é um evento para público final, vamos ter a oportunidade de mostrar nossos produtos para quem estiver no Rio de janeiro e for visitar o evento nesses quatro dias”, ressalta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Na sexta-feira (09), o diretor-presidente da FundturMS participa do painel “A qualificação de destinos: preservação de identidade regional, viajar com propósito e receber com novos produtos turísticos”.

“Será também um momento de muita troca de experiência, de painéis com discussões importantes, reuniões. Então estamos felizes em poder levar um pouco de nossas belezas naturais, na nossa cultura, eventos, gastronomia e produção associada. Teremos diversas ativações durante o Salão para mostrar tudo isso ao público e, claro, esperamos fortalecer ainda mais a identidade e a marca Isto é Mato Grosso do Sul”, destaca o diretor-presidente da Fundtur/MS.

As ativações acontecem, em sua maioria, no espaço denominado “Vitrine Brasil”, área dedicada para artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas e outros vários produtos nacionais que o público poderá apreciar. Haverá ainda shows de cantores nacionais, que embalarão o evento e movimentarão o público com muita música.

O público poderá “viajar” por Mato Grosso do Sul, que é um dos quatro representantes do Centro-Oeste. Um dos destaques de MS será uma apresentação de dança sobre o Pantanal e suas lendas indígenas, além de cortejo muito animado dentro da exposição sobre o “Arraial do Banho de São João em Corumbá”. Esta é a principal festa junina do Centro-Oeste brasileiro e única festa sul-mato-grossense reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Agenda de MS no Salão Nacional do Turismo

Para não perder nenhum momento confira as datas, horários e locais das ativações do turismo de Mato Grosso do Sul:

 

  • 8 de agosto

Arena Experiências Brasil

Aqui o empresário poderá destacar os aspectos mais relevantes do seu produto, com uma apresentação de duração de 10 minutos.

15h40 às 15h50 – Cruzeiro Pantanal MS (Joicetur)

16h às 16h10 – Pantanal Friendly Cruise MS (Travel /Experience)

 

  • 8 a 11 de agosto

Estande Mato Grosso do Sul – Espaço Centro-Oeste       

12h às 20h

– Mato Grosso do Sul terá um estande para expor seus destinos turísticos, decorado com imagens do Pantanal, Bonito/Serra da Bodoquena e Cerrado Pantanal e contará com a presença do trade sul-mato-grossense para atendimento. E até o dia 10 (sábado), haverá ainda um cooking show com o chef Marcílio Galeano que irá fazer degustação de caldo de piranha, paçoca de sol com banana da terra e espuma de queijo Nicola, ceviche de pintado e um delicioso doce de leite do Rio da Prata.

 

  • 8 a 10 de agosto

Vitrine Brasil – Espaço Brasil em Festa  

12h às 20h

– Mato Grosso do Sul: Arraial do Banho de São João em Corumbá

(Maior festa junina do Centro-Oeste, o Arraial do Banho de São João de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. O sincretismo religioso do São João presente nas terras pantaneiras é uma característica marcante da cultura local, que mescla tradições africanas, indígenas e católicas. A origem de um dos festejos sacroprofanos mais diferenciados do Brasil remonta ao final do século XIX.)

 

Vitrine Brasil – Espaço Armazém da Agricultura Familiar

Espaço para apresentação de produção da agricultura familiar brasileira, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Produtos de Mato Grosso do Sul em exposição e para comercialização:

12h às 20h

– Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Assentamento Três Corações: doces de leite, doce de mamão, doce de abóbora, doce de limão, geléia de abacaxi, rapadura e outros típicos da região.

– BeeCo Ltda: produção sustentável de mel e produtos apícolas (mel cipó-uva 300g, mel cipó-uva 560g, mel silvestre 300g, mel silvestre 560g, mel eucalipto 300g, mel eucalipto 560g, mel aroeira 300g, BeeCo+ castanha de baru com mel, BeeCo+ nibs de cacau com mel, pólen apícola desidratado 100g, própolis verde 30ml, própolis aquoso 30ml.

