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Turismo

Mato Grosso do Sul marca forte presença durante os quatro dias do 8º Salão Nacional do Turismo

As cinco regiões do Brasil estarão no evento promovendo suas belezas naturais, culturais e históricas. Mato Grosso do Sul leva turismo, gastronomia, agricultura familiar, conhecimento e até dança.

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De 08 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro, a 8ª edição do ‘Salão do Turismo: Conheça o Brasil’ apresentará um pouco das atrações turísticas de cada canto do país. Divididos por macrorregião, cada Estado contará com quatro experiências do que há de melhor no turismo regional.

“O Salão de Turismo é um evento bem importante, principalmente pelo ponto de vista da política nacional de regionalização. Como é um evento para público final, vamos ter a oportunidade de mostrar nossos produtos para quem estiver no Rio de janeiro e for visitar o evento nesses quatro dias”, ressalta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Na sexta-feira (09), o diretor-presidente da FundturMS participa do painel “A qualificação de destinos: preservação de identidade regional, viajar com propósito e receber com novos produtos turísticos”.

“Será também um momento de muita troca de experiência, de painéis com discussões importantes, reuniões. Então estamos felizes em poder levar um pouco de nossas belezas naturais, na nossa cultura, eventos, gastronomia e produção associada. Teremos diversas ativações durante o Salão para mostrar tudo isso ao público e, claro, esperamos fortalecer ainda mais a identidade e a marca Isto é Mato Grosso do Sul”, destaca o diretor-presidente da Fundtur/MS.

As ativações acontecem, em sua maioria, no espaço denominado “Vitrine Brasil”, área dedicada para artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas e outros vários produtos nacionais que o público poderá apreciar. Haverá ainda shows de cantores nacionais, que embalarão o evento e movimentarão o público com muita música.

O público poderá “viajar” por Mato Grosso do Sul, que é um dos quatro representantes do Centro-Oeste. Um dos destaques de MS será uma apresentação de dança sobre o Pantanal e suas lendas indígenas, além de cortejo muito animado dentro da exposição sobre o “Arraial do Banho de São João em Corumbá”. Esta é a principal festa junina do Centro-Oeste brasileiro e única festa sul-mato-grossense reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Agenda de MS no Salão Nacional do Turismo

Para não perder nenhum momento confira as datas, horários e locais das ativações do turismo de Mato Grosso do Sul:

 

  • 8 de agosto

Arena Experiências Brasil

Aqui o empresário poderá destacar os aspectos mais relevantes do seu produto, com uma apresentação de duração de 10 minutos.

15h40 às 15h50 – Cruzeiro Pantanal MS (Joicetur)

16h às 16h10 – Pantanal Friendly Cruise MS (Travel /Experience)

 

  • 8 a 11 de agosto

Estande Mato Grosso do Sul – Espaço Centro-Oeste       

12h às 20h

– Mato Grosso do Sul terá um estande para expor seus destinos turísticos, decorado com imagens do Pantanal, Bonito/Serra da Bodoquena e Cerrado Pantanal e contará com a presença do trade sul-mato-grossense para atendimento. E até o dia 10 (sábado), haverá ainda um cooking show com o chef Marcílio Galeano que irá fazer degustação de caldo de piranha, paçoca de sol com banana da terra e espuma de queijo Nicola, ceviche de pintado e um delicioso doce de leite do Rio da Prata.

 

  • 8 a 10 de agosto

Vitrine Brasil – Espaço Brasil em Festa  

12h às 20h

– Mato Grosso do Sul: Arraial do Banho de São João em Corumbá

(Maior festa junina do Centro-Oeste, o Arraial do Banho de São João de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. O sincretismo religioso do São João presente nas terras pantaneiras é uma característica marcante da cultura local, que mescla tradições africanas, indígenas e católicas. A origem de um dos festejos sacroprofanos mais diferenciados do Brasil remonta ao final do século XIX.)

 

Vitrine Brasil – Espaço Armazém da Agricultura Familiar

Espaço para apresentação de produção da agricultura familiar brasileira, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Produtos de Mato Grosso do Sul em exposição e para comercialização:

12h às 20h

– Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Assentamento Três Corações: doces de leite, doce de mamão, doce de abóbora, doce de limão, geléia de abacaxi, rapadura e outros típicos da região.

– BeeCo Ltda: produção sustentável de mel e produtos apícolas (mel cipó-uva 300g, mel cipó-uva 560g, mel silvestre 300g, mel silvestre 560g, mel eucalipto 300g, mel eucalipto 560g, mel aroeira 300g, BeeCo+ castanha de baru com mel, BeeCo+ nibs de cacau com mel, pólen apícola desidratado 100g, própolis verde 30ml, própolis aquoso 30ml.

