fbpx
Connect with us

Cidades

Mato Grosso do Sul completa 45 anos com foco no desenvolvimento e expansão regional

A principal via de acesso se dava pelo Rio Paraguai, ligando Corumbá a capital Cuiabá

Publicado

on

O Mato Grosso do Sul completa nesta terça-feira (11) 45 anos de história desde sua criação através da Lei Complementar número 31 sancionada pelo então presidente Ernesto Geisel, em 1977.

Atualmente com área é de mais de 350 mil metros quadrados e 79 municípios, o Mato Grosso do Sul ‘nasceu’ após décadas de embates políticos protagonizados por lideranças locais que viram no desmembramento de Mato Grosso uma forma de acelerar o desenvolvimento regional.

Pesquisas da historiadora Marisa Bittar chamam a atenção para situação histórica de isolamento entre as partes Norte e Sul do então gigantesco Mato Grosso.

“É que, na realidade, os dois estados já existiam antes mesmo de 1977: Sul e Norte, desde os tempos coloniais, viveram apartados. O Norte mais identificado com a Amazônia; o Sul influenciado por São Paulo e por elementos culturais do Rio Grande do Sul e do Paraguai”, diz trecho da pesquisa da historiadora Marisa Bittar.

A principal via de acesso se dava pelo Rio Paraguai, ligando Corumbá a capital Cuiabá. Tanto que Campo Grande foi ligada por via pavimentada com São Paulo (SP), antes mesmo de existir acesso por estrada asfaltada com Cuiabá.

Assim, assinatura da Lei Complementar no dia 11 de outubro de 1977 torna oficial a criação da 23º Unidade Federativa do Brasil. No ano seguinte, uma Assembleia Constituinte foi eleita para comandar as atividades de transição e no dia 1º de janeiro Harry Amorim Costa é nomeado Governador do Estado, escolhido pelo Colégio Eleitoral.

Além do desenvolvimento, os movimentos separatistas visavam fomentar a ocupação territorial – inclusive em áreas já amplamente habitadas por etnias indígenas como  terena, ofaié, guató, guarani e kaiowá.

Por trás de tudo, havia também uma importante motivação política. Geisel buscava ampliar a base da Arena através da criação de mais uma seção, o que possibilitou, segundo as pesquisas, acelerar o processo pelo desmembramento de Mato Grosso e a consequente criação de Mato Grosso do Sul.

Passados 45 anos, MS segue em desenvolvimento e marcado pela importância da produção agropecuária, principal atividade econômica dos municípios.

O maior destaque é na produção de soja e de carne bovina, que torna o Mato Grosso do Sul um dos maiores exportadores destas mercadorias no país.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Reprodução)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67