Considerado o “maior restaurante do Estado”, a Rede Estadual de Ensino oferece mais de 2 milhões de merendas por mês aos alunos das 348 escolas da rede pública. São refeições que contribuem diretamente no aprendizado do estudante, que dispõe de alimentação de qualidade, equilibrada e preparada para atender necessidades nutricionais.
Para que este alimento chegue na mão do aluno vários profissionais se esforçam e se dedicam diariamente neste trabalho, que envolve um planejamento de nutricionistas, um programa específico da SED (Secretaria Estadual de Educação) o “Cheff Escolar”, que ajuda as escolas a definirem os cardápios semanais, os procedimentos para compra dos produtos e por fim a prestação de contas. Um sistema que na ponta agrada ao aluno e comunidade escolar.
Na Rede Estadual cada escola tem autonomia para promover sua licitação, comprar os produtos e definir sua merenda de cada dia. Elas recebem os recursos de acordo com o número de alunos da unidade, sendo que nas escolas de tempo integral são oferecidos o café da manhã, almoço e lanche da tarde.
Alunos da Escola Maria Constança Barros Machado na hora da merenda escolar (Foto: Bruno Rezende)
No programa “Cheff Escolar” o diretor da escola tem várias opções de cardápio para se ele adaptar a sua unidade. “Todos têm o sistema à disposição e possuem autonomia para definirem seus cardápios. As opções são elaboradas pensando no equilíbrio nutricional dos estudantes, por nutricionistas e pessoas preparadas para função”, explicou Jackeline de Souza, coordenadora da Coale (Coordenadoria de Alimentação Escolar) da SED.
Ela explicou que por meio do programa o diretor além de planejar seu cardápio, também tem orientação sobre a parte burocrática como chamadas públicas, licitações e também tem espaço para prestação de contas. Um processo que pensa na qualidade do alimento que vai chegar ao aluno.
Cardápio variado e boa alimentação
Na Escola Estadual Neyder Suelly, que fica no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, os 285 alunos têm à disposição café da manhã, almoço e lanche da tarde. Localizada na periferia da cidade, a unidade oferece cardápios de qualidade, variados e reforçados para atender estudantes que muitas vezes não tem a alimentação regular e suficiente em casa.
“Sempre buscamos atender a necessidades nutricionais básicas dos alunos, com cardápio balanceado. Aqui é uma escola em tempo integral na periferia, tem alunos que não tem a alimentação que oferecemos na escola em sua casa. De vez em quando conseguimos até dispor de uma lasanha e feijoada”, contou diretor da escola, Márcio Wagner.
Ele destacou que segue a orientação do programa “Cheff Escolar” inclusive para montar a lista de compras e os cardápios diários. “Ajuda e facilita muito nosso planejamento para as merendas. Também temos que nos organizar com o recurso enviado para não faltar e ter boa alimentação para eles”.
Outra meta alcança na escola é o uso de 30% dos recursos para comprar produtos da agricultura familiar. “Nós conseguimos atender este requisito e hoje na agricultura familiar dispomos de muitos produtos como peixes, pão caseiro e bebidas lácteas, além das frutas e verduras. A prioridade são os da Capital, mas se faltar algum item posso comprar de cidades vizinhas”, explicou.
Andreia Oliveira da Costa, merendeira do Neyder Suelly (Foto: Álvaro Rezende)
Carinho e dedicação
Com os produtos adquiridos chega a hora do preparo. Neste momento a tarefa fica os merendeiros que são concursados e contratados nas escolas estaduais. Eles são fixos nas unidades, só trocando quando a necessidade de repor em algum local que está faltando. O contato com os alunos e o preparo com carinho e dedicação dão o tempero final.
“Aqui estamos divididos em duas turmas, a primeira já chega as 6h30 para começar a fazer o café da manhã, depois já inicia o preparo do almoço. Fazemos um café bem reforçado, até porque os alunos ficam aqui o dia inteiro. Fazemos isto com orgulho e carinho”, contou Andreia Oliveira da Costa, que trabalha como merendeira há 7 anos no Neyder Suelly.
Ela destaca que a merenda é um dos momentos preferidos dos alunos. “Muita satisfação fazer parte da saúde e alimentação deles, muitos alunos são carentes e aqui fazemos e servimos com muita dedicação. Todo dia tem um cardápio variado, eles sempre pedem muito lasanha, bobó de galinha e estrogonofe. A dispensa aqui é cheia e fico feliz que não falta nada”.
O estudante Caleb Viana Souza, de 16 anos, elogiou a alimentação servida no Neyder Suelly. “A merenda é boa e satisfatória, o pessoal da escola faz um esforço e o possível com o que tem disponível. Ninguém aqui fica com fome, come o que você quiser e eles oferecem várias opções, variando ao longo das semanas – das refeições que já tive o que mais gostava eram lasanhas”. Ele revelou que no Dia da Consciência Negra o diretor foi para cozinha para ajudar na preparação da feijoada.
