Connect with us

Saúde

Inscrições para programa Mais Médicos vão até sábado

Edital prevê 3,1 mil vagas e, pela primeira vez, direito de cotas

Publicado

on

Abertas nesta terça-feira (2), as inscrições para o novo edital do Programa Mais Médicos vão até as 18h de sábado (dia 6). Estão previstas 3.184 vagas em mais de 1,5 mil cidades brasileiras. Não há cobrança de taxa.

Pela primeira vez, o governo vai disponibilizar vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. O cálculo do Ministério da Saúde é que o programa beneficie mais de 10,6 milhões de pessoas com prestação serviços na rede pública.

Segundo o ministério, os médicos serão alocados em “regiões prioritárias e de vulnerabilidade social”. Os profissionais vão atuar no primeiro atendimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são responsáveis pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. “Preencher os vazios assistenciais que, desde 2018, deixaram de ser atendidos é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população à saúde”, apontou o governo em publicação.

Cotistas

Os profissionais selecionados vão receber bolsa-formação de R$ 14.058 por mês, que poderá ser paga pelo prazo de quatro anos. Uma novidade é que as vagas obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos, que estipulam o mínimo de 20% de cotas étnico-raciais (que têm porcentagem de 50% quando há duas vagas) e de 9% para pessoas com deficiência.

Podem participar da seleção profissionais brasileiros ou estrangeiros e brasileiros formados no exterior, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil têm preferência na seleção.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Saúde

Prefeitura abre vagas para aulas de alongamento no ‘Jorjão’

Publicado

on

Nova modalidade esportiva acontecerá no Jorjão. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) abre vagas para mais uma modalidade esportiva: alongamento. A atividade será disponibilizada gratuitamente para a população todas às terças e quintas, às 16h, no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão).

As vagas são destinadas para jovens, adultos e idosos e as aulas serão ministradas pela professora Rafaela Vilella.  Para se inscrever é necessário que os interessados compareçam de forma presencial no Jorjão, no horário entre 8h às 16h (sem fechar para almoço), de segunda a sexta-feira.

Já a partir desta segunda-feira (17), as vagas estão abertas e são limitadas. As diversas atividades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Dourados visam incentivar práticas que agreguem saúde e qualidade de vida para a população. Atender várias faixas etárias sempre com profissionais capacitados para ministrar as aulas são designações do prefeito Marçal Filho para envolver crianças, jovens, adultos e idosos com esporte e lazer.

Ao todo, a Prefeitura de Dourados atende mais de mil pessoas com atividades como ginástica funcional, natação, hidroginástica, vôlei, basquetebol, handebol, futsal, futebol, karatê, judô e tênis de mesa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 98163-0586 (somente WhatsApp) ou no fixo 2222-1393.

Continue Lendo

Saúde

Casos de dengue no Brasil caem 60% nas primeiras semanas do ano

Publicado

on

Dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses indicam que o Brasil registrou, ao longo das seis primeiras semanas de 2025, um total de 281.049 casos prováveis de dengue. O número representa uma redução de cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 698.482 casos prováveis da doença.

Em nota, o Ministério da Saúde avaliou a redução como substancial e um reflexo da mobilização nacional promovida pela pasta de forma conjunta com estados e municípios. “O resultado é parte do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado pelo Governo Federal em setembro de 2024.”

Entre as unidades federativas, 17 registraram redução nos casos prováveis de dengue, sendo que as maiores quedas foram identificadas no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Amapá e no Paraná. Já em dez estados, incluindo Tocantins e Pernambuco, houve aumento no comparativo com as seis primeiras semanas de 2024.

Em relação à incidência, os estados com maior número de casos prováveis por 100 mil habitantes são Acre, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. São Paulo figura como estado com o maior número de casos prováveis do país: 164.463 mil apenas em 2025, um aumento de cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.

Sorotipo 3

De acordo com a pasta, a elevação preocupa, sobretudo em razão da presença de casos de infecção pelo sorotipo 3, que não circulava no país de forma predominante há mais de 15 anos. “Neste momento, por exemplo, a Força Nacional do SUS [Sistema Único de Saúde] mantém equipe em São José do Rio Preto, no interior do estado.”