– Centro de Produção Pesquisa e Capacitação do Cerrado (CEPPEC): castanha de Baru, farinha de Bocaiúva, farinha de jatobá, biscoito de baru, biscoito de Bocaiúva, biscoito de jatobá.

 

  • 09 de agosto (sexta-feira)

Espaço Núcleo do Conhecimento

10h20 às 10h40 – 1º Seminário Nacional da Regionalização do Turismo / Auditório

– Explanação sobre o Programa de Classificação Turística do Estado de Mato Grosso do Sul. (Sra. Cristiane Ferrari – Gerente de Desenvolvimento e Governança Turística da Fundtur/MS e Interlocutora Estadual PRT/MS).

 

Espaço Núcleo do Conhecimento

14h50 às 11h – Painel 17 / Sala II

– Painel “A qualificação de destinos: preservação de identidade regional, viajar com propósito e receber com novos produtos turísticos” (Bruno Wendling – diretor-presidente da Fundtur/MS)

 

  • 10 de agosto (sábado)

Vitrine Brasil – Espaço Gastronomia (Cozinha Show)

12h30 às 13h15

– Caldo de Piranha: apresentação do prato regional de MS, em parceria com o Senac.

 

Palco Manifestações Culturais

13h00 às 13h30

– Espetáculo de dança “Guadakan”, com os bailarinos da Cia. de Dança do Pantanal. Este espetáculo foi concebido a partir de um mito indígena Guató, uma etnia estabelecida na fronteira do Brasil com a Bolívia e narra, através da dança, a necessidade de preservação do Pantanal e toda a sua biodiversidade, principalmente agora, com a emergência climática que põe suas diversas espécies em risco de ameaça.

A montagem de dança contemporânea faz uma viagem às origens dos povos do Pantanal, buscando a sabedoria dessa ancestralidade, que atravessa gerações, para revelar alertas. “Guadakan” foi criado pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e a ação tem parceria da Fecomércio – SESC.

 

Vitrine Brasil – Espaço Brasil em Festa   

16h

– Mato Grosso do Sul: Arraial do Banho de São João em Corumbá. Os bailarinos da Cia. de dança do Pantanal farão uma grande festa: farão um cortejo com os andores que levam o Santo para tomar banho no Rio Paraguai durante a noite de São João e vão dançar o caruru e o siriri para mostrar um pouquinho da maior festa junina do Centro-Oeste. A ação tem parceria da Fecomércio, do SESC e Fundação de Turismo do Pantanal e Prefeitura de Corumbá.

O que é o Salão Nacional do Turismo

Realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, SESC, SENAC, Secretaria de Turismo do Estado do Rio e Prefeitura Municipal, o evento é uma das maiores vitrines do turismo nacional e este ano vem com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”.

São esperados cerca de 120 mil participantes entre empresários, gestores públicos, profissionais do setor de turismo, formadores de opinião, imprensa, representantes da sociedade civil organizada, instituições de ensino superior de turismo e hotelaria, estudantes e público em geral.

Para mais informações sobre o evento, acesse: https://www.gov.br/turismo/pt-br/salaodoturismo

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Turismo

Dourados capacita servidores para o fortalecimento do turismo

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Formação envolveu gestores da área de turismo de todo Mato Grosso do Sul. Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  participou do curso de capacitação de gestores públicos municipais de turismo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril, em Campo Grande. Promovida no Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a capacitação teve como objetivo propiciar aos gestores públicos municipais das pastas turísticas, conhecimentos técnicos para uma gestão de qualidade em políticas públicas do setor, além de qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos dos municípios pertencentes ao estado de Mato Grosso do Sul.

