Connect with us

Saúde

Mais de 54 mil pessoas são imunizadas durante vacinação em massa

Dos 13 municípios inclusos na ação, Ponta Porã e Corumbá lideram ranking de aplicação de doses

Publicado

on

A vacinação em massa na fronteira já imunizou com doses da Janssen 54.873 pessoas em três dias de campanha. Realizada nos treze municípios de Mato Grosso do Sul que fazem divisa com o Paraguai e a Bolívia, a ação iniciou através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), na última sexta-feira (2). Segundo levantamento da SES, os municípios de Ponta Porã e Corumbá foram os que mais aplicaram as doses durante o período. Ponta Porã aplicou 18.551 doses e Corumbá 16.657 doses.

Outros municípios menores também fizeram recordes de aplicação como: Mundo Novo com 5.076 doses; Bela Vista com 3.847 doses e Sete Quedas com 3.197 doses. Além dos municípios citados, o estudo atende também as cidades de: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Porto Murtinho e Sete Quedas. Estes receberam 165,5 mil unidades de vacina da Janssen, que estão sendo aplicadas em dose única na população acima de 18 anos, para formar um “cinturão sanitário” em toda a região.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul será o primeiro Estado do Brasil a sair desta pandemia. “Nós conseguimos esse feito histórico. Iniciamos esse processo de imunização nos 13 municípios que compõe a região de fronteira de nosso Estado. Acredito que é a maior conquista que nós tivemos no enfrentamento à covid”, explicou.

Resende percorreu alguns municípios acompanhando o início da vacinação. Esteve na sexta-feira (2), em Corumbá onde a campanha foi lançada e em Ladário. No sábado (3), esteve presente nos municípios de Ponta Porã e Amambai.

O Estudo

Organizado pelo infectologista Júlio Crodda através do grupo VEBRA COVID-19, o estudo tem o apoio da Organização Pan Americana da Saúde (Opas) e é composto por diversas instituições, como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Stanford University, Yale university, Instituto de Salude Global de Barcelona, Universidade da Florida e entre outras.

O médico explica que o estudo será de extrema importância. As 165,5 mil doses não estavam previstas na distribuição regular da vacina. “Elas virão exclusivamente porque existe uma pesquisa apoiada pelo Ministério da Saúde. Ou seja, são doses adicionais de vacina, principalmente para gerar evidência científica para o Brasil e para o mundo da efetividade da vacina da Janssen para a nova variante Gamma (P1)”, conclui o infectologista.

Informações Portal MS

Saúde

Seleta desafogou UPA no Feriado do Dia do Trabalho com 93 consultas

Publicado

on

Unidade Básica de Saúde da Seleta aplica vacina contra a gripe Influenza durante todo final de semana, das 7h às 22h. Divulgação/Assecom

A estratégia da Prefeitura de Dourados de adotar horário estendido das 7h às 22h na Unidade Básica de Saúde Seleta no feriado do Dia de Trabalho de mostrou acertada e os atendimentos prestados na UBS ajudaram a desafogar a sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24 horas. Durante o plantão, a Seleta atendeu 93 pessoas com consultas médicas de urgência, enquanto a UPA atendeu 360 pacientes durante as 24 horas do feriado. O horário estendido na UBS Seleta será adotado também nesta sexta-feira de ponto facultativo, já que as demais UBSs estão fechadas, bem como no sábado e no domingo.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, orienta que as pessoas procurem atendimento médico na UBS Seleta apenas para casos de emergências. “As consultas eletivas, que não demandem urgência, podem ser feitas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros a partir de segunda-feira”, explica o secretário. “Contudo, pessoas com sintomas gripais devem procurar tanto a Seleta, das 7h às 22h, quanto a UPA, já que o diagnóstico precoce da doença e o início imediato do tratamento evitam o agravamento do quadro clínico do paciente”, ressalta.

O alerta do secretário Márcio Figueiredo tem motivo. Os 20 leitos de UTI do Hospital da Vida estão lotados e mais de 10 pacientes esperam por uma vaga em leito na Unidade de Terapia Intensiva. A Unidade Básica de Saúde Seleta e o Pronto Atendimento Médico (PAM) vão aplicar vacina contra a gripe Influenza nesta sexta-feira (2), sábado e domingo. Na Seleta a vacinação acontece das 7h às 22h e no PAM das 7h às 17h.

