Comunidades indígenas de Nioaque começaram a receber nesta terça-feira (03) calcário para fazer a correção do solo e assim melhorar a produtividade nas lavouras nas aldeias. São 960 toneladas que serão distribuídas para as quatro aldeias da cidade. Na segunda-feira, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul) iniciou a entrega do produto na aldeia Bororó, em Dourados. Ao todo serão 15 mil toneladas para 76 aldeias, de 26 municípios do Estado, em um investimento de R$ 5,3 milhões.
O evento que marcou a entrega de calcário nas comunidades ocorreu na aldeia Cabeceira, com a participação de caciques, representantes das comunidades, assim como autoridades da região. As 960 toneladas de calcário serão divididas entre as aldeias Cabeceira, Brejão, Taboquinha e Água Branca. A entrega faz parte do programa Proacin (Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de MS).
“A Esperança nossa em produzir voltou com a chegada deste calcário. Nossa aldeia tem 216 famílias e precisava desta ajuda, pois nossa terra está defasada e necessita desta correção. Nossa intenção é recuperar com este calcário mais de 70 hectares”, afirmou o cacique da aldeia Cabeceira, Joel Marques. Ele ponderou que a expectativa é ampliar a plantação de feijão, milho, mandioca, melancia e hortaliças.
A mesma expectativa tem o cacique da aldeia Taboquinha, Ramão da Silva. “Temos que agradecer ao governador por este apoio. É um sonho que está se tornando realidade. Nosso solo precisa deste calcário para produzir mais. Ele chega em boa hora”.
Produtora na aldeia Cabeceira, Evania Silva Marques, contou que a produção na região está pequena até para consumo, mas que agora a esperança é de mudança neste cenário. “Vamos recuperar o solo e produzir tanto para consumo, como para vender. Nossa terra está frágil, mas com este reparo vai melhorar. Mais qualidade e quantidade de produtos”, ponderou.
O casal Salustiano Marques e Aderildes Marques, que produzem na aldeia, também estão otimistas. “Minha esperança é ver o povo daqui trabalhando e produzindo. É um prazer chegar na casa dos filhos e ver boas plantações. Estou feliz e agradecida por receber esta ajuda”, descreveu Aderildes.
Parceria com municípios
O prefeito de Nioaque, Valdir Couto Júnior, que também é presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de MS), ressaltou que esta entrega de calcário, assim como os investimentos nas comunidades indígenas e agricultura familiar, mostra como o Governo do Estado faz parcerias de sucesso com os municípios. “São quase mil toneladas apenas aqui para as aldeias de Nioaque, que vai ajudar a melhorar o solo, mostrando que se trata de um governo presente e municipalista”.
Valdir Couto também elogiou o programa Proacin, que além do calcário, dispõe da distribuição de diesel, sementes e recuperação de tratores. “São investimentos que atendem as pessoas que mais precisam. Para distribuir o calcário vamos usar inclusive caminhão, pá carregadeira e equipamentos, em parceria com o Governo”.
O diretor-presidente da Agraer, André Nogueira Borges, ressaltou que a entrega de calcário foi um pedido da comunidade. “Fizemos uma reunião em 2020 onde vocês colocaram que a recuperação do solo era prioridade e fiz o compromisso de recuperar 50 hectares de cada aldeia. No começo seria 540 toneladas para aqui e agora aumentamos para 960”, destacou.
A edição 2024 do Dourados Brilha começa nesta sexta (29), na Praça Antônio João. A tradicional festa de fim de ano do município, realizada pela Prefeitura de Dourados, tem iluminação e decoração alusivas ao Natal e Fim de Ano e diversas atrações culturais e artísticas.
A abertura do Dourados Brilha 2024 acontece a partir das 20h30, com apresentação musical no palco central da praça. Já a solenidade oficial com a presença de diversas autoridades será às 21h15. Em seguida, queima de fogos, às 21h45, outra atração musical às 22h e a chegada do Papai Noel.