João Vinicius, que está no 2° ano do Ensino Médio, também seguiu o mesmo discurso. “É uma merenda bem gostosa, tem uma diversidade boa de opções, eu gosto muito por exemplo de estrogonofe de frango. Estudamos aqui o dia inteiro, não é tão cansativo como parece. A escola tem variado nos lanches, como iogurte, pão, e sempre traz coisas a mais”.
Fotos: Álvaro Rezende
Prioridade
Para o diretor da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, Reinaldo José Schmidit, o foco é o bom atendimento aos estudantes. “Nós oferecemos uma merenda de qualidade, muito bem preparada pelos funcionários, atendendo muito bem os estudantes. Nossos cardápios são definidos com a orientação de nutricionistas da SED”.
O governador Eduardo Riedel tem a educação como prioridade da sua gestão, por entender que ela é o princípio para formar bons cidadãos e contribuir para geração de grandes profissionais em diferentes setores. Para ele o aprendizado de qualidade, estrutura moderna e boas condições aos alunos são essenciais.
“Tudo isto passa por uma merenda de qualidade aos alunos, principalmente nas escolas em tempo integral, em que eles ficam o dia inteiro nas escolas. Também temos o compromisso de reformar todas as unidades, melhorar as estruturas, levar segurança e boas condições aos profissionais e estudantes”, disse Riedel.
Prefeitura já recebe inscrições para o processo seletivo a contratação temporária de professores. Divulgação/Assecom
Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de Dourados abriu nesta segunda-feira (11) as inscrições ao processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores afim de compor o cadastro reserva para atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino que ofertam jornada em tempo integral. As inscrições seguem até quarta-feira (13).
O Processo Seletivo Simplificado será realizado em duas etapas e não haverá taxa de inscrição. A jornada será de 20 horas semanais, com entrada às 11h25 e saída às 15h25 e hora-atividade às sextas-feiras. A oferta é de duas vagas e serão convocados para a Etapa 2 (entrevista) os candidatos classificados até 20 vezes o número de vagas ofertadas. E a remuneração mensal será equivalente ao correspondente ao fixado para o nível I, Classe “A” do Quadro dos Professores.
São requisitos para a inscrição, Licenciatura Plena em Pedagogia; disponibilidade de horário para cumprimento da jornada estabelecida; não possuir acúmulo de cargos públicos ou outras atividades incompatíveis com a carga horária prevista; cursar a formação “Educação em Tempo Integral: práticas inovadoras e formação docente”, na Plataforma EaD Semed para todos os interessados, endereço eletrônico ead.semed.dourados.ms.gov.br . Não poderá participar deste processo seletivo o servidor que atua em função administrativa, sendo vedada sua inscrição e participação.
A inscrição será realizada exclusivamente por meio eletrônico, disponível em www.selecao.semed.dourados.ms.gov.br nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2025, sem possibilidade de prorrogação. O início das inscrições se dará às 00h01 do dia 11 de agosto e serão encerradas às 23h59 do dia 13 de agosto de 2025. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição eletrônica e enviar em plataforma devida conforme identificado neste edital. Será reservado percentual de 5% (cinco por cento) das vagas surgidas às pessoas com deficiência, ficando a contratação vinculada à ordem de classificação destes, à capacidade de exercício das atribuições do cargo e da função pretendida.
O prazo de validade deste processo seletivo será de dois anos, prorrogável por igual período, a critério do município, contados da data de publicação deste Edital.
Termo de Ajustamento e Conduta vai garantir professor de apoio para a educação especial em escolas municipais de Dourados – Foto: A. Frota
A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted) destacam o acordo firmado entre a Prefeitura de Dourados e o Ministério Público Estadual (MPE) que garante a criação de 210 novos cargos de professor de apoio na Rede Municipal de Ensino. O compromisso será incorporado ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação, com foco na valorização da Educação Especial.
Para a presidente da Fetems, Deumeires de Morais, a medida representa uma conquista histórica do movimento sindical e posiciona Dourados como referência em Mato Grosso do Sul na efetivação de professores de apoio por meio de concurso público. “Em muitos municípios vemos a terceirização desses profissionais. Dourados sai na frente com essa iniciativa, e agora esperamos avanços nas demais etapas do processo que são as condições de trabalho e o fortalecimento do atendimento às crianças ”, afirmou.
