fbpx
Connect with us

Cidades

Liderança indígena, Eloy Terena é o quarto integrante de MS na transição – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Após pressão, equipe que discutirá políticas para povos originários foi ampliada

Publicado

on

Liderança indígena de Mato Grosso do Sul, o advogado Luiz Eloy fará parte do gabinete de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele e outros quatro líderes de comunidades indígenas somaram aos 10 integrantes que já faziam parte do grupo de trabalho escolhido para discutir políticas para os povos originários.

Após pressão da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), entidade da qual Eloy é consultor jurídico, a equipe foi ampliada. Além do advogado de origem Terena, Kleber Karipuna e Eunice Kerexu, também da Apib, serão nomeados, conforme nota emitia pela entidade. Yssô Truká e Weibe Tapeba, que fazem parte da Apoime (Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo), também serão acrescentados ao grupo de trabalho.

Nesta quarta-feira (16), o gabinete de transição havia anunciado 10 nomes, dos quais seis são indígenas. No Brasil, os quilombolas também são considerados povos originários.

Eloy Terena, como é conhecido, nasceu na Aldeia Ipegue, em Aquidauana (MS). Ele é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e em Sociologia e Direito pela UFF (Universidade Federal Fluminense), além de possuir pós-doutorado em antropologia na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris.

O advogado está fora do Brasil. Depois de participar de conferência na ONU (Organização das Nações Unidas) em Genebra, na Suíça, e foi à França para evento na universidade onde estudou e agora, está em Amsterdam.

Luiz Eloy será o quarto nome de Mato Grosso do Sul na equipe de transição. A senadora Simone Tebet (MDB-MS), a ativista Aparecida Gonçalves e o ex-deputado federal, João Grandão (PT), também estão nmos grupos de trabalho.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67