Este mês, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta epidemiológico sobre o risco elevado de surtos de dengue tipo 3 nas Américas. De acordo com a entidade, a circulação do sorotipo já foi registrada em diversos países do continente – incluindo Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru.

“A Opas pede aos países que reforcem sua vigilância, o diagnóstico precoce e a gestão clínica para que possam enfrentar um potencial aumento de casos de dengue”, destacou a organização, em nota. O comunicado cita ainda que a Argentina chegou a registrar alguns casos de dengue tipo 3 em 2024.

O vírus da dengue conta, ao todo, com quatro sorotipos distintos, sendo que a imunidade contra um sorotipo oferece proteção vitalícia apenas contra esse sorotipo específico. “O que significa que infecções subsequentes com outros sorotipos podem aumentar o risco de formas graves da doença”, destacou a organização.

Ainda de acordo com a entidade, o sorotipo 3 vem sendo associado a formas graves da doença, mesmo em infecções primárias (quando o paciente não possui histórico de infecções por outros sorotipos da dengue). “O cenário levanta preocupações sobre o potencial impacto do sorotipo 3 na saúde pública.”

“O ressurgimento do sorotipo 3, após um período de ausência prolongada em determinadas áreas das Américas, aumenta a vulnerabilidade de populações que não foram previamente expostas a ele”, concluiu a Opas.

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Continue Lendo

Saúde

Prefeitura começa a entregar medicamentos controlados em postos de saúde

Publicado

on

Posto de saúde do Parque das Nações II recebeu nesta terça-feira a primeira remessa dos principais psicotrópicos que são distribuídos na saúde – Fotos: A. Frota

A população de Dourados vai ter mais opções para retirada dos principais medicamentos controlados disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega era realizada somente na Farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) e a partir de agora também vão ser ofertadas em mais 12 unidades de saúde: CSU, Ildefonso Pedroso, Izidro Pedroso, Maracanã, Parque das Nações II, Vila Cachoeirinha, Santo André, Seleta, Vila Rosa e nos distritos de Vila Vargas e Itahum
A descentralização tem como proposta facilitar a logística dos pacientes que até então só encontravam no PAM o único local para retirar remédios controlados. Contudo, neste primeiro momento, os postos dos bairros e dos distritos vão contar com quatro principais psicotrópicos: Clonazepam 2,5 mg/ml, Diazepam 10 mg, Fluoxetina 20 mg e Sertralina 50 mg.

A relação desses medicamentos chegou na manhã desta terça-feira (11) na unidade de saúde do Parque das Nações II. O secretário de saúde Márcio Figueiredo e o prefeito Marçal Filho acompanharam o início das entregas. “Precisamos facilitar a vida das pessoas e nada mais justo que os pacientes possam retirar os medicamentos controlados nos próprios postos onde elas fazem a consulta ou pelo menos em uma outra unidade mais próxima de sua casa”, enfatiza o prefeito.

No posto do Parque das Nações II ele aproveitou para conversar com usuários da unidade de saúde e conhecer a estrutura do local. Além de acompanhar a chegada dos remédios, Marçal Filho vistoriou a farmácia do posto. Para o secretário de saúde Márcio Figueiredo, a descentralização dos remédios controlados é uma forma de ampliar o atendimento, promovendo cada vez mais humanização.

Ele explica que, neste primeiro momento, os postos dos bairros e dos distritos vão fornecer apenas os quatro principais psicotrópicos da saúde mental, contudo, o farmacêutico responsável por cada farmácia poderá solicitar à Central de Abastecimento Farmacêutico de Dourados a medicação que não estiver disponível para ser acrescentado na lista.

Para facilitar o acesso da população aos remédios, a prefeitura disponibiliza em seu site institucional um link onde é possível saber quais medicamentos estão presentes em cada unidade de saúde. (Acesse aqui).
Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67