fbpx
Connect with us

Cidades

Julietti chega ao Morro do Ernesto e torna passeio possível para quem tem mobilidade reduzida

Atrativo é o primeiro em MS a receber cadeira adaptada que nasceu de uma história de amor

Publicado

on

O turismo sul-mato-grossense está prestes a conhecer Julietti, uma cadeira de rodas adaptada que possibilita que pessoas com deficiência possam realizar trilhas e subir montanhas. O primeiro lugar a recebê-la é um dos atrativos turísticos mais conhecidos do estado, o Morro do Ernesto.

O local fica na fazenda Córrego Limpo, na região do Inferninho, a pouco mais de 25 quilômetros do centro de Campo Grande e recebe centenas de pessoas por fim de semana, que pretendem subir até o topo do morro ou conhecer as cachoeiras do local. O trajeto de subida é de dificuldade moderada em um percurso de 2,5 km entre subidas e descidas. O ganho de elevação é de cerca de 100 metros, em um trajeto íngreme e com alguns obstáculos devido às pedras pelo caminho. Com a parceria do Vertical Aventura e Ecoturismo e da ONG Montanha Para Todos, agora esse trajeto torna-se uma opção com acessibilidade, contemplando turistas cadeirantes.

A Julietti é uma cadeira adaptada, com todo o conforto para a pessoa com necessidades especiais, contando com uma estrutura confortável e extremamente segura. Para guiá-la, são necessárias duas pessoas: uma que vai puxando a cadeira na parte da frente e outra atrás para ajudar a empurrá-la, tudo utilizando as barras paralelas da Julietti. Ao contrário das cadeiras convencionais, ela conta apenas com uma roda e também uma estrutura vertical que auxilia na estabilização da mesma no chão. “Queremos que o Morro do Ernesto seja acessível de verdade para todo mundo, por isso, buscamos opções e chegamos a essa cadeira adaptada. Acredito que sua chegada ao atrativo, deixa esse momento em que todos estão em busca de novos roteiros e passeios ainda mais especial”, afirma Nelson Prioli, proprietário do local.

A primeira subida de Julietti ao Morro do Ernesto deve acontecer no dia 30 de outubro. Gilberto Gomes Barbosa, guia e condutor da Vertical Aventura e Ecoturismo, conta que o projeto Aventura Para Todos pretende formar voluntários para auxiliarem nas subidas. Os passeios acessíveis ao morro devem acontecer uma vez ao mês e serão totalmente grátis, tanto para o cadeirante, quanto para os guias e o acompanhante. Os interessados devem entrar em contato com o Morro do Ernesto ou com o projeto de Gilberto.

Uma história de amor – A cadeira Julietti é fruto de uma história de amor. Apaixonados por viagens e por explorar montanhas, o casal Guilherme Simões e Juliana Tozzi, enfrentaram muitos desafios em suas vidas. Após batalhar contra um câncer de mama e ser diagnosticada com uma síndrome neurológica rara durante a gravidez, Juliana ficou com os movimentos limitados.

A situação que parecia colocar um fim à rotina de aventuras dos dois foi apenas o início de outra jornada ainda maior. Guilherme prometeu à Juliana que enquanto ela quisesse, ele continuaria levando-a para explorar montanhas. Foi aí que nasceu Julietti, uma cadeira de rodas adaptada, esboçada por Guilherme e produzida em uma serralheria.

O projeto deu tão certo que o casal decidiu que mais pessoas deveriam ser incluídas nessa história. Até o final de 2021, mais de 1000 cadeiras devem estar rodando pelo país, grande parte delas por meio do Instituto Montanha para Todos, uma ONG que trabalha com voluntários espalhados pelo Brasil. Para Guilherme, ver esse projeto tomando tamanha proporção é uma grande satisfação. Ao lado da esposa Juliana, ambos cuidam de perto a fabricação de cada uma das Julietti. Eles ainda não conhecem o Mato Grosso do Sul, mas agora com a chegada da cadeira por aqui, esse destino se tornou ainda mais possível. “Fazemos questão de conhecer o Morro do Ernesto. Está em nossos planos. E saber que cada vez mais pessoas estão tendo acesso a esse tipo de passeio, é excelente. Viemos para somar, para ir atrás de novas soluções e possibilidades”, afirma.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Agetran encerra atividades pedagógicas 2024 da Escola de Trânsito com homenagens a parceiros

Cerimônia realizada na Sede da Agetran homenageou representantes de instituições e parceiros nas atividades do órgão, dentro e fora da Escola Pública de Trânsito

Publicado

on

Na manhã desta segunda-feira, 2/12, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), realizou a cerimônia de encerramento do calendário pedagógico da Escola Municipal de Trânsito “José Elias Moreira”.

