A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul foi palco da etapa coletiva dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2021. Dourados recebeu, entre os dias 7 e 12 setembro, mais de 250 atletas entre de 12 a 14 anos para disputa no basquetebol, futsal, handebol e voleibol. A competição é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS).
Para Rui Pires dos Santos, diretor-presidente da MSGÁS, o esporte é uma ferramenta importantíssima de transformação social, de geração de oportunidade e mudança de vida. “Apoiar os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul é uma alegria imensa para a Companhia. Temos o privilégio de contribuir para que crianças e adolescentes dos 79 municípios do Estado possam competir com dignidade e em alto nível, colocando MS como destaque nacional no esporte escolar”, frisou.
O evento escolar-esportivo reuniu 251 alunos-atletas, de 15 municípios: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante e Três Lagoas. As equipes vencedoras poderão representar Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ), com organização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), junto à Secretaria Especial do Esporte.
“Os Jogos Escolares neste ano têm sabor especial, um sentimento de felicidade após tantos dias em meio às restrições impostas pela Covid-19 e esperança pelo fim da pandemia. A gente sabe que a garotada esperou bastante tempo e agora pode retornar com total segurança, tranquilizando também os pais e técnicos”, pontua o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.
Em 2020, a MSGÁS (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul) realizou uma chamada pública de patrocínios para projetos de esporte e cultura do Estado. Foram contempladas três entidades, dentre elas a Fundação de Desporto e Lazer do Mato Grosso do Sul (Fundesporte). A entidade recebeu um repasse no valor de R$ 200 mil, com o objetivo de melhorar as condições para a prática desportiva de alunos do Mato Grosso do Sul, sendo assim, foram adquiridos materiais esportivos para esportes coletivos para meninos e meninas na faixa etária de 12 a 17 anos e também para os Jogos Escolares da Juventude.
Incentivo – O valor foi repassado para a Fundesporte em 29 de dezembro de 2020, por se tratar de recursos provenientes de incentivo fiscal via Imposto de Renda da própria Companhia. O projeto foi selecionado por meio de chamada pública no site da MSGÁS e posteriormente uma banca de avaliação selecionou as propostas enviadas. Foram 17 inscritas e destas, três se encaixavam nos critérios da seleção, todas elas contando com aprovação prévia do Governo Federal.
Inscrições – O edital para seleção de novas instituições em 2022 está aberto. Podem se inscrever projetos sociais, culturais e esportivos de todo o estado para destinação de recursos de incentivo fiscal da MSGÁS. De acordo com o Edital de Seleção Pública de Projetos para 2022 as propostas podem ser enviadas até o próximo dia 15 de setembro. “O objetivo é democratizar o acesso aos recursos disponíveis para o incentivo de ações nas áreas da cultura, educação, esportes, meio ambiente, saúde e demais previstos nas Leis de Incentivos Fiscais e correlatas, no Estado de Mato Grosso do Sul.. Tais ações estão em consonância com a missão e os valores da MSGÁS, que visam contribuir para o desenvolvimento do Estado, preservar a vida, disseminar e fomentar a consciência ambiental e social”, pontua Rui.
O edital pode ser acessado no site www.msgas.com.br
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)