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Marca Brasil é relançada para retomar posição internacional do turismo brasileiro

“Marca Brasil” é relançada e será usada em ações de promoção turística e comercial do país no exterior

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As agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), retomam a utilização da antiga logomarca que o país utilizou como Nation Brand entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”.

A medida é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental. Mato Grosso do Sul participa do processo de reconstrução da marca, inclusive, com a exibição da mesma na Morada dos Baís, em Campo Grande, e na Praça Central, em Bonito.

Em cerimônia realizada na semana passada em Brasília (DF) e que inaugurou a retomada da marca, o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, participou e falou sobre a simbologia do relançamento da Marca Brasil.

“Significa muito para a retomada do Brasil enquanto destino turístico internacional, competitivo, que tem diversidade, que preserva sua natureza. A Fundtur-MS tem utilizado a Marca Brasil há muitos anos, mesmo quando a gestão nacional anterior lançou uma nova”, frisa Wendling, completando em seguida.

“Então, mantivemos o uso da Marca Brasil por entender o processo de construção dela lá em 2005, dentro do Plano Aquarela. Ficamos muito felizes que ela foi relançada e, junto com ela, novas ações e um redesenho e reposicionamento das estratégias de promoção do Brasil no mercado internacional. Tenho certeza que Mato Grosso do Sul vem como um dos destinos fortes e vamos participar dessa reconstrução junto com a Embratur. É um novo momento para o turismo brasileiro”, enaltece o titular da Fundtur.

Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela.

A Marca Brasil foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular.

O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.

A Marca Brasil foi desenvolvida com curvas e cores que valorizam a diversidade cultural e natural do país. “É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil. Ela é um recado para o mundo, de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta”, avisa o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

“O Turismo é uma das atividades econômicas mais importante do mundo e talvez a que mais garante a preservação. Ninguém quer visitar um país que destrói e queima suas florestas. As pessoas querem visitar um Brasil que preserva e tem responsabilidade climática. A gente quer que o nosso respeito à fauna, à flora, às florestas, à vida e à democracia sejam admirados pelo mundo e esse mundo possa nos visitar”, avalia Freixo.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destaca que a grande concentração de biodiversidade e riquezas naturais do Brasil, aliado à responsabilidade climática, criam uma grande oportunidade de promoção do turismo para os demais países.

“Isso vai fazer uma diferença na hora que o Brasil se recoloca na agenda positiva do planeta e como solução para a crise climática. A gente tem a implementação da sustentabilidade das mais diferentes formas, especialmente na vida de todos nós”, acredita.

Sustentabilidade

A ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu que o turismo seja uma das soluções para que “as reservas florestais brasileiras sejam instrumentos de proteção ambiental, mas, também, de desenvolvimento econômico e de inclusão social”.

Ela elencou as prioridades da ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e Embratur, como a promoção dos Sítios do Patrimônio Natural da Humanidade reconhecidos pela UNESCO e a realização de melhorias na infraestrutura de visitação dos parques nacionais, a exemplo do que já existe em parques de países como África do Sul, Argentina e Chile.

A nova direção da Embratur criou em sua estrutura a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas e dará centralidade a este tema em sua atuação, formulando políticas e negociando parcerias internacionais em favor da neutralização da emissão de carbono nos destinos turísticos do Brasil. O corpo técnico também atuará para induzir estes destinos a incorporar políticas de sustentabilidade.

Uso comercial

A Marca Brasil retorna como uma Nation Brand que representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. Voltará a ser utilizada em produtos industrializados brasileiros para exportação, em parceria com a Apex Brasil.

No turismo, a marca voltará a ser usada em publicações de turismo e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.

