fbpx
Connect with us

Cidades

Internos da Unei Dom Bosco participam de Curso de Desenho

Curso oferecido em parceria com a Fundação de Cultura

Publicado

on

nternos da Unei Dom Bosco estão tendo a oportunidade de aprender sobre as técnicas básicas do desenho a lápis em preto-e-branco e colorido. Graças à parceria com a Fundação de Cultura, que cedeu os materiais de uso dos internos durante o curso e o ministrante do curso, de forma voluntária, o ilustrador e artista digital Fabrício Martins da Silva, nove internos estão tendo as primeiras noções sobre traço e sombreamento no desenho.

A Unei Dom Bosco possui atualmente 23 internos, com capacidade para abrigar ao todo 80 meninos. Os nove que participam do curso de desenho foram escolhidos por não terem participado de atividade anteriormente oferecida pela Biblioteca Isaias Paim, que foi a Roda de Leitura.

E.A.S. M.T., de 17 anos, está na Unei Dom Bosco há cinco meses e estuda o 8º ano na instituição. Ele conta que desenhava no alojamento mas que frequentar as aulas “distrai bastante”. “Eu gosto bastante de vir, estou aprendendo a sombrear o desenho. O professor está ensinando a gente hoje. Quando eu sair daqui pretendo terminar os estudos fazer um curso de eletricista ou pintor para trabalhar. O desenho é uma terapia aqui dentro”.

Para o interno M.B.P. , de 18 anos, que está na Unei há quatro meses e cursa o 4º ano do Ensino Fundamental, “o desenho distrai da vida quando fico pensando na família”. “O professor é de boa, eu adoro desenhar, desenhava carrinho na escola. Estou aprendendo aqui a sombrear, a desenhar rosto, corpo. Eu queria também aprender a cortar cabelo. Quando eu sair daqui eu queria trabalhar como mecânico”.

J.L.P., de 17 aos, está há dez meses na Unei Dom Bosco. Ele tem dois filhos, sendo que um deles nasceu quando ele já estava na Unei. “Quando meu filho nasceu, eu me arrependi da vida errada. Eu não sou de sair do alojamento, par evitar brigas, mas com o curso a gente não fica pensando em besteira, proporcionou coisas diferentes, expressar meus sentimentos. Se eu estiver nervoso não desconto em ninguém”.

O professor de desenho, Fabricio Martins da Silva, disse que percebeu uma diferença absurda da primeira aula para a terceira aula, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (30.09) na Unei. “Eu não esperava tanta qualidade de todos eles. No começo teve um ou outro que se destacou, mas hoje estão todos evoluindo. Para mim, que já tive problemas com depressão, dar aulas como voluntário na Unei é o significado de viver, porque com os problemas que eu enfrentei, poder ensinar algo de bom para os outros é a única coisa que preciso fazer”.

O Diretor Adjunto da Unei Dom Bosco e agente de segurança Jair da Costa Carvalho afirmou que a visão da gestão é que essas atividades realizadas na forma de convênio devem ocorrer, para que “as políticas se conversam e atendam aos adolescentes nos seus direitos, à cultura, ao esporte, ao lazer e entretenimento. Por meio dessas atividades eles desenvolvem o intelecto e traz uma calma necessária, a calma que permeia as atividades de artes, artesanato, que serve como terapia para o indivíduo”.

O diretor faz um convite a todos que desejam contribuir com trabalho voluntário para a instituição: “A Unei está de portas abertas para receber as atividades ofertadas aos internos. Parcerias público-privadas, com o terceiro setor, com o setor religioso, estamos abertos para realizar”.

O curso de desenho acontece às sextas-feiras, das 8 às 10 horas, e já está no terceiro encontro. Serão realizadas cinco aulas e após o término do curso os internos vão participar de uma exposição dos seus trabalhos na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67