Inaugurada em maio deste ano, a Escola Pública realizou uma série de treinamentos, cursos e capacitações, para usuários e profissionais do trânsito, bem como atividades educacionais para crianças das escolas de Dourados, tendo como objetivo a promoção da política nacional de trânsito e a execução das ações educativas e cursos destinados ao exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito.

“Encerramos hoje as atividades pedagógicas. Como as escolas que a gente trabalhou durante o ano já estão entrando no período de férias, então a gente encerra esse trabalho pedagógico com elas. Encerramos com um quantitativo enorme de crianças atendidas através da Escola Pública de Trânsito, e a gente tem a certeza de que muitas sementes foram plantadas na vida dessas crianças para que a gente tenha um trânsito mais seguro”, conta a diretora-presidente da Agetran, Mariana Souza Neto.

Na ocasião também foram entregues novos equipamentos para auxiliar nas atividades da instituição e homenagens às pessoas parceiras da Agetran, que de forma direta e indireta, atuaram no desenvolvimento das atividades da escola e na promoção de um trânsito mais seguro.

“O trânsito está na vida de todas as pessoas. Essas instituições homenageadas entenderam isso e trabalharam a parte educativa junto com a gente durante todos esses quatro anos. E é uma forma de reconhecimento e gratidão por tudo que eles fizeram”, finaliza Mariana.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura prorroga prazo para adesão ao Concilia Dourados

Lançado em julho de 2024, o programa beneficia pessoas físicas e jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 202

Publicado

on

Os contribuintes de Dourados têm agora até o dia 19 de dezembro de 2024 para regularizar suas dívidas com condições especiais, graças à prorrogação do prazo do Programa de Consonância Fiscal – PROCONF, conhecido como Concilia Dourados. A iniciativa oferece até 80% de desconto em juros e multas para pagamentos à vista e 60% de abatimento em parcelamentos, proporcionando uma oportunidade única para quitar pendências fiscais.

“O Concilia é uma iniciativa muito importante para nossa gestão, que oferece aos cidadãos a oportunidade de quitar suas dívidas com condições facilitadas, promovendo equilíbrio financeiro tanto para os contribuintes quanto para o município. É uma oportunidade única para todos que têm débitos de regularizarem suas situações”, destacou o prefeito Alan Guedes.

O atendimento para adesão ao programa está disponível presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 309, Centro, ou no Poupatempo, na Rua Salviano Pedroso, 1050, Jardim Água Boa. Para mais informações, acesse o site oficial da Prefeitura.

Lançado em julho de 2024, o programa beneficia pessoas físicas e jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 2024. Com essa extensão, os contribuintes têm mais tempo para aproveitar as condições especiais e contribuir para o equilíbrio financeiro do município.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados prorroga inscrições para processo seletivo da Educação

Os interessados têm até segunda-feira, 2 de dezembro de 2024, para realizar a inscrição gratuita

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), prorrogou o prazo para inscrições no processo seletivo destinado à contratação temporária de profissionais da educação. Agora, os interessados têm até segunda-feira, 2 de dezembro de 2024, para realizar a inscrição gratuita, exclusivamente pelo site selecao.semed.dourados.ms.gov.br.

Os três editais lançados abrangem:

  • Edital nº 130/2024: Auxiliares de Apoio Educacional (serventes e zeladores), com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 2.110,38.
  • Edital nº 131/2024: Cadastro reserva para professores em escolas urbanas e rurais nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
  • Edital nº 132/2024: Professores de Escolas Indígenas, priorizando candidatos indígenas habilitados em áreas específicas, como Língua Indígena.

Segundo o secretário municipal de educação, Carlos Vinicius de Figueiredo, o processo valoriza capacitações promovidas pela SEMED e experiências profissionais comprovadas. “Essa é uma forma de reconhecer a participação e qualificação dos profissionais que atendem às necessidades das nossas unidades escolares”, destacou.

O processo seletivo será realizado em etapa única, baseada na análise de títulos e experiência. Não haverá vagas para professores de Artes, Inglês e Apoio Pedagógico Educacional (APE), que serão preenchidas pelo concurso vigente.

A lista de classificados será publicada no Diário Oficial do Município, e as contratações dependerão das demandas da administração pública.

Para mais informações e acesso aos editais, os interessados devem consultar o site oficial da SEMED.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67