fbpx
Connect with us

Cidades

Julho teve 79% a menos das chuvas esperadas para o mês, aponta meteorologista

Dos 37 milimetros esperados para o mês de Julho, choveu apenas 7 mm

Publicado

on

Julho registrou 79,7% a menos de chuvas esperadas para o mês todo, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.

Dos 37,3 milímetros (mm) esperados para o período entre 1º à 31 de julho, choveu apenas 7,6mm.

Isto indica que a precipitação foi de apenas 20,3% em relação a expectativa para o mês todo.

Em média, Mato Grosso do Sul está sem chuvas há 51 dias. “A maior estiagem ocorrida em Mato Grosso do Sul foi de 98 dias em 1992. Este ano a situação é similar”, afirma Abrahão.

O clima seco, baixo índice pluviométrico, umidade relativa do ar baixa e estiagem são características provenientes da estação de inverno.

A umidade relativa do ar permanece em níveis críticos em Mato Grosso do Sul, com índices semelhantes ao clima desértico.

Campo Grande (14%), Água Clara (19%), Cassilândia (19%), Coxim (19%), Costa Rica (20%), Ribas do Rio Pardo (20%) e Corumbá (21%) são as cidades do Estado que apresentaram índices críticos de umidade relativa do ar neste domingo (1º). De acordo com Abrahão, a umidade relativa do ar permanecerá com valores abaixo dos 20% nas próximas semanas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar indicada é de no mínimo 60%. A escassez de chuvas, associada ao tempo seco e grande amplitude térmica, contribui para o surgimento de doenças respiratórias. Mudanças repentinas no tempo favorecem o surgimento de doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripe e inflamação na garganta, de acordo com o enfermeiro e doutor em Infectologia, Everton Lemos.

Os sintomas das doenças citadas são muito parecidos com os da Covid-19, portanto, a população deve ficar atenta. A melhor forma de distinguir doenças respiratórias do vírus da Covid-19 é fazendo a testagem.

Além disso, a secura presente no Estado intensifica a ocorrência de queimadas severas Abrahão diz que a combinação de solo seco, vegetação seca, falta de chuva e umidade relativa do ar baixa são ideais para ocorrência de queimadas.

Efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) atuaram na região da Nhecolândia e do Paraguai-Mirin realizando ações de combate aos focos de calor. De acordo dados do Centro de Proteção Ambiental do CBMMS, 3.862 hectares entre os municípios de Bonito e Jardim foram destruídos pelas chamas do fogo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67