Connect with us

Esportes

Mato Grosso do Sul é representado no Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte

Titular da Setesc, Marcelo Ferreira Miranda enfatizou a importância da reunião entre os gestores.

Publicado

on

Protagonista no cenário nacional do esporte, Mato Grosso do Sul marcou presença em mais uma edição do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte. O primeiro encontro do colegiado neste ano foi realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Participaram do evento o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, e o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Herculano Borges.

Liderado pelo MEsp (Ministério do Esporte), o Fórum reuniu secretários e representantes de 21 unidades federativas. Em pauta, discussões gerais acerca do cenário esportivo brasileiro, organização dos JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros) 2024, ampliação do incentivo a atletas e técnicos, e regulação de apostas eletrônicas.

Titular da Setesc, Marcelo Ferreira Miranda enfatizou a importância da reunião entre os gestores. “Acho que o Fórum tem de ter um papel de protagonismo nesse momento de reconstrução da política pública do esporte. Espero que a gente consiga retomar os bons tempos do Ministério, os editais, o recurso realmente disponível para todas as secretarias estaduais, que realmente fazem o esporte”.

O secretário sul-mato-grossense ainda propôs que uma edição do encontro seja sediada em Mato Grosso do Sul. “Quero também colocar Mato Grosso do Sul à disposição para sediar o Fórum. Podemos nos programar com antecedência para que representantes de todos os estados possam comparecer. Vejo também a necessidade de organizarmos reuniões mais longas, para discutir a fundo as políticas públicas, trazer nossas necessidades, dar sugestões e, assim, fazer com que o Fórum desempenhe esse papel de dar suporte, de forma crítica, mas também propositiva, ao Ministério do Esporte”.

Marcelo Miranda e Herculano Borges ao lado do secretário nacional do futebol, Athirson Mazzoli e do secretário de Esporte de Mato Grosso, Jefferson Neves (Foto: Divulgação)

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, a troca de experiência entre os estados é um dos principais objetivos do Fórum. “O Fórum Nacional é sempre um momento muito importante para discutirmos os principais gargalos do esporte a nível nacional, contribuir com outros estados apresentando as principais ações que desenvolvemos na política pública do esporte em Mato Grosso do Sul, além de absorver conhecimento de programas de sucesso que já são executados em outras partes do país”.

Durante a reunião, foi eleito como novo vice-presidente da entidade o secretário de Esporte de Mato Grosso, Jefferson Carvalho Neves. A próxima edição do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte acontecerá em Manaus (AM), no dia 29 de maio.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Meia Maratona do Fogo percorrerá 21 quilômetros entre Dourados e Itaporã

Publicado

on

Inscrições para a corrida estão abertas e são limitadas. Divulgação/Assecom

Os apaixonados por corrida contam com um grande evento no dia 20 de julho: a Meia Maratona do Fogo. A ação é retomada após sete anos e promete aquecer o cenário esportivo local. O trecho da competição é entre Dourados e Itaporã e a largada é às 6h30, no Ginásio de Esportes de Itaporã, com chegada no quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, região central de Dourados.

O evento retorna em sua 6ª edição em comemoração à Semana do Bombeiro e será organizado por uma força-tarefa envolvendo a Prefeitura de Dourados, Prefeitura de Itaporã, Corpo de Bombeiros e a Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS).

A competição terá premiação por faixa etária nas categorias masculino e feminino: 18-29, 30-39, 40-49, 50-59, 60-69 e acima de 70 anos. Os cinco primeiros colocados na classificação geral das categorias masculino, feminino e militar receberão troféus e premiação em dinheiro. Já os três primeiros colocados de cada faixa etária serão premiados com troféus. Todos os atletas que concluírem a prova e estiverem regularmente inscritos, respeitando o regulamento, receberão medalhas de participação.

As inscrições estão abertas e são limitadas a 200 atletas. O valor da inscrição é de R$ 50, com direito a um kit composto por camiseta, chip de cronometragem e número de peito. O cadastro será feito pela plataforma Kmais.

Em recente reunião com autoridades esportivas para debater o evento, o prefeito Marçal Filho enalteceu a retomada da iniciativa e destacou a importância de ações que incentivem qualidade de vida e integração social. O encontro contou ainda com a participação da diretora-presidente da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), Giselly Amaral Assunção; o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Alerson de Jesus Muniz; o diretor de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Itaporã, Diego Campos; o diretor de Esportes de Itaporã, Osvaldo Mendes; o diretor da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul, Luis Olmedo; e a tenente Camila Souza, do Corpo de Bombeiros de Dourados.

Um ponto destacado pela organização é que a volta da prova representa um primeiro passo para o resgate da tradicional Maratona, de 42 km, realizada entre Dourados-Fátima do Sul.

INSCRIÇÕES

Para inscrições para Meia Maratona do fogo e outros detalhes, basta acessar:  https://www.kmaisclube.com.br/eventos/6-meia-maratona-do-fogo-2025/ZW08qflZAgeXAv2gN2s2 .

