fbpx
Connect with us

Cidades

Junho Prata: Ações em defesa da Pessoa Idosa em MS são reforçadas

O número para denunciar a violência contra a pessoa idosa é o Disque 100

Publicado

on

Atividades na Saúde, palestra e a realização de dois seminários, um em Dourados e outro em Campo Grande, estão entre as ações do mês escolhido para representar a Defesa dos Direitos dos Idosos, em Mato Grosso do Sul.  Instituído por lei de autoria do deputado estadual Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Junho Prata tem programação que inicia nesta-sexta-feira, e termina no dia 30 de junho, com a realização do 7º Seminário Estadual de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa.

Renato Câmara é o autor da lei que instituiu o Junho Prata em MS

Renato Câmara ressalta a importância do debate sobre o tema. “O Junho Prata já começou, é por meio da conscientização, do debate, e das discussões sobre os temas relacionados à violência contra a pessoa idosa, que nasce um grande movimento e incentiva cada vez mais as pessoas a falarem sobre esse assunto, encontrando caminhos, soluções e implantar políticas públicas que possam evitar a violência contra os idosos, no Estado. Participe você também, acompanhe nas redes sociais toda a vasta programação, sua participação é muito importante. Vamos dizer não a violência contra a Pessoa Idosa”, declarou.

Programação

As ações iniciam nesta sexta-feira (10) com a realização da Manhã Saúde, com os idosos do projeto da Fundação Manoel de Barros, aberto ao público. Na próxima sexta-feira, 17 de junho, a partir das 15h, haverá a palestra sobre Violência Psicológica nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, no Asilo São João Bosco. A palestra será dirigida aos cuidadores e funcionários. No dia 29 de junho, a partir das 8h, acontece, em Dourados, o 1º Seminário de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa de Dourados, na Câmara Municipal de Dourados.

Encerrando a programação, acontece no dia 30 de junho a sétima edição do Seminário Estadual de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa, no Auditório do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA/MS), a partir das 8h. O evento é uma realização da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos as Pessoa Idosa, da ALEMS, e do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do MS/COEGEMAS. Para se inscrever, basta clicar aqui, ou, se preferir, ligar no telefone (67) 3389 6316.

Entre os assuntos que serão abordados no 7º Seminário estão a violência institucional, a saúde mental da pessoa idosa, o idadismo e o Hospital da Pessoa Idosa. O evento tem o apoio do Governo do Estado, da Defensoria Pública, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Unigran Capital, do CREA-MS, da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas (Cedip); e da Secretari de Estado de Cidadania e Cultura (SECIC)

Junho Prata

A campanha foi instituída pela Lei 5.215/2018 com o nome “Junho Violeta/Prata”. Em 2020, por meio da Lei 5.546, do deputado Renato Câmara, foi  denominada “Junho Prata”. O objetivo é unir esforços para conscientizar a população quanto a importância do respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa e estimular a denúncia de ações violentas contra os idosos.

Livro infantil

Diversas ações são realizadas pela Casa de Leis em defesa dos direitos das pessoas idosas. Entre as iniciativas, está o e-book infantil “Uma festa para a vida: animais do Pantanal e os direitos dos idosos”, produzido pela Gerência de Site e Mídias Sociais, vinculada à Secretaria de Comunicação Institucional da ALEMS. O livro digital, que pode ser baixado gratuitamente (clique aqui), usa a fauna do Pantanal para inserir no universo infantil temas sérios e graves, como negligência, chantagem emocional, violência material e agressão física contra pessoas idosas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67