No próximo domingo (30) acontece o segundo turno das eleições no Brasil para mais de 156 milhões de eleitores. No Mato Grosso do Sul, além do voto para presidente, o eleitor escolhe também quem vai ser o sucessor de Reinaldo Azambuja no Governo do Estado. Para facilitar o acesso dos aproximadamente 169 mil eleitores aos 80 locais de votação espalhados pelo município, a Prefeitura de Dourados vai disponibilizar transporte gratuito entre 6h e 18h.
Assim como aconteceu no primeiro turno, as seções eleitorais abrem às 7h e seguem até 16h. Caso o eleitor esteja na fila de sua seção aguardando a hora do voto, terá o direito de participar do pleito garantido. A votação seguirá até que todos que estiverem esperando tenham votado e só daí o presidente irá encerrar o trabalho.
Neste segundo turno, eleitores que, por qualquer motivo, não tenham votado no último dia 2 de outubro, poderão votar normalmente. “O eleitor tem até 60 dias após a eleição para justificar sua ausência. Caso não tenha comparecido no primeiro turno, isso não o impede de votar no segundo”, explica Israel Lins, analista judiciário da 18ª Zona Eleitoral de Dourados.
Em todo o município, 35.217 eleitores não compareceram nas urnas no primeiro turno, ou seja, 20,83% de abstenção, quase que exatamente a média nacional de abstenção, que foi de 20,9%.
Planeje-se para o voto
Para evitar transtornos, o eleitor douradense pode, através dos meios eletrônicos, confirmar o local de votação e planejar sua ida com calma. Nos sites do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) o cidadão pode fazer a busca, devendo informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.
Em Dourados, são duas zonas eleitorais. A 18ª zona eleitoral tem 45 locais de votação, com 311 seções e onde votam 93.180 eleitores. Na 43ª zona eleitoral, são 35 locais de votação, 247 seções para 75.892 eleitores. Além desses, outros 1.318 eleitores farão voto em trânsito no segundo turno. “Esses votam em uma das quatro seções localizadas na OAB”, ressalta Israel Lins.
Pelo aplicativo e-Título, além de saber o local de votação, o eleitor também pode ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente e está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Apple e Android até sábado (29), dia anterior à eleição.
Para o eleitor que tem sua biometria cadastrada, o e-Título também serve como documento de identificação para votar, substituindo o título de papel ou outro documento de identificação com foto.
Segundo Israel, a função do aparelho termina aí e deve ser deixado com o mesário até ser concluído o processo de votação. “O uso de qualquer equipamento que faça imagens dentro da cabine de votação é proibido para garantir a inviolabilidade do sigilo do voto. Isso não é novidade e está previsto na lei e nas resoluções do TSE faz muitos anos”.
Mas para a votação, o eleitor pode ter ajuda. “Se ele achar necessário levar uma colinha com os números dos candidatos de sua preferência para não esquecer, isso pode ser feito”, completa Israel.
Para facilitar, a orientação é para que essa cola seja feita com os números na ordem em que é processada a votação. Primeiro o eleitor escolhe o governador e no Mato Grosso do Sul a disputa está entre Capitão Contar (28) e Eduardo Riedel (45). Depois, o voto será para presidente e a disputa está entre Jair Bolsonaro (22) e Luís Inácio Lula da Silva (13).
Fake News
O TSE disponibiliza uma página para que o eleitor tire suas dúvidas em relação ao sistema de votação e mentiras, ou fake news, recebidas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. Basta clicar aqui e ter informações confiáveis sobre as eleições.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.