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– Incentivo ao empreendedorismo, atenção à saúde e ação social marcam a Semana da Mulher

‘EmpoderaEla’ traz ampla programação gratuita com foco no bem-estar durante a Semana da Mulher

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Profissionais, mães, donas de casa, empreendedoras, versáteis e inovadoras. Cada dia mais as mulheres ampliam sua capacidade multifuncional e com isso, aumenta também as atribuições diárias.

Pensando em proporcionar um momento de autocuidado físico, emocional e fortalecer o conceito do empreendedorismo, o Shopping Campo Grande, que integra o Grupo ALLOS, realiza entre os dias 04 e 10 de março, a sexta edição do projeto ‘EmpoderaEla’. A partir do conceito “Conectadas somos mais fortes”, a campanha deste ano, assim como em 2023, tem como foco o empreendedorismo feminino.

Neste período, os corredores do shopping serão palco de uma série de atividades direcionadas ao público feminino, com o objetivo de promover a conexão de clientes, parceiras e lojistas mulheres, ampliando as discussões, a visibilidade de produtos, serviços e a oportunidade de geração de negócios.

Com quase 35 anos de existência, o empreendimento tem entre suas principais características a valorização feminina. De acordo com a Associação dos Lojistas do Shopping Campo Grande, das 250 lojas, ao menos 40 têm mulheres à frente da gestão e 69 gerentes são mulheres. Estima-se que pelo menos 90% do total de colaboradores sejam mulheres, com um total de 1.167 funcionárias que trabalham nas lojas. “Preparamos uma programação para que a mulher, mesmo em meio à sua rotina com muitas responsabilidades, tenha a oportunidade de voltar o olhar para si, para sua saúde, seu estilo e ainda vislumbrar novas perspectivas de crescimento profissional. Compreendemos que como um espaço de lazer e movimentação econômica, temos a responsabilidade de colaborar com o desenvolvimento social e o EmpoderaEla fortalece esse papel, com a variedade de atividades pensadas na mulher moderna, que sabe da sua importância”, avalia a gerente de Marketing do Shopping Campo Grande, Gabriella Alves.

A programação conta com ampla participação dos lojistas, que por meio de lives pelo Instagram @shoppingcampogrande, com os seguintes temas:

  • Prazer Feminino

  • Liberdade Geográfica

  • Autocuidado

  • Autoimagem

  • Posicionamento

  • Expressão de Si

Pensando no bem-estar, nos dias 05 e 07 de março, das 19h às 22h, haverá atenção e cuidado com a saúde, com realização gratuita de testes de glicemia, aferição da pressão arterial e orientação sobre a saúde da mulher.  Serão distribuídos em cada dia, 10 vouchers para realização de exames e 05 vouchers para coleta de preventivo.

No dia 08 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, será realizada uma roda de conversa, o Café & Bate-papo com Elas, com foco no empreendedorismo feminino, objetivando estimular o potencial empreendedor, além de celebrar histórias de sucesso de mulheres empreendedoras e destacar a importância da igualdade de gênero no ambiente empresarial.

Dignidade menstrual – De acordo com uma pesquisa realizada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas pela Infância), com mulheres que menstruam, cerca de 62% já deixaram de ir à escola ou algum outro lugar devido à menstruação e 73% se sentiram constrangidas no período, principalmente pela falta de acesso aos absorventes. Para fortalecer a proposta da dignidade menstrual, até o dia 31 de março, o Shopping Campo Grande irá realizar a campanha de arrecadação de absorventes íntimos, que serão destinados à Casa da Mulher Brasileira, por meio da Semu (Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher).

São apoiadores do ‘EmpoderaEla’, a Unigran, SEC (Secretaria de Estado de Cidadania) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Dez cidades do Norte e Centro-Oeste respondem por 20% das queimadas

Sete municípios estão na lista com mais desmatamento em 2023

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Dez cidades das regiões Norte e Centro-Oeste respondem por 20,5% das queimadas que atingem o país desde o início do ano, segundo levantamento do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Localizadas nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, estes municípios concentram 39.247 pontos de incêndio dos 190.943 focos registrados em todo o Brasil, de 1º de janeiro até essa quarta-feira (18).

A cidade com o maior número de queimadas é São Félix do Xingu, no Pará, com 6.474 focos. Em segundo lugar, aparece Altamira, no mesmo estado, com 5.250 queimadas. Na sequência, estão: Corumbá (MS), 4.736 focos; Novo Progresso (PA), 4.598; Apuí (AM), 4.308; Lábrea (AM), 3.723; Itaituba (PA), 2.973; Porto Velho (RO), 2.710; Colniza (MT), 2.277; e Novo Aripuanã (AM), 2.198 focos de incêndio.