No feriado do Dia do Trabalho as equipes de imunização vacinaram 190 pessoas na Seleta e 183 no PAM. Além disso, a equipe do PAM se deslocou até o Centro de Conveniência da Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador, onde acontecia o evento Café Bilíngue e aplicou outras 60 doses no público alvo da campanha de vacinação. “Essa iniciativa foi de extrema importância porque identificamos 60 pessoas que já poderiam ter tomado a vacina e não tomaram”, ressaltou Márcio Figueiredo. “Vamos repetir ações como essa, já que as pessoas não estão indo aos locais de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde irá até elas para aplicar a vacina”, completou.

O secretário alerta que a melhor prevenção contra a gripe e outras doenças respiratórias graves é a vacinação, principalmente das crianças menores de seis anos e das pessoas com mais de 60 anos, que são pessoas de maior risco para à Síndrome Respiratória Aguda Grave. A Prefeitura de Dourados tem como objetivo garantir que um maior número de pessoas pertencentes ao grupo prioritário tenha acesso à imunização, especialmente aquelas que não conseguem se vacinar durante a semana.

A vacina de 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B e pode ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Autoridades de saúde alertam para a importância da imunização como principal forma de prevenção contra complicações da gripe, que podem levar a internações e até mesmo ao óbito.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação abrange crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e idosos com 60 anos ou mais.

Com a queda nas temperaturas e com a promessa de um inverno rigoroso, o aumento de casos de doenças respiratórias tem superlotado os hospitais em todo o Estado. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para que os grupos prioritários compareçam aos postos de vacinação o quanto antes. A vacinação no fim de semana busca facilitar o acesso e garantir maior adesão à campanha e a recomendação, é que a população procure o serviço o mais rápido possível para garantir a proteção contra a gripe.

Continue Lendo

Saúde

Prefeitura reúne direção do Hospital da Vida para discutir superlotação

Publicado

on

Reunião na manhã desta sexta-feira (2) definiu medidas emergenciais para atender pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave no Hospital da Vida de Dourados – Foto: Assecom

O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, reuniu a direção, médicos, enfermeiros e técnicos do Hospital da Vida de Dourados, na manhã desta sexta-feira (2) para discutir medidas emergenciais diante da superlotação da unidade em razão da disparada de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. “Todos os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão lotados e os leitos de internação também, de forma que precisamos encontrar medidas para amenizar a pressão no hospital diante da queda da temperatura, típica do inverno, e do aumento acentuado dos casos de doenças respiratórias”, destacou Márcio Figueiredo.

Ficou definido que o Hospital da Vida vai reservar 10 leitos de UTI exclusivamente para pacientes com doenças respiratórias e também vai reservar leitos para internação para essas doenças. “Não temos como abrir novos leitos de UTI, mas podemos ir reservando os leitos que forem desocupados para atender exclusivamente aqueles que apresentaram quadros avançados de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, explica o secretário de Saúde.

A população deve ficar atenta para as medidas que todos devem adotar para conter o avanço das doenças respiratórias. “A melhor prevenção é a vacinação do grupo prioritário, principalmente das crianças menores de seis anos e das pessoas com mais de 60 anos, que são os pacientes mais sensíveis às doenças respiratórias”, alerta Márcio Figueiredo. “O poder público está mobilizando todos os esforços para garantir atendimento digno aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, mas é indispensável que as pessoas atentem para as medidas preventivas, porque não temos como internar todos os doentes”, alerta.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave, conhecida pela sigla SRAG, é uma condição em que uma infecção respiratória gera grande dificuldade de respirar e lesões nos alvéolos (sacos de ar nos pulmões onde ocorrem as trocas gasosas). Geralmente a SRAG é acompanhada de pneumonia. “Diante de sintomas como dificuldade para respirar, sensação de peso no peito e lábios arroxeados, é preciso procurar atendimento médico com urgência”, ressalta. “Outros sintomas como febre e perda de apetite, baixa saturação, tosse e coriza também indicam necessidade de cuidados médicos”, completa Márcio Figueiredo.