Marca Brasil pelo país

Complementar à cerimônia realizada em Brasília, o lançamento também contou com a projeção da marca nos seguintes monumentos espalhados pelo Brasil:

  • Arcos do Natal Luz, em Gramado (RS);
  • Casa do Emigrante, em Cuarapuava (PR);
  • Castelo da Torre de Garcia D’Avilla, na Praia do Forte, Mata de São João (BA);
  • Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ);
  • Fonte Luminosa da Torre de TV de Brasília (DF);
  • Igreja Santa Rita, em Paraty (RJ);
  • Morada dos Baís, Campo Grande (MS).
  • Museu do Estado do Pará, Belém (PA)
  • Ópera Arame, em Curitiba (PR);
  • Palácio do Governo, em Rio Branco (AC);
  • Palácio República dos Palmares, em Maceió (AL);
  • Ponte Estaiada, em Teresina (PI);
  • Praça Central da Cidade, em Bonito (MS);

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Escolas, postos de saúde e espaços públicos recebem mutirão de limpeza

As ações prosseguem nos próximos dias.

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A Prefeitura de Dourados está realizando um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade, com ênfase nas escolas municipais, diante da proximidade da volta às aulas, e também em unidades de saúde e equipamentos públicos. Nesta primeira quinzena de janeiro, atendendo determinação do prefeito Marçal Filho, as equipes da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) atuaram de forma intensa com roçada, poda e/ou supressão de árvores, pintura e outros serviços que têm impactado em asseio e beleza no município. As ações prosseguem nos próximos dias.

Nesta quinta-feira (16), equipes da Semsur concentram os trabalhos na Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, Ceim (Centro de Educação Municipal Infantil) Ivo Benedito, no distrito de Itahum, Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, Parque Rego D’Água, Praça do Transbordo, Ceper do 3º Plano, e nas avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres.

Já foram atendidas as escolas municipais Frei Eucário Schmitt,  Armando Campos Belo, Aurora Pedroso de Camargo, Professora Maria da Conceição Angélica e Sócrates Câmara. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o estádio Frédis Saldivar (Douradão), o Centro de Convivência do Idoso “Andre´s Chamorro” , o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura também receberam os serviços. Além desses locais, o quadrilátero central entre as ruas Monte Alegre e Cuiabá e Toshinobu Katayama e Albino Torraca contou com as intervenções.

O prefeito Marçal Filho ressalta que os serviços são uma necessidade eminente no município e além de levarem mais asseio e beleza aos locais, geram impacto positivo em outros pontos, como saúde pública, por exemplo. “Encontramos o centro da cidade com o mato muito alto, condições críticas de limpeza, o que também era notório em espaços públicos”, ressalta Marçal Filho. “Logo no dia 2 começamos os serviços que estão mudando o aspecto da nossa cidade e ainda ajudam a prevenir infestação de insetos, mosquito da dengue e animais peçonhentos”, destaca o prefeito.

As ações continuarão de forma intensificada na área urbana e na área rural do município levando os serviços de limpeza, poda de árvores, pintura, conforme as necessidades de cada local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Marçal consegue reverter no TCE perda de 3 mil vagas na Educação

Marçal Filho destaca os esforços junto ao Tribunal de Contas do Estado para reverter a perda das 3 mil vagas na Educação em Dourados

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Em tempo recorde, com apenas 9 dias úteis de trabalho à frente da Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal Filho e sua equipe jurídica conseguiram reverter no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a perda de 3 mil vagas na educação infantil em razão de erros grosseiros cometidos pela gestão anterior na contratação de escolas conveniadas. A irresponsabilidade do governo passado foi atestada pela Divisão de Fiscalização de Educação do TCE, que apontou erros graves, como a omissão em relação ao formato de distribuição de merenda escolar, uniformes, material didático e pedagógico para as crianças.

O Tribunal de Contas do Estado apontou ainda que o contrato da governo passado não previa a avaliação da aptidão das escolas para a prestação de serviços de educação infantil e ainda criava notas para classificá-las com o objetivo de excluir as escolas que estiverem acima do número de vagas solicitadas. Ainda segundo o TCE, o contrato barrado pela Divisão de Contas do Estado eliminava a possibilidade de entrada de novas escolas interessadas em firmar convênio com o município, comprometendo a isonomia na contratação das instituições.