Membro do Grupo Estratégico da Grupo Estratégico da Coalizão Brasil Clima, Beto Mesquita, alerta para o fato de nove das cidades estarem na Amazônia, com exceção do município de Corumbá, localizado no Pantanal. “Por mais que tenha ocorrido muito incêndio no Cerrado, quando percebemos os focos de calor, notamos que eles continuam muito concentrados na Amazônia”, diz.

De acordo com ele, sete das dez cidades com mais queimadas também estão na lista dos municípios que mais desmataram em 2023, de acordo com dados do Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), do Inpe. São elas: Altamira, Corumbá, São Félix do Xingu, Porto Velho, Apuí, Lábrea e Colniza.

“Os incêndios são os novos vetores de destruição, talvez, tentando escapar dos sensores remotos que detectam o desmatamento. Com isso, quando se abrem áreas, há maior dificuldade de detectar extração, por exemplo, de madeiras de valor mais nobre. É um desafio para os governos federal e estaduais, que precisam entender melhor estas dinâmicas para se prepararem com as estratégias mais adequadas de combate, fiscalização e preservação”, avalia o especialista.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (19) que seis estados da Amazônia expliquem as razões para concentração de 85% dos focos de queimadas em apenas 20 municípios da região. A manifestação deverá ser enviada no prazo de 30 dias.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Números sorteados foram: 05 – 17 – 22 – 37 – 51 – 52

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Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.776 da Mega-Sena, sorteadas nesta quinta-feira (19) no Espaço da Sorte, em São Paulo. Com isso, o prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 6 milhões para o próximo sorteio, no sábado (21).

Os números sorteados foram: 05 – 17 – 22 – 37 – 51 – 52

A quina teve 38 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 37.686,21. Já a quadra registrou 2.202 ganhadores, com prêmio de R$ 929,07 para cada.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet. No caso das lotéricas, os estabelecimentos podem fechar antes das 19h. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

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Com cachê de R$ 2 mil chamada pública para seleção de filmes no projeto “Vizinhança na Praça” segue aberta

Serão selecionados 28 filmes feitos em MS, com classificação livre e acessibilidade

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Seguem abertas até o dia 25 de setembro as inscrições para chamada pública do projeto Vizinhança na Praça, promovido pela TransCine – Cinema em Trânsito. Interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do Google Forms, com link disponível no Instagram (@transcinecg).

A iniciativa contemplada pelo edital de Cinema Itinerante da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio  da Lei Paulo Gustavo, do MinC (Ministério da Cultura).

O projeto busca valorizar a produção cinematográfica local, selecionando 28 filmes de até 35 minutos, produzidos por diretores e produtores do estado, para exibição em praças públicas de Campo Grande e de seis municípios vizinhos – Terenos, Rochedo, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia.

As inscrições se encerram às 23h59 do dia 25 de setembro. O objetivo principal é promover a circulação dessas obras em espaços ao ar livre, tornando o cinema acessível a toda a comunidade, especialmente nas áreas periféricas. Cada filme selecionado receberá um cachê de R$ 2 mil, e os realizadores terão a oportunidade de participar de videocasts que serão produzidos pelo coletivo.

Mariana Sena, produtora audiovisual e idealizadora da TransCine, ressalta a importância desse projeto para a democratização do acesso à cultura: “Queremos levar o cinema para onde ele não costuma chegar, e, ao mesmo tempo, dar visibilidade aos nossos cineastas. A Lei Paulo Gustavo nos permitiu criar uma ponte entre os realizadores e o público, especialmente nas comunidades mais afastadas”, afirma.

Já o jornalista e produtor cultural Lucas Arruda, co-idealizador do projeto, destaca o impacto que o “Vizinhança na Praça” terá sobre a população local: “O cinema é uma ferramenta poderosa de transformação social. Ao exibir filmes de produtores do nosso Estado, estamos não apenas valorizando nossa cultura, mas também oferecendo novas perspectivas e reflexões para as pessoas que vivem nessas comunidades”, pondera.

As exibições ocorrerão em espaços públicos de Campo Grande e nas cidades que fazem limite de município com a Capital, proporcionando uma experiência cinematográfica completa, com acesso gratuito e programação diversificada.

Os filmes serão avaliados por uma curadoria composta por três especialistas da TransCine, que levarão em conta critérios como mérito artístico, relevância cultural, criatividade e acessibilidade. Os resultados provisórios serão divulgados no dia 2 de outubro no Instagram oficial da TransCine (@transcinecg).

Serviço:

 – Inscrições: 2 a 25 de setembro de 2024

– Divulgação dos resultados provisórios: 2 de outubro de 2024

– Divulgação dos resultados finais:

– Onde se inscrever: Link da chamada pública e inscrição disponível no Instagram @transcinecg.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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