fbpx
Connect with us

Cidades

Live Solidária alia cultura regional e arrecadação de alimentos e brinquedos para comunidade de Ponta Porã

Show com Hermanos Irmãos acontece hoje para beneficiar famílias assistidas pelo Grupo do Bem

Publicado

on

Natal é tempo de união, partilha e fraternidade e com o objetivo de fortalecer o sentimento de solidariedade que a data representa, acontece nesta quarta-feira (22), a Live Solidária em prol do Grupo do Bem, de Ponta Porã (MS).

Realizado pelo IDEACP (Instituto de Desenvolvimento Educacional Alexandrina Carlos Pinheiro), com apoio da produtora Vaca Azul, a live com o trio Hermanos Irmãos tem o objetivo de arrecadar alimentos, brinquedos e livros que serão doados para a comunidade Jardim Ivone, atendida pelo projeto social Grupo do Bem, iniciativa que, em menos de um ano, já transformou a vida de muitas famílias em situação de vulnerabilidade.

O projeto social lançado em março de 2021, surgiu quando um grupo de pessoas, ao perceber os impactos da pandemia na comunidade, em especial junto às famílias dos alunos da Escola Municipal Jardim Ivone, decidiu distribuir marmitas semanalmente. No início, eram 50 marmitas e logo, este número aumentou para mais de 300 marmitas por semana. “Cadastramos as famílias beneficiadas e logo percebemos que muitas, estavam atravessando muitas dificuldades, então selecionamos algumas para receberem semanalmente kits de alimentos. Com o tempo, a arrecadação foi crescendo, assim como o projeto que ganhou proporções maiores e mais pedidos de ajuda. Começamos então a atuar com a doação de verduras, fraldas, equipamentos ortopédicos, cadeiras de rodas e muletas. Fizemos rifas e conseguimos ampliar ainda nosso apoio, que se estendeu à APAE, uma ONG de amparo a animais e um projeto de saúde”, relata o diretor-presidente do Grupo do Bem, Ricardo Torraca.

As doações para a live serão feitas por meio de QR Code que estará disponibilizado na tela, durante a transmissão da live ou ainda via PIX e o valor arrecadado será revertido à aquisição dos itens para doação à comunidade. “Estou confiante que conseguiremos atingir muitas pessoas, conseguindo assim, ajudar muitas famílias por meio desta importante iniciativa”, finaliza Torraca.

Aliar a solidariedade à arte é uma forma de promover a cultura e a cidadania, umas das premissas do IDEACP, que ao idealizar o evento, busca, além de incentivar o fortalecimento das ações realizadas pelo Grupo do Bem, fomentar a cultura local, por meio de um show regional, valorizando a cultura fronteiriça. “Ao promover uma ação cultural com a finalidade de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade, nos juntamos a uma verdadeira corrente do bem, que resultará em um Natal especial para estas famílias assistidas pelo Grupo do Bem e levará entretenimento de qualidade e a disseminação da cultura regional a muitas pessoas, com a comodidade que a live oferece em poder assistir de qualquer lugar”, avalia o presidente do instituto, Daniel Escrivano.

Hermanos Irmãos – Formado por Jerry Espíndola, Rodrigo Teixeira e Márcio de Camillo, o trio divulga a música regional sul-mato-grossense além das fronteiras. O trio foi o único grupo brasileiro a se apresentar em 2017 no “II Festival de Música Nativa”, no Vale Sagrado dos Incas, em Lamay (Peru). Em 2016 refez a mítica viagem de Corumbá (MS), passando por Santa Cruz de La Sierra, La Paz e Lago Tititicaca (Bolívia), chegando até Cusco (Peru) e tendo como ponto final Machu Picchu.

Toda esta experiência traduziu a irmandade da música de Campo Grande com a sul-americana e a afinidade com os músicos de outros países do continente, fazendo com que o Hermanos Irmãos seja um dos poucos artistas brasileiros que consegue transitar e fomentar um circuito de outro eixo, a partir da fronteira de MS com o Paraguai e a Bolívia.

Agora, o trio se alia a esta nobre causa, de levar a solidariedade ao município sul-mato-grossense que faz fronteira com o Paraguai. “O Grupo do Bem realiza um bonito trabalho ajudando a quem precisa, desde o início da pandemia. O Hermanos Irmãos se uniu nessa ação, com a live, então convidamos a todos para que assistam, participem, colaborem e ajudem a fazer um Natal melhor para muitas famílias”, pondera Jerry Espíndola.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67