Com a Black Friday se aproximando – marcada para o dia 29 de novembro – , pequenos e médios empreendedores já se preparam para aproveitar a data e impulsionar suas vendas. O fenômeno do ‘esquenta Black Friday’, que tem ganhado força nos últimos anos, permite que os comerciantes iniciem as promoções antes da data oficial, criando expectativa entre os consumidores. No entanto, para que lojistas tenham sucesso na data e fiquem longe dos prejuízos, especialistas alertam para o planejamento antecipado, tanto financeiro quanto de produtos.
Segundo Cassius Leal, fundador e CEO da Advys Contabilidade, o ‘esquenta Black Friday’ ajuda os lojistas a mapear o que mais atrai o interesse do cliente e, com isso, conseguem ajustar seus estoques de forma mais eficiente, evitando perdas.
“A preparação (para a data) envolve planejamento financeiro e de estoque, especialmente para os pequenos e médios negócios, que possuem menor margem para absorver erros”, reforça o especialista, que destaca ainda que é essencial que os empresários garantam que os preços promocionais cubram todos os custos fixos e variáveis, incluindo encargos tributários.
Leal alerta também os riscos da prática de ‘maquiagem’ de preços, que pode comprometer a reputação da empresa e resultar em penalidades legais. “Estratégias de precificação bem definidas, fluxo de caixa estruturado e o cumprimento das normas de defesa do consumidor também são fundamentais para evitar prejuízos”, pontuou o especialista.
Segundo o contador, embora a Black Friday seja uma oportunidade significativa para alavancar as vendas, também envolve riscos, principalmente pelo aumento repentino nas vendas. “Estratégias como promoções segmentadas, descontos progressivos e combos de produtos podem aumentar o ticket médio sem comprometer a rentabilidade das empresas”, disse o especialista. “Outra estratégia é apostar na experiência de compra, diferenciando-se por meio de um atendimento personalizado e de brindes ou benefícios agregados, em vez de se basear exclusivamente em descontos agressivos”, complementa Leal.
Além disso, o fundador e CEO da Advys Contabilidade destaca que a Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para fortalecer o caixa da empresa antes das festividades de fim de ano. “Para muitos pequenos negócios, esse é o momento ideal para gerar uma reserva financeira, que será fundamental para cobrir despesas como o décimo terceiro salário, impostos e as férias dos colaboradores”, disse Leal.
O especialista reforça ainda que a Black Friday deve ser encarada como uma ação de marketing estratégica, e não apenas como uma liquidação. “Quando bem planejada, pode se tornar um marco de sucesso a longo prazo”, finaliza Leal.
Sobre Advys
A Advys é uma empresa de contabilidade e consultoria empresarial fundada por Cassius Leal, empreendedor especialista em gestão de negócios. Com foco em simplificar a jornada empreendedora, a Advys oferece soluções integradas e acessíveis para pequenas e médias empresas, incluindo contabilidade online, informação jurídica e consultoria estratégica.
A missão da Advys é empoderar empreendedores, democratizando conhecimento e tecnologia, enquanto sua visão é ser a escolha número um de 1 milhão de empreendedores como parceiro de confiança em contabilidade e soluções empresariais. A empresa valoriza a transparência, inovação, comprometimento com o cliente, excelência e ética profissional em todas as interações.
Com uma equipe especializada, a Advys oferece alta tecnologia e máxima personalização a preços competitivos, ajudando os clientes a alcançar seus objetivos de forma eficiente e sustentável. Ao simplificar a gestão financeira, contábil e empresarial, a Advys permite que os empreendedores foquem no crescimento, sucesso e prosperidade de seus negócios.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)