Além de proporcionar entretenimento gratuito para as famílias douradenses, o Dourados Brilha impulsiona a economia da cidade com a participação de ambulantes e food trucks na praça de alimentação, além de fomentar o comércio do centro, que estende seu horário de funcionamento durante o evento.
A festa também é uma vitrine para os artistas locais, que terão a oportunidade de se apresentar em todas as noites. A valorização cultural tem sido um dos pilares do Dourados Brilha, retomado na gestão do prefeito Alan Guedes e que reforça o compromisso com a diversidade cultural e o fortalecimento da economia e do empreendedorismo.
“Fizemos três grandes edições do Dourados Brilha durante a gestão e esse ano não vai ser diferente. O Dourados Brilha reúne famílias, oferece opções saudáveis de entretenimento, cultura, lazer e incentiva o comércio da cidade em um momento muito especial do fim do ano”, ressalta o prefeito Alan Guedes.
A edição 2024, assim como em outros anos, está sendo organizada em parceria da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) com a Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação).
A Prefeitura de Dourados, por meio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), lançou três editais de processos seletivos para contratação temporária de profissionais da área da educação. As inscrições, abertas no dia 26/11, são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site selecao.semed.dourados.ms.gov.br até o dia 29 de novembro de 2024.
O edital nº 130/2024 é voltado para Auxiliares de Apoio Educacional (serventes e zeladores), com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 2.110,38. Já o edital nº 131/2024 contempla a formação de cadastro reserva para professores em escolas urbanas e rurais, incluindo as áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por fim, o edital nº 132/2024 é direcionado a professores de Escolas Indígenas, priorizando candidatos indígenas e habilitados em áreas específicas, como Língua Indígena.
“Neste processo vamos valorizar as capacitações realizadas para os professores pela SEMED, unidades escolares e Ceim’s. Elas valem ponto, é uma forma de reconhecer a participação dos profissionais”, explica o secretário municipal de educação, Carlos Vinicius de Figueiredo.
Segundo ele, para as vagas de Auxiliares de Apoio Educacional, também serão consideradas as experiências nas áreas de atuação, para isso, o candidato precisa comprovar as mesmas.
Todos os candidatos devem preencher os requisitos estabelecidos nos respectivos editais, como formação adequada para a função pretendida. A seleção será realizada em etapa única e baseada em análise de títulos e experiência.
O processo seletivo não oferece vagas para professores de Artes, Inglês e Professor de Apoio Pedagógico Educacional (APE), para esses profissionais será utilizada a lista do concurso vigente.
A lista de classificados será divulgada no Diário Oficial do Município, e a contratação estará condicionada à necessidade da administração pública. Para mais detalhes, os interessados devem consultar os editais completos disponíveis no site da Semed (clique aqui).
Os contribuintes de Dourados têm até o dia 29 de novembro para regularizar suas dívidas junto ao município com condições especiais de desconto, através do programa Concilia Dourados. A iniciativa oferece até 80% de abatimento em juros e multas para pagamentos à vista e até 60% para parcelamentos.
“O Concilia é uma iniciativa muito importante para nossa gestão, que oferece aos cidadãos a oportunidade de quitar suas dívidas com condições facilitadas, promovendo equilíbrio financeiro tanto para os contribuintes quanto para o município. É uma oportunidade única para todos que têm débitos de regularizarem suas situações”, afirma o prefeito de Dourados, Alan Guedes.
O atendimento para adesão pode ser realizado presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 309, no Centro, ou no Poupatempo, situado à rua Salviano Pedroso, 1050 – Jardim Água Boa. Mais informações no site oficial da prefeitura.
Lançado em julho deste ano, o programa contempla tanto pessoas físicas quanto jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 2024. O objetivo é facilitar a regularização de pendências fiscais, promovendo um alívio para os contribuintes e impulsionando a arrecadação municipal.