Continue Lendo

Esportes

Com apoio do Auxílio-Atleta, nadadora brilha no Campeonato Brasileiro Infantil de Natação e leva 4 ouros

Publicado

on

A jovem atleta Carolina Morcelli Brandão, de apenas 12 anos, conquistou quatro medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno, realizado entre os dias 10 e 14 de junho, em Bauru/SP. Na natação, Carolina foi destaque nacional ao vencer nas provas dos 1500 metros livre, 800 metros livre, 400 metros medley e 400 metros livre, todas na categoria feminino infantil 1.

“Foi uma sensação maravilhosa. Eu esperava melhorar meus tempos, o que já seria ótimo, mas não imaginava alcançar resultados tão expressivos em um campeonato tão importante”, conta Carolina, que fala com entusiasmo sobre a felicidade da vitória. “É uma sensação indescritível, porque me esforcei e me dediquei muito pra chegar até aqui”, disse.

a participar da competição, a atleta teve o apoio do programa Auxílio-Atleta, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp). O benefício garantiu suporte financeiro para os custos com viagem, hospedagem e alimentação durante a competição. “Isso ajudou bastante, principalmente na nutrição e conforto durante os dias de prova”, relata Carolina.

Com os olhos no futuro, a nadadora já se prepara para novos desafios. Em julho, ela disputará o Campeonato Estadual, a etapa estadual dos Jogos Escolares e outros circuitos. Seu principal foco agora é o Campeonato Brasileiro Infantil de Verão, que acontece em novembro, no Rio de Janeiro.

“Representar Campo Grande e sair vitoriosa é motivo de muita gratidão. Poder honrar o nome da nossa cidade é muito gratificante”, afirma Carolina, que fez questão de agradecer aos técnicos e toda sua equipe.

O diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites, destacou a importância do apoio da Prefeitura para o desenvolvimento de jovens talentos no esporte:

“A Carolina é um grande orgulho para nossa cidade. O esforço da nossa gestão tem dado resultado, com investimentos reais no esporte e na juventude. O desempenho dela é prova de que o incentivo transforma vidas. Parabéns à Carolina e a todos os atletas campo-grandenses que têm representado tão bem a nossa capital”, destacou.

#PraTodosVerem: Na matéria há duas fotos: a primeira, usada como capa, mostra a atleta Carolina Morcelli Brandão ao centro do pódio, na posição mais alta, entre duas outras atletas, durante a premiação; a segunda imagem é da atleta à beira de uma piscina, exibindo uma das medalhas de ouro conquistadas.

Continue Lendo

Esportes

Prefeitura de Dourados apoia Festival Paralímpico Nacional no fim de semana

Publicado

on

Aproximadamente 200 alunos, com e sem deficiências, participarão da etapa do festival paralímpico em Dourados neste sábado. Divulgação/Assecom

Dourados vai sediar neste sábado, 14 de junho, a partir das 8h, no Clube Indaiá, a 1ª etapa do Festival Nacional Paralímpico edição 2025. O evento acontece em 105 localidades, nas 27 unidades federativas do Brasil – 26 estados e o Distrito Federal, e Dourados foi escolhida mais uma vez para ser uma cidade paralímpica.

Com apoio da Prefeitura de Dourados, o evento proporciona para as crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades esportivas paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.

O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2025 é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e visa promover a inclusão social por meio do esporte, oferecendo a crianças e adolescentes com e sem deficiência a oportunidade de vivenciar modalidades paralímpicas. O evento ocorrerá em duas etapas: a primeira no sábado, 14 de junho e a segunda no dia 20 de setembro, abrangendo todas as unidades federativas do país.

Associação Esportiva Dourados Paralímpico e parceiros estão na organização local, visando garantir o sucesso do evento que acontece no Clube Indaiá.

Serão mais de 200 alunos com e sem deficiências que estarão participando do festival, no experimento das modalidades de tênis de mesa, parabadminton e esgrima.

Participam alunos da rede pública e escolas especializadas de Dourados e municípios vizinhos como Amambai, Rio Brilhante, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Paranhos e Caarapó

De acordo com a professora Mariza Araújo, o evento já está sendo organizado junto com as parcerias, visando repetir o sucesso dos anos anteriores. “Vale ressaltar o importante apoio que a Prefeitura de Dourados tem dado ao movimento paralímpico e, em especial à Associação Esportiva Dourados Paralímpico”, destaca a professora.

Ela cita ainda a importância da participação do Clube Indaiá, “uma vez que dispõe da estrutura adequada e necessária para sediar o festival”, assim como a participação dos alunos do curso de Educação Física da UFGD e Unigran, “que somam experiências e conhecimentos, contribuindo assim para que tudo aconteça de acordo com a proposta do CPB e que efetivamente as crianças desfrutem de momentos alegres e experimentem novas modalidades esportivas adaptadas”.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67