O presidente do Simted, Thiago Coelho, reforçou que a convocação via concurso fortalece a educação pública e é fruto direto da mobilização da categoria. “Esse é o primeiro passo. A luta agora é por melhores condições de trabalho e pela implantação da hora-atividade para esses profissionais, que precisa ser debatida e garantida”, pontuou.
O acordo foi oficializado na última segunda-feira (4) em reunião entre o prefeito Marçal Filho, o promotor de Justiça Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, o secretário municipal de Educação e o procurador-geral do município, Alessandro Lemes Fagundes. O termo firmado prevê que a Prefeitura apresente, em até 60 dias, um projeto de lei à Câmara Municipal criando os cargos, que serão preenchidos com candidatos aprovados no concurso público vigente.
Marçal Filho destacou que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) havia sido firmado pela gestão anterior e descumprido, o que gerou impasse com o MPE. “Poderíamos ter judicializado a questão, mas preferimos encontrar uma solução negociada, por acreditar na importância da inclusão e na valorização da Educação Especial”, afirmou o prefeito.
Com o acordo, Dourados reforça seu compromisso com a educação inclusiva e amplia o reconhecimento profissional aos educadores que atuam no suporte direto aos estudantes com deficiência, promovendo avanços estruturais e pedagógicos na rede municipal.
Reunião entre o prefeito Marçal Filho e o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, definiu a criação de 210 cargos para a Educação Especial – Foto: Divulgação/Assecom
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Procuradoria-Geral do Município (PGM), firmou um importante acordo com o Ministério Público Estadual (MPE) para a criação de 210 novos cargos de professor de apoio no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação Municipal. “A medida representa mais um passo no compromisso da atual gestão com a inclusão e o fortalecimento da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino”, enfatiza o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.
O prefeito Marçal Filho acompanhou o secretário de Educação e o procurador-geral do Município, Alessandro Lemes Fagundes, na reunião com o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro e destacou a importância do acordo com o Ministério Público Estadual. “Esse Termo de Ajustamento de Conduta foi firmado pela gestão anterior e não foi cumprido”, enfatizou Marçal Filho. “O prefeito que me antecedeu tinha até o dia 31 de dezembro para honrar o compromisso firmado com a Promotoria de Justiça e simplesmente ignorou a obrigação”, prosseguiu o prefeito.
O compromisso da atual gestão com a Educação Especial levou o prefeito Marçal Filho a buscar uma solução para o impasse. “A nossa gestão poderia ter judicializado essa questão, mesmo porque o compromisso firmado pelo prefeito anterior criava despesas sem previsão orçamentária para pagamento, mas como sou um defensor da Educação Especial e sempre trabalhei pela inclusão das crianças, optamos pelo acordo e vamos enviar à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que cria os 210 novos cargos de professor de apoio à Educação Especial no âmbito do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do município”, enfatizou Marçal Filho.
O TAC firmado com a 16ª Promotoria de Justiça de Dourados estabelece que o município deverá apresentar, em até 60 dias, um cronograma para propor lei que crie as 210 novas vagas efetivas para professores de apoio. As vagas serão preenchidas por meio de concurso público vigente, com convocação de candidatos já aprovados, respeitando os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.
Também está previsto no Termo de Ajuste de Conduta a elaboração de um plano de ação para a extinção gradual dos contratos temporários atualmente vigentes. No documento, o município também se compromete a não realizar novas contratações sem justificativa legal e a revisar, a cada dois anos, a estrutura de cargos na Educação Especial. “Com a criação dos novos cargos, será possível atender com mais qualidade os estudantes que necessitam de acompanhamento individualizado, ampliando o alcance das políticas de inclusão”, ressaltou o secretário de Educação.
O acordo firmado na reunião que envolveu o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, o procurador-geral do Município, Alessandro Lemes Fagundes, o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, o assessor jurídico da Secretaria Municipal de Educação, José Carlos Ortega Júnior, e João Alberto Costacurta, assistente administrativo da PGM, coloca fim ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela gestão passada, assumindo obrigações que a Prefeitura de Dourados não teria como honrar.
O detalhe é que o Procedimento Administrativo número 09.2024.00006073-4, relacionado à contratação temporária de professores de apoio pedagógico para Educação Especial, foi instaurado pelo Ministério Público Estadual em razão do Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela gestão passada em dezembro de 2024, ou seja, o governo anterior não poderia ter firmado o compromisso sem a anuência da futura gestão, já que havia uma transição em curso.
O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco, destacou que o entendimento com o Ministério Público reforça o diálogo institucional e a responsabilidade com a melhoria da rede de ensino. “Esse é um passo importante para assegurar os direitos dos nossos alunos da Educação Especial”, enfatizou. “Com a criação desses cargos, avançamos ainda mais na valorização profissional e garantimos mais qualidade no atendimento, conforme determina o prefeito Marçal Filho”, completou.