Após tomar posse, em 1 de janeiro, o prefeito Marçal Filho foi informado que o Tribunal de Contas do Estado havia concedido liminar ao Ministério Público de Contas no dia 27 de dezembro de 2024 suspendendo a contração das 3 mil vagas juntos às escolas e creches particulares de Dourados. “Essa notícia caiu como uma bomba para nosso governo e, também, para os pais das crianças já que é público e notório que a Rede Municipal de Ensino encerrou 2024 com um déficit de mais de 1.000 vagas na educação infantil e caso se confirmasse a perda dessas 3.000 vagas conveniadas a situação ficaria insustentável”, enfatiza Marçal Filho.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito na primeira semana de governo foi bater às portas do Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande, acompanhado pela equipe jurídica do município para revogar a liminar que suspendeu o processo de contratação das 3.000 vagas. “Demonstramos no processo do TCE que os problemas criados no contrato pelo governo passado seriam corrigidos pelo nosso governo e que a manutenção da liminar iria causar um prejuízo gigantesco para a Educação em Dourados, já que o município não teria como criar milhares de vagas no espaço de 30 dias”, explica Marçal.

Para corrigir os problemas no contrato do governo anterior, o prefeito determinou a adoção de critérios transparentes para o envio de merenda escolar às entidades filantrópicas que forem contratadas, enquanto as escolas não filantrópicas ficariam responsáveis pelo fornecimento da merenda por conta própria. O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a responsabilidade pelo fornecimento dos kits de material escolar e que as escolas contratadas pelo município ficariam responsáveis pelo fornecimento dos uniformes escolares.

Ao receber a manifestação da Prefeitura de Dourados no processo que havia barrado liminarmente a contratação das 3.000 vagas, o conselheiro Flávio Kayatt decidiu pela revogação da liminar e determinou a exclusão do edital da previsão de classificação com o objetivo de excluir instituições da contratação, bem como pela manutenção do credenciamento de novas escolas e creches particulares durante todo o ano letivo de 2025.

O prefeito Marçal Filho recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal de Contas do Estado ao mesmo tempo em que lamenta a falta de planejamento das gestões anteriores que não investiram na construção de novas escolas municipais e, muito menos, em creches. “Estamos mobilizando esforços para receber o maior número possível de crianças neste ano letivo, mas infelizmente não teremos como garantir vagas para todas elas”, alerta. “No Censo de 2010 Dourados tinha 173.647 habitantes, chegou a 243.367 habitantes no Censo 2022 e no final do ano passado o IBGE apontou uma população de mais de 261 mil pessoas, ou seja, a cidade ganhou 17.273 habitantes em apenas 2 anos e quantas escolas foram construídas nesse período?”, questiona o prefeito.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Prefeitura de Dourados convoca empresas do transporte escolar para vistoria dos veículos

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.

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A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), publicou portaria convocando as empresas proprietárias de Vans utilizadas no transporte de estudantes para a vistoria nos veículos. A fiscalização inicia na segunda-feira, dia 20, e se estende até o dia 31 de janeiro, sempre das 7h30 às 12h30.

A Agetran informa que a vistoria é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e suas autorizadas. Após essa etapa, o documento emitido deve ser apresentado na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada à Rua Vivaldi de Oliveira, número 5795, Jardim Márcia.

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
Na vistoria, deve ser entregue apresentado o documento do veículo, cópia da vistoria do Detran, documentos do proprietário, motorista e monitor, certificado do curso de transporte escolar dos motoristas e monitores, certidões negativas civil e criminal do proprietário, motorista e monitor e seguro de passageiros.

O não comparecimento no prazo determinado poderá acarretar sanções administrativas na Lei Municipal n° 2174, de 31 de março de 1998 e Decreto Municipal n° 434, de 17 de agosto de 2001. A não realização da vistoria será considerada serviço clandestino, que é ilegal. Em caso de dúvidas e outras informações, os interessados podem entrar em contato no telefone 2222-1204.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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