O secretário orienta que já nos primeiros sintomas de síndrome gripal a pessoa deve procurar atendimento médico. “Nesse final de semana estaremos com a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Seleta com atendimento estendido até às 22h e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) atende 24 horas, de forma que a pessoa não precisa deixar o quadro se agravar para buscar atendimento médico e receber o remédio para o tratamento imediato da síndrome respiratória”, ressalta o secretário de Saúde.

CAUSAS E PREVENÇÃO

A Síndrome Respiratória Aguda Grave geralmente é resultado de uma infecção viral, como gripe ou covid-19. O problema também pode ser consequência de doenças bacterianas ou fúngicas que afetam a respiração. O diagnóstico de SRAG leva em conta os sintomas e exames de imagem dos pulmões, baixa saturação de oxigênio no sangue, tosse, dor de garganta, calafrios, dor de cabeça ou nariz escorrendo (coriza).

O principal método de prevenção da SRAG é a vacinação contra doenças que podem levar a esse quadro, como a gripe e a covid-19. Também deve ser evitado o contato próximo com pessoas com infecções respiratórias. O uso de máscara em unidades de atendimento à saúde também diminui o risco de contrair vírus respiratórios.

Em todos os ambientes, é preciso respeitar a etiqueta respiratória, ou seja, adotar medidas como cobrir a boca e o nariz ao espirrar; higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel, especialmente antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após passar a mão em corrimões, maçanetas etc.; manter distanciamento físico; limpar e desinfectar superfícies.

Além disso, pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, bem como ambientes coletivos e aglomerações. Outra recomendação é que quem faz parte do grupo de risco busque atendimento médico tão logo os sintomas gripais surjam. Assim, é possível seguir com o tratamento adequado.

Continue Lendo

Saúde

Hospital da Vida recebe 25 bombas de infusão para atender ala vermelha e UTI

Publicado

on

Equipamentos foram entregues na manhã desta sexta-feira durante vistoria técnica do prefeito Marçal e do secretário de saúde Márcio Figueiredo – Foto: A. Frota

O Hospital da Vida recebeu um reforço importante para o atendimento de pacientes em estado crítico. Foram adquiridas 25 bombas de infusão com recursos próprios da Prefeitura de Dourados. Os equipamentos foram entregues na manhã desta sexta-feira (25) pelo prefeito Marçal Filho e pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, durante vistoria à unidade hospitalar que recebe pacientes de 33 municípios da região da Grande Dourados.

As bombas de infusão, da marca Mindray, serão utilizadas na ala vermelha, setor de atendimento a pacientes em estado grave, e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que concentra os casos mais delicados de um hospital. Segundo a diretora-técnica da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), Fernanda Eneas da Silva, a chegada dos equipamentos ocorre em um momento oportuno.

A Fundação é responsável pela administração do Hospital da Vida e da UPA. “Esses equipamentos vêm para dar suporte aos que já possuímos e são fundamentais para garantir a precisão na administração de medicamentos, soros e outros fluidos essenciais aos pacientes”, explicou. Ela destacou que alguns pacientes da UTI necessitam de até cinco bombas de infusão simultâneas, o que evidencia a importância do reforço.

As bombas de infusão permitem maior controle na dosagem de medicamentos, reduzem riscos de erros humanos e otimizam o trabalho das equipes de saúde. “É um investimento que traz segurança ao paciente e eficiência ao atendimento”, afirmou a diretora.

Durante a entrega, o prefeito Marçal Filho reconheceu os desafios enfrentados pelo município, mas reforçou o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços de saúde. “Mesmo diante das dificuldades, estamos empenhados em garantir estrutura e condições para que a população seja atendida com qualidade”, declarou. “Sabemos que temos muito a fazer, mas não mediremos esforços para garantir que as pessoas sejam bem atendidas na rede pública de saúde”, completou o prefeito.

O Hospital da Vida é referência para 34 municípios da região e enfrenta constantes episódios de superlotação. Com a proximidade do inverno, a demanda tende a aumentar, especialmente por conta de casos de síndrome respiratória.

O secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, reforçou o apelo à população para que se vacine contra a gripe, especialmente crianças e idosos, que são os mais vulneráveis. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM).

Equipamentos foram entregues no Hospital da Vida – Foto: A. Frota

 

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67