– Centro de Produção Pesquisa e Capacitação do Cerrado (CEPPEC): castanha de Baru, farinha de Bocaiúva, farinha de jatobá, biscoito de baru, biscoito de Bocaiúva, biscoito de jatobá.

 

  • 09 de agosto (sexta-feira)

Espaço Núcleo do Conhecimento

10h20 às 10h40 – 1º Seminário Nacional da Regionalização do Turismo / Auditório

– Explanação sobre o Programa de Classificação Turística do Estado de Mato Grosso do Sul. (Sra. Cristiane Ferrari – Gerente de Desenvolvimento e Governança Turística da Fundtur/MS e Interlocutora Estadual PRT/MS).

 

Espaço Núcleo do Conhecimento

14h50 às 11h – Painel 17 / Sala II

– Painel “A qualificação de destinos: preservação de identidade regional, viajar com propósito e receber com novos produtos turísticos” (Bruno Wendling – diretor-presidente da Fundtur/MS)

 

  • 10 de agosto (sábado)

Vitrine Brasil – Espaço Gastronomia (Cozinha Show)

12h30 às 13h15

– Caldo de Piranha: apresentação do prato regional de MS, em parceria com o Senac.

 

Palco Manifestações Culturais

13h00 às 13h30

– Espetáculo de dança “Guadakan”, com os bailarinos da Cia. de Dança do Pantanal. Este espetáculo foi concebido a partir de um mito indígena Guató, uma etnia estabelecida na fronteira do Brasil com a Bolívia e narra, através da dança, a necessidade de preservação do Pantanal e toda a sua biodiversidade, principalmente agora, com a emergência climática que põe suas diversas espécies em risco de ameaça.

A montagem de dança contemporânea faz uma viagem às origens dos povos do Pantanal, buscando a sabedoria dessa ancestralidade, que atravessa gerações, para revelar alertas. “Guadakan” foi criado pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e a ação tem parceria da Fecomércio – SESC.

 

Vitrine Brasil – Espaço Brasil em Festa   

16h

– Mato Grosso do Sul: Arraial do Banho de São João em Corumbá. Os bailarinos da Cia. de dança do Pantanal farão uma grande festa: farão um cortejo com os andores que levam o Santo para tomar banho no Rio Paraguai durante a noite de São João e vão dançar o caruru e o siriri para mostrar um pouquinho da maior festa junina do Centro-Oeste. A ação tem parceria da Fecomércio, do SESC e Fundação de Turismo do Pantanal e Prefeitura de Corumbá.

O que é o Salão Nacional do Turismo

Realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, SESC, SENAC, Secretaria de Turismo do Estado do Rio e Prefeitura Municipal, o evento é uma das maiores vitrines do turismo nacional e este ano vem com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”.

São esperados cerca de 120 mil participantes entre empresários, gestores públicos, profissionais do setor de turismo, formadores de opinião, imprensa, representantes da sociedade civil organizada, instituições de ensino superior de turismo e hotelaria, estudantes e público em geral.

Para mais informações sobre o evento, acesse: https://www.gov.br/turismo/pt-br/salaodoturismo

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Turismo

Para estimular turismo em MS, Governo do Estado lança Feira Internacional de Destinos Inteligentes

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes).

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Como parte das ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para fomentar o turismo em diferentes regiões do Estado, a 2ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes, a FIDI 2025, foi lançada ontem (27), em Campo Grande.

O governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling e o secretário Marcelo Miranda, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A FIDI 2025 será realizada em Bonito, de 19 a 24 de março de 2025.

“A sustentabilidade tem permeado todos os seguimentos econômicos do Estado. E sustentabilidade é sinônimo de desenvolvimento e de perspectiva futura, a gente tem levado isso muito a sério dentro do governo. E temos conseguido traduzir todo esse ambiente de preservação da nossa biodiversidade, de descarbonização da economia, de manutenção dos nossos mananciais hídricos, em recursos financeiros e economia para o desenvolvimento da sociedade. E o FIDI faz parte desse processo, do investimento que governo e entidades parceiras atuam e realizam para poder consolidar essa posição”, disse Riedel.

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes). O evento, que tem relevância internacional, é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela empresa Cidades do Futuro SEL), com apoio da FundturMS, Prefeitura Municipal de Bonito, Sistema Fiems, Fundect e Sebrae-MS.

“A Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Bonito, será de 19 a 22 de março de 2025. E, no mês seguinte, outro grande evento internacional, que é o Adventure Elevator Latin America, que é focado no mercado de ecoturismo e turismo de aventura, onde a gente vai receber mais de 300 operadores e imprensa internacional no melhor destino de ecoturismo do Brasil”, disse Wendling.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

Turismo de MS promove workshop com operadores durante Festival do Japão em Campo Grande

A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

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No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.

No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.

O Festival do Japão

De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.

A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.

O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais

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Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.

No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.

O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.

“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.

Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.

O WTM London

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.

O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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