Para Rejane Sinaila, responsável pelo Departamento de Turismo da Semdes, a oportunidade é de agregar conhecimento para as atividades em Dourados e, ainda um momento para criar networking. “A capacitação agrega para nós para um trabalho de forma a  universalizar conceitos e rotinas da gestão pública do turismo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e, claro, troca de conhecimento entre os participantes e aperfeiçoamento das ações”, pontua.

A Semdes tem estruturado diversas ações para Dourados avançar para o fortalecimento do turismo no município, visando principalmente impulsionar a economia e fortalecer os aspectos culturais locais. A formação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo – Fundtur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com apoio do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Com assessoria.

 

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Turismo

Prefeitura faz mapeamento das potencialidades para o turismo rural

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Técnicos da Semdes aproveitam visitas a propriedades rurais e orientam para o cadastramento no Cadastur. Foto: Semdes/Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes) está realizando visitas a empreendimentos turísticos localizados no entorno rural do município e diagnosticando a potencialidade da atividade na cidade.

Desde o início da gestão do prefeito Marçal Filho, o trabalho de fortalecimento do setor turístico no município tem sido intensificado. O objetivo é fomentar a economia, a partir de ações integradas entre o poder público, os atrativos turísticos que englobam os diversos segmentos, como turismo de negócios, eventos, saúde, turismo de pesca, turismo rural e todo trade turístico que suprem as demandas do setor.

A visitação técnica acontece em propriedades rurais e tem como objetivo mapear, catalogar e incentivar a formalização, através de mecanismos oferecidos pelo sistema S (Senar, Sebrae) e oferecer orientações para o cadastramento no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) para aqueles que ainda não fazem parte.

Cadastur, do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Além de permitir ao empresário do setor atuar legalmente, conforme a Lei do Turismo vigente, também garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é, também, uma importante fonte de consulta para o turista.

 

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Turismo

Brasil recebeu mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros em 2024

Com aumento de 12,6%, resultado é o melhor da história no setor

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O Ministério do Turismo informou que o ano de 2024 foi o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. O país alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros no ano, aumento de 12,6% em comparação ao ano anterior. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo ministério, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Polícia Federal. Somente em dezembro, 690.236 estrangeiros visitaram o Brasil, número 11,1% maior que o registrado no mesmo mês de 2023 e o terceiro melhor dezembro da série histórica.

Os estados de São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) foram as principais portas de entrada dos visitantes estrangeiros em 2024. Proporcionalmente, estados como Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP30 no final do ano, registraram aumentos expressivos no número de estrangeiros em seus territórios.

Os argentinos continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado ao país 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651.776 visitas a destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.

“É uma alegria poder divulgar números tão positivos para o nosso país. Esse aumento reflete o nosso trabalho de promover a imagem do Brasil no exterior. Campanhas publicitárias estratégicas, estruturação dos destinos, participação em feiras internacionais, nosso escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro e o fortalecimento de parcerias dentro e fora do país impulsionaram nossa visibilidade, evidenciando a diversidade de experiências que o Brasil tem a oferecer, como paisagens naturais e nossa herança cultural”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Dois em cada três turistas internacionais que chegam ao país vêm de avião, meio de transporte que permanece como principal acesso para esses visitantes. O transporte terrestre corresponde a 28,7% do total.

“O crescimento no número de visitantes internacionais é uma das principais metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que tem como objetivo consolidar o Brasil como o principal destino turístico da América do Sul. Nossa expectativa é superar a marca de 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano, gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas e fortalecendo ainda mais a economia nacional”, completou Sabino.

Até novembro de 2024, o valor gasto pelos turistas estrangeiros no país somou US$ 6,62 bilhões, a maior cifra registrada para meses de novembro desde 1995. O número é 5,3% superior ao do mesmo período de 2023 (US$ 6,29 bilhões) e ultrapassa o valor de igual período em 2014 (US$ 6,30 bilhões), quando o país sediou a Copa do Mundo de Futebol.

Para 2025, o governo federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é que sejam ofertadas pelo menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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